Wednesday, December 13, 2006

 

Sofia Santos: "Os quizzers da Ajuda são imaturos, e não me deram crédito como potencial batoteira" e "Os Cavaleiros impressionam-me, só se fala deles"

Ao contrário do que muitos pensam, nós não silenciamos a polémica. Já demos suficientes provas do contrário. Apenas fazemos uma gestão rigorosa e profissional dos timings editoriais. Numa entrevista explosiva, sem papas na língua e com directas imparáveis, aqui fica a organizadora do último jogo, a mamedina Sofia. Fala-nos sobre o jogo, a alegada batota e o acalorado debate que se seguiu e aborda as possibilidades de vitória dos Mamedes.

Sofia, o rescaldo do jogo organizado por ti foi marcado por uma enorme polémica. Agora que a distância é maior, que tens a dizer sobre as acusações de que foste alvo?
Acho que quem me acusou (de beneficiar os Mamedes, de fazer um excesso de perguntas de física, etc) já o tinha "decidido" fazer a priori, mesmo que inconscientemente. Mais nada explica a revolta que se ouviu, por exemplo, na pergunta do Tim Berners-Lee; o senhor realmente trabalhava no CERN, mas ter criado a WWW nada tem a ver com física. Aliás, não foram os Mamedes que acertaram, e essa pergunta já tinha saído num quiz do Júlio. No total fiz 4 perguntas de física (partículas do átomo, o Nobel do Einstein, a unidade da resistência eléctrica e os neutrões do James Chadwick - esta última também já vista num quiz do Júlio). 4 num total de 162, das quais resultou apenas 1 ponto para os Mamedes.

Mas não concedes que a analogia com a mulher de César faz algum sentido? Não teria sido melhor que, para te protegeres, teres recusado organizar o jogo numa fase tão tardia? Afinal, ainda sobram várias equipas que não organizaram, nem organizarão, um quiz.
Claro que poderia ter optado por me proteger, mas sinceramente não previ tanta contestação. Sou ingénua, provavelmente. Repara, em qualquer mês eu prefiro jogar a organizar, e fiquei bem triste por não ter jogado no mês passado. Mas aborrecia-me muito o facto de ficarmos no pódio sem o handicap de termos organizado um jogo, e por isso quis fazê-lo. Por outro lado, vendo bem as coisas, os Mamedes só ganham sem mim. As outras equipas fazem bem em torcer para eu jogar sempre...

Achas então que as pessoas que mais te acusaram, estavam apenas a encontrar racionalizações para fracassos próprios?
Sei lá.

Já percebeste o que se passou com a pergunta do xadrez?
Parece que devia ter explicado melhor o tipo de mate que se pretendia,mas sinceramente já não me lembro bem.

Apesar de tudo o que se seguiu, ficaste contente com o jogo que organizaste? A teu ver, quais foram os pontos positivos e negativos? E, quanto ao comportamento das equipas, correspondeu ao que esperavas?
Gostei do preparar do jogo. Foi divertido organizá-lo na minha cabeça, e depois ir preenchendo as categorias e níveis ao longo do mês. E também achei piada à parte escrita, ficou bem colorida, não? Devo admitir que se estivesse a jogar não acertaria nem em metade das flores. Quanto ao comportamento das equipas... Em termos de performance, fiquei bastante impressionada com os BMV e com os Cavaleiros na parte científica. Em termos de comportamento social... bem, confesso que não esperava (de todo!) a maioria das reacções. Na minha cabeça (a ingenuidade, novamente) as pessoas que fazem parte da comunidade quizística da Ajuda teriam um nível de maturidade muito superior ao que demonstraram. E a história da escolha das perguntas, então... Basta pensar durante um nanosegundo para se concluir que um organizador que queira fazer batota pura e simplesmente dá as respostas a quem lhe interessa, não anda a escolher as perguntas durante o jogo. Podiam ao menos dar-me algum crédito como potencial batoteira.

