Monday, May 29, 2006
Carta Aberta à Comissão Organizadora
Caros membros da Comissão Organizadora,
Decorridas 5 jornadas do campeonato, qualquer observador atento não deixará de notar um par de factos:
- o bom andamento das jornadas tem sido vítima de algumas entorses, que ,progressivamente, se parecem vir a agravar.
- o sucessivo apagamento da Comissão Organizadora (C.O.) que se tem visto muito pouco – ou nada – a interferir nestas matérias, no exercício da sua missão regulatória.
Fique claro que a dívida de gratidão para com os membros da C.O. por tudo o que fizeram até ao momento – e particularmente o espírito de iniciativa que conduziu ao arranque deste campeonato – jamais será obliterável. Malgré ça, não nos deveremos remeter a uma posição acrítica quanto ao comportamento da dita. A C.O. tem-se apresentado sedada, anestesiada, cedendo à democraticidade radical e ao processo de decisão ad-hoc por aclamação popular.
Em princípio, até nos parece ser este o espírito correcto. Afinal são só quizes, há países que se governam, e bem, sem constituições escritas, e de excesso de legislação e regulação já ando eu farto, dada a minha condição de residente na pátria. No entanto, na prática, esta auto-gestão tem apresentado resultados deficientes. Assim, julgo que seria positivo a C.O. estar mais presente e assumir o seu papel dirigente, sem peias nem complexos.
Ou seja, somos, por formação e inclinação, ferozes adversários de dirigismos e da necessidade de “made orders” – ainda para mais numa actividade como os jogos de quiz – mas vemo-nos compelidos a aceitar que será necessária uma maior regulação – como os outros, “mugged by reality”.
Vimos então sugerir à C.O. a adopção de algumas medidas, expostas de seguida:
Ponto prévio: para as coisas correrem melhor, imprescindível é a capacidade de auto-regulação dos jogadores. Citando o FB “Vamos todos fazer menos merda dessa vez, ok?”. O que se segue são sugestões de medidas facilitadoras, mas nem por sombras suficientes.
Ponto 1 – Horários. Neste domínio, tem sido o caos. Na última jornada, a primeira pergunta foi feita para lá das 23:30. Os jogos têm terminado depois das 3:00 da manhã. É uma das áreas em que julgo justificar-se uma posição de força por parte da C.O. Até porque grande parte do atraso se deve a pura inércia: tem-se visto que antes das 22:30 já a esmagadora maioria dos jogadores está presente na Academia. Assim, proponho que doravante, o organizador seja obrigado a distribuir os enunciados da parte escrita impreterivelmente às 22:30, podendo adiar esse momento, por seu livre arbítrio, até às 22:40. Caso alguma equipa não tenha ninguém na sala nesse momento, o enunciado ficará colocado em cima da mesa e iniciarão o preenchimento quando chegarem (e se chegarem dentro do tempo para o fazer).
a) Os organizadores deverão estar conscientes que quaisquer instruções para a parte escrita deverão estar expressas no enunciado para, nos casos das equipas atrasadas, não serem necessárias indicações pelo microfone que perturbem as restantes.
b) Para facilitar a “montagem” da sala, a C.O. deverá proceder ao sorteio dos lugares e enviá-los para publicação no blog para conhecimento das equipas.
c) A duração dos intervalos deve ser minimalista e não deverá ser prolongada por motivo de ausência de uma equipa da sala.
2 – O excesso de granel na sala. É um dos aspectos em que mais nos custa ceder à óbvia necessidade de intervenção e que menos gostariamos de ver “legislado”. No entanto – vide a duração dos últimos dois jogos – parece improvável que a capacidade de auto-correcção dos participantes funcione. Assim, propomos o estabelecimento de um mecanismo simples de penalizações: No final de cada jogo, o organizador entregará à C.O. uma lista de 3 equipas (no máximo, pode não ser nenhuma) que considere terem tido um “mau comportamento”. À terceira citação cada equipa perderá 1 ponto na classificação final e depois mais 1 ponto por cada citação adicional. O organizador poderá recorrer ao ajudante das contas - que terá mais disponibilidade – para efectuar a avaliação. È claro que se poderia recorrer a um incentivo positivo - um prémio fair-play a atribuir no final, usando um mecanismo semelhante, mas tenho menos fé no funcionamento deste.
