Tuesday, May 23, 2006

 

Crónica

Far-me-ão a justiça de em todas as crónicas que escrevi até hoje nunca ter criticado ou atacado duramente um organizador exactamente por compreender a dificuldade que reveste a feitura de um Quiz de Cascata. É por isso que embora agradecendo as palavras de incentivo e conforto de pessoas de equipas tão diversas como o Hugo Oliveira, o Filipe Bravo, o Marco Vazas, o António Seabra, o Júlio ou o Rogério devo dizer que me sinto injustiçado com as críticas que recebi das pessoas que toda gente consegue identificar e que nunca experimentaram a dificuldade. Não a de fazer um Quiz, isso é fácil (embora trabalhoso), mas de o tornar atractivo e interessante para todo o auditório. Nesse ponto falhei.

Não sei que alguém pensa que me posso ter divertido ao ver as equipas a desligar a atenção do jogo. Não sei se alguém acha que me sinto bem ao ver a minha equipa não chegar à fase final. Mas também quem não compreende isto não compreende nada...

Reconheço que o jogo fugia em muito ao registo normal de perguntas do Quiz a que toda a gente está habituada. Mas não é minha culpa se poucos gostam de tauromaquia. Não é minha culpa se as pessoas que se queixavam de nunca saírem perguntas mais terra a terra, como novelas e música pimba, tivessem falhado redondamente. Não é minha culpa se ficou tudo de boca aberta por saírem perguntas do 28 de Maio e sobre Carlos Manuel... Escarrapachei os temas no blogue antes para toda a gente ver e saber.

Mas vamos por partes e caso a caso e polémica a polémica.

1º Pergunta a dar a volta à sala no nível fácil: O gordo odioso noivo da TVI que todas as noites aparece na televisão. Não era fácil? Qualquer velha de Alfama sabe.

2º Arquitecto de Serralves. Foi a única pergunta que por simpatia pedi a alguém muito amigo para me dar sobre arquitectura de nível fácil. Alguém que não tem nada que ver com stresses quizzisticos e que não tem nada que ser metida ao barulho. Culpa minha que não confirmei. É óbvio que estava errado. Não é menos verdade que só se armaram em defensores da verdade quando confirmaram na internet. As minhas desculpas à equipa 1 altamente prejudicada. Dêem-me um desconto. Todos os quizzes tiveram erros.

3º “Defenders of the Earth” (2º a dar a volta a sala no nível fácil) ? Com Mandrake, Fantasma e Flash Gordon??? Uma séria emitida anos a fio na RTP 1 antes de haver privadas ou tv cabo? Depois de se perguntarem os chefes de redacção do Homem Aranha e do Super Homem? Enfim...

4º Mendes Cabeçadas, Telé Santana e Arnie. OK foi um estupidez. Mas também tenho direito de brincar.

5º A frase de S. Tomás de Aquino não era emblemática. OK outro disparate.

6º Dia de fundação deste Blogue. Acreditem que ninguém se sentiu pior do que eu quando estupidamente impedi 3 equipas de responder. Ainda por cima porque estavam quase a acertar. Tenho a certeza que uma das três diria dia 24 que era o único que faltava.

7ª Dias que Salazar esteve no gabinete a seguir ao 28 de Maio. Pare além de ser uma pergunta temática, sobre as quais já versei, pensei que entre os 15 e os 10 dias mesmo que não se soubesse fossem dar ao 13. Infelizmente começaram a atirar 500 e 90 dias o que inviabilizou o meu projecto.

8º O Bordel do Adamastor em Pedra sobre Pedra. Já falei sobre novelas

Contas feitas o nível fácil era assim tão complicado? Em 78 perguntas 6 deram a volta, dessas 2 eram temas anunciados, 1 não deixei responder várias equipas, 1 era uma brincadeira que ninguém percebeu e não que fosse difícil...

Relembremos algumas perguntas? Final do Estoril Open, Quem apresenta a Bancada Central, capital do Wyoming, Onde se passava os Homens da Segurança, Bugsy, Ursinhos da Guerra das Estrelas?? Por favor. Confesso uma coisa ao reler o nível fácil parece-me que existiram muitas polémicas que empolaram as coisas e que afinal não era assim tão complicado como o pintaram.

O pior quanto a mim terá sido o nível Médio. Houve um grande salto. Sobretudo na 5ª e 4ª cascata onde muitas deram a volta a sala. Criou-se uma sensação de dificuldade extrema nesse momento o jogo estava perdido. Toda a gente ficou de cabeça perdida.

