Tuesday, February 20, 2007

 

Crónica

Debaixo de uma já costumeira chuva tremenda que desta vez entrou mesmo pelo telhado da Academia da Ajuda, realizou-se a segunda jornada do Campeonato 2007 de Quiz de Cascata. Inicial homenagem da Comissão Organizadora à Academia que tão bem nos tem recebido neste torneio e entrega dos prémios do blogue ao Rogério Costa e Jorge Páramos, cujas fotos serão publicadas a breve trecho. Houve ainda entrega dos trofeus de 2006 aos seis primeiros classificados.

Os campeões mostraram a sua fibra e ganharam sem espinhas. Estiveram sempre na frente em todas as fases, excepto no nível 1 no qual os Bom, Mau e Viloas, segundos classificados, assumiram temporariamente a liderança no marcador.

Os Cavaleiros desceram a profundezas inimagináveis, mas com a desculpa de jogarem sem motivação já que estavam impedidos de transformar um eventual boa prestação em pontos. De qualquer forma os Cavs têm uma marca e um prestígio a defender e um 13º lugar não é condizente com o que podem e sabem fazer.

Os Mineteiros confirmaram o bom arranque e os bons reforços, sendo, juntamente com os Fósseis e os Leporinos (outra boa surpresa), as únicas equipas a terem marcado presença em duas finais. O campeonato está definitivamente mais equilibrado e todos podem deixar cair pontos a qualquer altura. O Fósseis discretamente lá vão amealhando pontos.

Nas perdas de gás os Zbroing 747 e os Santas Noites. No caso dos primeiros uma queda de 2º para 14º lugar, mas ainda assim mantendo um honroso sexto lugar na Geral.

Os Ursinho parecem cada vez mais transformar-se numa espécie de Belenenses ou “Chelsea pré-Mourinho” do Quiz, uma equipa boa mas que nunca faz nada. Bem se podem queixar da falta de sorte já que as perguntas que dão a volta à sala no nível 2 parecem continuar a ter uma estranha tendência para cair na sua mesa jornada após jornada. Neste fim-de-semana foi impressionante... Equipa com mais pontos no nível 1 (dezasseis) para no nível seguinte fazer apenas 2 pontos?? Parece que vai haver mexidas na equipa.

Os Lagartixas fizeram jus ao epíteto de 4º grande e arrancaram um suado 4º posto, enquanto os Indomáveis SAD desta vez não saltaram para a final.

Impressionante recorde para o BMV neste jornada. Bem mereceram o segundo lugar. Foram os reis das cascatas. Apanharam nada menos que 14 perguntas em cascata! Mesmo puxando pela memória não me recordo de registo semelhante.

Apesar de um maior equilíbrio, se olharmos para o topo da tabela já lá está instalada de novo a “Santíssima Trindade” – Mamedes, Cavaleiros e Fósseis. Não haverá outras equipas capazes de lutar pelo pódio?

Duas breves notas. Este blogue não tem capacidade de gerir as classificações oficiais. Isso é uma tarefa da Comissão Organizadora ou desta em colaboração com os organizadores de cada jornada. A verdade é que foi graças ao blogue que o campeonato de 2006 teve registo e um vencedor. Esses registos, como muitos fizeram questão de criticar, eram imperfeitos. Eram sem dúvida. Mas este espaço informativo apenas apresenta os dados que vai recolhendo a muito custo com meios próprios. Por isso antes de começarem a disparar críticas às tabelas agora afixadas sugiro que candidatos se ofereçam para contar as classificações. Tenho todos os dados correctos deste campeonato. Da minha parte não posso acumular com as funções de Leal Conselheiro e Director do blogue a contagem dos pontos do campeonato. Até porque é coisa para a qual não tenho jeito nem paciência. Avancem candidatos ou a C.O. pense numa solução.

Na linha desta primeira nota a minha crítica à participação das equipas neste campeonato. As regras para se participar no torneio são claras e estão estabelecidas. É claro que não somos nós no blogue que fazemos as regras, mas se as equipas adoram andar a mudar de nome, de elementos, a entrar e a sair, a participar sem nome nem estarem inscritos, isso dá trabalho a actualizar no blogue, por isso se nos esquecemos aqui de escrever nomes de equipas com “u” ou com “o”, fazer numa semana tabelas com 13 equipas noutra com 16 equipas (para a semana sabe-se lá com quantas...), ou se nos esquecermos de pôr a extensão SAD numa equipa desculpem qualquer coisinha. O facto é que não há condições para jogar com 16 equipas. No máximo dos máximos quinze, sendo o ideal 13. Assim se quis deixar no regulamento, não à toa mas por muito bons motivos. Quem saiu do jogo de sexta-feira no fim chegou a casa às 4 da manhã!!

Labels:


Comments:
O Belenenses é "uma equipa boa"? Ó Luís, encomendaste a crónica ao Rogério?

A prestação dos Cavaleiros foi a esperada sendo aquele camafeu a fazer as perguntas. Nas lapidares e proféticas palavras do biltre "desta vez o João não nos pode encavar, um pontinho já cá canta".
 
Se acham que 15 equipas é demais então se calhar é melhor fazer uma pré-qualificação na semana anterior com as equipas menos bem classificadas!

"Quiz com o nível dificil, o nivel mais dificil e o nivel estupidamente impossível."

Antes isso que ter um Quiz estupidamente fácil para uns e um estupidamente difícil para outros. Desde que seja (aproximadamente) igual para todos tudo bem.

Gostei do Quiz do João e está nos 4 melhores de sempre com o do Júlio (2006), o da Sofia e o do Marco Vaza. He, he, he!
 
Curiosa selecção, Paulinho!
 
A atribuição dos níveis de dificuldade será sempre complicado por mais voltas que nós lhes queiramos dar.
De qq forma a opção de n ser demasiado fácil foi para impedir que a qualificação para a parte 2 se devesse à parte escrita.
Quanto ao pré-jogo qualificativo para a 3ª jornada, já foi previamente falado pela CO faltando só definir os moldes, embora vá mesmo ser realizado, dado que um quiz com mais de 13 equipas é incomportável.

João
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?