Wednesday, June 25, 2008

 

De Barraqueiros a Lizzarraneiros?


A notícia chegou a meio da semana passada. Os Barraqueiros deixaram a Barraca e também a respectiva designação, voltando a uma solução transitória e clássica: O Bom, o Mau e as Viloas mais Laranja Mecânica. Para já no último Quiz as mudanças ainda não se fizeram sentir mas seguramente qualquer um dos antigos nomes impõe mais respeito. As razões para a mudança ainda não são claras, mas o QdC sabe que conflitos gastronómicos estiveram na base da separação. A relação de alguns elementos da equipa e com staff do Teatro a Barraca tinha vindo a deteriorar-se. À procura de melhores dias no Campeonato parecem já ter pegado de estaca nos novos quizzes de terça-feira, no Lizzaran da Junqueira. Passarão de Barraqueiros a Lizzarraneiros?

Labels: , , ,


Wednesday, October 31, 2007

 

Quiz no Clube de Bridge

Domingo, às 21:30
Quiz no Clube de Bridge de Lisboa
Avenida António Augusto Aguiar 163 - 4ºE
Organização de Miguel Fialho dos Ambitié.
50 perguntas, equipas de 5.
Prémio jantar para 5 pessoas com tudo incluído.
Já é o 5º Quiz, tem tido sempre bastante gente, e é um espaço muito agradável, esperamos que apareçam com as vossas equipas.

Labels: ,


Sunday, September 23, 2007

 

Novo Quiz já amanhã



Brevemente, mais pormenores. Para já, não faltem amanhã, a esta iniciativa do "laranja" Nuno Vitoriano. Mais um Quiz Pub que promete.

Labels: , , ,


Thursday, August 30, 2007

 

Novo Quiz - no CBL e já Domingo

O Centro de Bridge de Lisboa, na Av. António Augusto Aguiar, 163 - 4ºE, vai receber no dia 2, Domingo, por volta das 21:00, a elite quizistica para o inicio de mais uma época de celeuma, escândalo, polémica e por vezes algumas respostas certas.

Depois de uma primeira experiência realizada em Julho, com direito a recepção com vinho do Porto, que contou com 17 equipas, o CBL aposta forte em manter um Quiz mensal, oferecendo um jantar a toda a equipa vencedora.

Contado com os nossos conhecidos Filipe Girão e Tita Teixeira como Quizzers da noite - selo de qualidade -, o CBL recebe novamente as equipas concorrentes para mais uma noite de diversão. Com um formato similar ao já usado no teatro A Barraca ou no saudoso bar Quiz, equipas de cinco elementos vão disputar um Quiz clássico, enfrentando 50 perguntas com a variedade habitual e uma delas (não dizia no press-release, mas a vencedora) enfrentará ainda jantar um belo repasto bem regado - à conta dos anfitriões. António Pascolinho será o senhor que se segue, já em Outubro, e por isso o melhor é incluir desde já o CBL na agenda quizzistica do ano. Segundo nos confidenciou um dos organizadores «
Contamos com os crânios habituais já em forma depois dos copos todos de Agosto». E que melhor oportunidade para perder peso e recuperar ritmo de jogo para o reatar da época de cascata?

A este tema e a estes "Quizzes CBL" voltará o blog QdC nos próximos tempos. Para já, lá nos veremos Domingo. 21 horas, no CBL.

Labels: , ,


Friday, May 04, 2007

 

Entrevista a Nuno Vitoriano: Sound Club Lapa - O Quiz intimista

O blog do QdC noticiou, em primeira mão, o início deste novo quiz em Lisboa. Há largos anos que conhecemos o Nuno Vitoriano, um dos mais entusiasas quizzers lisboetas. Pois será no bar Sound Club Lapa que a partir de terça-feira, dia 8 de Maio, que este nosso amigo se estreará como anfitrião de jogos de Quiz: não só de Pub Quiz, como dos primeiros jogos de Cascata realizados em bares.

