Thursday, November 22, 2007

 

Crónica da 9ª Jornada

Fechou-se o pano sobre a penúltima jornada do II Campeonato de Quiz de Cascata. Ao contrário da Selecção de Futebol os Mamedes não adiaram tudo para a última jornada e sagraram-se campeões já em Novembro. Foram ainda mais fortes e regulares este ano do que no anterior, ao contrário do que a má prestação logo na primeira jornada parecia indicar.

A organização esteve a cabo do líder carismático dos Lagartixas e já veterano nestas andanças do Quiz, Filipe Bravo. Na parte escrita assistiu-se a uma quase razia generalizada com equipas a acertarem em muitos casos em 2 ou 3 perguntas. Já no nível 1 as dificuldades continuaram. Foi certamente o nível 1 mais difícil de sempre. Mas tal estratégia foi assumida pelo Filipe Bravo. Penso que é uma opção interessante. Basicamente a ideia foi assegurar que apenas os melhores passavam aos níveis seguintes e proporcionar a estes um nível 2 e um nível 3 mais jogável, ao contrário do que é costume em que o nível 2 é para quem sabe certas coisas e o nível 3 é quase impossível. A estratégia teve sucesso em parte. Nunca se viu tantas perguntas a serem bem respondidas no nível 2 e sobretudo no nível 3 em que por exemplo os Zbroing 747 (será que ainda chegam ao pódio como eu previ em Junho?) deram show de bola. Contudo os Cavaleiros ficaram na segunda fase irremediavelmente arredados do título quando nem sequer se qualificaram para a final, entregando a luta pelo título mais um ano de forma inglória. O síndroma dos All Blacks instala-se definivamente na turma de João Silva e Rogério Costa.

Mais um bom jogo dos Ambité (ou lá como é que se chama) que desta vez até foram honrados com uma pergunta directa para a sua equipa sobre o nome da mesma equipa. A alegria e excitação na altura da pergunta foi latente e um momento alto da noite.

Os Indomáveis SAD fizeram uma ponta final notável. É pena que se tenham que ficar por aqui uma vez que em Dezembro serão organizadores.

Quanto a decisões para a última jornada pouco mais excepto alertar equipas como Biondi ou Moscatel e Scones que se calhar valia a pena aparecer mais para não terem que se sujeitar a um play-off de acesso para o campeonato de 2008. Saber se os Zbroing conquistam o 4º lugar ou vão mais longe intrometendo-se nos 3 grandes.

Emoção também para Dezembro nas equipa médias, Lagartixas, Ursinho, Indomáveis e Mineteiros podem ter a chance de provar quem é mais forte. Se bem que os últimos não dependam só de si mas de um mau jogo dos primeiros.

Hoje para finalizar queria destacar o grande brio e honra dos Golfinhos e dos Santas Noites. Mesmo sem grandes prestações nem hipóteses de competir com outras equipas mais fortes têm colorido e animado este campeonato e sobretudo estão sempre lá. Penso que a C.O. devia pensar seriamente em atribuir ex-aequo um prémio Fair Play a ambas as equipas no jantar de entrega de prémios do próximo ano!

PS – Peço desculpa ao Mineteiros por não poder escrever uma crónica do jogo de Outubro uma vez que estive ausente do país e por isso não estive lá. Peço que se assim o desejarem me façam chegar uma crónica da jornada que publicarei com todo o gosto.

Labels: ,


Comments:
Tive oportunidade de falar com o FB no final do jogo, e concordo: mais vale fazer a triagem cedo que tentar um primeiro nível porreiro, correndo o risco de eliminar equipas por um ou dois pontos de diferença (aconteceu-nos em Janeiro, maldito Júlio!). Também lhe disse que, na minha opinião, exagerou um pouco na exigência (o que não lhe retira coerência, antes pelo contrário).

Moral da história: o quiz é um desporto de competição, que se pretende em simultâneo divertido e sério. O equilíbrio é sempre difícil de encontrar... e definições sobre em que consiste esse equilíbrio, ainda mais. Mas foi coerente, e é uma escolha que lhe competia e a mais ninguém.

Por último, reitero uma sugestão que já fiz há mais de um ano: este blog podia facultar um espaço a cada quizeiro, onde pudesse falar sobre o seu quiz antes do dito. Não para abordar temas preferenciais, obviamente, mas onde pudesse expôr a sua ideia sobre o quiz, como lidará com dúvidas sobre respostas, etc. As entrevistas pré-jogo faziam este papel, mas talvez um discurso na primeira pessoa seja mais explícito.
 
Caro Tirapicos, só um pequeno reparo. A nossa (dos Indomáveis SAD) ponta final ainda será mais notável no último jogo, porque não seremos nós os organizadores. Essa honra caberá aos BMV. Eu fiz o último jogo, sim, mas do ano passado.