Devo ainda um pedido de desculpas ao Indomáveis. De facto o nome do outro Brian líder do ATP de pares é mesmo Mike. Ao amigo jornalista que sabia, as minhas sinceras desculpas. Nem foi erro do site mas da minha consulta do site que é bem traiçoeiro. Foi o meu segundo e último erro da noite...

O facto de ninguém mais se ter ligado ao jogo foi responsável pela falta de esforço daí em diante o que justifica as baixas pontuações.

Dou um exemplo. Antes de começar a fazer estatísticas aqui no blogue pensava que a minha equipa era prejudicada nisto e naquilo. Por exemplo que apanhava poucas cascatas. Mas não é verdade. Era mesmo impressão. Apanhamos as mesmas que os outros. Temos é tendência a maximizar os erros e aquelas duas ou três perguntas em particular.

Pelo menos esta é a minha leitura do jogo. Mais uma vez não peçam para pedir desculpa por ter perguntado as coisas que gosto. Peço-vos desculpa é por não vos ter divertido, como era minha intenção.

Mais uma vez, ninguém sabe o que é eliminar a própria equipa. Espero que ninguém passe nunca por isso...

Analisando agora o jogo mais uma vitória do Cavaleiros que galopam para o título. Os EVA assumem-se claramente como perseguidores lado a lado com os Fósseis. Os Indomáveis continuam no bom registo e os Mamedes voltaram aos pontos. Lagartixas é que não há maneira de falharem uma final!

Boa sorte ao Júlio, que embora mais rodado, bem precisará dela.

Meus amigos quizzers agradeço a presença de todos no meu jogo e desculpem qualquer coisinha.
Ansioso por vê-los a todos dentro de um mês.

Comments:
Luís,

Penso que não tens de pedir desculpa de nada pois o que está feito está feito e, como já foi várias vezes referido, erros cometem todos. Já havia acontecido com o Hugo, com o João, com o Pascoalinho e também com o Filipe Bravo. Os critérios que utilizaste para proceder à feitura das perguntas são teus e só teus e se decidiste fazer perguntas acerca de novelas, bordéis em novelas, 28 de Maio ou tauromaquia era um direito que te assistia. Não foi o quiz mais interessante para mim, como não terá sido para a maior parte das pessoas mas ainda faltam muitos jogos até ao final do ano e decerto que não vai aparecer nenhum jogo perfeito que consiga agradar a toda a gente. Apesar de tudo, isto é apenas um jogo. Nada mais do que isso. E também, como o Filipe Bravo muitas vezes refere, uma oportunidade para as pessoas conviverem um pouco e trocarem ideias. E as pessoas tendem a esquecer-se disso às vezes. Todos os que já fizeram quizes tiveram de perder bastante tempo na elaboração de perguntas de forma a contribuir para estes momentos que passamos juntos uma vez por mês. Dá trabalho, requer pesquisa e não é remunerado. É necesssária alguma paciência e, obviamente, gosto pelo que se faz. Por isso é que, num jogo que tenha 180 e tal perguntas, pouco me importa que duas ou três tenham erros. Repito, aconteceu em todos os jogos. A minha equipa foi bastante criticada no quiz do António Pascoalinho pelo barulho que fez e pelo granel, mas passados dois meses, e reportando-nos ao que se passou naquela altura, mantenho que fomos prejudicados inadvertidamente pelo António. Agora, quando o jogo acabou, acabou. Exceptuando a divertidíssima entrevista que o Hugo lhe fez, não se tocou mais no assunto. Até ao fim do campeonato todas as equipas terão oportunidade de ser prejudicadas e beneficiadas. O que se passou neste jogo naquela questão em que os Fósseis reclamam acerca do arquitecto de Serralves é exactamente igual ao que se passou connosco com a questão do Tarzan. Eles sabiam que era o Siza e nós também sabíamos que o apelido da Jane era Porter e não Parker. Na altura, na entrevista que concedeu depois ao Hugo, o António referiu que se houvessem mais equipas a protestar, poderia ter repetido. Pessoalmente não concordo com o critério, nem com a jurisprudência que os organizadores tendem a fazer em todos os jogos, mas é necessário delimitar quem organiza de quem responde. Por isso acho muito bem que tenhas utilizado, não sei se intencionalmente, esse critério. Pois a única equipa que protestou foram os fósseis. Provavelmente eram os únicos que sabiam. Penso que da minha equipa ninguém sabia essa questão. Para atiçar mais as brasas: se alguém soubesse a resposta correcta, nomeadamente nós ou os EVA, será que iria manifestar-se, sabendo que estaria a dar razão a uma equipa concorrente? Penso que não. Por isso, quando vi o comentário do Frederico no post anterior, lembrei-me logo da questão da Jane Porter e não deixei de achar deliciosamente irónico que tenham sido vítimas do mesmo critério que o António instituiu no seu jogo. A vida dá muitas voltas e as pessoas que às vezes defendem umas coisas amanhã defendem outras. A ver vamos como isto irá decorrer até ao final. Pessoalmente, o teu jogo foi-nos favorável e logo isso é um aspecto positivo a teu favor. Penso ainda que foste, de todos os organizadores, o que melhor lidou com a barulheira que se gerava na sala e também o mais divertido. Eu, em bom rigor, era capaz de fazer um quiz bem mais desequilibrado que o teu e do qual ninguém gostaria. Bastava passar o jogo a fazer perguntas sobre o Belenenses, personagens obscuras de comics ou rock progressivo tipo Yes e King Crimson. De qualquer forma, só para o ano. Dos cinco jogos efectuados, a minha equipa já organizou dois. Como nota final, não te deixes desanimar pelas críticas. Só têm a importância que tu lhes deres.

