Friday, February 27, 2009

 

O cerne da questão

A minha perspectiva

A grande discussão que se gerou sobre a substituição de equipas de mês para mês, consoante a prestação, quer seja por ficarem em último quer por faltarem justificadamente não faz sentido. O facto é que a jogar com estas regras retira-se todo e qualquer sentido ao facto de haver uma época desportiva, ou seja, de haver um campeonato anual.

Se é suposto andar-se a trocar as equipas que disputam o campeonato voltámos a 2005 quando o Quiz de Cascata era uma coisa informal que se jogava no Terreiro do Paço ou no Afonso de Albuquerque quando calhava.

Se foi criada, e bem, uma liga ou torneio anual não faz sentido entrarem ou saírem equipas a meio da época. As equipas que estão a disputar a liga estão! As que não estão terão que disputar acesso no início de cada época.

Isto pode parecer desagradável para as novas equipas mas é preciso haver um pouco de estabilidade nas competições. Quantas vezes eu tive que alterar esquemas de tabelas classificativas para inserir equipas que apareciam uma vez esporádica, muitas vezes nem nome (eu é que a baptizava) e nunca mais voltavam ficando o triste registo de um equipa no fundo da tabela com 1 ou 0 pontos desprovendo de sentido parte do campeonato?

Há períodos de inscrição de equipas e de jogadores. Em Janeiro e Junho. Equipas que chegam de novo inscreverão sempre jogadores fora dessas épocas! É preciso ordem!!

Em qualquer torneio de outra modalidade desportiva ou lúdica os resultados da época passada é que ditam quem disputa a divisão principal, se a houver. Mas que justificação terá a modalidade Quiz de Cascata para proibir o 4º classificado em 18 equipas da época passada de competir esta época? O surrealismo da coisa surpreende!

De igual modo em qualquer desporto ou competição, quem faz equipas novas, inscreve-se nos distritais, na 3ª divisão, na 2ª divisão, conforme o que existir. Se não há divisão secundária tem que se sujeitar às regras de acesso disputando, no início da época, a sua entrada com os últimos e não entrando no lugar do 4º classificado da época passada. É assim que as coisas funcionam em qualquer parte do mundo.

Que saiba a equipa Ursinho não corrompeu nenhum organizador na época de 2008 par lhe ser aplicado um "Quiz Dourado"!

O regulamento, quando fala em mini cascatas de acesso, foi construído precisamente neste sentido. Atenção que isto é uma interpretação autêntica do legislador... Quando o regulamento foi feito esta situação já era esperada e prevista. Sobretudo porque por exemplo os Zbroing 747 entraram a meio da época de 2006.

Perante factos não há argumentos. Não é por votação que se podem afastar os principios acima enunciados. Se os Ursinhos ficarem no último ou nos últimos 3 lugares do campeonato que desçamos de divisão imediatamente. Cá estaremos para disputar o acesso que for aplicável e estabelecido pela organização. Já queimámos dois resultados e ainda vamos queimar mais um do jogos que organzarmos. Até pode acontecer.

Agora fazerem-nos descer de divisão quando ficámos em 4º...

Labels: ,


 

Jogarão 17 equipas em Março!

De acordo com declarações recolhidas ontem junto de um dos membros da Comissão Organizadora, João Silva, ex-Bigodes, "A melhor solução do meu ponto de vista será jogarmos as 17 em Março. Depois e com cordialidade logo as coisas se resolverão. Se calhar com um brinde.A melhor solução do meu ponto de vista será jogarmos as 17 em Março. Depois e com cordialidade logo as coisas se resolverão. Se calhar com um brinde".

Labels:


Thursday, February 26, 2009

 

Sobre a polémica do ano no Quiz de Cascata!

A demonstração cabal das enormidades com que este mundo ainda nos consegue surpreender ficou demonstrada na última jornada do Quiz de Cascata. Lamento ter que voltar a escrever, sobretudo depois de uma mensagem de despedida fraternal, mas as circunstâncias assim o ditam.

Informa-me a organização que uns quanto lunáticos terão votado que o 4º classificado do campeonato passado, Ursinho Bobó, equipa fundadora, vencedora de vários quizzes em 2007 e 2008, equipa criadora do primeiro blogue sobre o campeonato, que tem o seu nome gravado no preâmbulo do Regulamento, que faz parte da história do quiz antes dos lunáticos que votaram sequer terem ouvido falar em Quiz de Cascata, não poderia jogar na jornada de Março.

