Sunday, July 08, 2007

 

Sérgio Costa e o jogo de hoje: "Preocupa-nos que exista gente disposta a abdicar de um domingo para isto.."

Sem comentários adicionais, uma breve entrevista aos organizadores do jogo de hoje, o Sérgio e a Marta.

Sabemos que a estrutura do jogo será diferente do formato do campeonato, não é verdade?

SC – De certa forma sim. Acima de tudo, tentámos dar-lhe uns retoques para torná-la mais ágil, não por ser uma edição de festa e nos preocuparmos com quem vai jogar, mas simplesmente para ser mais fácil de desmontar, em caso de ser preciso uma fuga rápida.
MM - Bem, além disso Vai seguir o formato do já extinto (ou não) Quiz de Frielas, ou seja, parte escrita seguida de uma primeira parte com seis cascatas de nível fácil, 5 músicas e por fim oito cascatas de nível mais difícil. Mas como este vai ser um quiz que deve primar pela descontração é sempre possível umas alterações de última hora. O mais importante é que todas as equipas estarão em jogo até ao fim, não havendo as elimnações que ocorrem no Campeonato de Quiz Cascata.

E o nível de dificuldade das perguntas e a repartição temática?
SC- A chave da boa estruturação deste quiz é algo que está no segredo dos deuses. Como eles ainda não me disseram nada e creio que à Marta também não, vai ser algo estilo salada de frutas.

Traço geral, pode dizer-se que as perguntas de nível 3 deverão estar de folga, embora na minha ideia (algo muito falível) as últimas 3 ou 4 cascatas possam ser ligeiramente mais puxadas, para criar uma noção de ponta final emotiva ou então arranjarmos lenha para nos queimarmos.

Quanto a temas, creio que serão acima de tudo diversificados e apresentados "estilo mix", mas ainda ponderamos incluir cascatas de homenagem aos jogos do campeonato de cascata que já tiveram lugar, por exemplo com perguntas sobre benzeno, obras escritas por filósofos cegos, jogadores da IIIa divisão que usam a camisola "7" ou personagens do séc XVI que ostentaram bigode.

Um facilitismo que se alastrará ao cuidado e rigor na preparação das perguntas?
SC - Obviamente. Querendo dar a este quiz um ambiente festivo, utilizei o mesmo rigor que um feirante da Feira do Relógio usaria para defender a autenticidade do seu produto. Traço geral, confio que a Marta simbolize a parte idónea deste quiz, porque se dependermos de mim, estamos lixados.

No Domingo estarão na Academia várias pessoas que se estrearão em jogos de Quiz de Cascata. Terão isso em conta na elaboração do jogo?
SC – Essencialmente, o facto de esta gente estar disposta a abdicar de um domingo para isto, preocupa-me. De qualquer maneira, vou ainda tentar convencer a Marta a utilizarmos uma estratégia "good cop, bad cop", em que ela fará o papel de alguém que os faça sentir bem vindos e eu tudo farei para que se arrependam de ter participado em semelhantes aventura. Ou então não...

Após o jogo, seguir-se-á o arraial. Expectativas?
SC – Chegar lá vivo será bom. Não ser apedrejado com sardinhas e pão de Mafra será óptimo.
MM - Bem, as expectativas, como é óbvio, são altíssimas. Tendo em conta o excelente grupo de convidados, os brilhantes Dj's contratados e, como não poderia deixar de ser a maravilhosa comissão organizadora e o seus colaboradores da Academia da Ajuda, não se pode esperar, snão, uma noite memorável.

Muito obrigado por esta entrevista e que a sapiental inspiração das bhifanias vos acompanhe.
SC- Boa sorte a todos (vão precisar) e aquele abraço.
MM- Até logo então.

Labels: , , , , , , ,


Saturday, July 07, 2007

 

Facilite o troco



1. Por outro lado, pode conversar com o condutor, fumar e dar amendoins aos organizadores e, no limite, entrar em filas de conga, seja lá isso o que for. Porém, este é um aviso sério: levem os seis euros trocadinhos. Quem não cumprir, corre o risco de ser fotografado, como aqueles senhores de Guimarães.

