Tuesday, January 22, 2008

 

Grandes Entrevistas QdC


Os Ursinho Bobó são a equipa da moda. E quem melhor para nos falar sobre o actual momento da equipa e do arranque do campeonato que a grande figura do último quiz de Janeiro? Falamos de João Pimenta, jurista, portuense, especialista naquelas coisas que ninguém sabe. O elemento que faltava aos Ursinho.


QDC - João, em primeiro lugar parabéns pela vitória na 1ª jornada e 1º lugar no campeonato, achas que foi sorte ou teve muito de saber?
R: Se fosse um jogo de futebol, diria que houve mais mérito próprio já que os adversários foram dignos vencidos. Verdades à parte, tivemos alguma sorte na vitória renhida de Maio (até porque eu ainda mal sabia as regras), mas em Janeiro, mesmo com alguma felicidade numa ou noutra directa, mostramos a combinação de organização e talento que caracterizam os Ursinhos. Os números falam por si.


QDC – Que te pareceu o Quiz dos Mamedes?
R: Confirma-se que os computadores resolvem mesmo uma data de problemas. Sem cábulas amarfanhadas tudo ficou mais simples. As questões não eram desfasadas para os níveis a que correspondiam. Só me ficou atravessada na garganta aquelado Grão Ducado da Lituânia, mas já passou.


QDC – Muitos tem dito que foste um reforço determinante nos Ursinho. Daprimeira vez que jogaste em Maio do ano passado, os Ursinhos tiveram a suaprimeira vitória na história. Consideras-te um abono de família, um amuleto?
R: Se me considerasse um amuleto, além de me estar a considerar a mim mesmo como uma espécie de trevo de quatro folhas ou de pata de coelho ambulante, o que era estúpido, teria de me perguntar porque é que os Ursinhos desde Maio até Janeiro só por uma vez ficaram no pódio. Acho que vim dar uma pequena ajuda na categoria "coisas sem interesse prático que pouca gente sabe". Mas confesso que me deram um certo gozo as respostas "Carlos Oliveira", "Estelas e Farilhões" e"spip". E, claro, a maior ilha lacustre do mundo.


QDC – Patinaram na Capa da FHM. Tu como leitor atento de tal publicação,queres tecer algum comentário?
R: Não me tivessem feito ouvidos de mercador e jamais o erróneo nome de Helena Coelho teria saído da nossa mesa. Sem desprimor para a ex-senhora Marco Ferreira, claro, por quem tenho a maior das considerações.


QDC – Como chegaste aos Ursinho?
R: Na ausência da Leal Conselheiro, os restantes ursinhos convenceram-me a ir ao Quiz, só para ver o ambiente e eventualmente para tentar ajudar a uma ou outra resposta. Depois do período de observação, decidiram-se pela contratação definitiva. E devo confessar que o Quiz é viciante.

QDC – O Ursinho tem condições para lutar pelo título este ano?
R: Depois desta entrada de leão, seria falsa modéstia dizer que não.

QDC – Quem achas que poderão ser os principais rivais da tua equipa na disputa do primeiro lugar?
R: Não tendo ainda um conhecimento geral das equipas, até porque houve entradas e saídas, os Zbroing parecem-me muito fortes, provavelmente os grandes candidatos (e não só pelo último Quiz), os Mamedes não fazem jus ao seu inspirador e vão até ao fim, os Cavaleiros são os galácticos do momento e a nova Ordem da Fónix o supergrupo de quem se esperam grandes feitos. E claro que haverá surpresas e tomba-gigantes.

QDC – Que jogadores destacarias noutras equipas?
R: Prefiro olhar para as equipas como um todo. O colectivo é sempre melhor que o individual que faz prodígios e que depois não é acompanhado pelos companheiros, acabando por dar a resposta errada. Uma explicação mais prosaica é eu não ser grande coisa a associar nomes e caras e correr o risco de confundir pessoas.


QDC – Sabemos que és natural do Porto. Achas que o Quiz teria condições de implantação na cidade invicta?
R: Isso já eu ando a pensar desde que jogo começei. O problema é que julgo que no Porto ainda não há a cultura dos quizzes em pequenos bares, que começaram com a febre quizística. Seria preciso arranjar espaços para o efeito, e sobretudo pessoas que se interessassem, fossem regulares e tivessem uma ideia de como se joga. Se houvesse mais pessoas no Porto conhecedoras do Quiz, tudo seria mais fácil. Quem sabe se daqui a algum tempo não darei boas notícias sobre isso.