Isto porque apesar de ter prontamente informado a organização de que não poderia marcar presença na jornada de Fevereiro devido ao feriado e ponte de Carnaval, ou seja, uma falta devidamente justificada antecipadamente.

JÁ HOUVE MUITOS ATROPELOS AO REGULAMENTO E ÀS REGRAS ACORDADAS MAS ESTA ULTRAPASSA TODA A MINHA IMAGINAÇÃO.

Como pode a organização sufragar a participação de uma das equipas mais competitivas dos últimos (e únicos) anos do Campeonato de Quiz de Cascata???? Isto cabe na cabeça de alguém?

Que se saiba ninguém sufragou a revogação do actual regulamento e a sua substituição pelo vazio jurídico (Pelo menos ainda não se lembraram disso!)

O que diz o Regulamento

Artigo 18º
(Faltas de Comparência)

1. As faltas de comparência de equipas não notificadas à Comissão Organizadora, acarretam a perda de dois pontos no campeonato.
2. As faltas devem ser notificadas à Comissão Organizadora com, pelo menos, três dias de antecedência em relação à data do jogo.
3. Independentemente de notificação se uma equipa faltar três vezes consecutivas aos jogos será desclassificada nessa época.4. A desclassificação importa a perda do Privilégio de Antiguidade.

Não é o caso do ponto 1 uma vez que a falta foi devidamente justificada à C.O. nos termos do número 2.

A exclusão de equipas só está prevista no caso de uma equipa faltar 3 vezes consecutivas ao jogo!

Mas o que dizer do Artigo 21º, que estabeleceu o Privilégio de Antiguidade?

Artigo 21º
(Privilégio de Antiguidade)

1. As equipas que disputaram um campeonato terão sempre prioridade de inscrição no campeonato seguinte!
2.Sem prejuízo do disposto no número anterior a última equipa classificada no campeonato cederá o seu lugar caso haja outra equipa interessada em participar.
3. Caso exista mais que uma equipa interessada em disputar o torneio e já haja quinze inscritas as forasteiras disputarão uma mini cascata de acesso, nos termos que a Comissão Organizadora definir.
4. O último classificado do Campeonato tem direito a disputar esta mini cascata.

Como não se votou, que eu saiba a revogação do regulamento ou destes artigos a Comissão Organizadora tem que cumprir com o mesmo uma vez que ele foi aprovado pela assembleia do Quiz e continua em vigor. Quem está inscrito, está inscrito para uma determinada época.

De acordo com o Regulamento o campeonato não pode ter 18 equipas inscritas. Do mesmo modo não podem participar 16 equipas num jogo!

Imagine-se que os Fónix e os Mamedes estão a disputar o primeiro lugar em Setembro. De repente (o diabo seja cego, surdo e mudo) uma das equipas que vem no mesmo carro de 5 lugares sofre um acidente e têm que ir ao hospital. Ficam excluídos de disputar Outubro se se votar nesse sentido??? Isto é o Triunfo dos Porco do Orwell?

É que este torneio tem sido desde 2007 um constante atropelo às regras instituídas. A Comissão Organizadora tem resolvido sempre com bom senso. Lembrem-se do caso Mamedes em 2006. Eu lembro-me. Foi o bom senso e não a votação de resolveram a situação. O que não está a suceder neste momento! O que estão a tentar fazer é um escândalo. É a exclusão administrativa de uma equipa.

O campeonato de Quiz de Cascata deve ser a única competição do mundo em que as equipas sobem e descem de divisão de jornada a jornada consoante votação das outras equipas.

And the bottom line is... Se isto se verificar é a maior vergonha da história do Quiz da minha parte não contem nunca mais para pôr os pés no campeonato de Quiz de Cascata. Acho que falo pela minha equipa. Se não nos querem defrontar no campo assumam-no.

PS – Sei que as verdadeiras grande equipas de Quiz, que ganharam jogos e campeonatos votaram contra esta autêntica vergonha. Agradeço-lhes a sua verdadeira postura digna de cavalheiros e de fair-play. Pena que os novatos tenham ainda muito galgar não só em competitividade mas na elegância com que as equipas a que me refiro entendem e conhecem muito bem a história e o grupo de amigos que é o Quiz.

