Wednesday, December 13, 2006

 

Contagem decrescente: faltam 52 horas

1. Chegou-nos ao conhecimento que o post Frases Soltas provocou alguma agitação. Este é um blog isento, e, por isso mesmo, não esconde verdades em nome do politicamente correcto.

2. O concurso fica adiado para o próximo fim-de-semana. Será um prolongamento relaxante da jornada de sexta. O mote será "Missão Impossível".

3. Nos próximos dias teremos aqui várias entrevistas, entre as quais uma ao Marco Vaza (assumindo que ele responde). Não percam.

4. Na sondagem, larguíssima maioria para os Cavaleiros, que se mantém estáveis à volta dos 70%. São, claramente, os favoritos do povo. Em nosso entender, isto deve-se à consciência colectiva, mais ou menos assumida, de que os Cavaleiros, apesar de serem a melhor equipa, têm sido constantemente prejudicados por erros dos organizadores. À atenção do Marco Vaza.

5. A coisa da ciência. Escreve o Jorge Páramos:

Independentemente das razões gnoseológicas e jungianas para a coisa e tal, acho óbvio que não há mais ciência porque ninguém pesca puto do assunto e, como tal, não lhe atribui a respectiva relevância (com honrosas excepções de quizeiros não-cientistas).

Eu respondi: ... dizer isto - "acho óbvio que não há mais ciência porque ninguém pesca puto do assunto e, como tal, não lhe atribui a respectiva relevância" - é cair na falácia de "begging the question", em latim "petitio principii", na pobreza nativa "argumentar circularmente", não? Acho que sim.

O Zé Vicente exclama do exílio:

Basta parar de fazer perguntas como se o tema fosse a Holanda e todas as respostas fossem palavras holandesas!

Este assunto da semântica é pertinente. É possível fazer perguntas sobre ciência mais divertidas, com abordadgem mais fácil e que, nem por isso, deixem de testar o conhecimento. O pior é que isso dá um trabalho dos diabos e implica, a priori, um conhecimento científico sofisticado de quem as faz. Para mais, resulta algo infantilista. E, afinal, isto é um quiz, não um jogo didáctico-lúdico para liceais. Tal como o holandês não é uma língua, mas uma doença na garganta.

6. Faltam 48 horas para o jogo e a previsão meteorológica para Lisboa é esta. Coitados, não sabem o que nós sabemos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?