Tuesday, May 23, 2006
Crónica
Far-me-ão a justiça de em todas as crónicas que escrevi até hoje nunca ter criticado ou atacado duramente um organizador exactamente por compreender a dificuldade que reveste a feitura de um Quiz de Cascata. É por isso que embora agradecendo as palavras de incentivo e conforto de pessoas de equipas tão diversas como o Hugo Oliveira, o Filipe Bravo, o Marco Vazas, o António Seabra, o Júlio ou o Rogério devo dizer que me sinto injustiçado com as críticas que recebi das pessoas que toda gente consegue identificar e que nunca experimentaram a dificuldade. Não a de fazer um Quiz, isso é fácil (embora trabalhoso), mas de o tornar atractivo e interessante para todo o auditório. Nesse ponto falhei.
Não sei que alguém pensa que me posso ter divertido ao ver as equipas a desligar a atenção do jogo. Não sei se alguém acha que me sinto bem ao ver a minha equipa não chegar à fase final. Mas também quem não compreende isto não compreende nada...
Reconheço que o jogo fugia em muito ao registo normal de perguntas do Quiz a que toda a gente está habituada. Mas não é minha culpa se poucos gostam de tauromaquia. Não é minha culpa se as pessoas que se queixavam de nunca saírem perguntas mais terra a terra, como novelas e música pimba, tivessem falhado redondamente. Não é minha culpa se ficou tudo de boca aberta por saírem perguntas do 28 de Maio e sobre Carlos Manuel... Escarrapachei os temas no blogue antes para toda a gente ver e saber.
Mas vamos por partes e caso a caso e polémica a polémica.
1º Pergunta a dar a volta à sala no nível fácil: O gordo odioso noivo da TVI que todas as noites aparece na televisão. Não era fácil? Qualquer velha de Alfama sabe.
2º Arquitecto de Serralves. Foi a única pergunta que por simpatia pedi a alguém muito amigo para me dar sobre arquitectura de nível fácil. Alguém que não tem nada que ver com stresses quizzisticos e que não tem nada que ser metida ao barulho. Culpa minha que não confirmei. É óbvio que estava errado. Não é menos verdade que só se armaram em defensores da verdade quando confirmaram na internet. As minhas desculpas à equipa 1 altamente prejudicada. Dêem-me um desconto. Todos os quizzes tiveram erros.
3º “Defenders of the Earth” (2º a dar a volta a sala no nível fácil) ? Com Mandrake, Fantasma e Flash Gordon??? Uma séria emitida anos a fio na RTP 1 antes de haver privadas ou tv cabo? Depois de se perguntarem os chefes de redacção do Homem Aranha e do Super Homem? Enfim...
4º Mendes Cabeçadas, Telé Santana e Arnie. OK foi um estupidez. Mas também tenho direito de brincar.
5º A frase de S. Tomás de Aquino não era emblemática. OK outro disparate.
6º Dia de fundação deste Blogue. Acreditem que ninguém se sentiu pior do que eu quando estupidamente impedi 3 equipas de responder. Ainda por cima porque estavam quase a acertar. Tenho a certeza que uma das três diria dia 24 que era o único que faltava.
7ª Dias que Salazar esteve no gabinete a seguir ao 28 de Maio. Pare além de ser uma pergunta temática, sobre as quais já versei, pensei que entre os 15 e os 10 dias mesmo que não se soubesse fossem dar ao 13. Infelizmente começaram a atirar 500 e 90 dias o que inviabilizou o meu projecto.
8º O Bordel do Adamastor em Pedra sobre Pedra. Já falei sobre novelas
Contas feitas o nível fácil era assim tão complicado? Em 78 perguntas 6 deram a volta, dessas 2 eram temas anunciados, 1 não deixei responder várias equipas, 1 era uma brincadeira que ninguém percebeu e não que fosse difícil...
Relembremos algumas perguntas? Final do Estoril Open, Quem apresenta a Bancada Central, capital do Wyoming, Onde se passava os Homens da Segurança, Bugsy, Ursinhos da Guerra das Estrelas?? Por favor. Confesso uma coisa ao reler o nível fácil parece-me que existiram muitas polémicas que empolaram as coisas e que afinal não era assim tão complicado como o pintaram.
O pior quanto a mim terá sido o nível Médio. Houve um grande salto. Sobretudo na 5ª e 4ª cascata onde muitas deram a volta a sala. Criou-se uma sensação de dificuldade extrema nesse momento o jogo estava perdido. Toda a gente ficou de cabeça perdida.
Devo ainda um pedido de desculpas ao Indomáveis. De facto o nome do outro Brian líder do ATP de pares é mesmo Mike. Ao amigo jornalista que sabia, as minhas sinceras desculpas. Nem foi erro do site mas da minha consulta do site que é bem traiçoeiro. Foi o meu segundo e último erro da noite...
O facto de ninguém mais se ter ligado ao jogo foi responsável pela falta de esforço daí em diante o que justifica as baixas pontuações.
Dou um exemplo. Antes de começar a fazer estatísticas aqui no blogue pensava que a minha equipa era prejudicada nisto e naquilo. Por exemplo que apanhava poucas cascatas. Mas não é verdade. Era mesmo impressão. Apanhamos as mesmas que os outros. Temos é tendência a maximizar os erros e aquelas duas ou três perguntas em particular.
Pelo menos esta é a minha leitura do jogo. Mais uma vez não peçam para pedir desculpa por ter perguntado as coisas que gosto. Peço-vos desculpa é por não vos ter divertido, como era minha intenção.