3 – Reclamações. Outro aspecto que faz quebrar o ritmo do jogo. O que se passou com a pergunta do início da volta a França, com o jogo parado durante minutos quando o Luis afinal tinha razão foi caricato. Aqui propomos que se deixe ao critério de cada organizador a escolha de um de dois métodos:
a) o do Filipe Bravo, em que, existindo reclamação de uma equipa, os pontos são entregues à condição à que deu a resposta pretendida pelo organizador (ou a nenhuma). No intervalo, recorrendo à Internet ou a fontes que os organizadores levem, a pontuação será corrigida. Adicionalmente, para que não se multipliquem os pedidos de verificação, e como o Filipe Bravo propôs, será atribuída uma penalização de um ponto a cada equipa que apresentar uma reclamação que se apure infundada. (na altura não gostamos da ideia, mas agora parece-nos boa).
b) o método trivial pursuit – a resposta é a que está no cartão. O organizador só considerará certa a resposta que tiver como boa, mesmo que estejam a totalidade das equipas a reclamar. Obviamente que, por ser quase impossível um jogo sem erros técnicos (como a realidade tem demonstrado), existirão sempre equipas a serem prejudicadas, mas tal como os erros das equipas, os dos organizadores também fazem parte do jogo. E todos saberão à partida que é completamente inútil qualquer reclamação – excepto para satisfação pessoal, mas essas podem ser feitas depois do jogo.
O método a) é o nosso preferido mas o que me parece importante é que antes do início de cada jogo o organizador informe a sala que método adoptou. A CO deveria legislar apenas isto: escolhe um dos dois métodos, informa a sala e depois segue-o escrupulosamente até ao fim.
4 – Lapsos do organizador. Aconteceu já em vários jogos o organizador divulgar a resposta antes de terminar a cascata. Foram adoptados dois critérios diferentes. Depois do Pascoalinho decidir recomeçar a cascata na primeira equipa que não respondeu errado, o Luis no último jogo voltou à forma de repetir a pergunta para a primeira equipa. Como sempre disse, os dois processos parecem-nos legítimos. No entanto, conviria saber com o que se conta. Assim, propomos que se deixe ao poder discricionário do organizador a adopção de um ou de outro, tendo este o dever de informar, no início de cada jogo qual irá adoptar (e adoptar sempre o mesmo durante o jogo).
Estas 4 sugestões aumentarão o poder arbitral do organizador, mas julgo que, sendo este poder enquadrado “constitucionalmente” por decisões da C.O., contribuirão para uma clarificação destes aspectos e impedirão o constante surgimento de polémicas durante o jogo que têm provocado o prolongamento das sessões para lá do aceitável.
5 – A C.O. tem comunicado pouco ou nada. Neste blog, até ao momento, não houve uma expressão da C.O. enquanto tal. Nem de crítica, nem de regojizo, um conselho, uma novidade, nada. Há equipas que se desagregam, outras que aparecem, mudanças de datas, mas da C.O., nem uma prova de vida. É salutar o despreendimento do protagonismo, mas isto é excessivo. É um suicídio social a raiar a psicopatia. Neste âmbito, três sugestões finais:
a) este blog tem organizado um concurso entre cada prova, que já vai na segunda edição. Até agora os prémios têm sido obtidos à custa das edições repetidas do espólio pessoal do organizador. Assente que está, a breve prazo, o esgotamento dessas reservas, sugiro que seja atribuído um subsídio de 15 euros (pagos contra entrega das facturas) para a compra de prémios até ao final do campeonato (4 livros, os outros 2 estão garantidos). Isto representa, nos 6 jogos que faltam, 2,5 euros por jogo – ou seja, 20 centimos por equipa, ou seja, cerca de 5 centimos por jogador. Podem ser retirados dos prémios do jogo ou do bolo final – não me parece grande rombo. É claro que não deixará de haver concurso e prémios por isso, mas seria uma forma simpática de “oficializar” o concurso QdC.
b) O trabalho do Luís Tirapicos a colocar os jogos on-line mereceria um reconhecimento oficial, até pelo acervo para memória futura que está a ser construído. Proponho que se vá buscar aos fundos algo para promover uma singela homenagem ao Luís no jantar final por este magnífico trabalho. (a feitura do blog também tem mérito, mas daí já ele obterá as recompensas do reconhecimento público e do prazer pessoal)
c) A qualidade e simpatia do serviço de bar na Academia (para lá da cedência do espaço, aparelhagem e da generosidade e simpatia com que somos recebidos) tem-se pautado, a meu ver, por índices próximos da excelência. Proponho que a C.O. providencie no sentido de ser reconhecida, no final do campeonato, esta situação.
Os membros da C.O., que temos por amigos, saberão que esta carta em nada atinge o sincero e enorme apreço, quer pessoal, quer enquanto organizadores, que temos por eles e perdoar-nos-ão as injustiças, que, inadvertidamente, teremos acabado de cometer.
