Saturday, May 19, 2007

 

Ganharam os Ursinho! Realmente!


O que acontecerá primeiro: a restauração da monarquia nacional ou uma vitória dos Ursinho Bóbó numa jornada do campeonato?
Bom, bom, era acontecerem as duas ao mesmo tempo.


Luís Nunes, Abril de 2006

Finalmente, uma pergunta clássica nas entrevistas à vossa equipa: o que acontecerá primeiro - uma vitória dos Ursinho no Campeonato de QdC ou a Restauração da Monarquia Nacional?
Uma vitória dos Ursinho. Num país onde o herdeiro do Trono defende posições republicanas...


Jorge Azevedo Correia, Abril de 2007

No jogo mais emocionante de que há memória - posto que provavelmente ocupará durante muitos anos -, os Ursinho venceram na penúltima pergunta do encontro. Excelente organização de Carlos Santos e acólitos de batas brancas, com os pontos positivos a superarem largamente os negativos (sete palavras com sete letras nesta frase, que cabalismo). Mamedes e Cavaleiros no pódio; Zbroing, Fósseis e Laranja nos pontos. Uma grande jornada de Quiz de Cascata e entrada directa na galeria dos Heróis Quizzisticos para os quatro indómitos Ursinhos que romperam a tradição oligárquica do QdC nacional.

Labels: , ,


Comments:
Foi uma grande vitória para a reacção, sem dúvida! Ehehe!
Já agora, não me sabes dizer se é a primeira vez que uma equipa ganha com 4 elementos. Há essa estatística?

JAC
 
Neste mês os campeonatos estão todos assim: Holanda, Espanha, Alemanha, Quiz de cascata.... É por isso que eu tenho fé que que os putos do Paulo Bento ainda vão ultrapassar o Fêquêpê!
 
Parabéns aos UB, Mamedes, Cavaleiros, Zbroing e Fósseis. Mas o melhor deste blog são as tags - queremos tag's inolvidáveis e absolutamente impesquisáveis, subvertendo a sua condição natural de passividade e afirmando-se como complementos pós-humorísticos aos textos.
 
Parabéns aos Ursinhos! É sempre bom ver outras equipas a lutarem pelos lugares cimeiros. Agora, uma dúvida: o canal 7 da TV Cabo é qual? É que nem sequer existe esse canal no alinhamento da TV Cabo... O "Comandante" disse isso durante a discussão de equipa, mas depois a nossa resposta foi RTPN, que é o canal que vem a seguir ao canal 6 - SIC Mulher -, mas tem a posição 8. Pura e simplesmente não existe canal 7 (salta do 6 para o 8, coisa que só agora reparei e não sei explicar... Se acaso alguém encontrar uma lógica para este enigma, por favor que a diga). Já agora, o canal Panda, considerada a resposta correcta, há muito que foi atirado para o canal 31... Conferir no site oficial da TV Cabo

http://www.tvcabo.pt/Televisao/ComparativoCanais.aspx

Segundo: gosto do Quiz porque aprendo sempre algo (aquela das datas dos assassinatos dos Presidentes dos EUA, por exemplo, esteve muito bem)Porém, acho ainda que a 7ª sinfonia de Beethoven não tem o nome que já não me lembro ter sido dado. Mais uma vez, o nosso "Comandante" pareceu-me estar mais correcto na explicação que deu do que o autor das perguntas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Symphony_No._7_(Beethoven)

Um conselho a quem faz perguntas: por favor, verifiquem as respostas dentro dos limites do possível. em caso de dúvidas, não façam essas perguntas.. Sei que dá trabalho, mas depois não dá lugar a chatices...

Ainda um último desabafo. Sei que é difícil nivelar os graus de dificuldade, mas aquela pergunta de saber quem lidera o campeonato distrital de Vila Real, seguida do nome dos personagens das aventuras dos Cinco... Se ao menos perguntassem que escritora inglesa foi nomeada em 1951
"Queen Bee" das "PDS's Busy Bees Club"...
 
Jorge, os Cavaleiros fizeram o mesmo no campeonato passado. É a segunda vez que acontece, salvo erro.
 
Caro quizzer, os Cavaleiros fizeram o quê no ano passado?
Este quiz do Carlos e Pedro NNAPED teve muitas gralhas... é que já estávamos habituados ao rigor dos quizzes dos Mamedes!
 