2. O jogo começará inapelavelmente às 16:30. Os Quiz-Masters (que o espírito das bifhanias os proteja) em entrevista a este blog, que brevemente publicaremos na íntegra, foram claríssimos: nada de brincar com horários. Como diria a dra. Margarida Moreira, trabalho é trabalho, conhaque é conhaque.

3. Admitindo-se excepções por razões de força maior (aquele casal amigo que convidou para ir, não conhece ninguém excepto o ilm.º leitor e sofre da timidez própria dos neófitos), as equipas serão sorteadas - ou melhor, os jogadores serão rateados pelas mesas. Posto isto, e antes do início do jogo, vigorará um período de transferências entre equipas. Acomodem-se, negoceiem, mas sejam sensíveis e evitem tentar trocar os quizzers que vos calharem em sorte por três sardinhas, pelo menos sem a prévia concordância deles (e também das sardinhas, mr. Singer, claro).

4. Atractivo extra para o Quiz-Pride de Domingo: o histórico Zé Vicente, inspirador quintessencial dos Santas Noites, estará de regresso aos quizzes, após praticamente um ano de abstinência. Interlúdio, cumpre-nos dizer, não imune aos efeitos dramáticos e dolorosos das ressacas: o exilado ex-BMV tentou até, sabe este blog, jogar quiz numa língua - língua salvo seja, em holandês, que nem é bem uma língua, é mais uma doença na garganta -, que desconhecia em absoluto, excepto 2 artigos indeterminados, 4 vocábulos de vernáculo sórdido, 3 pintores e 8 jogadores de futebol. Brevemente, neste blog, o Zé "Santas Noites" Vicente, contará em entrevista, como sobreviveu a essa conradiana viagem ao mundo das trevas. Uma história ímpar de resistência, saudade, sobrevivência e dor, vis a vis consigo, já amanhã, para ler, por aqui, um dia destes.

5. Em outras notícias, está para breve a actualização do Prémio Oiçam. Podemos desde já adiantar que, faltando contabilizar o voto de um jurado, o jogo de Maio, da autoria de Carlos Santos e NNAPED, poderá vir a destronar a dupla Pascoalinho/Humberto (Fósseis) da liderança. A propósito, um apelo: os senhores membros do júri que estão em falta, façam o favor de encaminhar as notas referentes ao jogo dos Ursinhos.

6. Durante o mês de Julho, para ler neste blog, uma série de entrevistas a todas as equipas participantes no campeonato (excepto os Min. do Apocalipse que não dão entrevistas a este blog por razões que ainda não compreendemos bem mas que passarão pelo diferente tratamento editorial dado às várias equipas, como umas terem mais entrevistas que outras). Nota especial para uma nova equipa: os Ambieté, a equipa convidada da jornada passada, presença assídua nas nas quartas da Barraca e que também marcará presença no Arraial.

7. De resto, está tudo em ordem: sardinhas (um peixe de fácil pronúncia e que não mata ugandeses) já compradas na quarta, para não haver precalços, guardadas ali na cave; hoje trato do pão (e também vai para a cave, o sítio onde os cidadãos com sensibilidade social diriam mal do governo, se fosse preciso, claro, vénia sra. secretária de estado adjunta).

8. Já agora: esses comentários jocosos aí nas caixas já paravam. Devem pensar que são ministros...

Labels: , , , , ,


Thursday, July 05, 2007

 

DJ Padilha e a esperança em um dia se tornar agricultor polígamo

No grande inolvidável Arraial Quiz-Pride de Domingo, contaremos com a presença de DJ Padilha - uma mítica figura das noites polinésias e seixalenses. Enfrentando a inóspita hostilidade de um gangue de amazonas balzaquianas da Beloura, conseguimos uma curta entrevista com este fantástico animador.

