Friday, December 28, 2007

 

Quizteria de fim de ano

Aproveitando que ainda não me despejaram deste espaço por falta de rendimento, eis algumas pequenas considerações guardadas para depois da última jornada antes que a moleza da comezaina da época volte a atacar.

Devido ao facto de ter ainda compras de Natal para fazer e também ao avançado da hora, a minha equipa decidiu ficar pela segunda parte, pelo que (e apesar de não ter essa função) não me é possível fazer uma crónica desta última jornada. Apenas posso dizer que, apesar do atraso inicial e sem ter visto a fase final, foi uma boa forma de acabar o campeonato. Quem tiver jogado tudo, que se ofereça para fazer o relato, que se há de publicar.

Aproveito ainda (repetindo, apesar de não ter essa função) para sintetizar algumas sugestões que foram feitas no início da sessão de Dezembro pela Comissão Organizadora, relativamente à próxima época, deixando também alguns bitaites próprios, só para lançar o debate. Quando alguém com estatuto oficial quiser passar por aí e dar peso institucional à coisa, melhor.

Ora então, por temas:

Pontuação por jornada

Depois de nesta época se ter instituído o Ponto de Presença, há algumas derivações sugeridas e que me fazem sentido, nomeadamente distinguir entre quem passa à 2a fase e quem fica pela 1a.
Assim sendo, a minha sugestão é (que não sei se bate exactamente com o que foi proposto na sala):

Equipas do 11º ao 15º - 1 ponto
Equipas do 7º ao 10º - 3 pontos (não ponho aqui dois pontos, porque acho que é melhor valorizar quem chega a um segundo nível, do que promover o equilíbrio por baixo).
6º lugar – 4 pontos
5º lugar – 5 pontos
4º lugar – 6 pontos
3º lugar – 8 pontos
2º lugar – 10 pontos
1º lugar – 12 pontos

Basicamente, aqui a pontuação subiria um pouco, embora a distância entre os 6ºs, 5ºs e malta que fica pelo 2º nível se mantenha curta, já que não é pouco comum haverem equipas que passam à 3a fase e aí não consigam fazer pontos ou perto disso. No entanto, o 4º lugar tem o dobro dos pontos de quem atinja a 2a fase e o vencedor mantém a mesma distância pontual para estes últimos, aumentando apenas o fosso para quem fique pelo 1º nível.

O sistema de pontuar inversamente ao número de participantes (15 pontos para o 1º, 14 para o 2º, 1 para o 15º que também foi falado, já me parece menos equilibrado e uma maneira menos interessante de escalonar equipas. Mas, isto é apenas uma opinião…

Número de equipas participantes e regras de ”rotação”

É natural que o interesse e a divulgação do quiz de cascata leve à participação ou à vontade de o fazer por mais equipas. No entanto, mantendo o número de equipas nas 15, que me parece o máximo para que isto não se torne num calvário, fala-se na necessidade de rotação.

Antes de mais, a mesma só me faz sentido se forem só duas equipas de fora, como foi falado. Mais do que isso e mais valia criar mini-cascatas de apuramento (não me parece que, para já, faça sentido falar numa 2a divisão) entre as equipas que ficaram de fora na jornada anterior para apurar duas (saindo automaticamente as duas ultimas do jogo anterior).

Mas, fugindo desse cenário mais dantesco, fiquemos por aquele que se debateu, duas equipas “em espera”. Trocar os dois últimos classificados parece-me pacífico, sendo que na 1a jornada de 2008 para mim é lógico que comecem os 15 primeiros deste ano, salvo desistências, fusões, OPA’s ou desaparecimentos em combate.
A principal discórdia pareceu ser no caso do estatuto da equipa organizadora, especialmente no facto de esta jogar ou não.

A minha sugestão passa por dar a escolher à equipa que organiza se quer entrar no jogo ou não. Se decidir não entrar, ganha 1 ponto de participação e tem a sua presença no quiz seguinte garantida (saindo neste caso os últimos três classificados). Se decidir entrar pode jogar, até pode “roubar” pontos à concorrência, mas também se sujeita a ficar de fora na jornada na seguinte caso termine nos dois últimos lugares.