MV
 
Sobre a espantosa subida dos Zbroing, e o comentário no texto: acho que basta os Fósseis comparecerem em Dezembro (e colectarem o pontinho correspondente) para os Zbroing não conseguirem o terceiro lugar -- mesmo que ganhem o jogo, ficariam em igualdade pontual e acho que perdiam por número total de vitórias (3 contra 2). O que reflecte os efeitos perversos do dito pontinho, que na prática diminui o valor de uma vitória, de 10 para 9 pontos.
 
Realmente a vitória devia valer mais que 9 pontos.

Sugiro que a pontuação passe a ser:
1 pt - 1º nível;
2 pts - 2º nível;
4 pts - 6º;
5 pts - 5º;
6 pts - 4º;
8 pts - 3º;
10 pts - 2º;
12 pts 1º.
 
Têm razão os Indomáveis SAD. As letras MV que compõem os nomes de ambas as equipas, e pelos vistos também as iniciais do comentador indomável, confundiram-me.

Jorge nunca se sabe se os Fósseis não vão faltar! Estou a brincar. De facto esqueci-me do pormenor do pontinho.
 
Caríssimos passado mais um ano de experiência gostaria de informar que a Leal Chancelaria está a preparar uma revisão (suave, nada de revoluções) do Regulamento.

Para tal todos os quizzeres serão convidados a deixar as suas opiniões neste fórum. Lá mais para Dezembro. Não seria bom discutir alterações antes de fazer o enterro deste campeonato.
 
Iremos obvimente desenvolver um proposta que esperemos a C.O. acolha.
 
Só tenho curiosidade em saber o que é que o Frederico dos Fosséis tem na mão na fotografia ao lado...
 
Sugestão:
Eu cá gostava que após cada quiz as perguntas (e respostas, talvez) fossem publicadas aqui no blog. É que não me lembro qual era a pergunta qe tinha como resposta "ambité"...
 
Caro LTN,

Há umas semanas atrás teria escrito a crónica nas calmas. Estava mais "alembrado" dos factos (e não-factos...) e acima de tudo estava mais desanuviado em termos de trabalho. Não o fiz, mea culpa nesse ponto.

Confesso que agora tenho algum medo de me baralhar um bocado. De facto gostaria de escrever qualquer coisa, mas ser-me-á muito difícil agora. Pode ser que um dia o faça...mas com o campeonato já decidido, duvido que alguém se interesse pela crónica de Outubro.

Gostaria também de te agradecer os teus escarecimentos sobre as pontuações e de teres respondido a um gajo preguiçoso que não teve apetite para ler os regulamentos.

Saudações,

VM
 
qual era a pergunta "ambité"?
 
Acho giro que tenham sido os Fósseis a ganhar a jornada de Novembro e não haja qualquer referência a esse "velhos embirrantes" na crónica do Tirapicos (lol)
 
A pergunta Ambité era "Em que filme de Pedro Almodovar surge o personagem Ambité"?
 
Peço desculpa aos Fósseis, mas o facto é que uma vitória dos Fósseis não é notícia, é normal.
Além disso não se queixem que pus-lhes uma foto nova, bem destacada no blogue.
 
Este quiz pautou por um notório aumento no grau de dificuldade de cada nível (com excepção para o 3º nível) em relação à generalidade dos restantes quizes que se realizaram este ano. O Filipe Bravo ter-se-à esquecido do que na essência significa o nível 1: nível fácil. Ora, aquilo de fácil não tinha nada! 13 perguntas deram a volta à sala! 13!! Isto, em 90 perguntas!
Gostava também de saber se, como vem nos regulamentos, o número máximo de equipas que podem participar num dado quiz de cascata é de cerca de 15, se sempre houve alguma equipa que ficou prejudicada pela (não)participação dos Mineteiros d`Apocalipse, que pela recta final que estão a ter (muito pior que a dos meus caríssimos arqui-rivais Cavaleiros), mais valia mudarem o nome para... Mineteiros Apoplécticos! Fizeram 18 pontos nas 2 últimas jornadas, e só 5 nesta! Se isto não é sinal de embaraço para uma equipa, não sei o que será...vocês eram a tal equipa que o nosso muy correcto leal conselheiro mencionou que "estava nos lugares cimeiros no inicio, e agora lutam pelo meio da tabela". Opino eu.


 
Picuinhices, eu sei: a propósito do destaque no título do blog, "PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO OS COMANDADOS DE JORGE PÁRAMOS E PAULO PIROLITO REVALIDAM O TÍTULO!"...

Para o ano tentaremos revalidar o título pela segunda vez: esta é a nossa primeira revalidação.
 