DJ Padilha, para maioria dos nossos leitores, que não são connaiseurs, tu não passarás de uma mistificação ectoplasmática, envolvida numa nebulosa biografia. Mas, não só existes no mundo físico, como comprovarás isso mesmo no próximo Domingo. Afinal, quem é o DJ Padilha?
Posso adiantar já que o DJ Padilha pertence aquele tipo de gente que se refere a si próprio na terceira pessoa, em certos dias chega até a só a segunda do plural. Não respeita a autoridade, despreza qualquer Igreja reconhecida, ignora qualquer tipo de governo e está a leste de qualquer hierarquia militar (nem faz a menor ideia se o sargento é mais ou menos que o major). Frequenta anualmente os camarins da Festa do Avante e tem esperança em um dia se tornar agricultor polígamo, quem sabe até latifundiário com um harém!

Porque escolheu o DJ Padilha esta espinhosa carreira, quando poderia facilmente ser Papa, Director de um Centro de Saúde ou o pacificador do triângulo sunita? É a pulsão artística que o consome? São os contratos milionários que regulamente lhe outorgam?
A única satisfação que tira de ser DJ vem do facto de se fazer acompanhar sempre das três Étes, a Gorete, a Lisete e a Elisabete. São elas que o inspiram e segundo ele, por vezes até lhe dão sugestões que ele segue piamente. Traz no seu saco de arte sonora, autores tão diversos como Helena de Noronha, Simone de Oliveira, Os Malteses, Real Companhia ou o projecto Ginga, animando todas as idades e os mais diversos estratos sociais, que segundo ele deveriam ser eliminados por completo numa trituradora Moulinex. Tanto mistura Telectu com Carlos Paião, como Tânia Vanessa com Carlos Paredes. Não tem medo das fronteiras mais reais do espectro musical e até hoje mantém a crença numa harmonia universal em Si Bemol que a todos mostrará o tom (em vez da luz).

No arraial de Domingo, DJ Padilha partilhará os pratos com um dos demiurgos da cena djistica nacional, o MC Grandpa. Algum sentimento especial por isso?
Tem imenso orgulho e contracenar neste arraial com o experiente DJ Grandpa e até já lhe tentou ligar para os dois números de telefone, infelizmente estavam ambos desligados.

Expectativas para domingo, DJ Padilha?
Se existe uma frase que possa resumir a expectativa em relação a Domingo, ela é: Se puderem tragam leitores de CD's portáteis que eu só tenho um.

Labels: , , , , ,


Sunday, July 01, 2007

 

Arraial Quiz-Pride confirmado para dia 8

Estando já confirmado o número mínimo de inscrições estabelecido como necessário à realização do jogo do próximo dia 8 (vão em 43), o prazo para manifestarem a vontade de estarem presentes neste histórico e inolvidável momento é alargado até à próxima quarta-feira dia, dia 4 de Julho. Derivado a condicionalismos impostos pelo espaço (o jogo irá efectuar-se na zona nobre da Academia, um agradável terraço ao ar-livre, num ambiente tropical), o numerus clausus ficará nos 55. Por isso, os retardários do costume (olá Rogério, olá Pirolito, etc.) que se despachem.

Entretanto, podemos já adiantar a presença de 2 Quiz-Masters 2. A organização do jogo, que promete "temperar a refeição com cascatas de perguntas absurdas", estará a cargo de duas das equipas que durante a actual época desportiva não efectuarão jogos para o campeonato: Santas Noites e Leporinos associam-se numa joint-venture para nos proporcionar o mais completo, faccioso, fútil, erudito, hilariante, sóbrio jogo da história. Será apenas muito bom. Os 2 Quiz-Masters 2 serão os bem conhecidos Sérgio Costa, colunista deste blog (o Kostov que escreve coisas destas) e Marta Mendes, uma histórica dos quizzes nacionais. Brevemente, publicaremos uma entrevista a ambos.

Inscrições, dúvidas, sugestões e pormenores sórdidos para festaquizdecascata@gmail.com

Labels: , , , , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?