Thursday, March 22, 2007

 

Outros Quizzes: o Ágora e a regulação governamental do Quiz

Novos Quizzes: Ágora começa segunda-feira

Agora é que é Ágora. Como anunciou este blog há quatro meses atrás (ver aqui), a zona de Santos acolherá um novo quiz semanal. Entretanto vítima de alguns adiamentos, o início do Quiz do Ágora está definitivamente marcado para a próxima segunda-feira, dia 26. O promotor é o bem conhecido Fóssil que dá pelo nome de Zé Pedro. No que lhe toca, ao vastíssimo conhecimento do mundo da sabedoria inútil, adicionamos, sabendo-o por experiência própria, a competência para organizar jogos interessantes e divertidos. Sendo o espaço, que também conhecemos, um sítio que, a priori, parece muito apropriado a terreno de jogo, estão reunidos os ingredientes para que a zona de Santos seja semanalmente brindada com, não uma, mas duas grandes jornadas quizzisticas. As segundas à noite voltam, então, a ser de competição. Podem ler uma entrevista ao Zé Pedro sobre o assunto aqui, mas este blog tentará publicar uma nova entrevista até segunda-feira.

Entretanto, apurou este blog que as obras no MagicCyber Bar, à Avenida de Roma, prosseguem em bom ritmo, e que em breve, provavelmente já durante o próximo mês, poderá começar-se a' praticar a modalidade de Quiz nesse local (actualmente um dos melhores salões de snooker de Lisboa, a merecer visita). Antes do início, publicaremos uma peça sobre o local onde o Papa Júlio terá a sua segunda residência pontificie (mantém-se as quartas na Barraca, onde ontem os BMV reforçados com um Cavaleiro golearam a concorrência). A inauguração dos jogos do MagicCyber representará um marco histórico para o desenvolvimento desta modalidade em Portugal: será o primeiro terreno de jogo do país especialmente concebido para a prática de Quizzes. Depois de uma época recessiva, os pub-quizzes lisboeta demonstram estar em crescimento exponencial.

Nós por cá, temos a Leal Chancelaria, senhores deputados...chega?

Noutro sintoma da crescente importância desta modalidade, em Westminster, os parlamentares da House of Commons, debruçam-se sobre o quiz . Esta notícia do Telegraph explica o que está em causa: um "Quiz impossível", da responsabilidade da ITV, divulgado num concurso telefónico. O desafio ao auditório era este "Add the pence listed: Two pounds, 25p, £1.47p and fifty pence", e a resposta poderia ser dada mediante um telefonema com o custo de £1. A solução é 506p, a explicação é esta, mas, num relance, não a percebi. Testemunhando perante uma comissão parlamentar, um responsável da ITV afirma que «The 506p question - I think we are in danger of losing our sense of humour». Sense of humour? Há quem ande a brincar com coisas sérias...

As coisas na pátria do Quiz prometem pois complicar-se para os organizadores desonestos: «It is the latest in a string of problems with premium rate phone polls and quizzes. The regulator Icstis is investigating six shows after complaints of irregularities and has warned that programme makers could face criminal charges if it unearths evidence of fraud», afiança o Telegraph. Mais: «The heads of ITV, Channel 4 and Five were quizzed by the Department of Culture, Media and Sport select committee yesterday about the row». Fica o alerta para os novos organizadores deste campeonato: o papá-estado estará atento, que nós já estamos na europa civilizada. Conhecendo-se as polémicas e casos que povoam a competição nacional, atento é sinónimo de activo. Julgavam que isto ia ficar por aqui? Eles concorrem, eles regulam.

Parafraseando Ronald Reagan: «Government's view of the Quiz could be summed up in a few short phrases: If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it». Mas, se calhar, a ordem é a inversa: nós já temos as Taças... Sejamos sérios: alguma vez poderiam esta modalidade e este campeonato, com todas as polémicas que os povoam, ficarem no domínio da auto-regulação e das instituições que lhes são próprias? Na, alguém tem de tomar conta de nós. Já o tínhamos dito. Um instituto para fazer as perguntas para os Quizzes, senhores governantes, é urgente! Em defesa do consumidor e tal, que não merecemos menos que os que comem carapaus com uma barbatana a menos.

Labels: , , , , , , ,


Comments:
em que dia será o quiz de cascata de Abril?
 
21
 
21 é sábado!
 
A maior parte do Quiz disputa-se durante o Sábado. Se queres saber o início, é realmente a 20.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?