Friday, February 27, 2009

 

O cerne da questão

A minha perspectiva

A grande discussão que se gerou sobre a substituição de equipas de mês para mês, consoante a prestação, quer seja por ficarem em último quer por faltarem justificadamente não faz sentido. O facto é que a jogar com estas regras retira-se todo e qualquer sentido ao facto de haver uma época desportiva, ou seja, de haver um campeonato anual.

Se é suposto andar-se a trocar as equipas que disputam o campeonato voltámos a 2005 quando o Quiz de Cascata era uma coisa informal que se jogava no Terreiro do Paço ou no Afonso de Albuquerque quando calhava.

Se foi criada, e bem, uma liga ou torneio anual não faz sentido entrarem ou saírem equipas a meio da época. As equipas que estão a disputar a liga estão! As que não estão terão que disputar acesso no início de cada época.

Isto pode parecer desagradável para as novas equipas mas é preciso haver um pouco de estabilidade nas competições. Quantas vezes eu tive que alterar esquemas de tabelas classificativas para inserir equipas que apareciam uma vez esporádica, muitas vezes nem nome (eu é que a baptizava) e nunca mais voltavam ficando o triste registo de um equipa no fundo da tabela com 1 ou 0 pontos desprovendo de sentido parte do campeonato?

Há períodos de inscrição de equipas e de jogadores. Em Janeiro e Junho. Equipas que chegam de novo inscreverão sempre jogadores fora dessas épocas! É preciso ordem!!

Em qualquer torneio de outra modalidade desportiva ou lúdica os resultados da época passada é que ditam quem disputa a divisão principal, se a houver. Mas que justificação terá a modalidade Quiz de Cascata para proibir o 4º classificado em 18 equipas da época passada de competir esta época? O surrealismo da coisa surpreende!

De igual modo em qualquer desporto ou competição, quem faz equipas novas, inscreve-se nos distritais, na 3ª divisão, na 2ª divisão, conforme o que existir. Se não há divisão secundária tem que se sujeitar às regras de acesso disputando, no início da época, a sua entrada com os últimos e não entrando no lugar do 4º classificado da época passada. É assim que as coisas funcionam em qualquer parte do mundo.

Que saiba a equipa Ursinho não corrompeu nenhum organizador na época de 2008 par lhe ser aplicado um "Quiz Dourado"!

O regulamento, quando fala em mini cascatas de acesso, foi construído precisamente neste sentido. Atenção que isto é uma interpretação autêntica do legislador... Quando o regulamento foi feito esta situação já era esperada e prevista. Sobretudo porque por exemplo os Zbroing 747 entraram a meio da época de 2006.

Perante factos não há argumentos. Não é por votação que se podem afastar os principios acima enunciados. Se os Ursinhos ficarem no último ou nos últimos 3 lugares do campeonato que desçamos de divisão imediatamente. Cá estaremos para disputar o acesso que for aplicável e estabelecido pela organização. Já queimámos dois resultados e ainda vamos queimar mais um do jogos que organzarmos. Até pode acontecer.

Agora fazerem-nos descer de divisão quando ficámos em 4º...

Labels: ,


Comments:
Só estás a gerar entropia.
A votação não foi para excluir ninguém da competição, referia-se apenas a Março.
Terem ficado em 4º ou 1º ou em 9º no ano passado é perfeitamente irrelevante.
As equipas novas não têm culpa de nada. (nenhuma beneficiaRIA directamente do facto de os ursinho não jogarem em Março pois estão todas apuradas). Julgo até que votaram maioritariamente na mini-cascata e não na "paragem forçada" (posso estar equivocado).
Já percebi que te desagrada a inclusão de novas equipas mas por favor não mistures as coisas.
 
Não percebeste nada do está escrito.
 
Pois não... deve ser uma questão de "prespectiva"
 
Epá mas agora essa prespectiva dá-me esperança. Por favor tentar vender esssa teoria à Liga de Clubes. É que eu sou sócio do Lusitano de Évora e adorava que o meu clube voltasse ao convívio dos grandes.

Esses velhacos do Benfica, do Sporting e do Porto é que não querem a inclusão de equipas novas.

São mesmo anti-democráticos...

Mas se não der para regressa mesmo á 1ª Liga deixem só o Lusitano jogar hoje contra o Benfica. Depois na próxima jornada volta o 4º classificado Leixões a disputra a 1ª Liga.

Se houver dúvidas vota-se em assembleia da Liga!
 
Julgava que as novas equipas eram... as novas equipas. Os Valentejanos, os Freakadelos e a Liga dos Últimos.
Afinal as novas equipas são também (segundo a minha interpretação dos comentários de Quizzer) as equipas que entraram o ano passado. Afinal "novas equipas" era código para Ambité.
Chamando as coisas pelos nomes:
Fez-se merda. Votou-se o que não se devia ter sido votado.
Quizzer, membro da equipa prejudicada, em vez de tentar que seja corrigido o erro vira-se contra os Ambité, que por também serem parte envolvida NUNCA se manifestaram a respeito deste caso.
Por onde pegar? São uma equipa nova!