Abraços,
Os signatários
Hugo Oliveira
Rogério Costa
Frederico Bastos
Decorridas 5 jornadas do campeonato, qualquer observador atento não deixará de notar um par de factos:
- o bom andamento das jornadas tem sido vítima de algumas entorses, que ,progressivamente, se parecem vir a agravar.
- o sucessivo apagamento da Comissão Organizadora (C.O.) que se tem visto muito pouco – ou nada – a interferir nestas matérias, no exercício da sua missão regulatória.
Fique claro que a dívida de gratidão para com os membros da C.O. por tudo o que fizeram até ao momento – e particularmente o espírito de iniciativa que conduziu ao arranque deste campeonato – jamais será obliterável. Malgré ça, não nos deveremos remeter a uma posição acrítica quanto ao comportamento da dita. A C.O. tem-se apresentado sedada, anestesiada, cedendo à democraticidade radical e ao processo de decisão ad-hoc por aclamação popular.
Em princípio, até nos parece ser este o espírito correcto. Afinal são só quizes, há países que se governam, e bem, sem constituições escritas, e de excesso de legislação e regulação já ando eu farto, dada a minha condição de residente na pátria. No entanto, na prática, esta auto-gestão tem apresentado resultados deficientes. Assim, julgo que seria positivo a C.O. estar mais presente e assumir o seu papel dirigente, sem peias nem complexos.
Ou seja, somos, por formação e inclinação, ferozes adversários de dirigismos e da necessidade de “made orders” – ainda para mais numa actividade como os jogos de quiz – mas vemo-nos compelidos a aceitar que será necessária uma maior regulação – como os outros, “mugged by reality”.
Vimos então sugerir à C.O. a adopção de algumas medidas, expostas de seguida:
Ponto prévio: para as coisas correrem melhor, imprescindível é a capacidade de auto-regulação dos jogadores. Citando o FB “Vamos todos fazer menos merda dessa vez, ok?”. O que se segue são sugestões de medidas facilitadoras, mas nem por sombras suficientes.
Ponto 1 – Horários. Neste domínio, tem sido o caos. Na última jornada, a primeira pergunta foi feita para lá das 23:30. Os jogos têm terminado depois das 3:00 da manhã. É uma das áreas em que julgo justificar-se uma posição de força por parte da C.O. Até porque grande parte do atraso se deve a pura inércia: tem-se visto que antes das 22:30 já a esmagadora maioria dos jogadores está presente na Academia. Assim, proponho que doravante, o organizador seja obrigado a distribuir os enunciados da parte escrita impreterivelmente às 22:30, podendo adiar esse momento, por seu livre arbítrio, até às 22:40. Caso alguma equipa não tenha ninguém na sala nesse momento, o enunciado ficará colocado em cima da mesa e iniciarão o preenchimento quando chegarem (e se chegarem dentro do tempo para o fazer).
a) Os organizadores deverão estar conscientes que quaisquer instruções para a parte escrita deverão estar expressas no enunciado para, nos casos das equipas atrasadas, não serem necessárias indicações pelo microfone que perturbem as restantes.
b) Para facilitar a “montagem” da sala, a C.O. deverá proceder ao sorteio dos lugares e enviá-los para publicação no blog para conhecimento das equipas.
c) A duração dos intervalos deve ser minimalista e não deverá ser prolongada por motivo de ausência de uma equipa da sala.
2 – O excesso de granel na sala. É um dos aspectos em que mais nos custa ceder à óbvia necessidade de intervenção e que menos gostariamos de ver “legislado”. No entanto – vide a duração dos últimos dois jogos – parece improvável que a capacidade de auto-correcção dos participantes funcione. Assim, propomos o estabelecimento de um mecanismo simples de penalizações: No final de cada jogo, o organizador entregará à C.O. uma lista de 3 equipas (no máximo, pode não ser nenhuma) que considere terem tido um “mau comportamento”. À terceira citação cada equipa perderá 1 ponto na classificação final e depois mais 1 ponto por cada citação adicional. O organizador poderá recorrer ao ajudante das contas - que terá mais disponibilidade – para efectuar a avaliação. È claro que se poderia recorrer a um incentivo positivo - um prémio fair-play a atribuir no final, usando um mecanismo semelhante, mas tenho menos fé no funcionamento deste.