Um abraço,

Rogério
 
"3º “Defenders of the Earth” (2º a dar a volta a sala no nível fácil) ? Com Mandrake, Fantasma e Flash Gordon??? Uma séria emitida anos a fio na RTP 1 antes de haver privadas ou tv cabo? Depois de se perguntarem os chefes de redacção do Homem Aranha e do Super Homem? Enfim..."

Ó que c******...
o que eu perguntei (sim, fui eu...) foi quais os jornais, JORNAIS, do Aranha e do Superman...
Daily Bugle e Daily Planet... só isso. Era de grau um e foi prontamente respondida!

Porque é que não se comenta antes a minha resposta a 'mandrake, fantasma, flash gordon'...
Dizer "personagens de banda desenhada da King Features" está errado?
Verifiquem isso... antes da série de animação foram personagens de BD em jornais norte-americanos.

FB

ps: isto não é para alimentar mais polémica sobre o jogo, só me estou a defender de uma indirecta que não é justa.

Chega de polémicas.
Como diria o meu avô, siga a marinha
 
Filipe os chefes de redacção foram perguntados no quiz de terça e não no de cascata. Não era nenhuma indirecta, nem referência ao teu quiz.

Abraços
 
Filipe mais uma coisa

Assim que puderes envia-me o teu jogo pff para o publicar aqui no blogue como os outros.

Gracias
 
Já pedi desculpas, carago!
 
Ouvi dizer que um dia destes vai saltar um quiz muito didáctico sobre caça submarina. Vão estudando...

PS
Antes que outrém se insurja, pretendo apenas continuar a picar o c.
PS2
Isto rende para c.
 
Definitivamente retive o OIÇAM, OIÇAM.
Boa crónica Luís e aceita a minha solidariedade sem recorrer a textos profundamente sentimentais ( Rogério) ou a cordoanormalidades.
Para o ano fazes outro sobre o 1 de Fevereiro, data em que nasceram as verdadeiras estrelas quizianas.
Johnny Bigodes
 
So' se for a que nao tem bigode !! hehehe !!
 
Ó Mourinho dos tabuleiros, então levas 3-1 dos magiares? A culpa foi do arbitro?

Santasnoites, e eu vou aturando-te: és a minha ultima esperança de que voltem a aparecer perguntas de tauromaquia nos quizzes. Mas essa do estudar relembrou-me que há uma coisa muito gira que este blog tem para divulgar.

c.
 
Eu gosto de decorar nomes de marcas de assentos ejectáveis de caças a jacto, acho justo avisar.

Já agora: os Defensores da Terra eram mega-fixes, eu via sempre e talvez por isso é que a minha equipa acertou: a pergunta não deu a volta (completa) à sala.
 
Leva'mos 3-1 mas o resultado e' enganador porque tinhamos 2 partidas ganhas em que so' conseguimos um empate. De todos os modos ja' recusei um convite do Chelsea para treinar a equipa de xadrez deles. Um abraco aqui de Turim para todos os Quizzers de direita, de esquerda, de risco ao meio e uma saudaccao muito especial para os anarquistas !! Eu alinho num quizz dedicado ao Bakunine - O Estado e' um imenso cemite'rio onde se enterram todas as aspiracoes da Humanidade !!
 
Eu não fazia ideia que raio era o tal 28 de Maio mas depois de uma noite tão pedagogica acho que um dos proximos organizadores devia ser o prof. Jose Hermano Saraiva.Isso sim, sera uma noite de puro prazer intelectual. J.A.
 
