Monday, May 19, 2008

 

Quizzes de bar e de Bigodes estao de volta

Segundo informações avançadas na última 6a feira por um indivíduo suspeito que em tempos envergou um bigode respeitável, os quizzes de bar estão de volta e, salvo ordem em contrário, começam já amanhã.
Assim sendo, com Johnny Bigodes ao leme (ou ao copo, conforme preferir) todas as terças feiras serão dia de quiz no Lizarran da Junqueira (que na realidade é na Calçada da Boa Hora, mas para quem não é da Ajuda isso aceita-se perfeitamente), sempre pelas 22.45.
O espaço, segundo atesta Bigodes, é agradável e não faltará alimento para o quizzer mais voraz. O horário ligeiramente mais tardio (em teoria) ao habitualmente praticado pelo Júlio, será compensado por um jogo mais ritmado e com pausas menores, tendo o organizador garantido o concurso de um TOC credenciado (evitando assim contar pelos dedos) para encurtar também a parte da correcção.
Espera-se por isso um regresso em grande se tudo correr bem, estando também em negociação com Vitor Magueijo (jovem de bons princípios, vide caixa de comentários anterior) um apontamento musical, com um cover de Bryan Adams “Please forgive me” dedicado a todos os presentes na última jornada de cascata.

Se tudo isto não acontecer, não me lixem, a culpa é do Bigodes. E ainda levam um mapa da região, com o Lizarran assinalado. Uma dica, virar da Rua da Junqueira directamente para a Calçada da Boa Hora é impossível, porque a rua só tem um sentido a partir do meio da mesma.




 

VENCEDORES DA 5ª JORNADA


FERNANDOS MAMEDES

Labels:


 

Classificação da 4ª Jornada - Abril


Labels: , , ,


Thursday, May 15, 2008

 

Contrata-se Abel Xavier do mundo do quiz (m/f)

Se sofres do Síndrome de Tourette e possuis bagagem cultural suficiente para conseguir escrever o teu próprio nome sem ajuda, então este anúncio é para ti. Somos uma equipa medíocre de cariz familiar, com potencial para ser, a médio prazo, uma equipa reles de cariz familiar que, devido a um pequeno incidente com fogos de artifício e bebidas alcoólicas, necessita de um reforço para jornadas futuras do campeonato de quiz de cascata, começando já pelo de amanhã.

Em virtude da falta de disponibilidade para treinos de captação e falta de inteligência para uma selecção criteriosa, aceitamos sobras de outras equipas, indivíduos de má cepa com muita disponibilidade ou mulheres que gostem de achincalhar homens através da sua superioridade intelectual.

Temos uma vaga disponível por mês e, salvo o aparecimento de um Messias, planeamos disponibilizá-la em rotatividade, ou seja, dar a oportunidade de participar nas emoções do quiz a uma pessoa diferente todos os meses. É uma boa maneira de participar e, pela média até agora, chegar a casa ainda a tempo de ver programas de gabarito como o “Sempre a Somar”.

Por isso, se estás interessado ou conheces quem esteja disposto a aturar (já amanhã) indivíduos que consomem amêndoas amargas e Conguitos enquanto fingem ser menos burros do que realmente são na Arena da Academia, faz como aquele indivíduo que estava à beira de um abismo – dá um passo em frente.

Contactar – espertalhodocarinho@gmail.com indicando referências, mais valias e ordenado pretendido (apenas para referência humorística).

Monday, May 05, 2008

 

Vencedores de Abril

A ORDEM DO FÓNIX

Labels: ,


 

Fónix! Chegou a Revolução Digital!

Crónica da 4ª Jornada

“Em Abril águas mil”. E se a este mês somarmos uma jornada do Quiz de Cascata o resultado só podia ser um temporal à boa tradição das noites na Academia da Ajuda. Antes de mais aqui me penitencio pelo atraso na publicação deste crónica que tinha prometido sobretudo ao Filipe Bravo e que por motivos de falta de tempo não me foi possível publicar mais cedo.

Mas o regresso à tradição não se ficou pela persistência da chuva em grande estilo mas sobretudo na corrida renhida que disputaram os três grandes de antigamente (se considerarmos que a Ordem do Fónix é a legítima herdeira dos Fósseis Paleocêntricos). Apenas 3 pontos ficaram no final entre Fonixes, Cavaleiros e Mamedes, surgindo depois uma clivagem de 10 pontos para o 4º classificado, uns Indomáveis SAD que lá quiseram mostrar que ainda estão aí para as curvas.