Não faz sentido. Não faz.

Há aí ursinhos sem cabeça perdida que salvem isto?
 
Só pela parte do bom senso e do diálogo, se é que isso é possível nestes moldes, é que parece viável toda a gente jogar em Março e deixar isto para trás, sem julgar A ou B.

Esse regulamento está, em dadas partes, caduco e carece de actualização. N regras nunca são aplicadas, são esquecidas ou atropeladas e ninguém se parece importar muito. Aliás, nem é por isso que o campeonato não tem funcionado nos moldes normais.
Agora, de repente toda a gente lê o regulamento, cita alíneas e usa palavras de peso legal (aposto que o link do regulamento tem mais visitas nos últimos dias do que desde a data em que foi publicado). Não vale a pena, nem devia ser preciso chegar aí.

Os Ursinhos fazem falta, como fazem todas as equipas que estão "inscritas" para jogar. Porque se não houvesse interesse/dinamismo em que a cascata crescesse, mais valia que cada um fosse mas era jogar trivial pursuit ou buzz em sua casa.

Resolva-se é isto de maneira a todos ficarem felizes e a JOGAR, mas faça-se a coisa de maneira bem explícita, distribua-se um regulamento de bolso.

No entanto, proponho que todos os meses se ameace os Ursinhos de expulsão, porque já se viu que só assim é que este blog ganha ânimo.
 
Grande Reguila Mento

Finalmente um toque de boa disposição nesta discussão.
 
Caro Felipão

A sua capacidade para distorcer as palavras dos outrosé notável.

Tendo os Ambité jogado todo campeonato passado e tendo ficado muito bem classificado, obviamente o meu argumento também se aplica a eles.

Eles, cuja equipa muito admiro e valorizo, devem jogar sempre e só podem ser excluídos se ficarem em último nesta época.

Dou-me bem com os ambité e a defesa que faço da minha equipa, com os argumentos que o faço servem também aos Ambité.

Se a organização não quis sujeitar a novas equipas ao acesso ao torneio no início da época parece-me que de fact agora não há alternativa a jogar-se com 18 equipas sempre. Grande estopada, mas é a única coisa correcta a fazer neste momento.
 
Obrigadinho, agora que desanuviei o ambiente, já posso dizer que votei para vocês encostarem.
Mas também fui eu que bebi o whisky que era suposto ser para o João, por isso sou um gajo pouco fiável.
Jogarem 18 pode ser mais odisseia, mas como já li no outro blog, implica um número de perguntas igual ao de se fazer uma mini cascata para 3 equipas.

E minis, num quiz de cascata, só devia haver no bar.
 
A culpa é das novas equipas e das suas novas ideias...

Eu avisei-vos!... Isto das novidades nunca resulta bem!

Quando tinhamos Reis tinhamos UM IMPÉRIO! E agora temos o quê?
 
Depois da borrada toda, e por muito estúpido que seja jogar com a molhada toda, também acho que neste momento é a única solução sem ir contra o espírito do quiz, jogarem TODAS as equipas TODAS as jornadas.

Nunca gostei da ideia de ficarem algumas de fora, e se era para continuar, acho que devia ser os que faltavam que ficariam de fora.

Para jogarem todos na próxima, devem jogar todos em todas as jornadas independentemente de classificações ou faltas. Por uma vez, também concordo com o LTN, a comissão devia ter pensado nisto antes de começar o campeonato. Não agora.

Acho que a Comissão devia seriamente repensar o seu modo de agir, e provavelmente a sua constituição, pois, e espero que me desculpem se ficarem a sentir-se injustiçados, todas as decisões parecem sempre recair nas costas largas do João, e o Pascoalhinho e o meu teammate Júlio vão na onda.

Como grande vantagem, vou puder poupar em conta do telefone, pelas inúmeras chamadas e mensagens que iria ter de fazer para implorar aos ursinhos para voltarem, acho até que me poderia prejudicar o trabalho ou a minha vida pessoal tanta dedicação de tempo.
 
Quizzer, as 3 novas equipas jogaram, de facto, uma mini-cascata no início da época para apurar 2! (acabaram por jogar as 3 pq outra chegou atrasada).
Os defenestrados não puderam jogar o último quiz por terem ficado em último – por acaso não iam mesmo, e c a vossa falta até poderiam ter entrado…
Mas, se nada disto tivesse acontecido, ou seja, se nas duas primeiras jornadas 2 equipas fossem mm impedidas de jogar, apesar de quererem participar (tal como vocês), e de uma até ter estado na academia, o que é que lhes dirias relativamente à próxima cascata, em q nenhuma vai ficar de fora? E como lhes explicar que até nem concordas c as 17 em jogo, dado o ideal ser 15, mas não nesta jornada em que, a coisa a concretizar-se, seriam os ursinhos e os ambité a ficar de fora?
 
Anónimo acima de mim.

Lê o que já foi escrito e comentado. E depois se ainda tiveres dúvidas pede esclarecimentos.

