Wednesday, March 12, 2008

 

Crónica da 2ª Jornada

Nunca escrevi uma crónica com tanto dever de responsabilidade como esta. A avaliar pelos comentários que têm sido deixados neste espaço há mesmo alguém que necessita destas linhas como de pão para a boca. De qualquer forma, e pedindo desculpas pelo atraso, aqui fica a crónica para acalmar a excitação do povo quizzistico.

O jogo começou com relativamente pouco atraso. Sei que muitos podem achar o contrário, mas o que é facto é que muitas equipas gostam de jantar com um mínimo de calma no Andorinhas e isso não é necessariamente um atraso. A janta no Andorinhas já faz parte do Quiz. Aliás devia atribuir 3 pontos extra na parte escrita. Sempre que uma equipa chegasse depois da música, esta simplesmente escreveria “Não sei, estive no Andorinhas de volta de uma massada de cherne” e pronto.

Foi o que aconteceu pela 2ª vez consecutiva aos Bobós uma das mais incríveis recuperações de sempre. Ficaram com 3 pontos na parte escrita quando a maior parte das equipas fez uma média de 6 pontos, mesmo as do fundo da tabela. Quando se está à pressa ainda se pode arriscar umas respostas... Agora, resolver as já clássicas charadas do Pascoalinho a correr não dá! Ainda assim falharam duas perguntas directas no nível 1 e pareciam condenados. Até porque encravados entre os Zbroing e os vencedores da noite poucas cascatas apanhariam. Mas é nestes momentos que a força do Ursinho sobressai e conseguiu cavalgar por cima de todas as contrariedades até um pouco provável 4º lugar.

O Quiz foi difícil e não deslumbrou. Contudo também nunca comprometeu e esteve seguro ao nível da correcção das respostas. Vitória que os Ordem do Fonix obtiveram no nível 3 essencialmente onde apenas estes, os Zbroing e os Bobó conseguiram dar cartas.

A organização do jogo de Fevereiro proporcionou ao Cavaleiros uma muito pouco ortodoxa posição no campeonato (estão em 13º lugar na geral). Não quero imaginar a pressão a que deverá estar sujeita a equipa do Johny Ex-Bigodes na sexta-feira.

De salientar mais uma presença dos Ambité (ou lá como é que se chamam) na final. Nada mau para uma das equipas mais recentes deste campeonato. Os Barraqueiros continuam a carregar os pergaminhos das equipas donde vêm, mas ainda não provaram que juntos sejam melhores que separados.

Os Mamedes entraram na dança e arremataram logo 10 pontos à primeira caçada. O campeonato deste ano é totalmente indefinido. Será que alguma das equipa do meio da tabela vai contratar um craque para entrar na luta que este ano parece não ser só a 3?

Labels: , ,


Comments:
mais uma vez um ursinho a auto-elogiar a sua equipa.

Nesta crónica só se falou dos finalistas, os outros não merecem tempo de antena?

Vamos repensar este espaço???
 
eheh oh anonymous se tu fosses um peixinho eras o primeiro a morder o isco, não eras?
 
This comment has been removed by a blog administrator.
 
Quanto tempo irá demorar agora até me chagarem com as respostas do concurso do blogue...
 
Caro anónimo vais repensando. Depois coloca as tuas ideas na caixa de sugestões.
 
Por falar em dificuldades, o quiz de Março será o mais difícil de todos os campeonatos.

Para compensar, haverá alguns prémios extra, simbólicos, que se destinam a distrair as equipas.

Estará tudo no regulamento, que deverá ser cuidadosamente consultado.

Comandante
A Ordem do Fónix
 
até sexta, amigos... e vejam lá se fumam menos lá na Ajuda...
 
Em Março espero que tenhem também a gentileza de revelar o que foi bebido a acompanhar o jantar do Bobó.
Quero também acrescentar que, na minha opinião, a crónica dispersa-se demasiado em equipas que não o Bobó e isso apenas lhe diminui o interesse.
E claro, quero censurar esse trapeiro liberal de esquerda que é o senhor anónimo.
Bem hajam e viva El Rey!
 