Mas falemos do jogo em si. Absolutamente brilhante a chegada dos meios tecnológicos ao Quiz. A projecção da pergunta escrita e o controlo rigoroso dos 30 segundos fazem-nos entrar num patamar completamente diferente na competição. Os Zbroing fizeram história ao nível da organização de quizzes e espera-se que os Mineteiros já estejam em conversações sérias para utilizar a tecnologia Zbroing neste próximo Quiz de Maio. Não se perde tempo com repetições, que muitas vezes só servem para as equipas ganharem tempo, tem-se mais ou menos a noção que o quiz não prolongará até às 4 da manhã e acaba com muita da discussão. Apontam-se apenas alguma falhas ao nível do critério dos organizadores, falhas que felizmente não tiveram importância do desfecho da classificação. Não é admissível que se aceite como resposta Capelo e Ivens, quando seus nomes próprios sobejamente conhecidos são Hermenegildo e Roberto ou que se aceite General para primeiro nome de John. J. Pershing e depois não se aceite Serra (primeiro nome meramente Zé) como resposta para o antigo ministro da Saúde do Brasil e ex-candidato presidencial. Quanto ao Pinot Noir pareceu-me um preciosismo não se aceitar meramente Pinot, na altura do jogo. Por isso fui estudar a casta e de facto os Zbroing tinham razão, apenas Pinot seria de facto não só uma resposta incompleta como errada. Mas tudo está bem quando acaba bem e nenhuma desta polémicas foi decisiva. Um última palavra para o suposto excesso de perguntas de computadores. Acho que estas acusações são sempre injustas. O facto é que as perguntas de computadores, tal como as minhas perguntas de tauromaquia ou a perguntas outros temas que saem um bocadinho dos temas de sempre são sempre alvo de críticas excessivamente empoladas. Diga-se como “disclaimer” que detesto perguntas sobre computadores, mas são necessárias. Não são só os gostos da maioria que ditam as regras. Vamos abrir um pouca o nosso horizonte, o jogo só fica a ganhar.

Deixem-me que realce porém o segundo dado mais significativo da jornada, depois da revolução tecnológica. Já se falou da boa prestação dos Indomáveis que fazem a segunda final de seguida. Mas há que dar todo o mérito ao jogo que fizeram Golfinhos e Feios Porcos e Maus. O Feios já na primeira jornada tinham surpreendido tudo e todos ao fazer um jogo incrível com apenas dois elementos, já os Golfinhos nunca tinha atingido uma final na história do Quiz de Cascata. Para quem não conhece os Golfinhos são uma das equipas mais simpáticas do Quiz, que por carolice e sem chegar muito longe estão sempre lá a dar cor e alegria ao campeonato. Capazes de frases deliciosas do género “Como é que vocês sabem isso tudo?”. Despretenciosos e humilde tiveram recompensa de luxo. Têm uma postura que devia inspirar outras equipas...
Saliente-se também o despertar dos cavaleiros que discretamente começam a subir na tabela. Diga-se que muito beneficiaram da classificação embaraçosa em que se encontravam, o que lhes permitiu ficar numa mesa onde no nível 1 apanharam uma autêntica orgia de perguntas em cascata. Exactamente o contrário do que aconteceu ao Ursos. Encravados entre os tubarões falharam pela primeira vez a final este ano. A falta da estrela da equipa João Pimenta juntamente com o facto de não terem acertado mais de duas perguntas directas, terá sido um factor decisivo para o 9º lugar alcançado. Definivamente os Ursinho não querem, mesmo nada, com o mês de Abril.

Labels: ,


 

Nasceu o Tira-Teimas


O Quiz de Cascata passa agora a contar com dois blogues que lhe são dedicados. O Tira-Teimas, nas palavras dos seus criadores, "nasce da necessidade em manter actualizados os intervenientes mais directos no campeonato - os jogadores - das novidades ". Como primeiro dado de interesse ver que o Ursinho tem sido a equipa com mais pontos totais no campeonato.
Em boa hora nasce este projecto e diga-se que era forçoso que assim fosse uma vez que nem sempre aqui no QdC conseguimos manter o ritmo de actualização que seria exigido. É como ter a a Bola e o Record, o As e a Marca. Os quizzers terão agora duas fontes de informação o que prova a dinâmica e o sucesso desta modalidade. Para quando um programa de rádio ou na RTP2 inteiramente dedicado ao Quiz de Cascata?


Labels: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?