Para acabar as equipas que jogaram o ano passado têm o direito de jogar este ano sempre. Porque ganharam esse direito no campeonato de 2008. As novas que queriam entrar duas duas uma ou se alargava para mais equipas o torneio ou só entrava um e essa ficava o resto da época.
 
...recto...
 
… mas, com o campeonato a decorrer, concordas q se mantenham as 17 até ao fim do campeonato?
 
É uma violação do regulamento também. Eu não concordo.

Mas isso é algo para os orgãos próprios resolverem.

O número de 15 equipas por jogo não foi votado ao calhas e só porque sim.

Mas logo se verá quando as pessoas começarem a cair de sono ao 2º nível.
 
Perante a implosão a que está sujeito este campeonato, crieo contudo que se deve atender ao preâmbulo do regulamento, ou seja, o bom senso deve imperar.
 
Viva o bom senso.
Tá decicido
Jogam as 17 equipas em todas as jornadas.
Não se fala mais disso.

Bjs e abraços

O ditador
 
Salazar? Franco? Não te curto...será que me emprestam aquelas coisas para pôr nos olhos ou vou ter de beber 2 garrafas para me aguentar á bronca???? Video de brasileiras descascadas ou então uma 19ª equipa só com gajas boas...
 
Na 18ª joga o Capitão
 
Já tiveram mais piada...

O outro não chamou carroceiro a ninguém e eu também não lhe vou chamar idiota.

Não há pachorra...

ps: não faço parte de qq equipa, mas como fui convidado para participar, tenho a agradecer que me tenham mostrado isto primeiro para assim poder recusar participar nesse substituto do sexo nas noites de Sexxxtafeira. Deve ter passado a BlogQuizfeira... da masturbação compulsiva do ego. :)
 
Há anónimos com mais classe...
Assim até envergonham a estirpe.
Este é o meu último comentário, aguardo o próximo jogo e o embate com carroceiros e capitães...

Um pequeno apontamento ... não gostam de ursinhos porquê?
 
Concordo.
Mas deixa-o lá, é a ovelha rOnhosa do clã Anónimo. Mas sem dúvida um Garanhão!
Deixa-o a ele e às suas escaldantes noites de SeXXXo.
Os profissionais do seXXXo também sofrem com a crise, que alguém minore os seus males.
 
Para meu gáudio e vosso desespero, vou conseguir fazer um post maior do que o dos outros dois Depois de me terem dito após “N” perguntas onde estava o regulamento, consegui finalmente ler o dito cujo.
Realmente o regulamento não está a ser cumprido, destaco três razões muitas mais haverão, mas o que ressalta logo à vista, é o seguinte:
1- O regulamento está muito imperfeito, e necessita de melhorias, mas o que é que na vida não necessita de melhorias?
2- Quem se está a queixar, também não cumpriu o regulamento, e também está a ver o regulamento somente pela sua óptica, e não de uma forma abrangente.
3- Fiz uns comentários ao regulamento que se encontram entre parêntesis rectos […]
Realço algumas omissões, contradições e imprecisões no regulamento:
• Se existe um regulamento este deve ser preciso o mais possível, e não ser vago na sua enunciação, para isso é que os regulamentos existem, e na sua enunciação vaga temos o
1. artº 1º no seu número 1 coma palavra “variável”, e também no seu número 3, “duração mínima” a noção do tempo e quantidade são vagas…o que pode ser discriminatório conforme a equipa que estiver a gerir e conforme as simpatias, e está em contradição da (boa e aconselhável) especificidade, usada no Artº 2º nº
• Existem omissões, por exemplo como é feita a distribuição das equipas no inicio do jogo? É por sorteio? E pela classificação anterior? É pela ordem que chegam á sala? Esta não é uma questão de somenos importância, pois se uma equipa forte fica entre duas fracas, teoricamente fica beneficiada.
• Vou colocar só os artigos em que fiz observaões
Preâmbulo
O presente regulamento rege o funcionamento do Jogo e do Campeonato Anual de Quiz de Cascata, A prática desta modalidade deve primar sempre pelo desportivismo,” fair-play”, honestidade e um comportamento de verdadeiros cavalheiros de todos os seus intervenientes. Este regulamento serve o bem do jogo e não o contrário.
Capítulo I – Do Jogo
Artigo 1º
(Jogo)
1. O jogo Quiz de Cascata disputa-se entre um número variável de equipas de cinco jogadores que terão de responder a questões de cultura geral ou raciocínio em várias séries denominadas cascatas. [daqui afere-se que o número de equipas pode ser ilimitado]
(…)
3. A duração dos intervalos entre cada nível deve ser mínima e nunca ser prolongados por atrasos de equipas.[os intervalos dependem do bom senso, tanto pode ser 1 minuto com 15 com 30 minutos ou mais]
Artigo 2º
(Parte Escrita)
1. A parte escrita compõe-se de questões escritas [aqui o português não é brilhante, mas enfim](…)
5. A não ser por atraso do organizador ou problemas logísticos graves, a prova escrita deve ser entregue às 22h30, preenchida em 15 minutos e corrigida noutros 15, para que às 23h se inicie a 1ª cascata. Quem chegar depois das 22h45, terá 0 pontos na parte escrita.[por aqui afere-se que qualquer equipa poderá chegar até á última pergunta do nível 1, o que não nos parece muito corial]
Artigo 3º
(Nível I)
1. O Nível I compõe-se por seis séries cascatas de perguntas de nível fácil.[o nível fácil é um conceito vago e variável, o que contribuí para as discrepâncias que temos assistidos, é uma regra que depende de bom senso]
2. Cada equipa terá que responder a seis perguntas directas por série.[a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
3. O Nível I elimina tantas equipas quantas as necessárias para que fiquem apenas dez equipas em jogo.[mais uma vez por este artigo, poderão participar no nível 1 tantas equipas quantas se quiser, a especificidade de 10 é só para o nível 2]
Artigo 4º
(Nível II)
(…)2. Cada equipa terá que responder a seis perguntas directas por série. .[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
3. O Nível II elimina tantas equipas quantas as necessárias para que fiquem apenas seis equipas em jogo.[se só passam 10 equipas porque não dizer que 4 são eliminadas,a enunciação do artigo dá azo a especulações]
Artigo 5º
(Nível III)
1. O Nível III compõe-se por seis séries de cascatas de perguntas de nível difícil.
2. Cada equipa terá que responder a seis perguntas directas por série. .[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
3. O Nível III é único que atribui pontos para o campeonato.[se este nível é o único que atribuí pontos para o campeonato, pelo artigo afere-se que as outras equipas que não chegam ao nível 3 tem 0 pontos]
Artigo 6º
(Cascatas)
[neste artigo não se diz o conceito ou significado de cascata, temos de supor o que isso é, o que para regulamento não é bom, este artigo refere a forma e não o conteúdo]
Artigo 7º
(Perguntas e Respostas)
1. Existem dois tipos de perguntas e respostas: directas ou em cascata.[cascata que em termos de conteúdo não sabemos bem o que é ]
2. O nível de dificuldade das perguntas depende exclusivamente do critério do organizador de cada jogo.[este é o artigo quanto a nós mais dúbio, polémico, sem sentido, e que contraria tudo o que se tem por regulamento, é um “guarda-chuva” para todo o tipo de especulações, a parte de coerência entre níveis é totalmente ignorada, a cada cabeça sua sentença, não existe um fio condutor]
3. Sem prejuízo do número anterior se um pergunta der a volta à sala no Nível I, sem ninguém acertar, deverá ser feita uma nova pergunta à equipa à qual foi feita a pergunta directa.
.[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta à sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez, ou seja esta questão não é esplicita]