3 – Reclamações. Outro aspecto que faz quebrar o ritmo do jogo. O que se passou com a pergunta do início da volta a França, com o jogo parado durante minutos quando o Luis afinal tinha razão foi caricato. Aqui propomos que se deixe ao critério de cada organizador a escolha de um de dois métodos:
a) o do Filipe Bravo, em que, existindo reclamação de uma equipa, os pontos são entregues à condição à que deu a resposta pretendida pelo organizador (ou a nenhuma). No intervalo, recorrendo à Internet ou a fontes que os organizadores levem, a pontuação será corrigida. Adicionalmente, para que não se multipliquem os pedidos de verificação, e como o Filipe Bravo propôs, será atribuída uma penalização de um ponto a cada equipa que apresentar uma reclamação que se apure infundada. (na altura não gostamos da ideia, mas agora parece-nos boa).
b) o método trivial pursuit – a resposta é a que está no cartão. O organizador só considerará certa a resposta que tiver como boa, mesmo que estejam a totalidade das equipas a reclamar. Obviamente que, por ser quase impossível um jogo sem erros técnicos (como a realidade tem demonstrado), existirão sempre equipas a serem prejudicadas, mas tal como os erros das equipas, os dos organizadores também fazem parte do jogo. E todos saberão à partida que é completamente inútil qualquer reclamação – excepto para satisfação pessoal, mas essas podem ser feitas depois do jogo.
O método a) é o nosso preferido mas o que me parece importante é que antes do início de cada jogo o organizador informe a sala que método adoptou. A CO deveria legislar apenas isto: escolhe um dos dois métodos, informa a sala e depois segue-o escrupulosamente até ao fim.
4 – Lapsos do organizador. Aconteceu já em vários jogos o organizador divulgar a resposta antes de terminar a cascata. Foram adoptados dois critérios diferentes. Depois do Pascoalinho decidir recomeçar a cascata na primeira equipa que não respondeu errado, o Luis no último jogo voltou à forma de repetir a pergunta para a primeira equipa. Como sempre disse, os dois processos parecem-nos legítimos. No entanto, conviria saber com o que se conta. Assim, propomos que se deixe ao poder discricionário do organizador a adopção de um ou de outro, tendo este o dever de informar, no início de cada jogo qual irá adoptar (e adoptar sempre o mesmo durante o jogo).
Estas 4 sugestões aumentarão o poder arbitral do organizador, mas julgo que, sendo este poder enquadrado “constitucionalmente” por decisões da C.O., contribuirão para uma clarificação destes aspectos e impedirão o constante surgimento de polémicas durante o jogo que têm provocado o prolongamento das sessões para lá do aceitável.
5 – A C.O. tem comunicado pouco ou nada. Neste blog, até ao momento, não houve uma expressão da C.O. enquanto tal. Nem de crítica, nem de regojizo, um conselho, uma novidade, nada. Há equipas que se desagregam, outras que aparecem, mudanças de datas, mas da C.O., nem uma prova de vida. É salutar o despreendimento do protagonismo, mas isto é excessivo. É um suicídio social a raiar a psicopatia. Neste âmbito, três sugestões finais:
a) este blog tem organizado um concurso entre cada prova, que já vai na segunda edição. Até agora os prémios têm sido obtidos à custa das edições repetidas do espólio pessoal do organizador. Assente que está, a breve prazo, o esgotamento dessas reservas, sugiro que seja atribuído um subsídio de 15 euros (pagos contra entrega das facturas) para a compra de prémios até ao final do campeonato (4 livros, os outros 2 estão garantidos). Isto representa, nos 6 jogos que faltam, 2,5 euros por jogo – ou seja, 20 centimos por equipa, ou seja, cerca de 5 centimos por jogador. Podem ser retirados dos prémios do jogo ou do bolo final – não me parece grande rombo. É claro que não deixará de haver concurso e prémios por isso, mas seria uma forma simpática de “oficializar” o concurso QdC.
b) O trabalho do Luís Tirapicos a colocar os jogos on-line mereceria um reconhecimento oficial, até pelo acervo para memória futura que está a ser construído. Proponho que se vá buscar aos fundos algo para promover uma singela homenagem ao Luís no jantar final por este magnífico trabalho. (a feitura do blog também tem mérito, mas daí já ele obterá as recompensas do reconhecimento público e do prazer pessoal)
c) A qualidade e simpatia do serviço de bar na Academia (para lá da cedência do espaço, aparelhagem e da generosidade e simpatia com que somos recebidos) tem-se pautado, a meu ver, por índices próximos da excelência. Proponho que a C.O. providencie no sentido de ser reconhecida, no final do campeonato, esta situação.
Os membros da C.O., que temos por amigos, saberão que esta carta em nada atinge o sincero e enorme apreço, quer pessoal, quer enquanto organizadores, que temos por eles e perdoar-nos-ão as injustiças, que, inadvertidamente, teremos acabado de cometer.
Abraços,
Os signatários
Hugo Oliveira
Rogério Costa
Frederico Bastos
Comments:
<< Home
Continuamos a ser vítimas dos insondáveis desígnios de espíritos malévolos e soezes, sempre prontos para inventar novas medidas que venham colocar obstáculos à nossa participação despreocupada, inocente e lúdica.