Como é óbvio, isto só faz sentido se as equipas confirmarem atempadamente as suas participações num dado quiz. Tendo os jogos lugar à 6a, diria que a 2a feira anterior deveria ser a data limite. Não custa muito mandar um mail ou uma sms, podendo até deixar-se no blog um aviso da data e dos contactos, na semana anterior. Quem não confirmasse ou, no caso do organizador, dizer qual a sua intenção sujeitar-se-ia a encostar às boxes.

Organização dos jogos e calendário

Para ficar tudo claro como água logo de início e não haver bulha por causa de quem organiza qual jornada, mais um bitaite: que tal a organização dos jogos se ir dando no seguinte molde – 1º classificado 2007 – Janeiro, 2º - Fevereiro e por aí em diante. Os principais candidatos organizariam na mesma no início do ano e as coisas já ficavam certas desde o início. Trocas por indisponibilidade de data poderiam ser propostas directamente, desde que em tempo útil e segundo critérios razoáveis.

Crónicas, pontuações, blog ligado à máquina

Diria que desde o Verão que o blog tem tido algumas dificuldades em manter uma “frescura” de conteúdos e regularidade nos relatos oficiais dos jogos que tiveram lugar desde então. Visto que um blog activo é uma boa maneira de manter o interesse e o dinamismo da “modalidade” entre jogos, e também porque é natural que nem sempre haja disponbilidade dos responsáveis deste espaço, talvez seja melhor ponderar formas da coisa funcionar melhor.
Pedir ao organizador do jogo para fazer um pequeno relato oficial do decorrer do mesmo ao blog, visto também que ninguém melhor do que ele controlou as pontuações, ao qual se podem seguir apontamentos, crónicas, tabelas oficiais dos responsáveis do blog, colunistas, etc é uma ideia. A outra é pedir o mesmo relato a uma das equipas presentes na 3a fase.

Epílogo

Concluo, justificando tamanha verborreia com a necessidade de desembuchar alguma da doçaria natalícia que assimilei e, uma vez, reforçando que isto não são posições oficiais de Comissões, Comités, Concílios e afins, mas uma base de debate a partir de uma opinião idónea (a minha, é claro). Serve também apenas para manter o ritmo moribundo do blog e esperar pelo novo ano para uma ressurreição milagrosa (ou não).

Despeço-me com amizade e até breve.

Comments:
Excelentes as sugestões para a pontuação do campeonato. Parecem-me também bastante boas as ideias sobre a qualificação para cada Quiz.

Gostei.

Boas Festas, FG
 
so ha um senão.... o 10º classificado ter só um ponto menos que o 6º, que vai até ao fim do quiz... de resto...

...referencia para os organizadores... poderiamos deixar tal e qual como foi este ano...quem organizou em janeiro.. faz em janeiro... e por ai fora..

tudo o resto ... assino por baixo

carlos santos
 
Em relação ao que o Carlos disse, percebo o ponto de vista, mas neste momento isso já acontece, o 10º já só tem 1 ponto a menos q o 6º, acho q n será um grande choque, mas a ver vamos.

Qt à parte da organização, tenho uma dúvida, sempre se mantém que os 10 primeiros desta época serão convidados a organizar jogos na próxima? É que se assim for, já vai alterar o panorama de festas, pois acho q vai haver uma ou duas alterações não?

Em relação às equipas de fora, a caldeirada deve começar quando ninguém confirmar a tempo...
 
Não acho justo quem fica pela segunda fase receber 3 pontos, assim quem se apura para a fase final e fica em 6º não sai suficientemente beneficiado em relação aos outros. Por exemplo: uma equipa fica em 6º num Quiz e 11º noutro ganha 5 pontos, menos 1 que uma equipa que faz dois 10ºs.

Quanto a ser a equipa que ganhou o campeonato passado a organizar o próximo Quiz nós estamos de acordo. Já nos tinhamos disponibilizado, a um membro da CO, para o fazer antes deste post ser colocado.