Neste novo espaço de Alexandre Barbosa, uma das figuras míticas da movida da capital, Nuno Vitoriano e seus convidados farão o sem melhor para conquistar os habituées, curiosos e público que queira aderir a esta enriquecedora forma de lazer. Fomos então falar com o Nuno Vitoriano para saber mais detalhes do que poderemos esperar destas prometedoras noites de terça-feira:

Nuno, o que te levou a ti, um habituée em jogos de bar a passar para o "outro lado"?
Eu não me passei para outro lado, sosseguem as meninas que ainda estou solteiro e sou lésbico assumido. Seja como for já andava com a ideia de organizar um Qiuiz Semanal num espaço diferente e o novo Sound Club é o espaço ideal para jogar com menos pessoas , num ambiente diferente, sem sair da zona nevrálgica da noite de Lisboa, que é Santos. Espero que as pessoas adiram e que lá para o Outono possamos ter duas noites fortes de Quiz em Lisboa, aqui e na Barraca.

Que novidades poderão os participantes no quiz do Sound Clube encontrar em relação a outros quizzes?
Enganem-se os que acharem que vão ter um Quiz com 49 perguntas de Geografia. Vão ser jogos Generalistas, com vários temas e sempre a insistir nas actualidades (vejam as notícias), serão 40 perguntas nos jogos escritos. As equipas serão constituídas no máximo por 4 pessoas e receberão pontos de assiduidade e prémio. Não se trata de pontuar para um campeonato mas sim anotar a presença dos mais habituées. No final de cada ano as três equipes mais assíduas terão direito a surpresas. Haverá sempre música nos jogos , variando o número destas. Na 3ª terça de cada mês, um dos meus convidados, fará o jogo dessa noite,cujo repertório será da sua responsabilidade. E na última terça do mês, Cascata para os mais entusiastas!

Pelo que percebemos, um dos objectivos é captar novos públicos, nomeadamente junto da população universitária. Achas que será um alvo fácil de conquistar?
Eu trabalhei muitos anos com os Estudantes Universitários, na Produção deRecepções ao Caloiro e como pioneiro das Noites do Estudante, nas discotecas de Lisboa. Conheço bem o mercado e vou tentar divulgar por aí, mas isto não se trata de fazer festas com estudantes, trata-se de divulgar um conceito de diversão muito próprio, mas com muitas pernas para ter mais seguidores.

Quanto ao Sound Club da Lapa, achas que oferece condições ideais? E quanto a consumo e a preços?
O estabelecimento não é grande, é assaz diminuto, possuindo uma bela calçada Portuguesa interior e uma boa instalação sonora. Quanto a lugares sentados pelo menos 32 são certos, jogando 8 equipes sentadas numa fase inicial. Numa fase posterior vamos ver como alargaremos isto. Quanto a preços são os praticados noutros locais desta zona de Lisboa. Em relação ao Som destaque para a qualidade musical, estilo retro, pop rock, house, funk , com vártios Dj´s convidados todas as noites.

Que mensagem gostarias de deixar àqueles que estarão, depois de nos ler, a ponderar visitar-vos numa destas terças?
O meu principal objectivo é obviamente divulgar a modalidade. Depois que as pessoas se divirtam e que fiquem adeptas deste modo de lazer. Espero que o possam fazer.

Nós que conhecemos bem o Nuno Vitoriano, o empenho que coloca em tudo o que se envolve e a qualidade dos jogos em que é Quiz-Master, não temos dúvidas: o novo quiz do Sound Club da Lapa é altamente recomendado pelo Blog QdC. Não falte!

Labels: , , ,


Thursday, April 26, 2007

 

QuizMania: Mais um Pub Quiz em Lisboa

É já a partir de terça-feira, dia 8 de Maio, que se irião iniciar jogos de Quiz de Cascata e Quiz escrito no Bar Sound Clube Lapa, sito na Rua do Guarda - Mor 21-25. A organização destes novos quizzes que prometem agitar a noite lisboeta está a cargo do Nuno Vitoriano - o "careca" dos Laranja Mecânica - e convidados.