Mais uma vez, ninguém sabe o que é eliminar a própria equipa. Espero que ninguém passe nunca por isso...
Analisando agora o jogo mais uma vitória do Cavaleiros que galopam para o título. Os EVA assumem-se claramente como perseguidores lado a lado com os Fósseis. Os Indomáveis continuam no bom registo e os Mamedes voltaram aos pontos. Lagartixas é que não há maneira de falharem uma final!
Boa sorte ao Júlio, que embora mais rodado, bem precisará dela.
Meus amigos quizzers agradeço a presença de todos no meu jogo e desculpem qualquer coisinha.
Ansioso por vê-los a todos dentro de um mês.
Não sei que alguém pensa que me posso ter divertido ao ver as equipas a desligar a atenção do jogo. Não sei se alguém acha que me sinto bem ao ver a minha equipa não chegar à fase final. Mas também quem não compreende isto não compreende nada...
Reconheço que o jogo fugia em muito ao registo normal de perguntas do Quiz a que toda a gente está habituada. Mas não é minha culpa se poucos gostam de tauromaquia. Não é minha culpa se as pessoas que se queixavam de nunca saírem perguntas mais terra a terra, como novelas e música pimba, tivessem falhado redondamente. Não é minha culpa se ficou tudo de boca aberta por saírem perguntas do 28 de Maio e sobre Carlos Manuel... Escarrapachei os temas no blogue antes para toda a gente ver e saber.
Mas vamos por partes e caso a caso e polémica a polémica.
1º Pergunta a dar a volta à sala no nível fácil: O gordo odioso noivo da TVI que todas as noites aparece na televisão. Não era fácil? Qualquer velha de Alfama sabe.
2º Arquitecto de Serralves. Foi a única pergunta que por simpatia pedi a alguém muito amigo para me dar sobre arquitectura de nível fácil. Alguém que não tem nada que ver com stresses quizzisticos e que não tem nada que ser metida ao barulho. Culpa minha que não confirmei. É óbvio que estava errado. Não é menos verdade que só se armaram em defensores da verdade quando confirmaram na internet. As minhas desculpas à equipa 1 altamente prejudicada. Dêem-me um desconto. Todos os quizzes tiveram erros.
3º “Defenders of the Earth” (2º a dar a volta a sala no nível fácil) ? Com Mandrake, Fantasma e Flash Gordon??? Uma séria emitida anos a fio na RTP 1 antes de haver privadas ou tv cabo? Depois de se perguntarem os chefes de redacção do Homem Aranha e do Super Homem? Enfim...
4º Mendes Cabeçadas, Telé Santana e Arnie. OK foi um estupidez. Mas também tenho direito de brincar.
5º A frase de S. Tomás de Aquino não era emblemática. OK outro disparate.
6º Dia de fundação deste Blogue. Acreditem que ninguém se sentiu pior do que eu quando estupidamente impedi 3 equipas de responder. Ainda por cima porque estavam quase a acertar. Tenho a certeza que uma das três diria dia 24 que era o único que faltava.
7ª Dias que Salazar esteve no gabinete a seguir ao 28 de Maio. Pare além de ser uma pergunta temática, sobre as quais já versei, pensei que entre os 15 e os 10 dias mesmo que não se soubesse fossem dar ao 13. Infelizmente começaram a atirar 500 e 90 dias o que inviabilizou o meu projecto.
8º O Bordel do Adamastor em Pedra sobre Pedra. Já falei sobre novelas
Contas feitas o nível fácil era assim tão complicado? Em 78 perguntas 6 deram a volta, dessas 2 eram temas anunciados, 1 não deixei responder várias equipas, 1 era uma brincadeira que ninguém percebeu e não que fosse difícil...
Relembremos algumas perguntas? Final do Estoril Open, Quem apresenta a Bancada Central, capital do Wyoming, Onde se passava os Homens da Segurança, Bugsy, Ursinhos da Guerra das Estrelas?? Por favor. Confesso uma coisa ao reler o nível fácil parece-me que existiram muitas polémicas que empolaram as coisas e que afinal não era assim tão complicado como o pintaram.
O pior quanto a mim terá sido o nível Médio. Houve um grande salto. Sobretudo na 5ª e 4ª cascata onde muitas deram a volta a sala. Criou-se uma sensação de dificuldade extrema nesse momento o jogo estava perdido. Toda a gente ficou de cabeça perdida.
Devo ainda um pedido de desculpas ao Indomáveis. De facto o nome do outro Brian líder do ATP de pares é mesmo Mike. Ao amigo jornalista que sabia, as minhas sinceras desculpas. Nem foi erro do site mas da minha consulta do site que é bem traiçoeiro. Foi o meu segundo e último erro da noite...
O facto de ninguém mais se ter ligado ao jogo foi responsável pela falta de esforço daí em diante o que justifica as baixas pontuações.
Dou um exemplo. Antes de começar a fazer estatísticas aqui no blogue pensava que a minha equipa era prejudicada nisto e naquilo. Por exemplo que apanhava poucas cascatas. Mas não é verdade. Era mesmo impressão. Apanhamos as mesmas que os outros. Temos é tendência a maximizar os erros e aquelas duas ou três perguntas em particular.
Pelo menos esta é a minha leitura do jogo. Mais uma vez não peçam para pedir desculpa por ter perguntado as coisas que gosto. Peço-vos desculpa é por não vos ter divertido, como era minha intenção.