Ó Frederico concordo contigo nessas questões do Panda e do Beethoven e na do Panda até fomos nós que acertámos. Mas o que achas daquela do Jack Lemmon, que no teu comment não mencionas, não obstante terem sido vocês a acertar, depois da pergunta ter sido mal formulada à nossa equipa?

Um abraço

Rogério
 
"Caro quizzer, os Cavaleiros fizeram o quê no ano passado?"

Venceram um jogo com 4 elementos.
 
"Ainda um último desabafo. Sei que é difícil nivelar os graus de dificuldade, mas aquela pergunta de saber quem lidera o campeonato distrital de Vila Real, seguida do nome dos personagens das aventuras dos Cinco..."

Se bem se recordam, 4 equipas falharam a resposta à pergunta dos personagens das aventuras dos cinco... e não parece assim tão grave ter trocado "Joana" por "Ana"

Pedro
 
Caro "para mim" (sejas lá quem fores),

No dia em que perceberes a respeitares a subjectividade do grau de dificuldade das perguntas, conversamos. Até lá não vale a pena. Num quiz deste ano, o João Silva (e isto não é uma crítica a ele) fez uma pergunta no nível 3, que "para mim" é de nível 0!(A pergunta foi: "Qual a fórmula química do ácido fosfórico?")

Deixem de se armar aos cucos! Vou ao quiz para aprender alguma coisa, para me divertir e obviamente para competir. Se alguém vai lá para "olear o ego", força! "If it makes you happy..."

VMagueijo

PS: parabéns aos finalistas e aos "Ursinho" pela vitória
 
A nossa resposta nessa da TV Cabo ia ser que não existe canal nenhum!
 
A do Jack Lemmon é mais um exemplo do rigor que poderia facilmente ser verificado, assim como outros exemplos que agora não me lembro (cada um lembra-se dos seus... e como não sou eu o "expert" de cinema da nossa mesa e falo aqui a título individual, para mim - Frederico, está lá no blog que não anónimo - não mencionei esse exemplo). Acrescento que também vou ao Quiz para aprender, embora seja inevitável - e nada censurável - haver espírito de competição. Agora, há erros e sempre haverá critérios de dificuldade mais ou menos evidentes, mas é diferente perguntar uma fórmula química - cujos elementos há muitos anos constam da tabela periódica, ensinam-se nas escolas e, periodicamente, são mencionados nos vários quizzes - do que perguntar em nível II algo volátil e de conhecimento local e restrito - menos do que conhecimento inútil - como aquela dos distritais que só levou uma resposta porque houve uma lógica de tentativas alusivas aos nomes de localidades do distrito... É pena, quando ainda por cima houve boas perguntas - não é só para dizer mal que escrevo aqui um desabafo. Respeito a subjectividade, mas respeitem também, por favor e educadamente, o direito à indignação, como disse uma vez D. Afonso Henriques em relação à mãe...
 
Bem pior do que a dos distritais foi, a meu ver, a dos dígitos identificadores do Brasil nos códigos de barras.

Também me parece que a indiscutível existência de subjectividade não é razão para sustentar um relativismo nihlista quanto à possibilidade de avaliação desta coisa: a pergunta dos Cinco é, claramente, de nível I.

No entanto, não me parece nada que o jogo tenha sido pior do que a média neste aspecto. Só se nota mais porque foi de tal maneira equilibrado que as poucas perguntas claramente tresmalhadas acabaram por ser decisivas para a classificação.
 
Acho porreiro que as chamadas equipas de IIa divisão comecem a ganhar protagonismo e assinar boas prestações. Assim, a glória para equipas de IIIa como a minha parece mais próxima.

Qt à qualidade do jogo, visto q só cheguei a tempo de metade das cascatas na 1a fase, n tenho bases para opinar em pleno. Quero no entanto agradecer aos meus companheiros de equipa, que sabendo que eu vinha de um concerto sem jantar, tudo fizeram para que não me faltasse o Favaios e algo que se assemelhava vagamente a uns scones depois de uma tempestade nuclear.
 