Labels:


Wednesday, February 25, 2009

 

Do PREC aos FDP

Informam-me que na passada sexta-feira o que teria sido uma normal jornada de Quiz se transformou num enorme tribunal popular, onde a meia-dúzia de energúmenos teria sido dada a possibilidade de decidir a continuidade de uma equipa no jogo. Seria exaustivo e até pouco elegante falar aqui em detalhe dos sacrifícios de fins-de-semana perdidos, remarcações de férias, dias em que não se fizeram coisas importantes, para que pudéssemos jogar Quiz, como combinámos com o João e outras pessoas da Comissão Organizadora do Quiz de Cascata. Seria também curioso ver quantas vezes os organizadores do Quiz falharam (só este ano duas vezes, falhando com a data de Janeiro sem qualquer razão normal e aprazando um Quiz para um fim-de-semana prolongado, contra o costume instituído). Pouco importa que tenhamos faltado, pela primeira vez em tantas edições, na passada sexta-feira, tendo notificado devidamente o João, por motivos familiares infelizes em dois casos e por compromissos inadiáveis três.
A única coisa que aqui me interessa discutir é a forma como aqueles que estão dispõem dos que não têm a possibilidade de estar, pondo assim a sua participação em causa.

Diz-se por aí que a decisão é democrática. Interessante argumento para alguém que joga Quiz. Se a democracia (por regra de maioria) fosse o critério para o Quiz, para que se teria a comissão organizadora dado ao trabalho de estabelecer regras. Se a maioria pode dispôr da participação de uns ou outros segundo normas de maioria (ainda por cima de uma das equipas que mais Quizes fizeram, que sempre cumpriram e sempre defenderam a participação de novas equipas), não existe a mínima noção do que é um sistema democrático. E se a regra da maioria for para levar a sério, então não é preciso regras aprovadas, nem sequer respostas correctas às perguntas, porque a maioria pode decidir que o que é certo é errado e que o que é errado é certo.

É evidente que isto tudo é uma paródia e é mais digno de riso e pena do que outra coisa... Uns acham que o importante é que o Quiz cresça e que isso é mais importante do que lá estarem as pessoas de sempre. Outros conseguiram fazer por via administrativa, através da doença dos familiares, dos nossos compromissos de trabalho inadiáveis, o que não conseguiram fazer em muitas noites de Quiz. Ambos são dignos de pena. Uns por parca noção da realidade, outros por ausência de virtude.

A mim tanto me faz. Quando estiverem a celebrar vitórias no meio de quizistas de “primeira vez” e quando tiverem seis equipas na Academia porque os novos “amigos” não ficaram fiéis do Quiz, escusam de telefonar, de mandar mails, ou de se queixarem. A decisão foi deixada a pessoas quem em nada contribuiram para o Jogo.

PS- Já agora, e para a coisa ser “à homem” seria interessante saber quem teve esta ideia e quem votou a favor. E já agora, a decisão é absolutamente nula, a não ser que tenham sido apresentadas estas propostas a todos os votantes no início da época, porque num jogo não é possível fazer regras, com prejuízo dos participantes, a meio do caminho.

Jorge

Labels:


Monday, February 23, 2009

 

And so it is...



Em jeito de despedida acho que devo uma explicação a todos os nossos fiéis leitores. Este blogue nasceu pequenino. Fez-se grande. Teve o seu apogeu. Mas definhou e é penoso vê-lo hoje em dia. É por isso que decidi que não posso mais continuar a mantê-lo.

Assim sendo, não fecho o blogue, nem o seu rico espólio que conta a história dos 3 primeiros anos do Quiz de Cascata. Da nossa história. Está disponível para quem nele quizer pegar e comandar a sua linha editorial. Para tal podem contactar-me caso estejam interessados e eu com muito gosto cederei os privilégios de administrador do espaço.

Mais impõe-se esclarecer que não o deixo com mágoa, mas com orgulho do que foi conseguido. Quero dedicar-me mais a gozar o jogo, a beber copos durante o jogo e a conviver com os amigos que todos somos no Quiz de Cascata, sem preocupações de contar os pontos, para os inserir por obrigação na semana seguinte. O Quiz é para mim um prazer e este blogue pro vezes tornou-o em mais um fardo.

Por isso dele me liberto, deixando-o vivo com as recordações e disponível para que novos cronistas fiquem com ele. Este blogue deve ser de toda comunidade quizzistica.

Parto também com a consciência tranquila de que outro blogue, o Conhecimento em Cascata, já assegura de forma estremamente profissional e competente o registo para memória futura de que uns doidos jogavam quiz no inicio do século XXI às sextas.

OBRIGADO POR ESTES TRÊS ANOS QUIZ DE CASCATA!

E como não podia deixar de ser OBRIGADO Hugo Oliveira por tudo o que deste a este projecto!

Luís

Labels:


 

A oferta de Trespasse deste Blogue está suspensa.

PARA SEMPRE!

Labels:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?