Artigo 8º
(Perguntas e Respostas Directas)
(…)4. Cada equipa dispõe de trinta segundos para responder a uma pergunta directa.
.[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
Artigo 9º
(Perguntas e Respostas em Cascata)
[neste artigo não se diz o conceito ou significado explicito de cascata, temos de aferir isso pelo nº3, o que para regulamento não é bom, este artigo refere a forma e muito vagamente o conteúdo]
Artigo 10º
(Perguntas Imperfeitas)
(…)3. Se uma equipa responder correctamente a uma pergunta e esta for desconsiderada pelo organizador, deverão ser-lhe atribuídos os respectivos pontos.[ou este artigo está confuso, ou então não faz sentido no início os organizadores dizerem que o que conta é o que está no cartão. Qual o conceito de Desconsiderada pelo organizador?]
5. A cascata prossegue apenas e exclusivamente para as equipas que não puderam responder, valendo a resposta correcta um ponto.[por esta regra, os organizadores, “maquiavelicamente” e não cumprido o preambulo do regulamento, poderão prejudicar as equipas de topo de se adiantarem na classificação ou as equipas de retaguarda de se aproximarem da classificação, de modo a que estes não ganhem dois pontos em perguntas directas mas somente um ponto]
Artigo 11º
(Critério do Organizador)
1. Cada organizador tem que explicitar bem e publicamente que critérios vai utilizar na sua avaliação das respostas em cascata;[por este artigo, a cascata não é uniforme, e tem regras diferentes todos os jogos, o que não nos parece curial, as regras deveriam ser iguais para todos, é para isso que existem ]
2. Para aferir a exactidão das respostas o Organizador pode nomeadamente, mas não exclusivamente, escolher os seguintes critérios no início de cada jogo e informar as equipas:
a) Verificação no intervalo de cada Nível via Internet, enciclopédia, opinião de especialistas ou outras fontes admissíveis corrigindo as pontuações que for necessário corrigir; ou
b) Ponderação exclusiva da resposta que constar do cartão previamente elaborado pelo Organizador.[este artigo é uma porta aberta para que nunca se siga a alínea a), não existe uma regra uniforme. Acresce que quem improvavelmente siga pela alínea a), e se verificar que determinada pergunta esteja errada, não está previsto a correcção dos pontos na classificação, já que existe um número 5 que o impede, não existe portanto uma maneira de apelar para uma resposta que alguém “expert” na área saiba estar errada]
3. Todos os organizadores deverão, no final da sua prova, entregar uma cópia escrita do jogo à Comissão.[sugerir-se-ia, que as perguntas e as respectivas respostas, fossem publicadas no blogue]
Capítulo II – Do Campeonato
Artigo 13º
(Calendário)
1. Cada edição do Campeonato compõe-se de dez jornadas e decorrerá de Janeiro a Dezembro de cada ano, com interrupção nos meses de Julho e Agosto.
2. Se a Comissão Organizadora verificar que estão reunidas condições poderão jogar-se jornadas nos meses de interrupção.[este é um artigo merece explicitação, primeiro não deveria ser a comissão organizadora a decidir mas a “Assembleia geral” figura não prevista, mas colmatada pelo código civil. E se houver uma única equipa que não puder, o que se fará? ]
3. Cada jornada decorrerá, preferencialmente, na terceira sexta-feira de cada mês.[e se não for possível? Quem decide o contrário? E se se quiser que o campeonato decorra de 15 em 15 dias, quem decide, o artigo tem de ser mais explicito]
Artigo 14º
(Pontuação)
1. A pontuação em cada jornada será a seguinte:
a) Primeiro classificado: Dez pontos; b) Segundo classificado: Oito pontos; c) Terceiro classificado: Seis pontos; d) Quarto classificado: Quatro pontos; e) Quinto classificado: Três pontos; f) Sexto classificado: Dois pontos; g) Sétimo e seguintes: Um ponto.[estas pontuações ainda estão em vigor? Se sim, não se diferencia quem passa para o Nível II, dos que ficaram no Nível I, o que não nos parece justo]
15º
(Organização de Jogos)
1. Os Organizadores podem ser jogadores das equipas.[aqui abre-se a porta para que os organizadores não sejam jogadores das equipas]
2. Cada uma das dez equipas melhor classificadas no ano anterior será convidada a assegurar uma prova ao longo do ano seguinte.[este factor é do nosso ponto de vista injusto, se é um campeonato, a todos dever-se-ia dar a oportunidade, de organizar jogos, e não só os 10 primeiros. Isso implicaria haver tantas jornadas quantas equipas existem no campeonato, no limite, poderão ao longo do temo ser sempre as mesmas equipas a organizar. Isto abre uma outra vertente, se só se quer que existam 10 jornadas, e se quanto a nós deverá existir igualdade de oportunidades, porque não se formar várias divisões de quizz. Sendo que os dois ou 3 primeiros classificados do grupo anterior passariam para a divisão seguinte, descendo os 2 ou 3 últimos classificados?]
(...)