Como os blogueiros têm permanecido inactivos, pedia aos organizadores dos dois últimos quizes para colocarem as respectivas classificações disponíveis no blogue. Os Lagartixas podem fazê-lo através do Filipe Bravo que tem possibilidade de escrever no blogue. Os BMV hão-de arranjar uma maneira...
 
Como eu disse no post, isto não é uma posição oficial da organização, etc e tal, é apenas uma forma de lançar o tema com uma proposta, visto que o blog tem estado mais para o inactivo, sem ser no dia do próximo quiz.

Em relação ao que já foi falado, a questão da organização, creio que não dá para ser exactamente igual ao ano passado, visto que como alguém já comentou, se forem os 10 primeiros de 2007 a organizar isso vai trazer novidades. Escalonar por posição no campeonato anterior é só uma forma de ficar já tudo direitinho de início...

No que tem a ver com a pontuação, há várias maneiras de ver a coisa... Neste momento, quem acaba em 6º tem 2, quem fica em último leva 1....

O que eu propus pode não cavar o fosso entre o 6º e o 7º, mas faz a diferença entre o 6º e o 11º, que passa a ser 4 para 1 e não 2 para 1. No meu entender, muitas vezes a diferença entre quem fica em 6º e quem fica pelo 2º nível é escassa, daí o ponto de bónus resolver a coisa...

A regularidade de ficar uma vez é 7º e outra em 9º (6 pontos), face a uma equipa que fica em 6º e depois em 12º (5 pontos) parece-me normal, faz mais sentido destacar quem mantém um nível (ainda que mediano) do que alguém que combina boas prestações com outras bem mais fracas...

Aceitam-se contestações...
 
Contesto!
 
Boas Festas!

Mantenho a proposta feita à CO em Dezembro:

- Proponho-me fazer tos os quiz de 2008, não me incluindo em qualquer equipa.

Deste modo, nenhuma equipa ficaria impedida de vencer qualquer jornada ao longo do ano, só por organizar uma delas.

Aguardo resposta até dia 7, após o que considero esta proposta como caducada.

Bom Ano!
Zé Pedro - Comandante
 
Caro Sergio:
partilho da maioria das tuas sugestões como vais perceber pelo email que só vos vai chegar no domingo pq s´+o hoje tive acesso ao meu pc onde está a tralha toda do quiz.
Lê( leiam todos) e decidam em tempo já que o 1º jogo está previsto para a 3ª sexta de janeiro dia 18.
Abraços e um bom ano quizesco para todos
Johnny Bigodes
 
Vamos ao Quiz?
 
Que coisa mais desactualizada. A este blog tem de ser retirado o poder paternal!
 
@ Johny moustaches - Não sei se é suposto chegar-me esse mail, mas tal não aconteceu...

Em relação à proposta do Zé Pedro, se bem que meritória pelo esforço que implica e por resolver a questão das equipas não pontuarem, acho que acaba por desvalorizar um dos atractivos para as equipas que não lutam pelo título, que é o de ficarem nos dez primeiros e serem convidadas a organizar um quiz. Acaba por ser uma maneira de dinamizar o campeonato para além do título e envolver as novas equipas que vão surgindo...
 
O mail só vai amanhã terça dia 8.

Abraço

Moustaches
 
Se um quiz do Zé Pedro, essa enciclopédia do desportivismo e exemplo de saber perder, já é uma experiência sofrível, imaginem o que seriam 10 quizes...
 
o ze pedro é o maior pulha que para aqui anda, devia ter vergonha na cara, é batoteiro e tem mau perder, tem uma colecçao de porcos de porcelana horrivel (quem e o estupido que coleciona porcos?) despeço-me com amizade e com uma palmada no rabo do ze pedro
 
epá

isto começa a ser preocupante.
Como é que vai ser este ano?

onde é que vai ser a jantarada à borla?

Quais as contratações do defeso???

Que equipas vão jogar em 2008???

Quem é que vai ficar responsável pelo Blog?

Onde anda o Tirapicos?e aquele gajo que bebeu leite quando foi eliminado?

