Friday, June 20, 2008
A poucas horas do quiz

Todo o Quiz foi elaborado e revisto por uma comissão técnica altamente especializada constituida pelos elementos da equipa Ursinho Bobó. O Quiz foi ainda testado em cobaias, como por exemplo os colegas de escritório de alguns elementos. Vão afinando as gargantas, vão libertando os vossos institintos mais conservadores.
Espera-se uma noite tranquila e animada, apesar de haver practicamente a certeza de que não vai chover.
Labels: Antevisão
Thursday, April 19, 2007
Antevisão: Do fanatismo ecológico ao choque tecnológico

1. Na previsão meteorológica para amanhã, lê-se Rain 70% chance of precipitation. Só 70%? E já na última jornada não choveu. Ora aí está, mais uma prova do avanço inexorável do apocalipse do aquecimento global. A todos os outros flagelos, há agora que adicionar mais este. E ainda há hereges que desconfiam dos dogmas da eco-religião. Vá, amanhã tudo de bicicleta para a Ajuda (e vale mesmo a pena ver o documentário do último link - encontra-se integralmente no Youtube).
2. Quando amanhã, um pouco antes da meia noite, o Jorge efectuar a 8ª pergunta da 5ª cascata do segundo nível, estará cumprido um terço do actual campeonato. No final do jogo, já as 3 primeiras classificadas do ano passado e candidatas assumidas ao título, terão realizado as suas organizações. Isso é bom, mas talvez não fosse má ideia que, cabendo a próxima jornada aos NNAPED (que não organizaram jogo a época passada), se seguissem os Lagartixas, e, depois, as equipas que estiverem mais bem classificadas a meio da época. À atenção da Comissão Organizadora.
3. Depois dos Mamedes também passarem a via sacra do jogo em que não se pontua, as contas ficarão mais claras. E, eventualmente, regressará o chamado efeito sandwich. Tem-se falado numa maior competividade durante esta época. Tem de facto existido. Na luta pelo título? Verifiquemos as pontuações médias por jogo, excluíndo, quando se aplica, os jogos que as equipas organizaram, dos actuais 5 primeiros classificados:
| Cavaleiros | 8,5 |
| Mamedes | 7,0 |
| Fósseis | 5,5 |
| Lagartixas | 4,3 |
| Zbroing | 3,7 |
Talvez venha a acontecer, mas, para já, é apenas mito. Mas os segundos lugares dos BMV, Lagartixas e Zbroing, forçam-nos a não excluir a possibilidade de termos um campeonato mais aberto.
4. Há dias, defendemos por aqui que a ausência de perguntas de economia se deveria a uma «retribuição taliónica» - afirmando que, para lá dos estudo da super-star da Ciência Económica que utilizou o concurso O Elo Mais Fraco para estudar discriminações, aquela não dedicava atenções ao Quiz.
Entretanto, disse-nos o Luís Aguiar-Conraria imaginar que existissem muitos mais, disponibilizando-se até , muito simpaticamente, para os procurar. Foi aí que começamos a desconfiar que nos tínhamos precipitado, cometendo um crime de conformismo que angustiará qualquer economista - e quaisquer cientistas, quizzers e adeptos do rigor cognitivo. Assim foi: já descobrimos umas resmas valentes de estudos económicos que têm o quiz como tema ou campo de análise. Há até, imaginem, um paper sobre a eficiência económica dos quizes...de economia. A sério. Vamos agora dar uma vista de olhos a alguns destes papers e escreveremos um post sobre este assunto durante o próximo mês (e sempre será uma boa maneira de recordar algum inglês técnico já esquecido).
5. Segundo os organizadores, teremos amanhã, uma divisão equitativa de temas. O "tema" num QdC é uma categoria completamente subjectiva e é díficil imaginar que equitatividade será essa. Mas, até pelas evoluções tecnológicas que estão prometidas, este é um dos jogos que nos está a despertar maior curiosidade.
6. Uma das novas equipas deste campeonato, os Golfinhos, estarão amanhã neste blog, com uma primeira entrevista de apresentação. Para a semana, segue-se o Team Biondi. Os Biondi são uma das equipas cuja presença amanhã ainda está em dúvida. Certa é, infelizmente, a ausência dos Moscatéis & Scones. Por isso, no máximo serão 15 as equipas presentes. Mas até podem ser apenas 13.