4. Nenhum Organizador pode organizar um jogo nas três últimas jornadas, caso a sua equipa esteja classificada nos seis primeiros lugares da classificação geral.[Pelo artº 14º a equipa que organiza não pontua, o que quer dizer que fica “prejudicada”, em relação ás outras, mas o regulamento manda que as 10 equipas melhor classificada do ano anterior, organizem os jogos. Ora existem se não estou em erro 18 equipas, o que quer dizer que teoricamente, existem 8 equipas que são beneficiadas, pois em princípio jogarão sempre e nunca organizarão nenhum jogo. Não existe aqui equidade. Isto numa primeira leitura, numa segunda leitura, impedir que as equipas que estejam nos 6 primeiros lugares de organizar, e se por exemplo as 3 primeiras classificadas ainda não organizaram o jogo. Como por esta alínea estão impedidas, isso implica que das 10 equipas que foram convidadas para organizar, 7 delas ficam prejudicadas, teoricamente é como estas 3 equipas terem começado o campeonato com mais pontos que os outros e com a vantagem de nunca ficarem de fora nenhum jogo. Parece-nos que este artigo vai profundamente contra as regras do fair-play e do cavalheirismo.]
5. Quando uma equipa organiza um jogo, os membros dessa mesma equipa podem jogar, mas não pontuam para o campeonato, nesse jogo.[este artigo também não faz sentido, pois se a equipa que “julga” também é “reú” e “advogado” (já não falando de a hipótese de se colocarem em local estratégico, para numa cascata impedir a equipa subsequente de pontuar), a equipa estando em jogo, vai aumentar o número de equipas, para além de usufruir da suspeita da vantagem, acresce que poderá impedir equipas de passar ao nível II e III.]
Capítulo III - Das Equipas
Artigo 17º
(Número de Equipas)
1. O número de equipas presentes em cada jogo depende do número de equipas inscritas junto da Comissão Organizadora.
2. Em caso algum o número de equipas pode ser superior a quinze.[este artigo é uma contradição per si, além de colidir com muitos dos artigos anteriores, onde o regulamento tudo aponta para o o contrário, imaginemos que o número de equipas seja de 100 as inscritas mas só podem participar 15? O que se faz ás outras 85? Qual o critério de escolha? Existem equipas permanentes ou é como a formula 1 que existe uma pré eliminatória com todas as equipas? E quanto ao quizz a existir essa pré-eliminatória é com todas as equipas ou é só com algumas?
Este artigo tem de ser preciso e reformulado, mais uma vez, haver uma primeira divisão, uma segunda e uma terceira divisão, seria uma solução, ou então haver uma só divisão, com vários “grupos” , e no final as melhores classificadas disputariam a final.]
Artigo 18º
(Faltas de Comparência)
[este artigo não especifica uma série de situações, como por exemplo, quem falta justificadamente tem 0 pontos, mas só aferimos isso por raciocínio lógico, existe uma omissão, neste e nos outros artigos como já se disse. E se como já aconteceu uma equipa vem, sexta sim sexta não, não é punida? Se a equipa falta como é a sua substituição, é pela equipa que está de fora? não é substituída. E se a falta for por razão justificada mas só for comunicada à última da hora, fica com -2 pontos? Terá 0 pontos? Afere-se pelo artigo que uma equipa será desclassificada quando atingir os 6 pontos negativos ( 3 faltas seguidas), e se forem alternadas quantos pontos para a desclassificação?]
Artigo 19º
(Inscrições)
1. Na prova de Janeiro, todas as equipas devem inscrever o número de jogadores que entenderem. [a quem se entrega a ficha de inscrição? Existe ficha de inscrição? Temos de entregar até quando,ao inicio ou ao fim do jogo? Qual o número mínimo de jogadores? ]
2. Em cada prova jogam no máximo 5 elementos, sendo que todas as equipas devem ter sempre maioria de elementos inscritos. [por aqui afere-se que cada equipa tem de ter no minímo de jogadores que são 3, e podem ao longo do ano rodar “N” pessoas consoante o jogo que perspectivarem que vá acontecer]
3. Nas outras provas, a Comissão controlará à entrada quais os elementos de cada equipa presentes para essa noite e, depois desse controlo e antes de cada jogo, cada equipa deverá pagar 5 euros por cada elemento presente (inscritos e convidados).[nas outras provas? Quais outras provas? Daqui também se afere, se uma equipa quiser poderá na prova escrita ter uns jogadores, na prova nível I outros jogadores, e assim por diante nos outros níveis desde que seja cumprida a regra de que estejam presentes 3 elementos da equipa]
4. As equipas que se inscrevam depois de Janeiro podem inscrever-se em qualquer fase do campeonato, inscrevendo nessa altura os seus jogadores.[este artigo terá de ser mais especifico. Isto abre a porta a que cada jornada se inscrevam as equipas que entenderem, e depois? O que se faz a essas equipas? Ficam á espera? Também jogam? Compreendo este artigo na prespectiva de não haver as 15 ou 18 ou 20 as que forem estabelecidas como mínimas por série, mas terá de ser aprofundado e rectificado]
5. Um jogador inscrito por uma equipa não poderá jogar por outra, a não ser que se “transfira”, o que poderá acontecer unicamente na 1ª quinzena de Junho.[já vimos acontecer isto em várias equipas e ninguém (e bem) foi penalizado.Este artigo vai contra o espírito de far-play, porque razão uma equipa que está com um dois ou três jogadores a mais não pode dispensar um jogador a uma outra equipa que não tenha o número suficiente de jogadores? O fair-play que está escrito no preambulo deste regulamento é para ser levado a sério ou é só uma mera palavra? Um empréstimo temporário não é uma transferência. Mas caso não se queira ter Fair-Play e se tenha a opinião que o jogador não pode mesmo participar como empréstimo temporário, alguém é penalizado? E quem é penalizado, equipa que o recebeu ou a equipa que o emprestou ou ambas? E se são penalizadas com quantos pontos?]