...quem, eu?
 
Tive a infelicidade de ler o Post do Zé Pedro depois do almoço, lá se foi a digestão.

Os Quizes não são para serem super-difíceis, terem prémios extra ou sequer originais. São para nossa pura diversão e competição em moldes perfeitamente estabelecidos. Espero que no seu desejo de se divertir não me vá estragar a mim a noite.

A ver, senhor comandante, e até logo.
 
Caríssimo António Filipe

A dificuldade é relativa.

Se me fizerem perguntas de futebóis, de séries americanas de TV, de jogatanas de computador ou maralha das novelas portuguesas, ZERO!

Mas se meperguntarem sobre compositores de música erudita, pintores renascentistas, ou, até, alguma bonecada, como se viu em Fevereiro, lá estou.

Outros terão uma posição oposta à minha; é por isso que cada Quiz é feito por uma equipa diferente, com as suas preferências, as suas idiossincrasias e, porque não?, loucuras.

E os quizes deverão ser, sempre, originais! A mediania, a rotina, é mãe da mediocridade.

E vão ver que se divertem.

Comandante
 
Honra
Qualquer Ás, Rei, Dama, Valete ou Dez do naipe trunfo é denominado de honra, sendo A/K/Q as honras superiores.

Directamente do tão invocado Google!

Afinal quem tentou estragar a noite?

Como eu dizia, a democracia é perigosa quando mal utizada, quando tudo não passa de barulho, de "vamos nessa que tá a dar".

Pena é que não tivessem estado presentes verdadeiros jogadores de bridge...

Comandante
 
"A mediania, a rotina, é mãe da mediocridade."

A mediocridade é filha legal de um casal lésbico! Viva o Século XXI!

Quanto ao resto -- e apesar de quase só ter apenas saltado do banco para responder às perguntas de ciência algo puxadotas, dada a ausência dos meus gostos e capacidades -- reconheço completa razão ao Zé Pedro: eu posso não ter gostado deste quiz, mas admito que o quiz não é feito para meu gáudio pessoal.

No entanto, adianto uma opinião minha: além do óbvio valor de entretenimento que deve estar sempre presente -- e que é sempre difícil de gerir -, e que reflecte a proporção da sala que se identifica com os temas desenvolvidos, é importante que quem não goste de um quiz possa, ao menos, aprender qualquer coisa.

Neste sentido, acho que foi um bom quiz: o que não sabia passei a saber (na ínfima proporção mediada pela memória) -- e pouco ouvi que simplesmente não quisesse saber.
 
E crónica? Não há crónica desta jornada?
 
No Bridge os Ases também são honras. A resposta certa devia ser as figuras, os ases e os dez.
 
Qualquer verdadeiro jogador de Bridge, como referes, saberia que os pontos de Honra, calculados juntamente com os de distribuição, que são calculados na avaliação da mão, são dados às quatro figuras, de 4 a 1, de A a J. O pormenor de que o 10 é chamado de honra é algo que qualquer jogador de bridge ignora, e apenas alguém que sem perceber nada do assunto vai pesquisar num texto random do google foi descobrir.

Nada disto é surpresa para ti, visto que depois de me ter acalmar fui à mesa pedir desculpa pelo meu atrofio, e reconheci que podia ser visto desta maneira, pelo que acho que vires novamente para o blog dizeres que tentei estragar o quiz é um showoff desnecessário, mas nada supreendente.
 
Honra te seja feita, Filipe, que a estragação da noite, e de acordo com o escrito acima, foi mais de quem, após a sarrafusca, não teve capacidade para reconhecer, como fizeste, que afinal havia mais honras no baralho.

Como nunca falei em "pontos"...

E não é só google que fala nas honras: os manuais de bridge para iniciados referem-nas, como foram mencionadas na pergunta.

E venham mais polémicas, que sem elas um quiz não é quiz!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?