Subscrito por uma troika de gays.
A Co reunirá em Agosto no meio de uma valente sardinhada, deliberando na altura dos whiskys.
Horários sim, DGS não.
Quanto ao concurso, logo se vê, embora normalmente os pais sustentem os filhos que criam.
Tirapicos Oiçam, sim.
Bar da Academia e suas "valentes", colaboradoras, sim.
Disse.
Cavaleiro Apocaliptico da CO
A Co reunirá em Agosto no meio de uma valente sardinhada, deliberando na altura dos whiskys.
Horários sim, DGS não.
Quanto ao concurso, logo se vê, embora normalmente os pais sustentem os filhos que criam.
Tirapicos Oiçam, sim.
Bar da Academia e suas "valentes", colaboradoras, sim.
Disse.
Cavaleiro Apocaliptico da CO
Concordo com a retirada de pontos a quem proteste sem razão, mas quem proteste correctamente também deve ser compensado.
"Horários sim, DGS não."
Que têm os pontos 3 e 4 a ver com DGS, rapaz? O 2 ainda concedo, agora os outros trata-se apenas de o organizador anunciar no principio do jogo o critério que adoptará.
"embora normalmente os pais sustentem os filhos que criam.embora normalmente os pais sustentem os filhos que criam."
Certo. A questão é se há interesse em perfilhar a criança alheia.
"mas quem proteste correctamente também deve ser compensado."
Recebe os pontos por ter respondido correctamente à pergunta. Mais que isso seria oferecer um beneficio por erro alheio. As equipas não devem receber mais pontos por equívocos do organizador do jogo.
"Apanham me fora e comecam com regulamentos a' Brokeback Mountain"
Amaricado parece-me o que tem existido até agora, com confusões e embrulhadas sucessivas.
Que têm os pontos 3 e 4 a ver com DGS, rapaz? O 2 ainda concedo, agora os outros trata-se apenas de o organizador anunciar no principio do jogo o critério que adoptará.
"embora normalmente os pais sustentem os filhos que criam.embora normalmente os pais sustentem os filhos que criam."
Certo. A questão é se há interesse em perfilhar a criança alheia.
"mas quem proteste correctamente também deve ser compensado."
Recebe os pontos por ter respondido correctamente à pergunta. Mais que isso seria oferecer um beneficio por erro alheio. As equipas não devem receber mais pontos por equívocos do organizador do jogo.
"Apanham me fora e comecam com regulamentos a' Brokeback Mountain"
Amaricado parece-me o que tem existido até agora, com confusões e embrulhadas sucessivas.
Coisas para que não há pachorra:
"O comunismo é bom em teoria"
Budismo
"Só falo dos jogadores convocados, de quem não está não falo"
"E na América, não há pobres, não?"
"Isto é apenas um jogo, nada mais..."
"O comunismo é bom em teoria"
Budismo
"Só falo dos jogadores convocados, de quem não está não falo"
"E na América, não há pobres, não?"
"Isto é apenas um jogo, nada mais..."
"Outro aspecto que faz quebrar o ritmo do jogo. O que se passou com a pergunta do início da volta a França, com o jogo parado durante minutos quando o Tirapicos afinal tinha razão foi caricato".
é engraçado que relativamente as reclamações tenhas dado um exemplo de uma questão em que ele tinha razão e não um dos muitos exemplos em que o organizador não teve razão, como por exemplo( mais uma vez) a questão do arquitecto de serralves.
"mas quem proteste correctamente também deve ser compensado."
"Recebe os pontos por ter respondido correctamente à pergunta. Mais que isso seria oferecer um beneficio por erro alheio. As equipas não devem receber mais pontos por equívocos do organizador do jogo."
e se a questão não for decidida na sala e se vier mais tarde a reconhecer o erro? e se essa questão vier a influenciar todo o decorrer do jogo?
a titulo de exemplo:- se tivesse sido reconhecida a resposta do àlvaro siza uma das equipas que passava para a fase seguinte era a equipa nº1( a minha), gostaria de saber como é que o famoso C.O.( que pelos vistos poucos conhecem) "descalçava a bota".
se o objectivo é "legislar" estás a "trancar" muita da graça do jogo e tal como já aqui alguem escreveu e com muita razão,
(... "sempre prontos para inventar novas medidas que venham colocar obstáculos à nossa participação despreocupada, inocente e lúdica.").
começo a ficar um pouco preocupado!!!!
porque se como nós sabemos, alguns só jogavam pelo dinheiro, outros há que tendem a colocar o jogo na trincheira só pela questão dos pontos, do campeonato e quiça talvez a questão do prémio.
não te esqueças nunca que isto é só um jogo, com regras particulares, mas só um jogo e como tal JOGA-SE.
