Monday, March 17, 2008

 

Crónica da 3ª Jornada

A massada de cherne do Andorinhas, afinal, não fala mais alto que um aviso prévio, sincero e frontal, de que o jogo é para começar à hora aprazada, e é mesmo.
Eran las diez y media de la noche… e todas as quinze mesas da Academia estavam minimamente compostas para iniciar o primeiro quize de cascata da história dos Ordem do Fónix.
Devemos sublinhar, por mais que elementar dever justiça, que o jogo foi de inteira responsabilidade do Comandante, com a presença da quase totalidade dos outros fónixes a servir para marcar um apoio institucional, e apenas isso.
O quize foi um sucesso em vários planos, e repito que isso se deve ao Comandante, e só a ele, que arquitectou um jogo equilibrado e lúdico, que o conduziu com concentração e bom-senso, sem enganos ou lapsos que se desse por ela.
E no entanto… poderia temer-se o pior, com a parte escrita, decididamente o segmento menos conseguido da noite.
Difícil em demasia, extenso como não deveria, provocou uma razia entre as equipas, com dez conjuntos dez a somarem um ponto apenas… ou zero. Nunca visto!
Os concorrentes olhavam para as sequências de fotografias com uma larga interrogação a pairar sobre a mesa. Miravam e remiravam, e nada, ou quase nada.
As nuvens de desconfiança sobre o jogo dissipavam-se logo na primeira cascata, a “cascata real”, por onde passaram, entre outros, o conde Fernão Peres de Trava da batalha de S.Mamede e o landau do martirizado D.Carlos.
Havia prémios especiais para quem marcasse mais pontos nesta fase e, sem surpresas, os assumidos monárquicos do Ursinho ganharam. Nenhuma pergunta deu a volta à sala, o que era augúrio da boa qualidade do jogo.
Quando vi as perguntas, dois dias apenas antes do jogo, senti que este era um “quize para velhos”, de BI ou de afinidades, e vaticinei uma caminhada facilitada para o Ursinho e para os Cavaleiros, enquanto os Mamedes se aguentavam sem grandes rombos e os Zbroing afundavam a pique - isto para só falar das equipas de topo.
Enganei-me, como bem sabe quem sexta-feira à noite passou pela Ajuda.
A meio do nível 1, já se percebia que o jogo funcionava - a boa liderança e melhor disposição do comandante, na sua estreia de cascatas, acalmavam as hostes, que nem esboçavam o “pé de guerra” de outras ocasiões.
Três perguntas deram a volta à sala, o que é perfeitamente aceitável e fica a léguas de perfomances recentes de outros cascateiros (look who’s talking). As palavras parassintéticas, os Cafés do Álvaro Guerra e o novo disco da senhora Ciccone.
No final do nível 1, a surpresa - vamos dizer que sim - era a eliminação dos Cavaleiros, irreconhecíveis 12º na classificação final, depois de sucessivos tiros no pé.
Protestavam a dificuldade das perguntas que lhes calhavam na rifa - o porco bísaro, o haiku de Bashô, o concelho da freguesia da Ajuda há 150 anos… - sem perceberem que essas eram respondidas, em cascata, pelas equipas que lhe estavam perto.
Ok… KO para os Cavaleiros, como antes aconteceu em Janeiro, em Dezembro, em Novembro, em Outubro… a série negra fica ainda mais cerrada.
Sem perguntas de futebol (acho que estava lá uma, perdida), pensava que os Mamedes iam fraquejar, sem campo de brilho para o Pirolito.
Qual quê… lideravam já no primeiro nível.
Só os Ursinho lhe davam caça, com uma equipa sem o Luis mas bem temperada com o Pimenta (grande mais-valia).
Belo jogo também dos Feios Porcos e Maus, equipa só deste ano que à terceira vai à final de seis, dos Mineteiros, de e dos Ambité, que com um pouco mais de sorte chegariam ao pódio.
Os Zbroing estiveram regularíssimos, chapa 8 em cada nível, e assim chegaram ao terceiro lugar.
Pelas honras de ter direito à fotografia de campeões aqui no blogue, Mamedes e Ursinho brigaram até à última cascata, com várias alterações de liderança no nível 3.
Quando parecia que a mais monárquica das equipas ia repetir a glória de Janeiro, qual thug assassino, o Alexandre dos Mamedes acertou em cheio na última das últimas perguntas: onde fica o Templo Dourado, santuário do sikhismo?
O Alex foi o abono de família dos Mamedes, desta vez. E colocou a equipa na rota do tri, apesar de neste arranque de campeonato Fónixes, Ursinho e Zbroings parecerem tardar em descolar de forma clara.
Vamos esperar mais dois meses, para ver como fica então a classificação, e ver se há mesmo luta pelo ceptro, ou tão-somente uma nova ordem de equipas… para o segundo lugar.
Um comentário final: A única pergunta que o Comandante trocou, após sururu na sala, tinha a ver com bridge, e com as respectivas honras. Fê-lo após uma exibição do barraqueiro Filipe, que ficámos a saber que joga bridge como ninguém e que tem Internet no telemóvel.
A resposta estava certa. Para memória futura, fica a exibição do barraqueiro, a sua alegada excelência nos jogos de cartas e o respeito, cerimonioso, pela forma como consulta a net.