7. Finalmente, uma mensagem dos nossos colunistas (via tocolante):
[NDR: O último ponto é algo injusto para o Sergei Kostov e o Jorge Páramos, que oscilam entre a luta proletária e cedência ao grande capital]Labels: Antevisão, choque tecnológico, ecologismo caviar e sindicalismo arroz de lampreia, economia, mentiras convenientes, the greatest hoax ever
Wednesday, April 18, 2007
Extra: Blog publica grelha de perguntas para o jogo de sexta-feira
Adiantamos aos nossos leitores que, em entrevista a publicar amanhã, os dois organizadores afirmaram que: «dividimos equitativamente as perguntas entre quatro
temas principais, conforme explicarei. Surpresas, quatro:
- apoio do computador, para as perguntas, ordenamento e pontuação;
- a divisão equitativa, sem minorizar a ciência;
- a existência de uma prova escrita com classificação americana (quem
mais faz, tem certo);
- algumas perguntas de cascata com trocadilhos e quejandos.»
Labels: Antevisão, cenas geeks, Garganta funda, Grelhas, mcguffin
Friday, March 16, 2007
Less is More?
O Pensador de Rodin, reduzido ao tamanho de um glóbulo vermelho (made in Korea). Hoje poderão estar 19 equpas na Academia. Às 16, poderão juntar-se uma equipa da Academia, outra do Patrocinador Oficial Junta de Freguesia da Ajuda e outra do P.C.P. da Ajuda (sim, comunas, lembram-se de termos falado na fractalidade do quiz?). Informações da C.O., por confirmar. Daqui a 7 horas logo saberemos. Mas perspectiva-se mais uma longa noite. Onde anda a ASAE quando é precisa? Só se preocupam com os carapaus aos quais falta uma barbatana e com os isqueiros que são tão perigosos como uma granada? Até lá, inspirem-se na estátua. As horas que faltam são de recolhimento. Labels: Alarmismos, Antevisão, Microtecnologia, Multidão, Protecção do Consumidor de Quiz, um prego enferrujado numa palete é um perigo para a saúde pública
Wednesday, March 14, 2007
5 perguntas a... António Pascoalinho
António Pascoalinho: As respostas deste ano foram "checkadas" em mais que uma fonte
António, o último jogo que organizaste ficou marcado por uma intensa polémica, com sérias altercações. À distância de um ano, como revives esses momentos? Desta feita, esperas uma noite mais tranquila?
Pelo menos tive o cuidado de “checkar” as respostas deste ano em mais que uma fonte. Se houver erros, temos pena, mas o critério será sempre o que está no cartão, mais o não aceitar respostas com coisas a mais (se se pede SEAT IBIZA, aceito SEAT mas não SEAT LEON). Quanto a nomes próprios, penso aceitar só o apelido mas não só o nome próprio (EINSTEIN sm, ALBERT não).
Desta vez, a organização é feita em cooperação com o teu colega de equipa Humberto. Como é organizar um jogo a dois? Que método seguiram? Que conselhos darias a futuros organziadores que adoptem o mesmo modelo?
Basta haver amizade a sério e dividir temas. O resto vem naturalmente. Acho que ambos devem inventar perguntas para a “molhada” e depois em conjunto escolherem o nível em que vão encaixar cada uma.
Há um ano surpreendeste com as letras das músicas. Para este jogo, há alguma supresa similar? Podes adiantar algo?
Não há música (tocada), mas apenas uma cascata temática a meio do nível 1. Depois verão!
Existirá uma estrita separação temática? Ou vão haver alguns temas privilegiados?
Não há temas “filhos” nem “enteados”. Nem as perguntas de Cinema nem as de Futebol chegam a 10 de cada. Podem estar descansados quanto à multiplicidade de conhecimento não específico que vos pediremos.
Que mensagem gostarias, a 48 horas do teu jogo, de deixar aos nossos leitores?
Que não esqueçam que isto é um jogo, que dá um trabalhão a fazer, que é feito com carolice e que se EXIGE às equipas eliminadas que mantenham silêncio durante os níveis 2 e 3.