Nuno Almeida
é engraçado que relativamente as reclamações tenhas dado um exemplo de uma questão em que ele tinha razão e não um dos muitos exemplos em que o organizador não teve razão, como por exemplo( mais uma vez) a questão do arquitecto de serralves.
"mas quem proteste correctamente também deve ser compensado."
"Recebe os pontos por ter respondido correctamente à pergunta. Mais que isso seria oferecer um beneficio por erro alheio. As equipas não devem receber mais pontos por equívocos do organizador do jogo."
e se a questão não for decidida na sala e se vier mais tarde a reconhecer o erro? e se essa questão vier a influenciar todo o decorrer do jogo?
a titulo de exemplo:- se tivesse sido reconhecida a resposta do àlvaro siza uma das equipas que passava para a fase seguinte era a equipa nº1( a minha), gostaria de saber como é que o famoso C.O.( que pelos vistos poucos conhecem) "descalçava a bota".
se o objectivo é "legislar" estás a "trancar" muita da graça do jogo e tal como já aqui alguem escreveu e com muita razão,
(... "sempre prontos para inventar novas medidas que venham colocar obstáculos à nossa participação despreocupada, inocente e lúdica.").
começo a ficar um pouco preocupado!!!!
porque se como nós sabemos, alguns só jogavam pelo dinheiro, outros há que tendem a colocar o jogo na trincheira só pela questão dos pontos, do campeonato e quiça talvez a questão do prémio.
não te esqueças nunca que isto é só um jogo, com regras particulares, mas só um jogo e como tal JOGA-SE.
Nuno Almeida
Viva Nuno.
Muito rapidamente que não posso apanhar trânsito (depois, se quiseres, aprofundamos as questões em frente a umas imperiais antes da corrida de quinta):
Um exemplo é só um exemplo. Apenas achamos aquele mais caricato precisamente por o organizador ter razão. Mas todas as situações em que o jogo fica engasgado por reclamações poderiam servir de exemplo. Utilizando o caso que apontas, não seria muito melhor que:
a) o organizador tivesse anunciado desde o início que só aceitava as respostas que tinha e portanto não valeria a pena reclamar fosse o que fosse
b) tivesse dito: "ok, fica o ponto atribuido á condição e no intervalo já se vê isso" e então o jogo poderia prosseguir rapidamente.
Mais:
"E se a questão não for resolvida na sala?" Acontece. É o sortilégio do jogo. O que aconteceu convosco não foi caso virgem. O objectivo não é o de assegurar que não existem erros, tão só minorar o efeito desses erros no bom andamento do jogo.
Seguindo :
"se o objectivo é "legislar" estás a "trancar" muita da graça do jogo e tal como já aqui alguem escreveu e com muita razão,
(... "sempre prontos para inventar novas medidas que venham colocar obstáculos à nossa participação despreocupada, inocente e lúdica.").
Bem, quem escreveu:
"Afinal são só quizes, há países que se governam, e bem, sem constituições escritas, e de excesso de legislação e regulação já ando eu farto," e "Ponto prévio: para as coisas correrem melhor, imprescindível é a capacidade de auto-regulação dos jogadores" e "u seja, somos, por formação e inclinação, ferozes adversários de dirigismos e da necessidade de “made orders”" e etc. fomos nós na carta. Que depois a critiquem dizendo, com mais ou menos nuances, o mesmo, deixa-me perante três hipóteses:
- ou não a leram; - ou leram e não quiseram entender - ou precisam, com urgência, de se alfabetizar
Não se pretende trancar nada, tão somente evitar que os organizadores usem critérios diferentes para situações iguais no mesmo jogo. E nem sequer por algum sentido de justiça, mas simplesmente para que o jogo decorra mais depressa.
Ainda gostava que alguém me explicasse como é que o facto de o organizador, antes do início do jogo, enunciar em 10 segundos duas coisas tão simples - se não aceita reclamações ou se aceita verificar n intervalo; se caso se engane, recomeça a pergunta na equipa inicial ou onde iniciou a cascata - representa uma revoada de legislação, códigos, complexidades e minudências legais e o diabo a quatro. Até agora têm sido utilizados, como calha dois métodos: nós propomos que, em cada jogo, o organizador escolha um. Não me parece que isto vá complexificar seja o que for, au contraire.
"que se como nós sabemos, alguns só jogavam pelo dinheiro, outros há que tendem a colocar o jogo na trincheira só pela questão dos pontos, do campeonato e quiça talvez a questão do prémio."
whatever. what's your point exactly?