6. A não utilização da maioria jogadores originalmente inscritos acarreta a perda de pontos no jogo em causa. [mais um artigo omisso. Quantos pontos perde a equipa?]
Artigo 21º
(Privilégio de Antiguidade)
1. As equipas que disputaram um campeonato terão sempre prioridade de inscrição no campeonato seguinte. [este artigo é dúbio e impreciso. A falta de precisão de outros artigos, obriga a inclusão desta espécie de previlégios. O regulamento que foi feito não nos parece ter sido feito com olhos postos no futuro, sugerimos que a bem do jogo e do seu alargamento, poder-se-ia substituir por as equipas que disputaram o campeonato anterior serão os cabeças de série do campeonato seguinte e posicionados alternadamente nas séries conforme as suas classificações (caso seja preciso fazer mais que uma série).]
2. Sem prejuízo do disposto no número anterior a última equipa classificada no campeonato cederá o seu lugar caso haja outra equipa interessada em participar.[se se adoptar a disputa por séries este artigo não faz sentido o mesmo para as alíneas seguintes]
Capítulo IV – Dos Jogadores
Artigo 22º
(Direitos dos Jogadores)
i) Ser nomeados para prémios individuais quando se justifique.[não existe no regulamento atribuição a prémios individuais e curiosamente quanto a colectivos existe uma omissão]
Artigo 23º
(Deveres dos Jogadores)
j) Auxiliar a Comissão Organizadora em tarefas específicas quer esta lhes solicite ou não;[quais tarefas especificas? Elaboração de regras? Decisão sobre se vai haver quizz nos meses de Junho e Julho? Convêm especificar o que se quer dizer por especifico]
Capítulo V –
Da Comissão Organizadora
Artigo 24º
(Definição)
1. A Comissão Organizadora é o órgão máximo do Campeonato Anual de Quiz de Cascata [o órgão máximo das organizações por lei é sempre a assembleia geral, ou seja decisão de todos reunidos, a democracia deve fazer sempre parte destas organizações, é perigoso quanto a nós este tipo de poder definitivo]
2. O mandato da Comissão Organizadora é de três anos.[para este tipo de jogo é um mandato demasiado longo pensamos nós]
3. A Comissão Organizadora é eleita pelas equipas, no Jantar de Encerramento de cada época, cabendo a cada equipa um voto. [afere-se daqui que existe um jantar e que este é obrigatório. Convenhamos que uma eleição no meio de um jantar, por todas as razões e mais algumas não é nada aconselhável, a eleição deveria ser feita, no começo de um jogo, num mês determinado, pois é quando todos podem estar presentes, e que as equipas estão juntas]
4. A Comissão Organizadora pode ter três, cinco ou sete membros.[A reformulação desta alínea era desejável, a comissão organizadora tem de ter número impar de elementos, mínimo 3 máximo 7]
5. As deliberações na Comissão Organizadora são tomadas por maioria simples, tendo o presidente voto de qualidade.[este artigo como se consegue entender está um pouco deficitário, pois sabemos que existe uma comissão organizadora e só diz que existe um presidente, não tem os poderes do mesmo, nem como este é eleito, nem até onde pode deliberar a comissão organizadora]
Artigo 25º
(Funções)
(…)
e) Providenciar os aperitivos, se os houver; [esta alínea tem a sua piada, em muitos dos pontos essenciais relacionados com o jogo não existe especificação, mas para os comes e bebes… epá isso é que não pode faltar. Porque o s comes e bebes não podem faltar, eu retirava a expressão da alínea que diz “se os houver”]
f) Receber e guardar os fundos das inscrições;[aqui está um artigo que terá de ser revisto para que não seja polémico e que não hajam dúvidas. Por exemplo, o que se faz com os fundos’ quem os controla e como os gasta? as contas como são geridas? Quem fica com os fundos a cargo? O que eles pagam? existem balancetes?...etc..]
(…)
i) Propôr às equipas o Leal Conselheiro.[esta alínea entra em contradição com o que está nos direitos e deveres dos jogadores, nos direitos dos jogadores está omisso eleger o leal conselheiro. O que acontece se o Leal Conselheiro for rejeitado? Só a comissão o pode propor? Não será um pouco redutor para uma figura que tem a função de ser o juiz -árbitro?]
Artigo 26º
(Leal Conselheiro)
(…)
5. O Leal Conselheiro não pode decidir em casos que afectem directa ou indirectamente a sua equipa.[quando isto acontece quem é que decide? Este artigo do Leal Conselheiro está concebido à maneira monárquica da coisa (que eu não concordo), mas tirando esse pequeno “fait divers”, a assembleia geral é que deve ser soberana, ou seja a última a que se pode reorrer.]
(…)
CAPÍTULO VI – DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 27º
(Entrada em vigor)
Este regulamento entrará em vigor imediatamente após a sua aprovação pelas equipas e um exemplar será disponibilizado a cada equipa. [as regras tem mesmo de ser entregues a cada equipa]
Pronto já tem aqui material para reflectir ou não …
 