Mais uma vez, ninguém sabe o que é eliminar a própria equipa. Espero que ninguém passe nunca por isso...
Analisando agora o jogo mais uma vitória do Cavaleiros que galopam para o título. Os EVA assumem-se claramente como perseguidores lado a lado com os Fósseis. Os Indomáveis continuam no bom registo e os Mamedes voltaram aos pontos. Lagartixas é que não há maneira de falharem uma final!
Boa sorte ao Júlio, que embora mais rodado, bem precisará dela.
Meus amigos quizzers agradeço a presença de todos no meu jogo e desculpem qualquer coisinha.
Ansioso por vê-los a todos dentro de um mês.
Comments:
<< Home
Luís,
Penso que não tens de pedir desculpa de nada pois o que está feito está feito e, como já foi várias vezes referido, erros cometem todos. Já havia acontecido com o Hugo, com o João, com o Pascoalinho e também com o Filipe Bravo. Os critérios que utilizaste para proceder à feitura das perguntas são teus e só teus e se decidiste fazer perguntas acerca de novelas, bordéis em novelas, 28 de Maio ou tauromaquia era um direito que te assistia. Não foi o quiz mais interessante para mim, como não terá sido para a maior parte das pessoas mas ainda faltam muitos jogos até ao final do ano e decerto que não vai aparecer nenhum jogo perfeito que consiga agradar a toda a gente. Apesar de tudo, isto é apenas um jogo. Nada mais do que isso. E também, como o Filipe Bravo muitas vezes refere, uma oportunidade para as pessoas conviverem um pouco e trocarem ideias. E as pessoas tendem a esquecer-se disso às vezes. Todos os que já fizeram quizes tiveram de perder bastante tempo na elaboração de perguntas de forma a contribuir para estes momentos que passamos juntos uma vez por mês. Dá trabalho, requer pesquisa e não é remunerado. É necesssária alguma paciência e, obviamente, gosto pelo que se faz. Por isso é que, num jogo que tenha 180 e tal perguntas, pouco me importa que duas ou três tenham erros. Repito, aconteceu em todos os jogos. A minha equipa foi bastante criticada no quiz do António Pascoalinho pelo barulho que fez e pelo granel, mas passados dois meses, e reportando-nos ao que se passou naquela altura, mantenho que fomos prejudicados inadvertidamente pelo António. Agora, quando o jogo acabou, acabou. Exceptuando a divertidíssima entrevista que o Hugo lhe fez, não se tocou mais no assunto. Até ao fim do campeonato todas as equipas terão oportunidade de ser prejudicadas e beneficiadas. O que se passou neste jogo naquela questão em que os Fósseis reclamam acerca do arquitecto de Serralves é exactamente igual ao que se passou connosco com a questão do Tarzan. Eles sabiam que era o Siza e nós também sabíamos que o apelido da Jane era Porter e não Parker. Na altura, na entrevista que concedeu depois ao Hugo, o António referiu que se houvessem mais equipas a protestar, poderia ter repetido. Pessoalmente não concordo com o critério, nem com a jurisprudência que os organizadores tendem a fazer em todos os jogos, mas é necessário delimitar quem organiza de quem responde. Por isso acho muito bem que tenhas utilizado, não sei se intencionalmente, esse critério. Pois a única equipa que protestou foram os fósseis. Provavelmente eram os únicos que sabiam. Penso que da minha equipa ninguém sabia essa questão. Para atiçar mais as brasas: se alguém soubesse a resposta correcta, nomeadamente nós ou os EVA, será que iria manifestar-se, sabendo que estaria a dar razão a uma equipa concorrente? Penso que não. Por isso, quando vi o comentário do Frederico no post anterior, lembrei-me logo da questão da Jane Porter e não deixei de achar deliciosamente irónico que tenham sido vítimas do mesmo critério que o António instituiu no seu jogo. A vida dá muitas voltas e as pessoas que às vezes defendem umas coisas amanhã defendem outras. A ver vamos como isto irá decorrer até ao final. Pessoalmente, o teu jogo foi-nos favorável e logo isso é um aspecto positivo a teu favor. Penso ainda que foste, de todos os organizadores, o que melhor lidou com a barulheira que se gerava na sala e também o mais divertido. Eu, em bom rigor, era capaz de fazer um quiz bem mais desequilibrado que o teu e do qual ninguém gostaria. Bastava passar o jogo a fazer perguntas sobre o Belenenses, personagens obscuras de comics ou rock progressivo tipo Yes e King Crimson. De qualquer forma, só para o ano. Dos cinco jogos efectuados, a minha equipa já organizou dois. Como nota final, não te deixes desanimar pelas críticas. Só têm a importância que tu lhes deres.