FB

Comments:
Não costumo vir comentar nada a este blog, apenas coloco ocasionalmente algumas parvoíces próprias de um humilde terrestre com esse terrível defeito de gostar de jogar quiz. Mas hoje apetece-me.E por partes.
Ponto 1:
Caro FB, não foi por ser o Comandante nem pelo aviso que as equipas chegaram a horas. Foi simplesmente porque lhes apeteceu,embora já perto das 22,30 eu tenha ligado para os Ursinho Bóbó, dado serem a equipa que iniciava o sorteio das mesas, que rapidamente me confirmaram que " a Rita já tem o multibanco na mão". Atitude não muito inteligente, bem melhor seria terem apreciado por mais uns minutos a massada de cherne, do que passá-los a olhar para os helis do exército português. Pergunta aliás legitima e que me motiva a colocar no meu próximo quiz, lá para 2057, as fotografias dos jogadores da equipa do Real S. C campeã nacional de futebol da II Divisão B na época de 2010/2011.
 
Ponto 2:

Caro Fb, os quizzes, quizes, quizs ou seja lá como se chamam, são fundamentalmente um espaço de diversão. Acredito, já que só ouvi a 1ª parte, que o jogo estivesse elaborado com correcção na sua totalidade. Não consigo é perceber a disparidade da dificuldade dentro do nível que ouvi. Não é a mesma coisa perguntar quem é o capitão do FCP ou quem era o capitão da selecção de Itália em 1938. São perguntas de dificuldade diferente e garanto-te que não davam a volta à sala. O não dar a volta à sala não faz uma pergunta ser de nível um. Uma Estefânia não tem a dificuldade de um landau, seja ele martin ou não.Pelo menos para um rapaz do campo como eu.E percebo os iluminados que se entretêm a divertir-se intimamente com as suas perguntas inteligentes e reveladoras de uma sapiência inusitada. Que não me interessa. Eu tb tenho os meus fetiches. Mas há meia dúzia de rapazes e raparigas, sem ser do campo como eu, que vão lá de sexta em sexta para se divertir. E muitos já se queixaram que não o fazem. Porque será? Ou porque se divertem nos jogos dos NNAPED dos BMV ou dos Indomáveis?
Nota final do ponto 2: Não me estou só a referir ao teu quiz Zé Pedro.
 
Ponto 3:

Caro Fb, quantos aos Cavaleiros, não posso concordar mais. Estamos a dar tiros no pé. E nada mais que isso. Acontece. Faz parte do jogo. Provavelmente passaríamos à 2ª fase se nos tivesse calhado outra mesa. Ou não. É irrelevante.
Honra aos vencedores.
Em Abril lá os espero. A todos.

João Silva
 
Olá (ex)Bigodes

Os zingarelhos não são do exército português, mas sim da gloriosa FORÇA AÉREA.

E, já agora, o disco da cantora está em todos os jornais, e os maravilhosos Cavaleiros têm um perito em cantorias; o Bashô é apenas um dos poetas mais importantes da história; e as parassintéticas foram uma IMpressionantÍSSIMA prenda aos concorrentes do Campeonato da Língua Portuguesa.

É verdade! A escrita estava muitíssimo difícil.

Essa sim estava destinada a estudantes doutros tempos. Faltava lá o vetusto "Avô", que não teria dificuldade em identificar muita daquela tralha toda.

E, no fim, a dificuldade não era de espantar, tanto mais que o último nível teve das pontuações mais altas de que me lembro, e permitiu competição até ào último segundo.

Quanto ao cronista, não precisas de ser tão modesto, pois as ajudas foram preciosas para afinar alguns pormenores, com conselhos sabiamente manifestados.

Comandante

A Ordem do Fónix
 
Em estilo resumo dos golos da jornada:

Parte escrita - Pontual e divertidíssima para a maioria. Ok, para alguns. Pronto, para três ou quatro. Vá lá, para um. Que muito provavelmente foi quem a elaborou.
Se é para haver um nível 4, que o ponham depois do nível 3

Nível 1 - Algumas oscilações de dificuldade, temática "clássica", puxadita mas aceitável.

Já o segundo nível, com entre 10 a 15 perguntas a darem a volta à sala (portanto, cerca de cascata e meia) talvez precisasse de uns ajustes.

Nível 3 - Anything goes, por isso chegado aí, creio que dificilmente se poderá apontar muita coisa, independentemente de se gostar ou não dos temas.


Resumo geral - Quiz de índole conservadora em termos de "tema", a puxar mais para o elitismo cultural do que para a diversão cultural, algo que pode até ser lícito ainda que não seja o meu ponto de vista.
Emocionante na parte final, para quem lá conseguiu chegar.
 
Boa crónica.
 
diria mesmo mais: excelente crónica!
 
temos um campeonato este ano extremamente competitivo; acho que as equipas menos rodadas deviam treinar mais nos quizes das quartas-feiras na Barraca.
Destaco pela positiva os Zbroning , Ursinho, Barraqueiros e Ambité e pela negativa os espertalhos e os cavaleiros, uma sombra do que valem(factor cordobes?)
 
This comment has been removed by a blog administrator.
 
atenção quizzers, não abram os links do comentário anterior (de um tal "dumuro") que são porta aberta para vírus
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?