Thursday, December 28, 2006

 

A Minha Proposta

Caros quizzers

Conforme prometido aqui deixo a minha humilde contribuição para um regulamento mais completo e "amigo" deste magnífico jogo, antes do final do ano.

http://propostaderegulamento.blogspot.com/

O regulamento é minimalista. Não quis entrar em legalismos exacerbados que em nada são úteis à competição.

Trata-se obviamente apenas da minha proposta. Podem haver outras. Podem haver propostas de alteração em certos pontos.

Dou naturalmente em penhor toda a gratidão por contribuições para o melhoramento desta proposta.

Votos de um feliz ano de 2007, com mais um campeonato de Quiz de Cascata.

Luis Nunes

Comments:
Depois de leitura en passant, alteraria:

- art. 15º, 4
Nenhum Organizador pode organizar um jogo nas três últimas jornadas, caso a sua equipa esteja classificada nos TRÊS primeiros lugares da classificação geral ou com uma diferença SUPERIOR A 15 PONTOS para a equipa líder da classificação;

- introduziria uma disposição penalizando a equipa do organizador que, sem motivo de força maior, não estivesse pronto para iniciar o seu jogo à hora definida;

- a forma de escolha da Comissão Organizadora não deveria ser por processo electivo.

Muito bom, gostei particularmente do preâmbulo e da figura do Leal Conselheiro. Classy.
 
onde está "superior a 15 pontos" leia-se "inferior a 15 pontos", naturalmente
 
A proposta de regulamento parece-me uma excelente base de trabalho.Há, no entanto, alguns pontos em que poderia eventualmente ser melhorada. Não refere se os jogos contam todos para a classificação final ou, se é retirado o pior resultado (ou os dois piores).
Outro ponto é que a pontuação valoriza pouco as vitórias. Um 1º lugar + um 3º são 16 pontos, ou seja, exactamente a mesma pontuação que dois 2ºs, e vivemos numa época em que a pontuação das modalidades desportivas foi alterada no sentido de uma vitória valer mais que dois empates. Isto pode ser evitado se a pontuação for 10,7,5,3,2,1 ou 10,7,5,4,3,2,1 (neste caso a última equipa eliminada marcava 1 ponto). Uma hipótese a considerar seria ainda pontuar nove equipas do seguinte modo: 10,8,7,6,5,4,3,2,1 (se esta fórmula for considerada os resultados deviam contar todos). Esta última hipótese apresenta ainda a vantagem de haver mais equipas a ir aos pontos o que é promocional para o campeonato. É aborrecido várias equipas jogarem sempre e aparecerem na classificação geral com 0 pontos jornada após jornada.È por isso que creio ser esta última a melhor hipótese.
Outro ponto, em que insisto mais uma vez, é o calendário que devia decorrer entre Setembro e Junho, sem interrupções. Isto dava maior interesse ao campeonato uma vez que dois meses de paragem é muito tempo. Isto pode ser conseguido de forma fácil se se realizar 1 campeonato intercalar só com 8 (ou 9) jornadas entre Janeiro e Julho,aproveitando as pausas lectivas do Carnaval ou da Páscoa para colocar sessões suplementares. O calendário torna-se apertado este ano mas fica óptimo para o futuro. Estas são as minhas sugestões e termino agradecendo ao Luís pelo trabalho que teve em elaborar este excelente regulamento.
 
Quanto à proposta do Flip parece-me válida, não tanto pelo aspecto da suspeição, mas por outra razão que passo a enunciar: È difícil fazer um quizz destes( + de 200 perguntas) e muitas vezes os organizadores lutam contra o tempo. Isso origina disparidades essencialmente no que é considerado fácil e difícil. Por exemplo o Quiz do Marco estava bastante bom até ao nível 2, mas o nível 3 tinha perguntas impossíveis e outras facílimas (creio que nem o próprio Joaquim Agostinho, se fosse vivo, saberia responder em 30 segundos o número de etapas que ganhou na Volta a Portugal- na francesa talvez soubesse). Ora sendo o quizz elaborado por várias pessoas é mais fácil corrigir estes aspectos, evitar erros nas respostas e detectar perguntas ambiguas. Mesmo que o questionário seja feito apenas por um elemento, só o facto de ser lido pelos outros já é um bom começo para evitar polémicas posteriores. Por outro lado a divisão de tarefas torna a realização mais rápida. Um elemento pode fazer a parte escrita, outro as perguntas de um tema (desde o nível 1 ao 3),e assim sucessivamente...
O essencial é que o critério de várias pessoas pode levar a um equilíbrio maior que o critério de apenas uma.
A ser aprovada esta proposta deveria continuar a permanecer a regra dos 3 ultimos quizes ( As equipas melhor classificadas deveriam organizar os primeiros quizes da época seguinte).
Penso que o regulamento tambem é omisso na questão dos desmpates, mas posso estar enganado.
 
O meu comentário anterior refere-se à primeira proposta do Flip (quem organiza não joga)
 
"Quanto à pontuação penso que todas as equipas que comparecem deviam receber 1 ponto, alterando as restantes pontuações de acordo com esta premissa."

Boa ideia.

"O critério deveria ser uniformizado (na minha opinião passando só a contar os que "está no cartão") no que toca a perguntas erradas."

Também concordo, apesar de achar que o essencial é o organizador definir esse ou outro critério antes do início do jogo e depois cumpri-lo escrupulosamente.

"O essencial é que o critério de várias pessoas pode levar a um equilíbrio maior que o critério de apenas uma."

Não vejo que isso seja necessariamente assim. E também há desvantagens em haver mais que um organizador, como há vantagens em ser apenas um.
 
"e pelo menos, ALGUÉM que conte bem a ***** dos pontos!"