Um abraço,
Rogério
Penso que não tens de pedir desculpa de nada pois o que está feito está feito e, como já foi várias vezes referido, erros cometem todos. Já havia acontecido com o Hugo, com o João, com o Pascoalinho e também com o Filipe Bravo. Os critérios que utilizaste para proceder à feitura das perguntas são teus e só teus e se decidiste fazer perguntas acerca de novelas, bordéis em novelas, 28 de Maio ou tauromaquia era um direito que te assistia. Não foi o quiz mais interessante para mim, como não terá sido para a maior parte das pessoas mas ainda faltam muitos jogos até ao final do ano e decerto que não vai aparecer nenhum jogo perfeito que consiga agradar a toda a gente. Apesar de tudo, isto é apenas um jogo. Nada mais do que isso. E também, como o Filipe Bravo muitas vezes refere, uma oportunidade para as pessoas conviverem um pouco e trocarem ideias. E as pessoas tendem a esquecer-se disso às vezes. Todos os que já fizeram quizes tiveram de perder bastante tempo na elaboração de perguntas de forma a contribuir para estes momentos que passamos juntos uma vez por mês. Dá trabalho, requer pesquisa e não é remunerado. É necesssária alguma paciência e, obviamente, gosto pelo que se faz. Por isso é que, num jogo que tenha 180 e tal perguntas, pouco me importa que duas ou três tenham erros. Repito, aconteceu em todos os jogos. A minha equipa foi bastante criticada no quiz do António Pascoalinho pelo barulho que fez e pelo granel, mas passados dois meses, e reportando-nos ao que se passou naquela altura, mantenho que fomos prejudicados inadvertidamente pelo António. Agora, quando o jogo acabou, acabou. Exceptuando a divertidíssima entrevista que o Hugo lhe fez, não se tocou mais no assunto. Até ao fim do campeonato todas as equipas terão oportunidade de ser prejudicadas e beneficiadas. O que se passou neste jogo naquela questão em que os Fósseis reclamam acerca do arquitecto de Serralves é exactamente igual ao que se passou connosco com a questão do Tarzan. Eles sabiam que era o Siza e nós também sabíamos que o apelido da Jane era Porter e não Parker. Na altura, na entrevista que concedeu depois ao Hugo, o António referiu que se houvessem mais equipas a protestar, poderia ter repetido. Pessoalmente não concordo com o critério, nem com a jurisprudência que os organizadores tendem a fazer em todos os jogos, mas é necessário delimitar quem organiza de quem responde. Por isso acho muito bem que tenhas utilizado, não sei se intencionalmente, esse critério. Pois a única equipa que protestou foram os fósseis. Provavelmente eram os únicos que sabiam. Penso que da minha equipa ninguém sabia essa questão. Para atiçar mais as brasas: se alguém soubesse a resposta correcta, nomeadamente nós ou os EVA, será que iria manifestar-se, sabendo que estaria a dar razão a uma equipa concorrente? Penso que não. Por isso, quando vi o comentário do Frederico no post anterior, lembrei-me logo da questão da Jane Porter e não deixei de achar deliciosamente irónico que tenham sido vítimas do mesmo critério que o António instituiu no seu jogo. A vida dá muitas voltas e as pessoas que às vezes defendem umas coisas amanhã defendem outras. A ver vamos como isto irá decorrer até ao final. Pessoalmente, o teu jogo foi-nos favorável e logo isso é um aspecto positivo a teu favor. Penso ainda que foste, de todos os organizadores, o que melhor lidou com a barulheira que se gerava na sala e também o mais divertido. Eu, em bom rigor, era capaz de fazer um quiz bem mais desequilibrado que o teu e do qual ninguém gostaria. Bastava passar o jogo a fazer perguntas sobre o Belenenses, personagens obscuras de comics ou rock progressivo tipo Yes e King Crimson. De qualquer forma, só para o ano. Dos cinco jogos efectuados, a minha equipa já organizou dois. Como nota final, não te deixes desanimar pelas críticas. Só têm a importância que tu lhes deres.
Um abraço,
Rogério
"3º “Defenders of the Earth” (2º a dar a volta a sala no nível fácil) ? Com Mandrake, Fantasma e Flash Gordon??? Uma séria emitida anos a fio na RTP 1 antes de haver privadas ou tv cabo? Depois de se perguntarem os chefes de redacção do Homem Aranha e do Super Homem? Enfim..."
Ó que c******...
o que eu perguntei (sim, fui eu...) foi quais os jornais, JORNAIS, do Aranha e do Superman...
Daily Bugle e Daily Planet... só isso. Era de grau um e foi prontamente respondida!
Porque é que não se comenta antes a minha resposta a 'mandrake, fantasma, flash gordon'...
Dizer "personagens de banda desenhada da King Features" está errado?
Verifiquem isso... antes da série de animação foram personagens de BD em jornais norte-americanos.
FB
ps: isto não é para alimentar mais polémica sobre o jogo, só me estou a defender de uma indirecta que não é justa.
Chega de polémicas.
Como diria o meu avô, siga a marinha
Ó que c******...
o que eu perguntei (sim, fui eu...) foi quais os jornais, JORNAIS, do Aranha e do Superman...
Daily Bugle e Daily Planet... só isso. Era de grau um e foi prontamente respondida!
Porque é que não se comenta antes a minha resposta a 'mandrake, fantasma, flash gordon'...
Dizer "personagens de banda desenhada da King Features" está errado?
Verifiquem isso... antes da série de animação foram personagens de BD em jornais norte-americanos.
FB
ps: isto não é para alimentar mais polémica sobre o jogo, só me estou a defender de uma indirecta que não é justa.
Chega de polémicas.
Como diria o meu avô, siga a marinha
Filipe os chefes de redacção foram perguntados no quiz de terça e não no de cascata. Não era nenhuma indirecta, nem referência ao teu quiz.
Abraços
Abraços
Filipe mais uma coisa
Assim que puderes envia-me o teu jogo pff para o publicar aqui no blogue como os outros.
Gracias
Assim que puderes envia-me o teu jogo pff para o publicar aqui no blogue como os outros.