É um post que sim senhor, tiro-lhe o barrete...mas não deixa de ser útil para que as novas equipas não pensem que lhes preparamos um tratamento grizzzlerr qualquer ou algo cabalistico...

Folgo saber que equipes presentes desde o inicio não saibam que o serão será prolongado...e sem as pupílas do Sr. Reitor por perto...que por mim era bastante agradável ;) , é hora de enfrascamento e bom fim de semana a todos!
 
pena não estar assinado. proponho que o senhor anonymus do post elabore uma nova versão do regulamento e o apresente no próximo mês.

Johnny ex-Bigodes ( não anónimo)
 
Há anónimos muito mais chatos que outros.

Que tenho eu a ver com as regras do campeonato internacional do descasque da ervilhaca temporâ, se até só como feijoca de escabeche?

Caro anónimo: vá pregar prá sua paróquia!

Para pessoas civilizadas, nem seria necessário um regulamento, mas não devemos perder oportunidades para nos divertirmos. Aqueles artigos são apenas um meio para afirmar o nosso interesse uns pelos outros.

Há muito que defendo a presença de todas as equipas, em todas as jornadas. O tempo? Ganha-se com o silêncio na sala, evitando repetições de perguntas e respostas.

Quantos mais, melhor - prémios mais chorudos - e mais malta para vir aqui polemizar.

CMD
 
É verdade existem anónimos mais chatos que outros, ao contrário do Zé Pedro que é sempre chato.