Alguns esclarecimentos:

1 - O jogo não foi só organizado por mim, foi um trabalho feito por três. Por isso, pedia ao LTN que, assim que puder, rectifique, na lista lateral, o mês de Novembro, para ficar com os nomes dos três autores: eu, Maria José Oliveira e Zé Guilherme.

2 - Esperei que me fossem enviadas, pelo blogue, as tradicionais perguntas de véspera de jogo, para poder explicar os critérios decididos. Não foram - é pena, assim se perdeu uma boa oportunidade de justificar a orientação seguida.

No essencial é aquilo que o LTN e o Jorge já falaram, citando-me. A ideia foi mesmo fazer o nível fácil mais "complicado", sem que isso implicasse um proporcional agravamento dos outros níveis.

Um jogo que permitiria às equipas mais fortes não serem fortuitamente eliminadas na primeira ronda, como já se viu, quando uma pergunta mais "tricky" aparece e quase dá a volta à sala, no meio de uma sequência de perguntas respondidas directamete. Ou seja, um atraso de dois pontos que, por incrivel que pareça, dificilmente é recuperado.

No nosso jogo, quase todas as equipas do topo da classificaão se sairam mais ou menos bem nesse nível "1+". Menos bem os Cavaleiros, mas diga-se que não pararam de dar "tiros no pé" (aliás, até teriam menos um ponto, já que mais tarde vi que na parte escrita foram mal corrigidos, em seu benefício).

Foi o nosso critério - repito, não infringe de forma alguma os regulamentos e tinha um objectivo, que foi atingido.
Lamentamos que tantas perguntas tenham ficado por responder, quando o que se queria é que "saltassem em cascata" por várias equipas, mas fossem respondidas.

Lamentamos também os alguns erros (Afonso VI, 5º Império, Diego Garcia), que (felizmente) não tiveram relevância para o desfecho.
Penso que os prejudicados foram os Fósseis e os Ursinho.

Em termos de resultados - agora comentando o jogo, com o ponto de vista de quem o fez:
Os Fósseis não me surpreenderam (às vezes, "engatam").
Os Mamedes fizeram um jogão, e surpreenderam-me, muito positivamente. Título muito bem entregue, este ano.
Os Zbroing, Ursinho e Indomáveis estiveram ao nível do que esperava deles.
Não percebi o colapso dos Cavaleiros... uma noite para esquecer, que começou logo na parte escrita (com que então, libertação de Leninegrado).
Jogo enorme dos Lagartixas, que depois de perceberem que não iam ao pódio, apontaram para o objectivo B: sacar o último lugar e as duas garrafas de moscatel e jeropiga.

FB
 
1. não sabia que nos Mamedes havia comandantes, sempre os julguei deliciosamente anárquicos

2. o comandante é da outra equipa que mesmo fossilizada provou que tem vitórias a perder de vista

3. o prémio Fair Play para os cetáceos e para beatas noitadas é mais que merecido

4. obrigado pelas respostas às perguntas colocadas acima

5. o jogo do Filipe teve muito poucos erros e, reconhecendo-os, ele prova que sabe estar

QO
 
Deviam retirar o ponto de participação aos Cunilingueiros! Só jogaram com 1, logo não poderiam nunca pontuar! Haja alguma coerência no seguimento dos regulamentos!

E o nome é Ambitié, LTN, e não Ambité!
 
Em primeiro lugar quero pedir ao Pedro (capitão dos Mineteiros), as minhas desculpas por não ter estado presente no passado quiz. Na altura estava a recuperar de uma lesão ocular (a bem dizer ainda estou) e estar até às 4 da manhã numa sala com fumo e em esforço só me prejudicaria.

Caro Zé (presumo que seja masculino e não a abreviatura de Maria José),
A nós mineteiros, chama-nos o que tu quiseres. A tua opinião é isso mesmo, tua! E para mim, como não te conheço e não quero conhecer a julgar pelas tuas alarvidades, a tua opinião vale tanto como um peido. É rude e patética. Opino eu.

Quanto aos regulamentos e pontuações, não sei qual é a opinião do meu chefe de equipa, mas por mim façam o que bem entenderem. Estou-me a marimbar para isso. Eu costumo ir ao quiz só para me divertir e aprender umas coisas com todos vós. Mas com tanta boca foleira já nem me divirto quase nada.
VM
 
Ainda és muito verde Vítor... o ano passado as "bocas foleiras" atingiram níveis bem mais "quentes", houve inclusivé ameaças de sodomização envolvendo ananases... Live and learn, I say!

E obrigado a todos os que nos parabenizaram. Os comandados de JPáramos e PPirolito revalidaram o título à custa da regularidade de tanto 2º, o que acaba por ter alguma graça.