Vai poder fumar-se nos quizes?o meu entendimento é que sim a sala é para fins privados....

ALGUÉM ME PODERÁ RESPONDER NEM QUE SEJA A UMA DAS QUESTÕES??!?!?!?!
 
1- A jantarada n é de borla e será no dia do 1º quiz
2-Estão a preparar-se grandes trocas entre as equipas!
3-Vão jogar as mesmas + 3 novas
4-N sei quem vai ficar mas acho que o Sérgio dos Leporinos seria uma excelente escolha
5-Ng sabe nem do tirapicos nem do cordobes
6- Acho que a Academia está a tentar arrnajar estratagemas para se poder fumar. Só se algum dos jogadores se queixar é que não

Johnny Bigodes
 
Eu só tenho acesso limitado ao blog, não tenho privilégios de administrador...

No entanto, mesmo sem grande disponibilidade, não seria difícil fazer uma gestão minimamente mais actualizada.

Moustache Man, não recebi mail nenhum, se quiseres que eu divulgue alguma coisa sobre o que se vai passar para a semana avisa que eu dou-te o meu mail e publico.

O mesmo se aplica ao pessoal que organizou o quiz em Dezembro e por aí em diante, em termos de classificação, etc e tal.
 
Não é à borla o Jantar?? Como não?? e os 50 euros de inscrição de 2007?São para alguém fugir para as Caraíbas?
 
Não não são para alguem fugir. Eram mesmo para ir às Maldivas. E eu aproveitei e fui, agradecendo desde já a todos os que contribuiram para essa viagem.

Amante do Bigodes
 
é absolutamente incrível que deixem fumar naquele antro, sobretudo a equipa dos médicos! sejam razoáveis e fumem nos intervalos lá fora!
 
Vá, podemos chegar a um acordo mais razoável: toda a gente pode fumar, excepto a equipa dos médicos!
 
Acerca do tabaco, sei de uma solução de consenso. Ninguém pode fumar no quiz, mas todos poderão mascar tabaco!

Eu já comecei a preparar-me. Vou mudar de nome para Billy Bob Redneck e o meu sotaque sulista está quase perfeito. Ah! E as minhas cuspidelas de tabaco já acertam quase todas no alvo! Pena o rasto que deixam...

Proponho que se arranjem imediatamente umas grandes tinas para as cuspidelas colectivas.

Agora a sério...
Eu não me importo de uma solução de consenso, apesar de não fumar e de não gostar do fumo. Falo sinceramente.
No entanto, duvido que ela seja possível. E se for, será sempre um consenso muito frágil...basta uma desavença mais complicada entre concorrentes para alguém ser tentado a usar a situação como arma de arremesso chantagista.

Cumprimentos,
VM
 
Alguém sabe do Cordobes?????????

alguém sabe onde é o jantar na Sexta-Feira?

Alguém sabe se o campeonato de 2008 começa mesmo no dia 18????

Alguém!!!!!Alguém?????????????????????????????????????????????????????????
 
Aguardo informações/contacto de Johny Bigodes ou alguém da troupe organizativa para pelo menos colocar aqui um post oficial, dado que os "donos" do estaminé estão em parte ausente.

Mas, prevê-se que tudo comece na próxima 6a, no local do crime habitual.
 
Se calhar o melhor é atrasar tudo uma semana e organizar com mais calma... e passe-se o poder do blog a quem o quer!
 
Eu penso que esta é a altura certa para algumas mudanças ocorrerem no que diz respeito à organização em torno dos quizzes de cascata e do blog informativo/forum de discussão que lhe é afecto. Mudanças na condução do blog parecem-me, e aos meus colegas, evidentes.Nós propomos que o Sérgio Costa, por ser dos comentadores com algum nivel de acesso ao blog aquele que mais assiduamente nos dá a coinhecer os seus pensamentos, seja reconhecido como responsável por este espaço de divulgação da modalidade (ou, na impossibilidade/intransigência por parte dos actuais/antigos(?) moderadores em ceder o controlo, num novo endereço a criar futuramente no cyber-espaço). Propomos ainda a substituição de Luís Tirapicos da função de Leal Conselheiro, sugerindo Marco Vaza( o porta-voz dos Indomáveis SAD) para o lugar, por ser uma pessoa, na nossa percepção, mais adequada à função em causa, pela forma como expressa os seus pontos de vista e de se relacionar de uma forma clara e equilibrada com todas as equipas.

