Monday, May 05, 2008

 

Fónix! Chegou a Revolução Digital!

Crónica da 4ª Jornada

“Em Abril águas mil”. E se a este mês somarmos uma jornada do Quiz de Cascata o resultado só podia ser um temporal à boa tradição das noites na Academia da Ajuda. Antes de mais aqui me penitencio pelo atraso na publicação deste crónica que tinha prometido sobretudo ao Filipe Bravo e que por motivos de falta de tempo não me foi possível publicar mais cedo.

Mas o regresso à tradição não se ficou pela persistência da chuva em grande estilo mas sobretudo na corrida renhida que disputaram os três grandes de antigamente (se considerarmos que a Ordem do Fónix é a legítima herdeira dos Fósseis Paleocêntricos). Apenas 3 pontos ficaram no final entre Fonixes, Cavaleiros e Mamedes, surgindo depois uma clivagem de 10 pontos para o 4º classificado, uns Indomáveis SAD que lá quiseram mostrar que ainda estão aí para as curvas.

Mas falemos do jogo em si. Absolutamente brilhante a chegada dos meios tecnológicos ao Quiz. A projecção da pergunta escrita e o controlo rigoroso dos 30 segundos fazem-nos entrar num patamar completamente diferente na competição. Os Zbroing fizeram história ao nível da organização de quizzes e espera-se que os Mineteiros já estejam em conversações sérias para utilizar a tecnologia Zbroing neste próximo Quiz de Maio. Não se perde tempo com repetições, que muitas vezes só servem para as equipas ganharem tempo, tem-se mais ou menos a noção que o quiz não prolongará até às 4 da manhã e acaba com muita da discussão. Apontam-se apenas alguma falhas ao nível do critério dos organizadores, falhas que felizmente não tiveram importância do desfecho da classificação. Não é admissível que se aceite como resposta Capelo e Ivens, quando seus nomes próprios sobejamente conhecidos são Hermenegildo e Roberto ou que se aceite General para primeiro nome de John. J. Pershing e depois não se aceite Serra (primeiro nome meramente Zé) como resposta para o antigo ministro da Saúde do Brasil e ex-candidato presidencial. Quanto ao Pinot Noir pareceu-me um preciosismo não se aceitar meramente Pinot, na altura do jogo. Por isso fui estudar a casta e de facto os Zbroing tinham razão, apenas Pinot seria de facto não só uma resposta incompleta como errada. Mas tudo está bem quando acaba bem e nenhuma desta polémicas foi decisiva. Um última palavra para o suposto excesso de perguntas de computadores. Acho que estas acusações são sempre injustas. O facto é que as perguntas de computadores, tal como as minhas perguntas de tauromaquia ou a perguntas outros temas que saem um bocadinho dos temas de sempre são sempre alvo de críticas excessivamente empoladas. Diga-se como “disclaimer” que detesto perguntas sobre computadores, mas são necessárias. Não são só os gostos da maioria que ditam as regras. Vamos abrir um pouca o nosso horizonte, o jogo só fica a ganhar.

Deixem-me que realce porém o segundo dado mais significativo da jornada, depois da revolução tecnológica. Já se falou da boa prestação dos Indomáveis que fazem a segunda final de seguida. Mas há que dar todo o mérito ao jogo que fizeram Golfinhos e Feios Porcos e Maus. O Feios já na primeira jornada tinham surpreendido tudo e todos ao fazer um jogo incrível com apenas dois elementos, já os Golfinhos nunca tinha atingido uma final na história do Quiz de Cascata. Para quem não conhece os Golfinhos são uma das equipas mais simpáticas do Quiz, que por carolice e sem chegar muito longe estão sempre lá a dar cor e alegria ao campeonato. Capazes de frases deliciosas do género “Como é que vocês sabem isso tudo?”. Despretenciosos e humilde tiveram recompensa de luxo. Têm uma postura que devia inspirar outras equipas...
Saliente-se também o despertar dos cavaleiros que discretamente começam a subir na tabela. Diga-se que muito beneficiaram da classificação embaraçosa em que se encontravam, o que lhes permitiu ficar numa mesa onde no nível 1 apanharam uma autêntica orgia de perguntas em cascata. Exactamente o contrário do que aconteceu ao Ursos. Encravados entre os tubarões falharam pela primeira vez a final este ano. A falta da estrela da equipa João Pimenta juntamente com o facto de não terem acertado mais de duas perguntas directas, terá sido um factor decisivo para o 9º lugar alcançado. Definivamente os Ursinho não querem, mesmo nada, com o mês de Abril.

Labels: ,


Comments:
Croniquetas...

Afinal quem venceu em Abril?

Se consultarem as crónicas anteriores, sempre que algumas equipas ganham, as crónicas versam sobre todas as outras, chegando ao ponto, como esta última, de nem mencionar o resultado... Isto é facto!

Já tinha deixado a opinião sobre a utilização de meios facilitadores no Quiz, e espero aprender até 2009.


Comandante
 
Os Zbroing têm todo o gosto em ajudar na próxima organização. Basta enviarem-nos as perguntas na semana anterior, para termos tempo para preparar a aplicação :).
 
Caro João Velhote,

Agradeço a tua disponibilidade. Em nome dos Mineteiros teríamos muito gosto em usar os vossos meios...mas infelizmente, este mês de Maio é o pior mês para praticamente todos os nossos elementos. Alguns, estarão fora do país e não temos tempo para fazer as coisas calmamente.

