Tuesday, April 24, 2007

 

Os riscos das listas

Muito bem, cá estou eu para mais uma desinteressante, sensaborona e até mesmo insípida crónica de sexta feira. Mas, é terça feira, dirão alguns escravos do calendário gregoriano, que regem a sua vida até ao segundo de forma ditatorial. Pois bem, nesses caso troquem o dia na primeira frase, que o resto continua a fazer sentido.

Infelizmente, a semana passada foi me impossível escrever no dia em é suposto fazê-lo, um acontecimento tão raro como ser político e tirar um curso de forma legítima na Universidade Independente. Foi uma semana intensa, em que na 3a feira tive de sacrificar e enterrar uma galinha para na 4a tentar ganhar um quiz na Barraca, na 5a tive de desenterrar a galinha para sacrificá-la outra vez e enterrá-la de novo, para ver o Belenenses passar à final da Taça de Portugal. Para além de perder a voz no percurso, perdi também rasto à galinha, possivelmente desenterrada por algum cão vadio, o que pode explicar a prestação miserável no quiz de 6a (isso ou o facto de suspeitar que o meu jantar de sexta foi adulterado com benzeno).

Apesar de temer que estes meus apontamentos, possam fazer aumentar o número de gente a sofrer de coulrofobia, sinto que é meu dever continuar. No entanto, tendo o espectro moral de uma amiba (é de notar que o meu vocabulário científico aumentou exponencialmente, mas ainda tenho dificuldades na aplicação correcta do mesmo), posso ser comprado facilmente e tornar este espaço uma arma de guerrilha, pilhéria e maldizer (sem querer tirar protagonismo às caixas de comentários do blog) ao serviço de quem pagar mais.
Para tal, basta uma refeição no melhor restaurante do mundo que, segundo estes senhores, é já aqui ao lado. Pronto, se for outro do top ten também aceito, que eu não sou esquisito.

O que é que o quiz tem a ver com listas? Cada vez mais, diria eu no meu modesto entender, já que assistimos a uma "listização" da sociedade em geral. Fazem-se listas para tudo: Grandes Portugueses, filmes para ver antes de morrer, sítios para visitar depois de morto, as dez pessoas de sonho para espancar, e muito, muito mais.
Aliás, este blog não é excepção, já se ouve falar da lista para premiar os melhores organizadores de quizzes ou também de uma lista de cromos de quiz. A continuar por este caminho, pouco faltará para se começarem a formar nesta actividade (que creio ainda ser recreacional) as mais famigeradas de todas as listas: as listas negras.

Começarão timidamente com a lista das perguntas ou respostas mais disparatadas, depois com os organizadores/jogadores mais odiados, os jogos mais horrendos ou as contestações mais hereges. E, tal como o aspartame (vide a sua estrutura aqui), umas listas que inicialmente poderiam ser feitas para adoçar a boca aos amantes do quiz, podem revelar-se como prejudiciais à vida do mesmo, senão mesmo fatais.
Concluindo, é uma matéria que está no topo da minha lista de preocupações, já nem durmo só de pensar nisso e olhem que não sou um profeta do apocalipse (nem sequer Cavaleiro, só mesmo quando lhes faltam gajos).

Comments:
"Começarão timidamente com a lista das perguntas ou respostas mais disparatadas, depois com os organizadores/jogadores mais odiados, os jogos mais horrendos ou as contestações mais hereges."

Excelente lista! A primeira já existe; mas vamos de imediato promover as outras.
 
Não és profeta nem cavaleiro? Então e mineteiro?
 
o que é a coulrofobia. no link diz que não existe.
 
vem lá, só que como coulrophobia...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?