Segundo apurou este blog, os jogos terão ínicio às 22h45 , realizando-se semanalmente às terças-feiras. Haverá algumas novidades na apresentação do "jogo-piloto" neste novo espaço de Lisboa , que estará aberto de Terça a Sábado.

O Sound Clube da Lapa foi inaugurado no passado dia 19 de Abril e tem vindo a marcar pontos na movida lisbonense . A partir de agora, é outra das novas casas do Quiz lisboeta. Brevemente, publicaremos uma entrevista ao Nuno Vitoriano com mais pormenores sobre esta iniciativa.

Labels: , , ,


Tuesday, March 27, 2007

 

Quiz ao Jantar - Frielas, noite 5

Sexta-feira é o dia em que não há peixe fresco? O dia em que não há pão? O dia em que não há bolos? Não sabemos. Seguros estamos de uma coisa: é noite de Quiz. Joaquim "Coelho Osvaldo" é, uma vez mais, o anfitrião, no excelente Páteo Saloio em Frielas; as perguntas estão desta vez a cargo de Marta Mendes, a líder das Santas Noites, em parceria com o exilado Zé Vicente - um par cujos jogos nos bares deixaram saudades. Antes da jogatana, sossegam-se os sentidos com a excelente grelhada mista da casa. A não perder, já na próxima sexta.

Sexta-feira, dia 30, 21:30
Restaurante Páteo Saloio
Grelhada Mista
Preço: 15,00 € c/ tudo íncluido

Confirmações para o email
antonio.pascoalinho@clix.pt ou com o Quim Coelho Osvaldo até quinta-feira ou na caixa de comentários deste post. PRÉMIOS SURPRESA!

Labels: ,


Sunday, March 25, 2007

 

Quiz do Ágora começa amanhã

Como já tínhamos anunciado neste blog, é mesmo desta: a partir de amanhã, segunda-feira, o Espaço Ágora (Santos, ao lado do Tromba Rija), dedicará, semanalmente, uma noite aos quizzes. O organizador é o telegénico José Pedro Reis Borges, decano dos jogos do conhecimento inútil. Falamos com o Zé Pedro, que promete noites plenas de emoção e competitividade, para este pub quiz recomendado pelo blog do QdC. Coisas práticas: início 22:30 (e promete-se que estarão os pontos divulgados a uma hora civilizada), 40 perguntas, temáticos mensais, jackpots semanais, equipas de 5. A Santos então, agora também às segundas.

Zé Pedro, depois de algumas hesitações, parece que desta é que o Quiz do Ágora arranca.
É verdade! Vai arrancar o Quiz do Ágora, após tomada de posse da nova direcção da AAL. Às enciclopédias! As noites de Santos vão duplicar de interesse e os bares não vão chegar para tanto quizista. Vou tentar cumprir os horários anunciados, tanto mais que o Bar tem um horário a cumprir.

Que modelo seguirás na elaboração dos teus jogos?
Os testes seguirão o modelo habitual de variedade temática e diversos graus de dificuldade; como já tinha sido anunciado, vou adoptar a ideia do Miguel, com um "jackpot" que incidirá sobre três perguntas de especial dificuldade. Do saudoso Bar, plagio os temáticos, um por mês, tanto mais que vou actuar num espaço estudantil, frequentado por especialistas em diversas áreas.

E de prémios?
Prémios? Serão os habituais, em consumo, mais todos aqueles que habitualmente consigo recolher, nomeadamente nos temáticos. Se aparecerem patrocínios especiais, serão bem-vindos e os concorrentes agradecem. Outros motivos de atracção são os preços das jolas e das tostas, o espaço para estacionamento, a máquina do maldito tabaco e as salas de estudo onde podem continuar a noite os que quiserem consultar as mais vastas bases de dados, com net á borla.