Gracias
Eu não tenho pachorra para ler o que o rogério escreve por causa do tom monocódico, sedativo e ligeiramente analfabeto com que se exprime, mas ele disse que eu não sabia que o arquitecto de serralves era o siza?? E a equipa prejudicada foi a do biondi e do artur, não foram os fósseis, biltre.
Aparte isto e retomando o 28 de Maio: há um mérito que não tem sido sublinhado. Aposto que antes do jogo haveria muito boa gente que nem sequer soubesse o ano do acontecimento. Ou o que ele significou, ou quem foram os principais cabecilhas. Aquilo que já escrevi sobre o comentário do Filipe Bravo, cumpre adicionar isto: foi, no mínimo, didáctico.
As perguntas dos chefes de redacção saíram da mente doente do rogério, claro.
Muito boa crónica.
Aparte isto e retomando o 28 de Maio: há um mérito que não tem sido sublinhado. Aposto que antes do jogo haveria muito boa gente que nem sequer soubesse o ano do acontecimento. Ou o que ele significou, ou quem foram os principais cabecilhas. Aquilo que já escrevi sobre o comentário do Filipe Bravo, cumpre adicionar isto: foi, no mínimo, didáctico.
As perguntas dos chefes de redacção saíram da mente doente do rogério, claro.
Muito boa crónica.
Ah, e bem me parecia que na do salazar tinha razão quando disse um dia, que ele se tinha ido embora logo no dia seguinte:
"Mas alguns ministros tardaram em tomar posse e outros, como Ezequiel de Campos, nunca chegaram a fazê-lo. No dia 4, já com Gomes da Costa na Amadora, chegou a chamada tuna de Coimbra, os nomeados ministros Remédios, Rodrigues e Professor Doutor Oliveira Salazar que, passaram primeiro pelo aquartelamento de Gomes da Costa, antes de tomarem posse. Salazar, entretanto, regressou a Coimbra no dia 5, sem assistir sequer ao triunfo da movimentação militar,"
E aquela da revolta, em que a resposta que querias era Noite Sangrenta, também discordo da forma como fizeste a pergunta. A Noite Sangrenta foi em 1921 e não teve nada a ver com o 28 de Maio. A resposta que demos, 18 de Abril, sim:
"A revolta de 18 de Abril de 1925
Considerado o primeiro ensaio do 28 de Maio de 1926, depois de boatos de uma tentativa de revolta monárquica a 5 de Março, a 18 de Abril de 1925, dá-se nova revolta militar, desta feita de grande magnitude e envolvendo, pela primeira vez desde 1870, oficiais generais no activo.
A revolta, que teve o apoio da Cruzada Nun’Álvares, era de carácter nacionalista e assumiu claras semelhanças com o golpe de Primo de Rivera em Espanha. Envolveu pelo menos 61 oficiais, tendo, entre os líderes militares Sinel de Cordes, Gomes da Costa, Raul Esteves"
Proponho que o 28 de Maio passe a ser tema obrigatório nos quizzes até estas questões estarem todas dirimidas e clarificadas! :D
"Mas alguns ministros tardaram em tomar posse e outros, como Ezequiel de Campos, nunca chegaram a fazê-lo. No dia 4, já com Gomes da Costa na Amadora, chegou a chamada tuna de Coimbra, os nomeados ministros Remédios, Rodrigues e Professor Doutor Oliveira Salazar que, passaram primeiro pelo aquartelamento de Gomes da Costa, antes de tomarem posse. Salazar, entretanto, regressou a Coimbra no dia 5, sem assistir sequer ao triunfo da movimentação militar,"
E aquela da revolta, em que a resposta que querias era Noite Sangrenta, também discordo da forma como fizeste a pergunta. A Noite Sangrenta foi em 1921 e não teve nada a ver com o 28 de Maio. A resposta que demos, 18 de Abril, sim:
"A revolta de 18 de Abril de 1925
Considerado o primeiro ensaio do 28 de Maio de 1926, depois de boatos de uma tentativa de revolta monárquica a 5 de Março, a 18 de Abril de 1925, dá-se nova revolta militar, desta feita de grande magnitude e envolvendo, pela primeira vez desde 1870, oficiais generais no activo.
A revolta, que teve o apoio da Cruzada Nun’Álvares, era de carácter nacionalista e assumiu claras semelhanças com o golpe de Primo de Rivera em Espanha. Envolveu pelo menos 61 oficiais, tendo, entre os líderes militares Sinel de Cordes, Gomes da Costa, Raul Esteves"
Proponho que o 28 de Maio passe a ser tema obrigatório nos quizzes até estas questões estarem todas dirimidas e clarificadas! :D
Ouvi dizer que um dia destes vai saltar um quiz muito didáctico sobre caça submarina. Vão estudando...
PS
Antes que outrém se insurja, pretendo apenas continuar a picar o c.
PS2
Isto rende para c.
PS
Antes que outrém se insurja, pretendo apenas continuar a picar o c.
PS2
Isto rende para c.
Definitivamente retive o OIÇAM, OIÇAM.
Boa crónica Luís e aceita a minha solidariedade sem recorrer a textos profundamente sentimentais ( Rogério) ou a cordoanormalidades.
Para o ano fazes outro sobre o 1 de Fevereiro, data em que nasceram as verdadeiras estrelas quizianas.
Johnny Bigodes
Boa crónica Luís e aceita a minha solidariedade sem recorrer a textos profundamente sentimentais ( Rogério) ou a cordoanormalidades.