Entretanto, este blog tem já na rotativa uma entrevista ao Cromo nº 1, o "membro dos Abba" e "novo Borges Coutinho" Jorge Azevedo Correia, sobre a crise de resultados que tem afectado os Ursinho. Moneyquotes: «...parece-me bastante evidente que as perguntas do Quiz se têm vindo a “tecnicalizar”, o que é ilustrativo de uma mundividência pós e residual-marxista que é bastante bem dissecada por Kuenhelt Leddin, Alasdair Macintyre e Roger Scruton.»; «Podemos ter uma vedeta a apresentar... Alguém que já deu excelente conta de si na anterior edição.»; «Temos tido um azar terrível. Eram as socas dos índios e mais não sei quê!»
Labels: 5 perguntas a..., Antevisão, António Pascoalinho
Monday, March 12, 2007
Há um ano foi assim...
António Pascoalinho, figura grada do Quiz nacional, acompanhado pelo seu colega de equipa Humberto Silva, regressa à organização de jogos de QdC. O seu jogo anterior foi inesquecível: pela primeira vez, o QdC ficou marcado por uma agitadissíma altercação. Mas houve mais - foi a única vez na história da modalidade que a vitória escapou à Santíssima Trindade (em proveito dos defuntos EVA), o último jogo disputado pelo Miguel Maia até à data e representou a falência final da equipa Patolino (para desgosto dos talhos da Ajuda até ao regresso do patriarca António pelos Laranja Mecânica).Recorde esses momentos ou tome conhecimento com o que aconteceu nesse noite ímpar de contestação e violência verbal:
A crónica do Luís Nunes
A histórica entrevista de rescaldo ao António Pascoalinho
O extraordinário episódio do «desaparecimento» da equipa Patolino
Brevemente, aqui no blog do QdC, teremos as clássicas 5 perguntas a...António Pascoalinho
Labels: Antevisão, António Pascoalinho, Recordar é viver
Friday, February 16, 2007
Faltam 10 horas
1 - Disposição das mesas durante o jogo (só falta sortear os números das mesas, a ordem vai ser esta):
Moscatéis NNAPED Lagartixas Mamedes Indomáveis Fósseis Zbroing747 Cavaleiros Mineteiros Leporinos Ursinho Santas Noites BMV Laranja Golfinho
2 - O João terminou a feitura do jogo pelas 2:30 da manhã (de hoje). Menos de 10 erros é milagre.
3 - Concentração para o grande jantar de encerramento de 2006 às 20:00 no restaurante O Mercado. Na ementa, churrasco de picanha e secretos de porco ibérico. Às 22:00, partida para a Academia, onde o jogo terá início às 22:30. O Mercado fica na Rua Leão de Oliveira - muito fácil, está aqui o mapa. D'o Mercado para a Academia são 1,8 kms, 5 minutos (viamichelin)
4 - Mas itinerários, cada um segue o seu. Por favor, evitem é o que vos mostramos a seguir (correriam sérios riscos de chegar atrasados): um dos inspiradores vídeos de Matt Harding, ideal para combater o nervosismo próprio dos grandes jogos.
Labels: Antevisão, Até logo, Jantar de Encerramento, VideoQuiz
Tuesday, February 13, 2007
Cinco perguntas a...João Silva
João, depois de impores a ti próprio uma pausa sabática de um ano, em penitência por erros cometidos no quiz de 2006, estás de regresso como organizador. Algum nervosismo especial?
Estou completamente aterrorizado. Diria mais em pânico. Pior, sinto-me um Fernando Santos.
O ano passado o teu quiz distinguiu-se pelas perguntas cujas respostas eram nomes de equipas. Tens alguma surpresa para este ano?
Tenho. Vou realizar o jantar, dizer que são 30 euros por pessoa e ficar com o resto do dinheiro da malta.
O teu jogo vai seguir o critério de divisão por temas, a exemplo do ano passado?
Não haverá temas fixos, mas um cuidado para que respondam sempre aos mesmos temas( escolhidos de molde a falharem muito), só para ficarem em brasa.
Já decidiste o critério que vais utilizar?
Já. Eu mando, decido. Vocês aguentam-se.