E as soluções que encontra são sempre a seu contento de maneira a sua equipa ficar nos primeiros lugares.

Caro Zé Pedro: A paróquia é de todos, e se existem regras e a maioria as avoca, é porque toda a sociedade as tem, o idealismo de serem todos cavalheiros é uma utopia, e mesmo entre os cavalherios existem regras, escritas ou não.

Mas já sei porque é que o Zé Pedro não quer modificar as regras, não quer dar o braço a torcer de quem participou em regras que tem imensas falhas.

CAP.
 
"Pouco importa que tenhamos faltado, pela primeira vez em tantas edições" - Isso não corresponde à verdade: a 1ª vez que os Ursinho faltaram foi no último jogo de 2007, organizado (coincidência das coincidências) pelos BMV.
"PS- Já agora, e para a coisa ser “à homem” seria interessante saber quem teve esta ideia e quem votou a favor" - a minha equipa, por intermédio da minha pessoa, votou a favor da exclusão dos Ursinho.

"PS – Sei que as verdadeiras grande equipas de Quiz, que ganharam jogos e campeonatos votaram contra esta autêntica vergonha. Agradeço-lhes a sua verdadeira postura digna de cavalheiros e de fair-play." - a)não estava ciente da existência de um critério que permitia classificar as equipas como "grandes" ou "pequenas", daí que isto só pode mesmo ser uma opinião muito pessoal b) o agradecimento tem a validade e a parcialidade que um réu/arguido teria dos jurados que votaram a seu favor.

Insultos (FDP??)e defesas demasiado parciais, como esta que vou copiar dum post anterior, não vou comentar e deixo à consideração de quem os teceu que reflitam sobre a forma condescendente como tratam o sangue novo (e equipas que estão na competição desde o início). "Uma última nota: foi mesmo degradante ver a forma como alguns elementos votaram a exclusão. com uma... (obscena?) indisfarçada alegria.

Precisamos é do Ursinho e de todas as equipas que estiveram desde o início, e não de alguns acabadinhos-de-chegar."

Pedro, porta-voz da I.B.
 
Caro CAP.

Desde logo, continuo a lamentar o facto de não se identificar. Com tantos anónimos a proliferar por aqui, poderei cometer o erro de estar a dirigir-me a destinatário diferente daquele que afirmou não fazer parte de qualquer equipa. Penso que estou a dirigir-me a esse, e só por isso sugeri a mudança de paróquia.

É verdade, serei sempre chato até que os desiluminados entendam que há mais mundo para além do seu horizonte.

E as soluções que encontro não são sempre a meu contento, de maneira à minha equipa ficar nos primeiros lugares, pois com os Ursinhos a concorrer, maior é o risco de ir borda fora mais cedo.

A paróquia é de todos, se todos forem, simultamneamentem padres e fiéis.

O idealismo de serem todos cavalheiros será uma utopia, mas quem bebeu nessa fonte não rejeita nem enjeita tal utopia.

Mesmo entre os cavalherios existem regras? Escritas ou não? Evidentemente! Se assim não fosse, não existiriam cavalheiros.
Os cavalheiros têm-no por adquirido, como natutal.

Onde encontrou a minha intenção de não querer modificar as regras?

A minha participação nas regras existentes limitou-se á aceitação das mesmas, de acordo com a forma da organização democrática.

Exactamente por terem falhas é que defendo que o REGULAMENTO - fonte das regras - deverá ser considerado menos dogmaticamente, alterado, interpretado e ajustado às realidades.

As regras não escritas, criadas e aceites consensualmente, costumam ser as que maior espírito de união conseguem manter.

"Entendu"?
CMD
 
Perante essa confissão. Estás absolvido meu filho. Mas tens de rezar duas avé Maria e 3 Padre Nosso.
Ah e deixa 25 euros na caixa de emolas.
Ide em paz,
E não faltes à próxima missa da paróquia.
 
1º Zé Pedro o anónimo bem disposto sou eu!!!!
2º Se não sabes quem é o anónimo CAP , não tens categoria para jogar BINGO sequer...:)


Quem será o CAP ahm?
Eu até me sinto mal ser anónimo nestas condições, até parece que somos da mesma equipa ;)
Abraços felizes e contentes
 
Eu sou o MAIOR assinado

CAP

E agora será o verdadeiro anónimo CAP ou alguêm a fazer-se passar por este???

Vamos manter a boa disposição de sempre parceiros ok?
 
Com tantos anónimos em disputa feroz pela qualidade de anónimo, reclamando a mesma identidade, que se lixem os anónimos!

Quanto ao bingo, a minha perspectiva é outra: não desço tão baixo ao ponto de derreter dinheiro estupidamente, para além da experiência iniciática, há cerca de 20 anos, com o Tó Pascoalinho, na Av. de Paris.

CMD
 
Zé Pedro, gostava mais quando eras anónimo !
 
Ena... imaginar a Tó Pascoalinho em 1989... já ganhei o dia!
Obrigado CMD
 
calma, que ele disse HÁ CERCA de 20 anos!!podem ser mais ainda.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?