Para o ano fazes outro sobre o 1 de Fevereiro, data em que nasceram as verdadeiras estrelas quizianas.
Johnny Bigodes
Ó Mourinho dos tabuleiros, então levas 3-1 dos magiares? A culpa foi do arbitro?
Santasnoites, e eu vou aturando-te: és a minha ultima esperança de que voltem a aparecer perguntas de tauromaquia nos quizzes. Mas essa do estudar relembrou-me que há uma coisa muito gira que este blog tem para divulgar.
c.
Santasnoites, e eu vou aturando-te: és a minha ultima esperança de que voltem a aparecer perguntas de tauromaquia nos quizzes. Mas essa do estudar relembrou-me que há uma coisa muito gira que este blog tem para divulgar.
c.
Eu gosto de decorar nomes de marcas de assentos ejectáveis de caças a jacto, acho justo avisar.
Já agora: os Defensores da Terra eram mega-fixes, eu via sempre e talvez por isso é que a minha equipa acertou: a pergunta não deu a volta (completa) à sala.
Já agora: os Defensores da Terra eram mega-fixes, eu via sempre e talvez por isso é que a minha equipa acertou: a pergunta não deu a volta (completa) à sala.
Jorge, curtes mais os Martin-Baker ou os Stanley?? Comprei há dias um zvezda de mig19 no e-bay por uma pechincha. Não sabia que também eras um ejectaholic!!
Leva'mos 3-1 mas o resultado e' enganador porque tinhamos 2 partidas ganhas em que so' conseguimos um empate. De todos os modos ja' recusei um convite do Chelsea para treinar a equipa de xadrez deles. Um abraco aqui de Turim para todos os Quizzers de direita, de esquerda, de risco ao meio e uma saudaccao muito especial para os anarquistas !! Eu alinho num quizz dedicado ao Bakunine - O Estado e' um imenso cemite'rio onde se enterram todas as aspiracoes da Humanidade !!
Eu não fazia ideia que raio era o tal 28 de Maio mas depois de uma noite tão pedagogica acho que um dos proximos organizadores devia ser o prof. Jose Hermano Saraiva.Isso sim, sera uma noite de puro prazer intelectual. J.A.
É que não podia calhar melhor - dedicado ao Filipe Bravo e ao resto do reviralho quizzistico, fica este link:
http://dn.sapo.pt/2006/05/25/opiniao/a_revolucao_maio.html
Money quotes:
"Ora, o mais interessante acerca do 28 de Maio foi a adesão quase consensual que ele suscitou então, da esquerda à direita. Para entendermos isto, temos de perceber duas coisas. Primeiro, que ele não deu origem imediatamente ao Estado Novo, mas a um regime que ficou conhecido como Ditadura Militar. Acontece que a ideia de uma ditadura que pusesse termo ao domínio quase ininterrupto do Partido Republicano Português desde 1910 era das mais partilhadas na época."
"Temos de entender, depois, que a I República nunca foi uma democracia (apesar de lhe preservar a forma), mas correspondeu sobretudo ao exercício do poder por uma classe política que declarou guerra à sociedade tradicional portuguesa e governou com uma mistura explosiva de violência de Estado convencional e violência de rua às mãos de gangs políticos a quem a rédea era deixada solta."
"
Nem a Ditadura nem o Estado Novo interromperam a democracia em Portugal. Apenas substituíram um regime terrorista e que nunca conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio por um autoritarismo formalizado, o qual nem sequer impediu grande número de adesões, da esquerda à direita""
E agora, ainda se infere que quem faz perguntas sobre o 28 de Maio é saudosista do estado novo?
HO
http://dn.sapo.pt/2006/05/25/opiniao/a_revolucao_maio.html
Money quotes:
"Ora, o mais interessante acerca do 28 de Maio foi a adesão quase consensual que ele suscitou então, da esquerda à direita. Para entendermos isto, temos de perceber duas coisas. Primeiro, que ele não deu origem imediatamente ao Estado Novo, mas a um regime que ficou conhecido como Ditadura Militar. Acontece que a ideia de uma ditadura que pusesse termo ao domínio quase ininterrupto do Partido Republicano Português desde 1910 era das mais partilhadas na época."
"Temos de entender, depois, que a I República nunca foi uma democracia (apesar de lhe preservar a forma), mas correspondeu sobretudo ao exercício do poder por uma classe política que declarou guerra à sociedade tradicional portuguesa e governou com uma mistura explosiva de violência de Estado convencional e violência de rua às mãos de gangs políticos a quem a rédea era deixada solta."
"
Nem a Ditadura nem o Estado Novo interromperam a democracia em Portugal. Apenas substituíram um regime terrorista e que nunca conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio por um autoritarismo formalizado, o qual nem sequer impediu grande número de adesões, da esquerda à direita""
E agora, ainda se infere que quem faz perguntas sobre o 28 de Maio é saudosista do estado novo?
HO
Ok...
estou convencido, levanto o braço direito.
Mas não estico os dedos, o punho continua fechado.
FB
estou convencido, levanto o braço direito.
Mas não estico os dedos, o punho continua fechado.
FB
Já cá se sabia que esta camarilha não pensa noutra coisa senão em "lixar-nos".
Quando é que nós, nobilíssimos Fósseis levantámos os tais protestos sobre Serralves?
Telenovelas? Tauromaquias? Futebóis?
Tudo temas para não respondermos. Conhecem a nossa posição sobre o elevado valor cultural da TV: cada vez que a ligam pegamos num livro.