É que não podia calhar melhor - dedicado ao Filipe Bravo e ao resto do reviralho quizzistico, fica este link:

http://dn.sapo.pt/2006/05/25/opiniao/a_revolucao_maio.html

Money quotes:


"Ora, o mais interessante acerca do 28 de Maio foi a adesão quase consensual que ele suscitou então, da esquerda à direita. Para entendermos isto, temos de perceber duas coisas. Primeiro, que ele não deu origem imediatamente ao Estado Novo, mas a um regime que ficou conhecido como Ditadura Militar. Acontece que a ideia de uma ditadura que pusesse termo ao domínio quase ininterrupto do Partido Republicano Português desde 1910 era das mais partilhadas na época."

"Temos de entender, depois, que a I República nunca foi uma democracia (apesar de lhe preservar a forma), mas correspondeu sobretudo ao exercício do poder por uma classe política que declarou guerra à sociedade tradicional portuguesa e governou com uma mistura explosiva de violência de Estado convencional e violência de rua às mãos de gangs políticos a quem a rédea era deixada solta."

"
Nem a Ditadura nem o Estado Novo interromperam a democracia em Portugal. Apenas substituíram um regime terrorista e que nunca conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio por um autoritarismo formalizado, o qual nem sequer impediu grande número de adesões, da esquerda à direita""

E agora, ainda se infere que quem faz perguntas sobre o 28 de Maio é saudosista do estado novo?

HO
 
Ok...

estou convencido, levanto o braço direito.
Mas não estico os dedos, o punho continua fechado.

FB
 
Já cá se sabia que esta camarilha não pensa noutra coisa senão em "lixar-nos".

Quando é que nós, nobilíssimos Fósseis levantámos os tais protestos sobre Serralves?

Telenovelas? Tauromaquias? Futebóis?

Tudo temas para não respondermos. Conhecem a nossa posição sobre o elevado valor cultural da TV: cada vez que a ligam pegamos num livro.

E também se sabia que as perguntas verdadeiramente interessantes - pelo menos 50% - iriam bater primeiro na equipa da mesa ao lado... Palavras para quê?

Ontem fomos aos Coruchéus e gostámos da forma como fomos recebidos, como se brincou, como houve disputa e animação.
Por nós, continuaremos a tentar fazer o melhor, mas sempre com o objectivo de recolher o prazer que qualquer criança tem quando, mal sabendo andar, acerta na bola que lhe colocam à frente. Manias...
 
"Por nós, continuaremos a tentar fazer o melhor, mas sempre com o objectivo de recolher o prazer que qualquer criança tem quando, mal sabendo andar, acerta na bola que lhe colocam à frente."

Enternecedor, no mínimo.
 
Oh Rogerio pareces o Gedeão. Mas esse era bom em ciências!
 
Ó rocafortes, eu sei que a pré-senilidade é algo que te apoquenta, por isso te dou o devido desconto. Aquilo era uma citação de um post anterior. Post esse que foi escrito pelo outro ancião do quiz, que no entanto ainda não denota os mesmos sintomas que tu.

1 abraço e não abuses das massas
 
Como bola colorida entre as mãos de uma crianc,a e'a parte final de um poema do Gedeão,A Pedra Filosofal. Desculpa se foi muita areia pra'tua camionete mas como e's novo tens tempo !!
 
Ó avô, que agora o és de facto, continuas a não sintonizar a frequência correcta. Isso da Pedra Filosofal é muito bonito e sim, também conheço. Não obstante isso, quando vens ler aqui os posts deves ler post sim post não, ou então não lês tudo. Se alguém parecia o Gedeão era o comandante, foi ele que disse aquilo. Eu só citei e referi que era enternecedor. Agora o que mais me espanta é que eu já tinha explicado isto, embora de forma mais ligeira no meu último post. Vê lá mas é se não sais à rua sozinho aí em Itália.

Abraço
 
Tens razao. Desculpa la' oh Roge'rio. Nao tenho tido paciencia para ler os posts do comandante at'e ao fim, mas como estou com alguma dificuldade em adormecer vou passar e le los religiosamente juntamente com os do Hugo
 
Martin Baker: viva os assentos ejectáveis 0-0, ideais para equipar os Harrier, viva!
 
E convenhamos: a "Pedra Filosofal", o "Perdidamente" e punchlines do Pessoa e Camões não são píncaros poéticos -- os últimos, porque a maioria não sabe o resto do poema de cor. Já os primeiros, e por desordem: a Florbela Espanca era apenas uma neurótica burgessa e burguesa que precisava é de levar com ele a sério, serve apenas para adormecer ou ler às melgas antes do Dum-Dum. O António Gedeão era um masturbino invisível para o radar, à pala das fatiotas das alunas das turmas mistas, escravo da métrica "anda cá a ver se eu deixo" e com a profundidade emocional de um romance de cordel lido de trás para a frente.
 
Temos aqui um critico literario que usa a lingua melhor que as meretrizes de 10 000 euros !!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?