"não te esqueças nunca que isto é só um jogo, com regras particulares, mas só um jogo"
Pois. Ia remeter-te para o meu comentário "coisas para que não tenho pachorra". Mas desisto. Resta-me agradecer a todos, penhorado, a atenção para com a minha memória e, penitente e arrependido, prometer, logo que tenha tempo, escrever aqui "o quiz é apenas um jogo" 50 vezes. Mas depois disso, prometem que deixam vocês de o repetir, sim? Agradecido.
abraços Nuno
Muito rapidamente que não posso apanhar trânsito (depois, se quiseres, aprofundamos as questões em frente a umas imperiais antes da corrida de quinta):
Um exemplo é só um exemplo. Apenas achamos aquele mais caricato precisamente por o organizador ter razão. Mas todas as situações em que o jogo fica engasgado por reclamações poderiam servir de exemplo. Utilizando o caso que apontas, não seria muito melhor que:
a) o organizador tivesse anunciado desde o início que só aceitava as respostas que tinha e portanto não valeria a pena reclamar fosse o que fosse
b) tivesse dito: "ok, fica o ponto atribuido á condição e no intervalo já se vê isso" e então o jogo poderia prosseguir rapidamente.
Mais:
"E se a questão não for resolvida na sala?" Acontece. É o sortilégio do jogo. O que aconteceu convosco não foi caso virgem. O objectivo não é o de assegurar que não existem erros, tão só minorar o efeito desses erros no bom andamento do jogo.
Seguindo :
"se o objectivo é "legislar" estás a "trancar" muita da graça do jogo e tal como já aqui alguem escreveu e com muita razão,
(... "sempre prontos para inventar novas medidas que venham colocar obstáculos à nossa participação despreocupada, inocente e lúdica.").
Bem, quem escreveu:
"Afinal são só quizes, há países que se governam, e bem, sem constituições escritas, e de excesso de legislação e regulação já ando eu farto," e "Ponto prévio: para as coisas correrem melhor, imprescindível é a capacidade de auto-regulação dos jogadores" e "u seja, somos, por formação e inclinação, ferozes adversários de dirigismos e da necessidade de “made orders”" e etc. fomos nós na carta. Que depois a critiquem dizendo, com mais ou menos nuances, o mesmo, deixa-me perante três hipóteses:
- ou não a leram; - ou leram e não quiseram entender - ou precisam, com urgência, de se alfabetizar
Não se pretende trancar nada, tão somente evitar que os organizadores usem critérios diferentes para situações iguais no mesmo jogo. E nem sequer por algum sentido de justiça, mas simplesmente para que o jogo decorra mais depressa.
Ainda gostava que alguém me explicasse como é que o facto de o organizador, antes do início do jogo, enunciar em 10 segundos duas coisas tão simples - se não aceita reclamações ou se aceita verificar n intervalo; se caso se engane, recomeça a pergunta na equipa inicial ou onde iniciou a cascata - representa uma revoada de legislação, códigos, complexidades e minudências legais e o diabo a quatro. Até agora têm sido utilizados, como calha dois métodos: nós propomos que, em cada jogo, o organizador escolha um. Não me parece que isto vá complexificar seja o que for, au contraire.
"que se como nós sabemos, alguns só jogavam pelo dinheiro, outros há que tendem a colocar o jogo na trincheira só pela questão dos pontos, do campeonato e quiça talvez a questão do prémio."
whatever. what's your point exactly?
"não te esqueças nunca que isto é só um jogo, com regras particulares, mas só um jogo"
Pois. Ia remeter-te para o meu comentário "coisas para que não tenho pachorra". Mas desisto. Resta-me agradecer a todos, penhorado, a atenção para com a minha memória e, penitente e arrependido, prometer, logo que tenha tempo, escrever aqui "o quiz é apenas um jogo" 50 vezes. Mas depois disso, prometem que deixam vocês de o repetir, sim? Agradecido.
abraços Nuno
"gostaria de saber como é que o famoso C.O.( que pelos vistos poucos conhecem)"
Esqueci-me desta. Será "a famosa CO". Embora haja muito boa gente que não a ache nada famosa...
Como descalçava a bota? Não haveria bota nenhuma a descalçar. Caso o Tirapicos anunciasse que não aceitava reclamações, teriam sido eliminados por erro arbitral. Caso adoptasse o método da atribuição de pontos à condição e no intervalo se verificasse que tinham razão, teriam sido atribuidos os pontos à vossa equipa e retirados à equipa que apanhou a cascata. Qual é a dúvida?
Esqueci-me desta. Será "a famosa CO". Embora haja muito boa gente que não a ache nada famosa...