Foste a enésima organizadora a admitir, com a questão da basofobia, teres prejudicado os Cavaleiros. A que pensas dever-se essa constante presecução de que é alvo essa equipa?
Vá lá... Sabes perfeitamente bem que isto é uma pescadinha de rabo na boca. A perseguição só é notória porque se fala apenas no caso dos Cavaleiros. Se pudesses voltar atrás no tempo e registar todos os pontos em que cada equipa foi prejudicada em cada jogo, encontrarias um certo equilíbrio. Eu admiti ter prejudicado os Cavaleiros naquela perguntaporque foi especificamente o que me perguntaram. Se me tivessem perguntado sobre o caso do Pol Pot, também diria que a equipa em questãofoi prejudicada. E certamente que todos os outros organizadores te diriam o mesmo. Olha por exemplo o caso dos Mamedes no jogo de Outubro; e houve outros erros em outros jogos de que simplesmente ninguém se lembra...

Quais as expectativas dos Mamedes para este último jogo?
Na sondagem do QdC só recolhem 25% dos votos quanto ao favoritismo, apesar de liderarem. Estás surpreendida? As sondagens valem o que valem (isto é, muitos auto-votos do Rogério)! As expectativas dos Mamedes são de fazer jus ao nosso nome e arrancar um2º lugar ensandwichado que nos catapulte para a vitória! Força Nandinhos!

NDR: Em relação à penúltima resposta da Sofia, e depois do evidenciado no post "Frases Soltas", este blog convida a Sofia, ou qualquer outro elemento de qualquer outra equipa, a elaborar uma colecção de frases equivalentes à desse post (ou de factos que as sustentem), que demonstrem de maneira igualmente clara que há outras equipas tão prejudicadas, e de forma tão sistemática, como os Cavaleiros. Publicaremos de imediato, e sem comentários, quaisquer textos que nos enviem com estas características. Até lá, tudo o que se diga não passam de tentativas de escamotear a verdade e de tentar, mesmo que dissimulada e inconscientemente, que o Marco Vaza seja mais um organizador a "fazer o mesmo que os outros". Continuaremos, até ao fim, a pugnar pela verdade e pela isenção.

Comments:
O título é um refinado exercício de corte e costura, digo eu (eu, a entrevistada)! No que toca ao convite a todas as equipas para revelar as restantes situações de injustiça, isso implicava manter um registo obsessivo da coisa - algo ao alcance apenas de alguns. Falando pelos Mamedes, durante os jogos estamos demasiado ocupados a limpar o suor da testa e a afastar os fantasmas do falhanço com a meta à vista. Mas, para o ano, levaremos um caderninho dos roubos, para entregar às autoridades.
 
"No que toca ao convite a todas as equipas para revelar as restantes situações de injustiça, isso implicava manter um registo obsessivo da coisa"

As frases foram todas recolhidas a partir do que foi escrito neste blog, não se manteve algum registo, obssessivo ou diletante.

Como se comprova pela leitura das entrevistas, foram feitas perguntas sobre todos os erros (salvo seja, evidenciaram-se os mais gritantes, naturalmente), independentemente da equipa prejudicada.

Do que não temos culpa é que erros, _admitidos pelos próprios organizadores_, com _influência no resultado_, e _no universo das equipas que lutam pela vitória final_, tenham, por larguíssima maioria, sido cometidos em desfavor de uma equipa.

Quanto aos Mamedes, publicamos uma crónica sobre um jogo em que escrevíamos terem sido prejudicados. Mas foi só. Vasculhamos, e não há mais nada - excluindo especulações e vaguidades.

O título reproduz declarações da entrevistada.
 
"Em termos de performance, fiquei bastante impressionada com os BMV e com os Cavaleiros na parte científica"

Só agora é que li isto? Com os Cavaleiros na parte científica?? As respostas impressionantes dos Cavaleiros na parte científica foram todas minhas, da equipa, vá. Eles só contribuiram com a decisão errada entre o diamante e a graffite. Aliás, todas as respostas impressionantes dos Cavaleiros foram todas minhas, da equipa, vá. Tirando aquela do preto das medalhas, graças ao avô, à equipa vá, e a do Costeau, graças ao rogério, à equipa vá e mais uma ou duas.

Vês como se fomenta o team-spirit, Rogério? Vê lá se aprendes.
 
Huguinho com esse team spirit para o ano vais é jogar para a equipa do Alberto e Machado.
 
Quem são o Alberto e o Machado? Elucidem-me a mim anónimo por opção científica.
 
Não sabendo quem são o Alberto e o Machado (presumo que seja uma piada; acredito que seja boa; não a percebo), parece-me boa ideia: a cascata precisa de um 4º grande.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?