E também se sabia que as perguntas verdadeiramente interessantes - pelo menos 50% - iriam bater primeiro na equipa da mesa ao lado... Palavras para quê?
Ontem fomos aos Coruchéus e gostámos da forma como fomos recebidos, como se brincou, como houve disputa e animação.
Por nós, continuaremos a tentar fazer o melhor, mas sempre com o objectivo de recolher o prazer que qualquer criança tem quando, mal sabendo andar, acerta na bola que lhe colocam à frente. Manias...
Quando é que nós, nobilíssimos Fósseis levantámos os tais protestos sobre Serralves?
Telenovelas? Tauromaquias? Futebóis?
Tudo temas para não respondermos. Conhecem a nossa posição sobre o elevado valor cultural da TV: cada vez que a ligam pegamos num livro.
E também se sabia que as perguntas verdadeiramente interessantes - pelo menos 50% - iriam bater primeiro na equipa da mesa ao lado... Palavras para quê?
Ontem fomos aos Coruchéus e gostámos da forma como fomos recebidos, como se brincou, como houve disputa e animação.
Por nós, continuaremos a tentar fazer o melhor, mas sempre com o objectivo de recolher o prazer que qualquer criança tem quando, mal sabendo andar, acerta na bola que lhe colocam à frente. Manias...
"Telenovelas? Tauromaquias? Futebóis?
Tudo temas para não respondermos."
O comandante é o carrilho do quiz.
Tudo temas para não respondermos."
O comandante é o carrilho do quiz.
"Por nós, continuaremos a tentar fazer o melhor, mas sempre com o objectivo de recolher o prazer que qualquer criança tem quando, mal sabendo andar, acerta na bola que lhe colocam à frente."
Enternecedor, no mínimo.
Enternecedor, no mínimo.
Ó rocafortes, eu sei que a pré-senilidade é algo que te apoquenta, por isso te dou o devido desconto. Aquilo era uma citação de um post anterior. Post esse que foi escrito pelo outro ancião do quiz, que no entanto ainda não denota os mesmos sintomas que tu.
1 abraço e não abuses das massas
1 abraço e não abuses das massas
Como bola colorida entre as mãos de uma crianc,a e'a parte final de um poema do Gedeão,A Pedra Filosofal. Desculpa se foi muita areia pra'tua camionete mas como e's novo tens tempo !!
Ó avô, que agora o és de facto, continuas a não sintonizar a frequência correcta. Isso da Pedra Filosofal é muito bonito e sim, também conheço. Não obstante isso, quando vens ler aqui os posts deves ler post sim post não, ou então não lês tudo. Se alguém parecia o Gedeão era o comandante, foi ele que disse aquilo. Eu só citei e referi que era enternecedor. Agora o que mais me espanta é que eu já tinha explicado isto, embora de forma mais ligeira no meu último post. Vê lá mas é se não sais à rua sozinho aí em Itália.
Abraço
Abraço
Tens razao. Desculpa la' oh Roge'rio. Nao tenho tido paciencia para ler os posts do comandante at'e ao fim, mas como estou com alguma dificuldade em adormecer vou passar e le los religiosamente juntamente com os do Hugo
E convenhamos: a "Pedra Filosofal", o "Perdidamente" e punchlines do Pessoa e Camões não são píncaros poéticos -- os últimos, porque a maioria não sabe o resto do poema de cor. Já os primeiros, e por desordem: a Florbela Espanca era apenas uma neurótica burgessa e burguesa que precisava é de levar com ele a sério, serve apenas para adormecer ou ler às melgas antes do Dum-Dum. O António Gedeão era um masturbino invisível para o radar, à pala das fatiotas das alunas das turmas mistas, escravo da métrica "anda cá a ver se eu deixo" e com a profundidade emocional de um romance de cordel lido de trás para a frente.
ninest123 12.25
ugg boots, ray ban sunglasses, chanel handbags, burberry outlet online, oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, ugg boots, burberry, replica watches, tiffany jewelry, prada handbags, michael kors outlet, louis vuitton, longchamp outlet, oakley sunglasses, louboutin, oakley sunglasses, nike free, gucci outlet, nike air max, ugg boots, michael kors outlet, louis vuitton, louis vuitton, uggs on sale, ray ban sunglasses, louboutin outlet, jordan shoes, nike air max, louis vuitton outlet, michael kors outlet, tory burch outlet, michael kors outlet, louis vuitton outlet, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, prada outlet, longchamp outlet, christian louboutin outlet, tiffany and co, replica watches, longchamp, nike outlet, ugg boots, michael kors, michael kors outlet, louboutin shoes, ray ban sunglasses, oakley sunglasses
ugg boots, ray ban sunglasses, chanel handbags, burberry outlet online, oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, ugg boots, burberry, replica watches, tiffany jewelry, prada handbags, michael kors outlet, louis vuitton, longchamp outlet, oakley sunglasses, louboutin, oakley sunglasses, nike free, gucci outlet, nike air max, ugg boots, michael kors outlet, louis vuitton, louis vuitton, uggs on sale, ray ban sunglasses, louboutin outlet, jordan shoes, nike air max, louis vuitton outlet, michael kors outlet, tory burch outlet, michael kors outlet, louis vuitton outlet, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, prada outlet, longchamp outlet, christian louboutin outlet, tiffany and co, replica watches, longchamp, nike outlet, ugg boots, michael kors, michael kors outlet, louboutin shoes, ray ban sunglasses, oakley sunglasses