QDC – Estás numa equipa monárquica, tradicionalista e católica como te defines politicamente?
R: Não sou tradicionalista, excepto nalguns pequenos costumes, mas considero-me monárquico e católico. Sem o cunho da tradição política, o mais provável é que os seus indefectíveis me considerem um "monárquico com princípios republicanos" e um "católico modernaço". Até porque, horror dos horrores, também sou próximo da social-democracia, voto nas presidenciais e até acho o Dr. Soares simpático.


QDC – A vitória passa a valer dois pontos e as equipas que chegam ao nível 2 ganham automaticamente 2 pontos. Que te parece o novo sistema de pontuação?
R: É um bocado o sistema da Liga dos Campeões. Mas se for para aumentar acompetitividade, nada contra.


QDC – Pensas que deve ser permitida a prática de rotações, ou seja,substituições de jogadores entre cascatas. Enquanto jurista qual a tua opinião?
R: Juridicamente gostava de fazer uma analogia qualquer, mas não encontro nenhuma norma similar. De qualquer forma, não vejo problema algum nisso. Até pode atraír mais gente para as equipas.


QDC – Os Cavaleiros ficam mais fortes com Pascoalinho ou a sua entrada terá um efeito perverso ao nível de discussões sobre cinema com o Rogério?
R: Para além do efeito anulação em perguntas de cinema, as altíssimas expectativas, se forem frustradas num certo ponto (como aconteceu na primeira prova de fogo), podem levar a um resto de prova penoso. Esperemos pelo próximo quiz. Mas qual é a equipa que não gostaria de contar com o Pascoalinho?


QDC – Pensas que os Mineteiros deveriam mudar de nome de modo a tornar o Quiz mais divulgado e conhecido a nível nacional?
R: Não necessariamente, excepto talvez se a coisa alcançasse níveis mediáticos de relevo. Eu não diria o nome do grupo à minha mãe, mas na Academiada Ajuda a coisa passa sem problema. Talvez seja um exemplo das tais tradições a que não me oporia...

Labels: ,


Comments:
tá visto que o blog é parcial, entrevista com os vencedores, notícias dos vencedores...crónica da jornada não há?
 
Anónimo. Caso não tenhas percebido bem vou repetir com mais calma. NÃO - VAI - HAVER - TAKEOVER - DO - BLOGUE - NEM - TE - VOU - DAR - A - PASSWORD.

Quanto à parcialidade, ainda que fosse verdade estavamos no nosso direito. Mas querias entrevistas com quem senão com a figura da jornada? Quais são as notícias dos vencedores de que falas? Não vejo nenhuma.

A Crónica da jornada vem a caminho. Espero que não leves a mal que se refira na crónica quem ganhou o jogo.

Lamentável comentário anónimo...
 
Primeiro que tudo parabéns pela excelente vitória no nosso Quiz.

João, escreveste que te ficou atravessada a pergunta sobre o Grão-Ducado da Lituânia, não fui eu quem colocou essa pergunta, mas tenho a certeza que está correcta. A pergunta era: A Ucrânia e a Bielorrússia pertenciam, no séc. XV, a que Grão-Ducado? A resposta correcta é Lituânia e não Polónia-Lituânia, uma vez que essa união só se efectuou no século XVI.

O que se pôde arranjar na internet:
http://www.worldstatesmen.org/Lithuania.htm

http://www.britannica.com/eb/topic-350412/Union-of-Lublin

http://flagspot.net/flags/lt-hist.html

Viva o Rei!
 
Olá Paulo.

Penso que quando o João diz que lhe está atravessada é por termos falhado e não por achar que tinhamos razão. Eu nesse aspecto tenho a minha quota pare de culpa já que fui eu que insisti em Polónia-Lituânia e o influenciei.
 
Esqueci-me de escrever essa parte! Tinha a dúvida se ele queria dizer que estava atravessada por terem errado ou estar mal feita.
 
terei sido porventura o primeiro a dar os parabéns aos ursitos... ainda o jogo ia a meio.

Em Fevereiro levam na carola, tenho dito.

agora, mesmo, mesmo importante: uma questão de género.
A Ordem é do fónix, não da fónix.
Do Fónix. A Ordem do Fónix.

Pedia a gentileza ao LTN de corrigir, na classificação lateral, para ver se o nome começa finalmente a "entrar" de forma correcta.

Saudações
FB
 
Correcção Efectuada! Só não corrijo na tabela azul porque dá uma trabalha do catano!
 