Leitura complementar: blog do Quiz do Ágora, notícia, entrevista Zé Pedro (1)

Labels: , ,


Thursday, March 22, 2007

 

Outros Quizzes: o Ágora e a regulação governamental do Quiz

Novos Quizzes: Ágora começa segunda-feira

Agora é que é Ágora. Como anunciou este blog há quatro meses atrás (ver aqui), a zona de Santos acolherá um novo quiz semanal. Entretanto vítima de alguns adiamentos, o início do Quiz do Ágora está definitivamente marcado para a próxima segunda-feira, dia 26. O promotor é o bem conhecido Fóssil que dá pelo nome de Zé Pedro. No que lhe toca, ao vastíssimo conhecimento do mundo da sabedoria inútil, adicionamos, sabendo-o por experiência própria, a competência para organizar jogos interessantes e divertidos. Sendo o espaço, que também conhecemos, um sítio que, a priori, parece muito apropriado a terreno de jogo, estão reunidos os ingredientes para que a zona de Santos seja semanalmente brindada com, não uma, mas duas grandes jornadas quizzisticas. As segundas à noite voltam, então, a ser de competição. Podem ler uma entrevista ao Zé Pedro sobre o assunto aqui, mas este blog tentará publicar uma nova entrevista até segunda-feira.

Entretanto, apurou este blog que as obras no MagicCyber Bar, à Avenida de Roma, prosseguem em bom ritmo, e que em breve, provavelmente já durante o próximo mês, poderá começar-se a' praticar a modalidade de Quiz nesse local (actualmente um dos melhores salões de snooker de Lisboa, a merecer visita). Antes do início, publicaremos uma peça sobre o local onde o Papa Júlio terá a sua segunda residência pontificie (mantém-se as quartas na Barraca, onde ontem os BMV reforçados com um Cavaleiro golearam a concorrência). A inauguração dos jogos do MagicCyber representará um marco histórico para o desenvolvimento desta modalidade em Portugal: será o primeiro terreno de jogo do país especialmente concebido para a prática de Quizzes. Depois de uma época recessiva, os pub-quizzes lisboeta demonstram estar em crescimento exponencial.

Nós por cá, temos a Leal Chancelaria, senhores deputados...chega?

Noutro sintoma da crescente importância desta modalidade, em Westminster, os parlamentares da House of Commons, debruçam-se sobre o quiz . Esta notícia do Telegraph explica o que está em causa: um "Quiz impossível", da responsabilidade da ITV, divulgado num concurso telefónico. O desafio ao auditório era este "Add the pence listed: Two pounds, 25p, £1.47p and fifty pence", e a resposta poderia ser dada mediante um telefonema com o custo de £1. A solução é 506p, a explicação é esta, mas, num relance, não a percebi. Testemunhando perante uma comissão parlamentar, um responsável da ITV afirma que «The 506p question - I think we are in danger of losing our sense of humour». Sense of humour? Há quem ande a brincar com coisas sérias...

As coisas na pátria do Quiz prometem pois complicar-se para os organizadores desonestos: «It is the latest in a string of problems with premium rate phone polls and quizzes. The regulator Icstis is investigating six shows after complaints of irregularities and has warned that programme makers could face criminal charges if it unearths evidence of fraud», afiança o Telegraph. Mais: «The heads of ITV, Channel 4 and Five were quizzed by the Department of Culture, Media and Sport select committee yesterday about the row». Fica o alerta para os novos organizadores deste campeonato: o papá-estado estará atento, que nós já estamos na europa civilizada. Conhecendo-se as polémicas e casos que povoam a competição nacional, atento é sinónimo de activo. Julgavam que isto ia ficar por aqui? Eles concorrem, eles regulam.

Parafraseando Ronald Reagan: «Government's view of the Quiz could be summed up in a few short phrases: If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it». Mas, se calhar, a ordem é a inversa: nós já temos as Taças... Sejamos sérios: alguma vez poderiam esta modalidade e este campeonato, com todas as polémicas que os povoam, ficarem no domínio da auto-regulação e das instituições que lhes são próprias? Na, alguém tem de tomar conta de nós. Já o tínhamos dito. Um instituto para fazer as perguntas para os Quizzes, senhores governantes, é urgente! Em defesa do consumidor e tal, que não merecemos menos que os que comem carapaus com uma barbatana a menos.

Labels: , , , , , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?