Eu, que pretendo conduzir o jogo, tenho a defesa da minha tese de doutoramento no dia 14 de Maio! Assim, só posso pensar no quiz no dia 15!!! Espero que dois dias a trabalhar em pleno no assunto seja o suficiente...

Claro que conseguimos arranjar perguntas para o quiz, no entanto será muito difícil polirmos alguns pormenores tecnológicos. Achas que eu consigo inserir todas as perguntas no vosso software num único dia?

Assim, se tal não for possível, terá que ser um "old fashion quiz". No entanto, se tudo correr de acordo com o planeado, haverá um patrocinador que distribuirá umas lembranças gostosas. Mas não quero agoirar...

Desde já as minhas desculpas por este problema. Claro que tentámos trocar com os Ursinho mas para eles era impossível trocar. De facto, para além de ser um favor ques nos concederiam, eles apresentaram argumentos tão fortes como os meus (ou mais) para não poderem organizar em Maio.

Um abraço,
Vítor M.
 
"Se consultarem as crónicas anteriores, sempre que algumas equipas ganham, as crónicas versam sobre todas as outras, chegando ao ponto, como esta última, de nem mencionar o resultado... Isto é facto!"

É facto sim senhor! Só quando ganham as equipas da casa é que quem não estava lá fica a saber quem ganha ao ler a crónica.
 
Magueijo,
Para projectar as perguntas basta levares as perguntas no próprio dia num formato estilo CSV (o Excel exporta) em que tens:
39,"Lentes fotográficas, Somatório e Desvio padrão?"

Número da Pergunta,"Pergunta"

Agora, eu posso levar o meu portátil com o programa que fiz para a projecção, mas o Projecto que levei foi-me emprestado, pelo que têm de arranjar um.

O meu email é joaop@co.sapo.pt.

Boa sorte para a tese!
 
Sinceramente não percebo estas críticas de não se escrever quem ganhou. A fotografia (aliás fotografias) dos vencedores não estão suficientemente grandes e destacadas?
 
tá bom esse blog novo...
 
Caro João Velhote,

Se eu conseguir ter as coisas preparadas para o teu programa, depois mando-te um mail no dia 15. Mas será um milagre se tal acontecer...(glup)

Há no entanto um pormenor que me parece simples e que ajudaria. O da contagem decrescente. O vosso "cronometro" estava implementado no PowerPoint? Ou é algo mais rebuscado?

Um abraço e obrigado.

Vítor M.
 
Não utilizámos Powerpoint, foi um programa que fiz em Quartz Composer e Python, para poder ver no ecran do portatil a pergunta e alterar caso haja suplente.

Se tiveres um Mac fica mais fácil, envio-te a aplicação e fazem vocês tudo.
 
Quartz Composer e Python! Vocês são demais, e a malta a querer fazer isso em Powerpoint... que gente fraquinha de recursos!!
 
Encontro um defeito neste Quiz dos Zbroing, havia muitas perguntas com um número possível de respostas reduzido, por ex:
- a do sangue (se não acertasse a 1ª equipa acertava a 2ª);
- a do dia da semana do 25 de Abril (mesmo que ninguém soubesse a 8ª equipa já não tinha hipótese);
- outras com respostas numéricas.

A meu ver este tipo de perguntas são de evitar. Mas o problema não foi só neste Quiz, até pode ter acontecido no nosso.
 
Paulo jorge: Debatemos essa questão enquanto estávamos a organizar o quiz. Temos quem ache que são de evitar perguntas assim e temos quem até ache certa piada a estas coisas, quando no nível 1. Eu até acho piada no jogo de cascata quando aparecem estas com respostas limitadas, mas com mais que cinco ou seis opções.
 
Jorge, Sofia e Alex:

Isto está complicado para arranjar os mini-rissóis para a próxima 4a feira. Ainda não tratei de nada e o tempo urge para outras coisas.

Se quiserem, na próx 4a feira passem pelo PA3 lá para as 17h30-18 horas. Se não virem nada em cima de uma mesa, eu depois pago uma "buchazita" na Academia ou no Técnico (quando voces quiserem obviamente). Mas o prometido é devido... ;-)

Fiquem bem,

Vítor M.
(esta foi única maneira que arranjei de vos contactar...)
 
Caro Vítor:

- Não há rissóis, não há brinquedo! Eu conheço pessoas que conhecem pessoas, tu nunca acabarás o doutoramento nesta cidade! Roda lá uns mini-croquetes e uns pastéis de nata tipo bombom, senão vais mas é doutorar-te em hamburgueres com queijo no Instituto Superior McDonalds (ou, pior, em gestão no ISCAL)!

Dito isto, manda-me mail para jorge.paramos@gmail.com , para saber a hora exacta da coisa.
 
correu bem o doutoramento, Vítor?
Podemos tratar-te logo por prof. Magueijo, e fazer montes de salamaleques?:)

(Leva minirissóis e minis que tenham sobrado).
Salve.

FB
 
O doutoramento não sei como correu, mas a comida era aos montes! Ele arranjou por um lado, e a orientadora organizou o catering por outro, resultando numa redundância gastronómica que foi muito apreciada pelos convivas!

Obrigado Doutor Vitor!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?