Isto é, de facto, necessário.
 
Para o Flip.

Pessoalmente não concordo que haja equipas impedidas de jogar. É estar a privar 5 viciados de um vicio necessário durante 2 meses.

Organizações mistas? Sim. A minha questão é se serão praticáveis para elementos de equipas diferentes que não se conheçam tão bem.

Acho que se deve também considar a hipotese deixada pelo regulamento d pessoas externas ao torneio organizarem.
 
Hugo:

Alteração ao 15º.4 - Nada a opôr.

Penalização da equipa do organizador que se atrasa. 100% de acordo.

A CO não é eleita por voto directo... Contudo estou aberto a outras sugestões.
 
Pedro Rocaforte:

A ideia de se tirarem os dois piores resultados parece-me importada de outras modalidades e não é minimamente praticável para quem tem o trabalho de contar os pontos. Se houver alguém com paciência e disponibilidade para o fazer, nada contra. Confesso que nunca percebei a utilidade desta regra.

Quanto à pontuação parece-me bom se quizermos reviravoltas espectaculares no campeonato. Será mais emocionante. Não tenho dúvidas. Mas a regularidade fica menos premiada. Contudo concordo com a tua ideia Pedro. Sou a a favor de "dramatic finishes".

Alteração de calendário: Penso que não há problema nisso. Mas sendo um alteração de fundo tem que ter mais debate, do meu ponto de vista.

De facto o regulamento é omisso em relação a desempates. Aceitam-se sugestões de critérios.
 
1 ponto para todas as equipas participantes. Claro que sim
 
Antes de mais comentários esperem pela proposta da actual CO.
Abraço

Johnny Bigodes
 
"Antes de mais comentários esperem pela proposta da actual CO."

A que propósito deve a discussão ficar suspensa por a CO também querer apresentar uma proposta? Que a apresentem, haverá também oportunidade para a comentar.

"A CO não é eleita por voto directo... Contudo estou aberto a outras sugestões."

Os elementos da C.O. em exercício, escolherão, após auscultarem as equipas, a C.O. seguinte, sem nenhum limite à auto-recondução.
 
hugo vai levar na bilha!
Bigodes
 
Joãozinho, tão nervosinho, tão neuroticozinho...
 
"A equipa que organiza não deveria jogar."

Discordo. Não é justo para nenhuma equipa ter que ficar de fora.

"pelo menos duas pessoas deveriam fazer o Quiz"

Não tenho nada contra, até pode funcionar bem com pessoas de equipas diferentes.

"introduziria uma disposição penalizando a equipa do organizador que, sem motivo de força maior, não estivesse pronto para iniciar o seu jogo à hora definida"

Como é que pões isto a funcionar? Iria originar mais situações dúbias.

Na minha opinião os jogos devem contar todos para a classificação. Essas ideias de retirar os piores resultados são antiquadas e quase já não são utilizadas.

"vivemos numa época em que a pontuação das modalidades desportivas foi alterada no sentido de uma vitória valer mais que dois empates"

Mas os resultados obtidos neste tipo de "modalidades" não é comparável ao de modalidades em que é equipas se defrontam directamente. Na fórmula 1 houve recentemente uma alteração em que o objectivo foi exactamente o inverso - não penalizar tanto o segundo classificado - e aí, de momento, dois segundos valem o mesmo que um primeiro e um terceiro.

"o calendário que devia decorrer entre Setembro e Junho, sem interrupções"

É boa ideia.

"todas as equipas que comparecem deviam receber 1 ponto"

Muito boa ideia.

Artigo 2º
(Parte Escrita)
4. A pontuação e, seguidamente, a rapidez de entrega da parte escrita servem de critério de desempate para as fases seguintes.

A rapidez não deve ser critério de desempate. Ser mais rápido não é um critério meritório no quiz. Quem está mais perto do organizador tem vantagem. Se houver uma equipa de incappacitados físicos esta estará, provavelmente, em desvantagem, até porque deve ser difícil passar de cadeira de rodas entre tanta mesa.
 
"Como é que pões isto a funcionar? Iria originar mais situações dúbias."

A equipa do organizador que não estivesse na Academia às 22:30 e não iniciasse a distribuição da parte escrita nos 15 minutos seguintes, seria penalizada em 1 ponto.

Os motivos de força maior que desqualificariam a penalização seriam avaliados, circustâncialmente, pela C.O.

"A rapidez não deve ser critério de desempate. Ser mais rápido não é um critério meritório no quiz."

Pois, é um critério desnecessário.
 
err..circunstancialmente
 
[B]NZBsRus.com[/B]
Dont Bother With Sluggish Downloads Using NZB Downloads You Can Instantly Search HD Movies, Console Games, MP3 Albums, Applications & Download Them @ Maxed Out Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]
 
Predilection casinos? enquire about this latest [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and artifice evasively online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and period conceal of fair and square tangled currency !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] rift is www.ttittancasino.com , in recuperate german gamblers, fold in magnanimous online casino bonus.
 
top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]c-online-casino.co.uk[/url] coincide the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino[/url] free no set aside bonus at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]charitable casino games
[/url].
 
[url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url], also known as agreed casinos or Internet casinos, are online versions of accepted ("chum and mortar") casinos. Online casinos urging gamblers to reorganize and wager on casino games methodically the Internet.
Online casinos typically put up odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos aver on higher payback percentages as a physic looking in favour of interval shindy games, and some flow payout fraction audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed unspecific uncountable generator, facts games like blackjack clothed an established borderline edge. The payout magnitude through without considering these games are established sooner than the rules of the game.
Innumerable online casinos sublease into the open or discern their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Ploy Technology and CryptoLogic Inc.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?