Quanto à anarquia, longe da verdade. Vive-se um verdadeiro terror no seio da equipa, com certos membros a anotarem ao longo do jogo o número de pontos com que cada um contribuiu. Francamente, não aguento mais. Vem aí a época de transferências, e se alguma equipa me quiser propôr um bom negócio estarei receptiva.

SS
 
Esta Sofia é mesmo snob.
Primeiro acha que os outros são "verdes". Coitadinha...
Depois tem a mania de meter coisinhas escritas em inglês ali pelo meio. Mas que bem...
 
Os snobs citam em francês e a Sofia é, sem dúvida, o elemento mais interessante da sua equipa.

Eu também estou cansado dos meus e estou disponível para fazer uma nova equipa contigo e mais 3 quizeiras de gabarito. Tou farto de gajos!

PS: a equipa poderia chamar-se "As netas do Diderot".
 
dentro de cada equipa cada um sabe de si e ninguém sabe nada
 
quem é o soylent? o perfil parece do AOS... de que equipa será?
 
Vês Vítor? Enquanto não gerares este nível de animosidade não te podes queixar muito. I rest my snobbish case.
 
O Paulo "Pirolito" não comanda nada, quanto muito fica sossegado para não atrapalhar...
 
Ficas-te, Pirolas? Eu dava-lhe já com um taco de bilhar na tola!
 
Se uma pessoa que utiliza umas expressões em inglês é snob, o que é uma pessoa que utiliza a palavra snob?
 
Este mês não há classificação oficial?
 
Não. E também não há a descrição particular do comportamento de cada uma das equipas.
 
alguém pode confirmar a data do próximo quiz?
 
Queriam um nivel 1 dificil... conseguiram!!!

mas a logica do quiz nao é essa...

o nivel 1 é mesmo para ter piada..e nao andarem as perguntas a dar volta a sala. se os favoritos forem eliminados???? AZAR!!! É O JOGO! O PORTO tambem o foi pelo fatima...

haja bom senso para o nivel 1. e se os favoritos forem eliminados nesse nivel... é porque nao serao assim tao bons.
 
Este último quiz devia ser investigado pelo apito dourado, foi notório a tentativa de favorecimento de algumas equipas. Será mt difícil explicar a quem organizou este quiz que se existem 3 níveis de dificuldade, é para que as perguntas de nível 1, sejam perguntas de senso comum, as de nível 2, já sejam perguntas com um nível de dificuldade e assim sucessivamente. Qual é a dificuldade de entender isto? Se é para fazer uma triagem ao início então não existe lógica em fazer 3 níveis.
Com atitudes destas, subentende-se que existem organizadores com uma auto-estima intelectual mt baixa, pq só se sentem realizados fazendo 13 PERGUNTAS sem resposta no nível 1.
Com estas atitudes pseudo elitistas/intelectuais, o quiz cascata não apresenta um futuro auspicioso. VAMOS MAS É DIVERTIR E DEIXAR AS PICARDIAS.
No próximo ano, concordo que quem passar ao 2º nível deverá receber pelo menos 2 pontos.
 
Tinha escrito um comentário longo sobre a questão da pontuação, mas mudei de ideias: em vez de avançar razões ideológicas para putativas formas de classificação, talvez seja melhor simular as pontuações deste campeonato (até agora) e do anterior, para diferentes distribuições de pontos.

Assim, com o consentimento dos responsáveis do blog, e a colaboração das equipas no próximo quiz, sugiro que se coloque aqui a dita análise (quando a terminar) e que esta seja discutida durante um dos intervalos do próximo quiz, como forma de exemplificar possíveis impicações de uma reestruturação das pontuações para o próximo ano.

Como foi notórioe intuitivo este ano, uma "compressão" das pontuações teria aproximado bastante os três grandes das restantes equipas que lutam pela UEFA; há que ponderar qual a valorização relativa de uma presença no pódio, bem como o ganho de competitititititividade para cada distribuição possível de pontos.
 
2 pontos para quem chega e fica-se pelo nivel 2... ADJUDICADO!

FICANDO EU EM 7º ... NAO TENHO QUE LEVAR A MESMA PONTUAÇÃO DO 15º....

CARLOS SANTOS
 
Também acho giro que se esqueçam de nós, até porque já estamos habituados.

Colocando este comentário após a última jornada, não posso deixar de referir que, mais uma vez, fomos afastados do nível 3 com uma resposta certa não considerada como tal pelo perguntador de serviço.

Que se lixe a taça!..

2008 será diferente, tanto se a CO aceitar a minha proposta para fazer todos os quiz, como se eu voltar a jogar.

Bon Ano quizeiro a Todos.

Zé Pedro - Comandante
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?