Em relação ao último jogo da edição de 2007, este terminou com a vitória dos Fernando Mamedes, seguidos pelos Mineteiros do apocalipse em 2º lugar, Zbroing 747 em 3º, Lagartixa em 4º, Indomáveis em 5º e os estreantes Navy em 6º lugar. Não me perguntem por pontos nem pelas posições de 7º para baixo, porque não tenho como conseguir recolher essa informação em tempo útil.

Em termos de classificação final, ficaram assim ordenadas as equipas (tabela sujeita a verificação, estou a fazer isto de memória!!)

1º(campeões)Fernando Mamedes-70 pts
2º -Cavaleiros do Apocalipse-50 pts
3º -Fósseis Paleocêntricos - 47 pts
4º - Zbroing 747 - 43 pts
5º - Lagartixas - 33 pts
6º -Mineteiros do Apocalipse-28 pts
7º - Ursinho Bobó - 27 pts
8º - Indomáveis SAD - 23 pts
9º - BMV - 17 pts
10º - Leporinos - 16 pts
11º - Laranja Mecânica - 15 pts
12º - NNPED - 14 pts
13º - Santas Noites - 10 pts
14º - Golfinhos - 8 pts
15º - Ambité - 7 pts
16º - Navy - 2 pts
17º - Biondi - 2 pts
18º - Moscatel e Scones - 1 pt
19º - Os Gloriosos - 1 pt

Da forma como decorreram os jogos da 2ª parte do campeonato depressa verificamos que só os F. Mamedes mantiveram a equipa em alta rotação, sendo seguidos de perto por uns conssistentes Zbroing 747 e uns surpreendentes Indomáveis SAD. Estas foram, quanto a mim, as 3 melhores equipas da 2ª parte do campeonato.

Em relação ao tabaco, parece haver um consenso entre os vários componentes da equipa (sem contudo ser a posição oficial da mesma) que se deva cumprir a lei. Pelo que vi quarta-feira passada durante o quiz do Júlio, ninguém morreu por não se poder fumar no interior do bar do teatro A Barraca.

Até sexta!

Pedro, porta-voz dos Mineteiros do Apocalipse.
 
Caro Pedro, meu colega dos Mineteiros,

Desculpa-me mas tenho uma crítica a fazer-te. E tem que ser pública para me poder demarcar da tua opinião.

Peço-te, por favor, que emendes o teu comentário anterior pois não concordo com o que escreves-te. As expressões "propomos" não estão correctas e a assinatura "Porta-voz dos Mineteiros", neste caso, é abusiva.

Continuo a achar que todo o esforço feito por qualquer indivíduo é de salutar e o esforço feito pelos que têm mantido o blog vivo é de respeitar.

Não sei se a opinião que expressas é a opinião de mais alguém na equipa, mas em todo o caso não é a minha e não fui consultado antes.

Continuo a respeitar a tua opinião embora discorde dela. Noto ainda que esta minha crítica (e pedido para o futuro) em nada afecta a minha vontade em fazer parte da equipa, onde sempre me senti bem.

Um grande abraço e até sexta,
Vítor Magueijo
 
Caro Vítor,

Tens razão, e foi mesmo um desrespeito da minha parte para contigo não te ter consultado antes. Embora o meu comentário reflita mais do que apenas a minha opinião, claramente não reflete a opinião de todos os elementos da equipa. Peço-te desculpa pelo sucedido.

No entanto, não altero uma vírgula em relação ao que escrevi antes. Terei o cuidado no futuro de tomar outras diligências em relação a posições da equipa, demarcando-as das opiniões particulares, algo que acabei por descurar desta vez.

Mais umas vez, as minhas muy sinceras desculpas,

Pedro
Pedro
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?