Como descalçava a bota? Não haveria bota nenhuma a descalçar. Caso o Tirapicos anunciasse que não aceitava reclamações, teriam sido eliminados por erro arbitral. Caso adoptasse o método da atribuição de pontos à condição e no intervalo se verificasse que tinham razão, teriam sido atribuidos os pontos à vossa equipa e retirados à equipa que apanhou a cascata. Qual é a dúvida?
ninest123 12.25
ugg boots, ray ban sunglasses, chanel handbags, burberry outlet online, oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, ugg boots, burberry, replica watches, tiffany jewelry, prada handbags, michael kors outlet, louis vuitton, longchamp outlet, oakley sunglasses, louboutin, oakley sunglasses, nike free, gucci outlet, nike air max, ugg boots, michael kors outlet, louis vuitton, louis vuitton, uggs on sale, ray ban sunglasses, louboutin outlet, jordan shoes, nike air max, louis vuitton outlet, michael kors outlet, tory burch outlet, michael kors outlet, louis vuitton outlet, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, prada outlet, longchamp outlet, christian louboutin outlet, tiffany and co, replica watches, longchamp, nike outlet, ugg boots, michael kors, michael kors outlet, louboutin shoes, ray ban sunglasses, oakley sunglasses
ugg boots, ray ban sunglasses, chanel handbags, burberry outlet online, oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, ugg boots, burberry, replica watches, tiffany jewelry, prada handbags, michael kors outlet, louis vuitton, longchamp outlet, oakley sunglasses, louboutin, oakley sunglasses, nike free, gucci outlet, nike air max, ugg boots, michael kors outlet, louis vuitton, louis vuitton, uggs on sale, ray ban sunglasses, louboutin outlet, jordan shoes, nike air max, louis vuitton outlet, michael kors outlet, tory burch outlet, michael kors outlet, louis vuitton outlet, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, prada outlet, longchamp outlet, christian louboutin outlet, tiffany and co, replica watches, longchamp, nike outlet, ugg boots, michael kors, michael kors outlet, louboutin shoes, ray ban sunglasses, oakley sunglasses
sac guess, burberry, lacoste pas cher, michael kors, true religion jeans, louboutin pas cher, ray ban uk, ralph lauren pas cher, michael kors, true religion jeans, true religion jeans, nike air max, sac longchamp, vans pas cher, replica handbags, tn pas cher, nike roshe run, longchamp, nike air max, longchamp pas cher, michael kors, north face, vanessa bruno, hogan, lululemon, coach outlet, mulberry, nike free, converse pas cher, new balance pas cher, timberland, nike huarache, nike trainers, oakley pas cher, coach purses, air jordan pas cher, true religion outlet, nike roshe, nike blazer, air force, north face, ray ban pas cher, michael kors, abercrombie and fitch, nike free run uk, nike air max, hollister pas cher, hermes, hollister, air max, ralph lauren uk
ray ban, north face outlet, ipad cases, beats by dre, babyliss, abercrombie and fitch, iphone 6 plus cases, ghd, insanity workout, vans, lululemon, herve leger, timberland boots, nike air max, jimmy choo shoes, baseball bats, reebok shoes, bottega veneta, ferragamo shoes, iphone 6 cases, new balance, soccer jerseys, louboutin, oakley, soccer shoes, giuseppe zanotti, north face outlet, instyler, s5 cases, mcm handbags, iphone 6s plus cases, wedding dresses, mont blanc, iphone cases, nike roshe, chi flat iron, mac cosmetics, converse, hollister, birkin bag, nike air max, vans shoes, iphone 6s cases, nfl jerseys, valentino shoes, iphone 5s cases, p90x workout, hollister, gucci, celine handbags, ralph lauren, asics running shoes
canada goose, swarovski crystal, doudoune canada goose, canada goose, ugg,uggs,uggs canada, louis vuitton, canada goose outlet, bottes ugg, canada goose uk, sac louis vuitton pas cher, pandora jewelry, canada goose, ugg pas cher, moncler, moncler, moncler, louis vuitton, karen millen, moncler, ugg boots uk, coach outlet, hollister, montre pas cher, pandora jewelry, doke gabbana outlet, swarovski, replica watches, toms shoes, canada goose, wedding dresses, canada goose outlet, converse outlet, moncler, supra shoes, thomas sabo, barbour, ugg,ugg australia,ugg italia, juicy couture outlet, moncler, lancel, louis vuitton, louis vuitton, juicy couture outlet, moncler, barbour jackets, links of london, moncler outlet, marc jacobs, pandora charms, pandora charms
ninest123 12.25
Post a Comment
ninest123 12.25
<< Home