sac guess, burberry, lacoste pas cher, michael kors, true religion jeans, louboutin pas cher, ray ban uk, ralph lauren pas cher, michael kors, true religion jeans, true religion jeans, nike air max, sac longchamp, vans pas cher, replica handbags, tn pas cher, nike roshe run, longchamp, nike air max, longchamp pas cher, michael kors, north face, vanessa bruno, hogan, lululemon, coach outlet, mulberry, nike free, converse pas cher, new balance pas cher, timberland, nike huarache, nike trainers, oakley pas cher, coach purses, air jordan pas cher, true religion outlet, nike roshe, nike blazer, air force, north face, ray ban pas cher, michael kors, abercrombie and fitch, nike free run uk, nike air max, hollister pas cher, hermes, hollister, air max, ralph lauren uk
ray ban, north face outlet, ipad cases, beats by dre, babyliss, abercrombie and fitch, iphone 6 plus cases, ghd, insanity workout, vans, lululemon, herve leger, timberland boots, nike air max, jimmy choo shoes, baseball bats, reebok shoes, bottega veneta, ferragamo shoes, iphone 6 cases, new balance, soccer jerseys, louboutin, oakley, soccer shoes, giuseppe zanotti, north face outlet, instyler, s5 cases, mcm handbags, iphone 6s plus cases, wedding dresses, mont blanc, iphone cases, nike roshe, chi flat iron, mac cosmetics, converse, hollister, birkin bag, nike air max, vans shoes, iphone 6s cases, nfl jerseys, valentino shoes, iphone 5s cases, p90x workout, hollister, gucci, celine handbags, ralph lauren, asics running shoes
canada goose, swarovski crystal, doudoune canada goose, canada goose, ugg,uggs,uggs canada, louis vuitton, canada goose outlet, bottes ugg, canada goose uk, sac louis vuitton pas cher, pandora jewelry, canada goose, ugg pas cher, moncler, moncler, moncler, louis vuitton, karen millen, moncler, ugg boots uk, coach outlet, hollister, montre pas cher, pandora jewelry, doke gabbana outlet, swarovski, replica watches, toms shoes, canada goose, wedding dresses, canada goose outlet, converse outlet, moncler, supra shoes, thomas sabo, barbour, ugg,ugg australia,ugg italia, juicy couture outlet, moncler, lancel, louis vuitton, louis vuitton, juicy couture outlet, moncler, barbour jackets, links of london, moncler outlet, marc jacobs, pandora charms, pandora charms
ninest123 12.25
ninest123 12.25
2016-04-02keyun
cheap oakley sunglasses
louis vuitton outlet
louis vuitton purses
michael kors handbags
cheap oakley sunglasses
christian louboutin shoes
coach factorty outlet
louis vuitton handbags
ray ban wayfarer
nike air jordan
adidas originals
prada handbags
oakley sunglasses cheap
michael kors
pandora outlet
polo ralph lauren outlet
fake watches
michael kors handbags
ray ban
coach factory outlet
ray ban sunglasses
coach factory outlet
kate spade handbags
ray bans
ugg outlet
ugg boots
cheap oakleys
kate spade
ray bans
louis vuitton outlet
nike basketball shoes
adidas uk
coach outlet
jordan retro 3
ray bans
louis vuitton bags
nike sb shoes
nike outlet
ghd hair straighteners
cheap oakley sunglasses
louis vuitton outlet
louis vuitton purses
michael kors handbags
cheap oakley sunglasses
christian louboutin shoes
coach factorty outlet
louis vuitton handbags
ray ban wayfarer
nike air jordan
adidas originals
prada handbags
oakley sunglasses cheap
michael kors
pandora outlet
polo ralph lauren outlet
fake watches
michael kors handbags
ray ban
coach factory outlet
ray ban sunglasses
coach factory outlet
kate spade handbags
ray bans
ugg outlet
ugg boots
cheap oakleys
kate spade
ray bans
louis vuitton outlet
nike basketball shoes
adidas uk
coach outlet
jordan retro 3
ray bans
louis vuitton bags
nike sb shoes
nike outlet
ghd hair straighteners
chenlili20160506
tory burch boots
jordan retro 11
nike trainers uk
air force 1
cheap toms
louis vuitton outlet
kate spade outlet
louis vuitton outlet stores
true religion jeans
celine handbags
nike store
air max 90
jordan retro 8
coach outlet
louis vuitton purses
cheap jordans
hollister uk
tory burch outlet online
pandora outlet
fitflops shoes
michael kors outlet
jordan 11
discount jordans
louis vuitton outlet
hollister
christian louboutin shoes
kobe 10
gucci handbags
christian louboutin sale
fit flops
coach factory outlet online
coach factory outlet
tory burch handbags
ray ban sunglasses uk
coach factory outlet
Post a Comment
tory burch boots
jordan retro 11
nike trainers uk
air force 1
cheap toms
louis vuitton outlet
kate spade outlet
louis vuitton outlet stores
true religion jeans
celine handbags
nike store
air max 90
jordan retro 8
coach outlet
louis vuitton purses
cheap jordans
hollister uk
tory burch outlet online
pandora outlet
fitflops shoes
michael kors outlet
jordan 11
discount jordans
louis vuitton outlet
hollister
christian louboutin shoes
kobe 10
gucci handbags
christian louboutin sale
fit flops
coach factory outlet online
coach factory outlet
tory burch handbags
ray ban sunglasses uk
coach factory outlet
<< Home