Caro Hugo,

O que é certo é que mesmo supondo que a pergunta dos Cinco é de um etéreo nível I, "claramente" só a 4a equipa a responder é que acertou! (Já o meu colega de equipa referiu isso). Respeito a tua opinião e a dos outros quando dissertam sobre o grau de dificuldade desta e de outras perguntas, mas acho estranho que seja utilizada a palavra "claramente" para exprimir uma opinião (que é sempre enviesada por definição).

Esta é a minha opinião...que nem sequer é enviesada, é mesmo torta.

VM

PS: Esqueci-me de parabenizar os organizadores. Gostei mesmo muito.
 
Caro Vítor,

Mas aquela é claramente a minha opinião. Não é translúcida nem opaca: a pergunta era de nível I. Só duas equipas a falharam; a terceira, os Ursinho, acertou. Mas se o nome das personagens da série de literatura infanto-juvenil mais conhecida do mundo não é uma pergunta de nível I, o que é uma pergunta de nível I?
 
Eu não sabia quem são os Cinco, mas concordo: uma pergunta de nível I não passa a sala de certeza, uma de nível II talvez passe, e de nível III, provavelmente passa... esta nem indo a Fátima de joelhos ficava por responder.
 
Eu avisei que a minha opinião não era enviesada, era torta! A frustração é um "fluido" corrosivo e eu fiquei frustrado por não ter acertado essa pergunta. Essa é que é essa... Por isso pronto(!), rendo-me...
Levem lá a bicicleta...eh eh
VM
 
Vou recorrer ao teu hábito de citares frases utilizadas por outros bloggers para expôr a minha opinião.
"Também me parece que a indiscutível existência de subjectividade não é razão para sustentar um relativismo nihlista quanto à possibilidade de avaliação desta coisa: a pergunta dos Cinco é, claramente, de nível I."

Um relativo nihilista?? O facto de se colocar em causa se a pergunta
dos 5 é ou não de nível I? Isso é presumir que a base a partir do qual todos partimos é a mesma, o que não corresponde à verdade. Tu não aprendes sobre os "the famous 5" durante a escolaridade obrigatória, nem é algo que forçosamente tenha passada pela vivência comum de todos nós; parece-me erronea a ideia de se avaliar o grau de dificuldade duma pergunta sobre uma temática que, tendo tido outrora uma taxa de absorção considerável por parte daqueles que nos anos 60/70 (principalmente) se encontravam na infância/adolescência.
" Não é translúcida nem opaca: a pergunta era de nível I. Só duas equipas a falharam; a terceira, os Ursinho, acertou." - De facto, presumi erroneamente que os Leporinos (equipa 8) ainda se encontravam em jogo e que a pergunta tinha passado por eles, o que não aconteceu. Mas o que não deixa de ser um facto, pois confirmei-o depois mais tarde com a supracitada equipa 8, é que as equipas 6,7 e 8 não teriam respondido correctamente, chegando a resposta certa por via da equipa 9.

"Mas se o nome das personagens da série de literatura infanto-juvenil mais conhecida do mundo não é uma pergunta de nível I, o que é uma pergunta de nível I?"

Lanço-te um desafio: vai para a Baixa numa qualquer quinta-feira à hora do almoço e tenta inqurir perante as gentes que por lá circulem quem eram/foram/são os 5, e quais os seus nomes. Se em cada dez pessoas com menos de 33 anos 1 te souber responder, surpreender-me-à. Logo, isto não é uma pergunta de nível I. Uma pergunta de nível I, por definição, é uma pergunta cuja resposta será claramente acessível. Reforço esta minha posição com outro exemplo: se às 3 equipas (a minha, mais a dos BMV e a dos Leporinos) perguntares, por exemplo, qual o nome do Rei do Crime, ou então qual o nome do melhor amigo do Matt Murdock (perguntas relacionadas com comics), obterás das 3 uma expressão que indicia que a pergunta será considerada "uma borla" e a resposta fluirá com facilidade por parte de cada uma destas equipas, ao passo que os Ursinho provavelmente olharão uns para os outros na esperança de alguém perceber do que se trata...isto para não ir buscar equipas como os Lagartixa, ou os Indomáveis, ou os Laranja Mecânica, que tb considerariam ambas as perguntas como sendo claramente "de nível I". O que eu não concordo, porque, lá está, isto já acaba por entrar nos gostos de cada um, e nem toda a gente gosta de bd, ou tem de perceber de bd, tal como nem toda a gente é versada em séries infanto-juvenis, ou em Filosofia Germânica...