"Espero que não leves a mal que se refira na crónica quem ganhou o jogo."

Acho que já lia algumas em que não se percebia bem quem tinha ganho. Como dizes e bem nem toda a gente fica até ao final, mas também nem toda a gente fez um blog para falar do quiz.
 
Olá pessoal.

Em primeiro lugar parabéns ao entrevistado e sua equipa Ursinho Bobó por um desempenho impressionante no último quiz. "You were in the zone!" como diria qualquer comentador da NBA.

Tenho uma dúvida sobre a questão do nome dos Mineteiros.

Como membro da equipa dos Mineteiros gostava de saber se já existiu alguma oportunidade perdida de divulgação
por causa deste nome e gostaria de saber se a maioria das pessoas participantes no QDC fica realmente perturbada por este nome.
Pessoalmente, quando fui convidado para a equipa "Mineteiros" não me fez confusão nenhuma o nome, mas interessa-me saber se alguém acha o nome ofensivo, ou pior ainda, se tem uma ideia negativa dos membros da equipa APENAS por causa do nome.

Desculpem trazer à baila a analogia, mas presumo que os membros da equipa Ursinho Bobó tenham consciência que o comum dos mortais, ao ler este nome de equipa, para todos os efeitos interpreta-o como sendo "Ursinho Fellatio" e não "Ursinho do Mr Burns dos Simpsons". O acento na segunda sílaba de "bobó" obviamente não impede esta interpretação dúbia, que se calhar até é propositada e acarinhada pelos "pais do nome" desta equipa.
Sendo assim, consideram a possibilidade de mudança de nome?

Não me venham dizer que é uma questão diferente. Poupem-me a essa argumentação! As similaridades de possíveis "más" interpretações parecem-me óbvias...A não ser que achem que "MinÉteiros" já é um nome pacífico...

Cumprimentos,
VM
 
O facto de, menos de uma semana após o quiz, as polémicas rondarem take-overs do blog e nomes de equipas mais ou menos educados (aproveito para dizer que Zbroing, sendo parvo, é de um nivel de boa-educação inatacável. Não que haja algo de mal-educado com um minete, a questão é que... enfim, divago) só deve significar que o jogo dos Mamedes foi bonzinho. À parte do bom-gosto de me terem proporcionado uma epifania de ultima hora com o Return to Sender, que desde já agradeço, gostei muito do jogo(gostámos - que já falámos exaustivamente sobre este tema). Parabéns.
 
Bobó é fellacio?????
 
Oh Quizzer,

Por favor, não acredito que fizeste esta questão?
Eu disse que a acentuação da palavra não altera as semelhanças com uma das palavras mais usadas no vernáculo português. Só isso. E a maioria das pessoas que leia uma notícia sobre o QDC irá deturpar com o nome Ursinho Bobó.
Só falo nisto porque parece que algumas se preocupam com isso. Não é o meu caso.

Um abraço,
VM
 
A classificação aprovada não dava 5 pontos ao 5º e 4 ao 6º??!!
 
Vendo password de blog sobre quizzes à melhor oferta. Procurem no Ebay em "Password Quiz Blog" ou então contactem-me para entrega de propostas em envelope fechado.

Fora isso, parabéns à malta vencedora, etc e tal.


PS - Se for possível, dispensando nesta fase o ajuste no laborioso quadro azul, agradecia uma correcção (mais outra) no nome da modesta equipa que represento, que passou de Leporinos para Espertalhos do Carinho, nome que adaptámos do que usamos nos quizzes da Barraca. Gracias
 
Sérgio, fico contente por terem gostado do jogo. O Alex e o Jorge não podem ser deixados sozinhos a organizar um quiz, é o que conclui. E aproveito para parabenizar os Ursinho, quase nada passava por eles sem que soubessem ou tivessem um bom palpite educado. Fizeram um jogo impressionante!

VM, que eu saiba os Mineteiros nunca limitaram a divulgação do jogo. Aliás, se esse fosse um objectivo da comunidade quiz cascateira, parece-me que o nome das equipas seria o menor dos problemas. Estas discussões sobre os Mineteiros cheiram-me aos hipócritas puritanismos da TV norte-americana, onde qualquer vocábulo menos delicodoce recebe um sonoro Piiii da regie.

A minha opinião, VM? São apenas embirrações pessoais. Quem semeia ventos colhe tempestades! E a chuva de Janeiro dá dinheiro em Fevereiro ou lá o que é...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?