Entretanto, como membro da C.O., sabemos que a 24 horas do prazo limite, as inscrições para o jantar ainda são poucas. Há até o risco de este ser anulado?
Há. Fico ainda com mais dinheiro pq vou alegar que tive de sinalizar 75% de 60 pessoas.
De resto, confirma-se que o jantar será n'O Mercado, em Alcântara. E mais: pela primeira vez na história o QdC será disputado por 15 equipas. Além das 13 presentes na primeira jornada, daremos as boas-vindas aos Golfinhos e saudaremos o regresso à competição dos Moscatel & Scones. E tratem é de confirmar as presenças no jantar.
Na rotativa: Apresentações dos Cavaleiros e dos Zbroing, com Fernando Silva e Sérgio Gouveia; a primeira grande entrevista de 2007 com Rogério Alves, perdão Costa: a análise a todas as equipas e a crise interna dos Cavaleiros; os itinerários para sexta-feira; a entrega dos prémios de 2006; 5 coisas a fazer para ter um bom resultado num jogo do Bigodes; e, já amanhã, cai finalmente o véu sobre o novo patrocinador do Campeonato de Quiz de Cascata.
Labels: 5 perguntas a..., Antevisão, Entrevistas, Jantar de Encerramento, João Silva
Sunday, February 11, 2007
Coisas que os novos regulamentos facilitam*
Por isso, durante a próxima semana, nada de ler notícias, reportagem e opinião com diletantismo e leveza. Façam-o com a tensão de quem sabe que a cada parágrafo pode estar em jogo uma resposta.
Já agora, aproveitem o domingo chuvoso para escreverem ao João Silva a confirmarem a vossa presença no repasto de sexta-feira. Já só faltam 3 dias para o encerramento do prazo de inscrições.
*Art. 15º, §5 - Quando uma equipa organiza um jogo, os membros dessa mesma equipa podem jogar, mas não pontuam para o campeonato, nesse jogo.
Adenda: O João desmente esta informação e avisa que "não será um grande jogo". Aqui.
Labels: Antevisão, nos domingos de chuva não apetece sair de casa, vai sair uma cascata com pergunas sobre o Mendonça
Thursday, February 08, 2007
Deste já não se vão poder queixar
«Das partes negativas do jogo, e somente aquela que realmente interessa, quero lamentar o facto de, por minha culpa, a classificação ter sido adulterada. A minha equipa, Os Cavaleiros, foi prejudicada numa pergunta directa de nível 3, por a mesma ter sido mal elaborada.»João Silva, no rescaldo ao jogo que organizou na segunda jornada do campeonato de 2006
Exactamente um ano depois de ter declarado «De qualquer forma e como faço parte da organização, não vou flagelar-me em público, com grande pena de Miguel e da minha equipa, mas vou auto-suspender a feitura dos jogos até 2007» eis que o João Silva, cumprindo estritamente o prometido, retorna à organização de jogos de Cascata. Esquecidas as peripécias do já distante mês de Fevereiro de 2006, saúda-se este regresso, que, dado o estatuto e carisma da personagem, ganha contornos quase sebastiânicos.
Não sabemos se estará nevoeiro (mas aceitam-se apostas dos ingénuos que julgam que enfrentarão algo menos que uma tempestade), mas a efeméride será assinalada com gala e circunstância: na mesma noite decorrerá o jantar de encerramento relativo ao Campeonato de 2006, em local ainda a definir, existindo duas opções, o Casarão em Queluz e O Mercado em Alcântara (do primeiro não encontramos site próprio adenda: afinal está aqui). Na ocasião serão distribuídos os troféus.
De seguida, mais uma emocionante jornada de quiz na Academia. Um jogo que se antevê intenso, com um número recorde de equipas e as perguntas sempre imaginativas do João Silva - o qual, nas palavras do Rogério em entrevista que brevemente publicaremos neste blog " este ano não nos pode encavar e um pontinho já cá canta." Para os mais desatentos: confirmação de presença até dia 14. E, nos próximos dias, aqui teremos as clássicas 5 perguntas a...João Silva.
Recordar é viver: crónica do jogo de Fevereiro de 2006
Labels: Antevisão, Coitadinhos dos Cavaleiros, Jantar de Encerramento, João Silva