Pedro, colega de equipa dos outros Mineteiros do Apocalipse
 
Oh Pedro, acho muito injusto da tua parte não incluires os Mamedes nessa coisa dos comics, e sinto-me pessoalmente atingido.

Fico triste.

Tão triste.

Assim, assim.
 
caramba
 
caramba!!!
peço desculpa de ter nascido!
nao sabia que os 5 iam dar que falar...

faço mea culpa, mas passo a explicar o que aconteceu;

ia colocar os 5 em grau 1, um dia antes do quiz, perguntei o nome deles a 10 colegas de trabalho, e acreditem, so um repondeu bem, os outros 9 falhavam num ou noutro...

e diziam-me..."achas que eu li isso ontem??" foi essa a razao... mas peço desculpa ao povo.

carlos santos (o organiz)
 
ja agora, nos jornais anunciaram a subida do vidago pela primeira vez aos nacionais, tambem por isso coloquei em grau dois!

o canal 7 talvez tenham razao, umas vezes nada tem outras tem o panda! eu tinha as duas opçoes, aceitava as duas! como a primeira a sair foi panda....

quanto ao nome da sinfonia, tambem dou o beneficio da duvida... é que li que se chamava apoteose da dança na net... mas outros sitios dizem sem nome... penetencio-me!

finalmente, e desculpem de me alongar, tenho realmente que pedir perdao da parte escrita ter sido tao longa.. entusiasmei-me! desculpem, nao volta a acontecer!

carlos santos
 
vmagueijo... obrigado pelas tuas palavras!
 
Caro Carlos,

Obrigado pela tua "amostragem" em relação à pergunta dos 5. Os resultados que obtiveste falam por si (a não ser que alguém queira saber o intervalo de confiança de uma hipotética análise estatística efectuada, he he...).
Fácil ou díficil (e isso já não importa...) ninguém te pode chatear por não teres preparado o quiz...
Muito bem. Bravo!

VM
 
"Vou recorrer ao teu hábito de citares frases utilizadas por outros bloggers para expôr a minha opinião."

Não é exactamente um hábito meu. Chama-se Fisking: http://en.wikipedia.org/wiki/Fisking

"Um relativo nihilista?? O facto de se colocar em causa se a pergunta
dos 5 é ou não de nível I? Isso é presumir que a base a partir do qual todos partimos é a mesma, o que não corresponde à verdade."

Pelo contrário: um relativismo precisamente por defender que não é possível avaliar a dificuldade das perguntas a partir de uma norma externa aos próprios jogadores, que, obviamente, sabem coisas diferentes.

"Uma pergunta de nível I, por definição, é uma pergunta cuja resposta será claramente acessível"

Os Cinco são a série de literatura juvenil mais vendida de todos os tempos. Estão no Guiness, à frente do Harry Potter. Ainda hoje vendem, por ano, milhões de exemplares, bastante mais que a esmagadora maioria dos livros de BD. E a minha adolescência foi nos anos 80.

"qual o nome do Rei do Crime, ou então qual o nome do melhor amigo do Matt Murdock (perguntas relacionadas com comics)"

Pois, mas não foi perguntado qual o nome do pai da Zé, ou qual o nome desta na edição original - pergunta de nível II no jogo do Pascoalinho. Foi perguntado algo como: qual o nome do mordomo do Batman?

"Uma pergunta de nível I, por definição, é uma pergunta cuja resposta será claramente acessível. "
Acessível para quem? Isto não é contraditório com aquilo que defendes? Se te levasses a sério, nem usarias este tipo de adjectivação. O Jorge já expressou bem os critérios. A pergunta jamais daria a volta à sala, e a maioria das equipas conhecia a resposta.

Afirmar que uma pergunta é de nível II apenas porque duas equipas deram a resposta errada não faz, desculpa que o repita, sentido: nesse caso, aquela pergunta de nível I sobre o metropolitano de Lisboa que passou por algumas 7, seria de nível IV.
 
hugo, os 5 "violinos" seria de grau 1?
 
