Friday, March 09, 2007

 

Parecer do Leal Conselheiro n.º 2/2007

Data: 9 de Março de 2007

Do Pedido

Deu entrada em 9 de Março de 2007 um pedido de parecer por parte da equipa Fernandos Mamedes solicitando parecer do Leal Conselheiro, sobre a seguinte questão:Considerando que:

a) Os critérios de desempate no Quiz de Cascata do ano passado eram feitos, pelas melhores classificações.
b) No regulamento deste ano esse ponto não está muito claro;
c) No blogue o desempate entre 4º-6º e 7º-8º é feito pelo somatório dos pontos nas duas jornadas que houve e não pela melhor classificação.
d) Se não for assim a classificação é diferente e a posição das equipas na próxima jornada também.
e) Se possível esclareçam-me sobre qual o critério em vigor.

Da Decisão
A questão colocada pela equipa Fernandos Mamedes reveste-se da maior importância e consubstancia uma lacuna efectiva no nosso Regulamento.

Essa lacuna não existia porém na anterior versão do Regulamento nos termos do que sustenta e bem o Requerente.

Vejamos o que se dizia então na anterior versão do Regulamento.

“O Critério de desempate no fim do campeonato baseia-se no maior número de primeiros lugares, depois de segundos e assim sucessivamente.”

Contudo o facto é que na elaboração do Regulamento deste ano foi decido não manter a referida disposição, o que atendendo ao período temporal que medeia entre um regulamento e outro, bem como ao âmbito muito mais restrito do primeiro deve ser entendido como uma recusa implícita do referido critério de desempate.

Vários argumentos assentes em critérios práticos e de justiça consubstanciam esta posição.

Em primeiro lugar um motivo de ordem prática. É muito fácil e provável que vária equipas terminem com o mesmo número de vitórias no campeonato e eventualmente de segundos lugares e terceiros. Em relação ao campeonato passado três equipa ficaram três vezes em primeiro lugar, entre estas os campeões. Não parece salutar para a competição que o título seja atribuído por exemplo à equipa que obteve mais quartos lugares.

O mesmo já é muito difícil de acontecer em relação ao número total de pontos obtidos em todos os quizzes.

A opção pelo número total de pontos privilegiaria a assiduidade das equipas. Assumindo o critério do número de vitórias poderia dar-se o caso de uma equipa ganhar 4 jogos nunca mais jogar no Quiz e caso ficasse empatada com outra vencê-la-ia porque tinha mais vitórias, embora tivesse muito menos pontos. O exemplo da equipa EVA que se classificou em 6º lugar tendo participado em meros 3 jogos é demonstrativo disso.

Por outro lado a opção pelo número total de ponto obtidos é mais precisa.

Diremos ainda que é ainda a que melhor encaixa na previsão do artigo 14º do Regulamento, única disposição que se refere a classificações e critérios de desempate.

Não sendo directamente aplicável ao campeonato, mas sim a cada jogo, o seu espírito pode perfeitamente ser transposto para a classificação do campeonato.

Se é um critério aceite em cada jogo, como não sê-lo no campeonato?

Da Decisão
Em face do exposto decido, com base na Justiça, na Equidade e no Regulamento estabelecer como critério de desempate o critério estabelecido pelo artigo 14º do Regulamento, ou seja, número total de pontos, seguidos de mais pontos nos diferentes nível começando pelo grau de dificuldade mais elevado, ficando como critérios subsidiários o total de pontos na parte escrita e só em último recurso as melhores classificações nos termos em que o eram estabelecidos pelo anterior regulamento.

O Leal Conselheiro
Luís Nunes

Labels:


Comments:
Caro Leal Conselheiro, uma explicitação: e nas pontuações incluem-se os pontos conquistados (ou perdidos) no jogo organizado pela própria equipa?

É que se assim for, então há todo o interesse em fazer o maior número de pontos possíveis nos jogos que se organizam, e é conveniente levar convidados para suprir a ausência de elementos, etc. Já tendo sido organizados jogos, em absoluto desconhecimento desta provisão, a equidade fica posta em crise.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?