Concordo com o Hugo (e comigo próprio, no meu comentário anterior): a pergunta dos 5 não é de nível III. No entanto, a tentativa de definição de graus de dificuldade que dei (é respondida de certeza, provavelmente sim ou provavelmente não) é incompleta: se fosse enunciada assim, então podiamos afirmar que imensas perguntas rocambolescas de BD, física e cinema seriam de nível I, já que há sempre alguma equipa mais especializada que não as deixará passar.

O que quero dizer é que não só uma pergunta de nível um é respondida de certeza, como qualquer equipa tem uma boa hipótese de acertar: obviamente, perguntas em que se podem ir excluindo hipóteses (como esta, em que é possível saber alguns nomes e esperar que as outras equipas vão "pingando" os restantes) facilitam a tarefa.

Em suma, num quiz tipo Barraca, de perguntas escritas, talvez fosse de nível II, mas num quiz de cascata, mantenho que era de nível I.
 
Lá por se tratar de algo que é empregue por várias pessoas, não deixa de se tratar de um hábito teu.

A meu ver, uma pergunta de nível um apela a generalidades, sem entrar em especificidades. É aqui que está o cerne da questão. E é apenas isto que procuro salientar.
O facto de só duas equipas terem errado a resposta não serve, de forma alguma para se chegar À conclusão que todas as outras equipas saberiam a resposta (até porque, como já mencionei no post anterior, as equipas 6,7 e 8 não sabiam a resposta).Quantas mais chegariam lá por eliminação de hipoteses, fica no segredo dos deuses.

Concordo com o Jorge quando ele diz que é muito dificil uma pergunta cuja resposta seja composta (geralmente, a enumeração de constituintes de um dado conjunto ou agremiação) dê a volta à sala. Ainda para mais tratando-se dum clássico. Agora, o que me parece descabido é o forçosamente querer empolar-se a suposta disparidade que existe, em termos de acessibilidade, entre as várias perguntas num mesmo grau de dificuldade.

Uma equipa pode ter o azar de se deparar com perguntas directas que não lhes são favoráveis, e depois passar uma autêntica travessia do deserto no decorrer das várias cascatas dum dado nivel de dificuldade, ao se aperceber que sabe muitas das respostas às perguntas que são lançadas pelo organizador. O problema é que as demais equipas também as sabem.Talvez não todas, mas uma ou outra.

Uma mesma pergunta pode parecer um cubo de Rubik à equipa A e uma brincadeira de crianças à equipa B.

Um último exemplo: no 2º nível, calhou-nos a seguinte questão: quantos pontos estão presentes na totalidade das peças dum jogo de dominó? Tendo um limite de tempo para proferir uma resposta, acabámos por ter de arriscar, apesar de nos instantes iniciais termos percebido que poderíamos chegar à resposta através de combinações ou progressões. A resposta eventualmente foi dada pelos Cavaleiros do Apocalipse, respondendo de pronto 168.

Provavelmente por já a saberem de cor (E não, não me parece que o comum mortal saiba dar esta resposta de pronto. Nem sequer o comum quizzer.).Essa pergunta era até acessível. O problema era que carecia de tempo para lá chegar via cálculo. Mas pelo menos tem o mérito de ser um tipo de pergunta no qual se pode chegar à resposta sem ter de se ter de a decorar.

É a diferença de se trabalhar para a resposta, e de se decorar listas a torto e a direito, de coisas tão interessantes como listas de oscares, dos vencedores de todos os anos das diversas categorias dos prémios nobel, ou as sempre úteis listas de papas.

Qual o interesse em se saber que fulano foi papa entre 1513 e 1519, se não se sabe absolutamente mais nada sobre ele?

Estas são questões (questões mal inseridas em determinado nível de dificuldade; memorização forçada vs puxar pela cabeça para tentar resolver uma questão que surge sob a fora de um problema) às quais não se podem apresentar respostas fáceis. Cada um de nós tem preferências por determinada temática e por determinado formato de perguntas. Não se pode é generalizar e começar a catalogar as questões como tão habitualmente se faz, nem colocar no pedestal as equipas A, B e C, dizer que D, E, F e G são o equivalente às equipas que vão à UEFA, e relegar para o fundo as restantes. Não há forma de se saber se, com um outro leque de perguntas e abrangendo outras áreas, as classificações no final de cada jornada e no campeonato não seriam diametralmente opostas.

É esta a razão pela qual eu coloco todas as equipas em pé de igualdade no início de cada quiz de cascata. Até porque, pela natureza própria deste jogo, uma equipa que poderia vencer o quiz se este fosse somente escrito pode serenamente ser eliminada logo na 1ª fase.

E sim, eu levo-me a sério.

Pedro, um dos Mineteiros do Apocalipse
 
Este Pedro é mesmo ressabiado....
 
Bem dito! As listas, o doping do quiz! Essas e outras tácticas anti-desportivas (como ter o Rogério ou o Pirolito na equipa) são o primeiro traço da espiral descendente que se vislumbra:

- A profissionalização da modalidade - Miguel Maia voltará, o José Veiga da cultura trivial.

- A naturalização de quizzers estrangeiros, dos empregados brasileiros com cursos do conservatório até aos trolhas ucranianos ex-físicos teóricos.

- A corrupção da Dona Paula: começará com whisky marado, terminará com salgados de arsénico e a neta de gabardine apertada e galochas.

- Aquando de qualquer transferência, o Júlio cobrará opíparas verbas por pressupostos custos de formação dos atletas.

- O João Ex-Bigodes negociará com a Junta de Freguesia a construção de um pavilhão novo, com cobertura amovível, cabine de imprensa e três anéis para a assistência; em contrapartida, será mandatário para a Cultura do presidente, aquando da sua recandidatura.

- Nas actuais instalações da Academia surgirá o Ajuda Shopping: o Hugo terá a exclusividade dos contratos de manutenção e abastecimento.

- os Ursinho Bobó reunirão uma claque de extrema-direita, os "Colectivo 1926". Os Mineteiros do Apocalipse responderão com o "Super-Lambões", e os Fósseis Paleocêntricos com os "Diabos Velhos".

- Os Fernandos Mamedes serão conhecidos como "Os Ben Johnsons".

- Os Mineteiros do Apocalipse serão comprados por um magnata russo.

- Os Cavaleiros do Apocalipse serão patrocinados pela Cerveja Cintra.

- Os Fósseis Paleolíticos desmembrar-se-ão, concluíndo que é mais rentável treinar jovens talentos recrutados em países do Terceiro Mundo.

- O Filipe Bravo abandonará as Largatixas, rapará o cabelo e tornar-se-á o primeiro árbitro profissional da modalidade.

- O Zé Pedro deixará crescer o cabelo, fará rastas e usará boné, t-shirt de basebol e cordões com brilhantes fora da t-shirt de basquetebol.

- O Rogério falará de si próprio na terceira pessoa.

- O João levantará a camisa sempre que responder acertadamente, mostrando uma camisola interior de alças com "Será do Ballantines?" escrito.

- O Pirolito sofrerá uma entrada a pé juntos na casa de banho, e ficará sem jogar o resto da época.

- O Luís Tirapicos comprará um casaso à Mourinho, e enviará o cão para os trópicos.

- O Pascoalinho recuperará o bigode e será o primeiro comentador televisivo da modalidade.

- O Júlio será ilibado.

- A Sofia será a primeira vítima da Operação Pergunta Dourada, mas o processo prescreverá.

- O Alex e o Rogério serão transferidos para o Manchester United; a verba será utilizado para tapar falhas de tesouraria (pagar copos).

- Eu serei espancado por capangas encapuzados.
 
Entretanto, descobri que Leão X se tornou papa em 1513; embora tenha pontificado poucochinho, testemunhou a afixação das 95 teses do Martinho Lutero, em 1517, o que lhe valeu a excomunhão (ao Martinho Lutero, não ao Papa).

Era muito amigo do nosso Manuel I e, matematicamente, foi papa entre 1513 e 1519. Mas só despapou em 1521, quando morreu de um ataque fulminante de malária.
 
teste
 
Estao todos mais calmos???

posso voltar a fazer um quiz para o ano ou estou chumbado para sempre??

prometo que nao pergunto o nome dos 5, mas talvez pergunte o 11 de portugal frente à Coreia em 66...

como foi um dos jogos mais mediaticos.. toda a gente sabe.. logo.. grau 1!
 
fim dos coments nesta caixa!
vamos passar para outra...

um grande bem-haja para todos
 
nice post, it's really interesting for me today, thx
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?