Tuesday, June 26, 2007

 

Jornada de Julho é dia 8.

Quiz de Cascata

Edição Verão
Dia 8 de Julho - Academia da Ajuda

Início do Quiz às 16 horas e 30 minutos

Sardinhada e Arraial

Animação com MC Grandpa Chessie feat. Dj Padilha e suas acompanhantes: DJ Gorete, DJ Lisete e DJ Elisabete
6 euros por pessoa

Surpresas

Inscrições até sexta-feira, dia 29:
festaquizdecascata@gmail.com Really matters: o número mínimo de inscrições para a realização do jogo-convívio é de 40.

Labels: , , , ,


Sunday, June 24, 2007

 

A fábula do quiz

Era uma vez uma época em que o mundo se regia por princípios de equilíbrio e justiça. Uma época em que se já houvesse futebol, o Belenenses seria campeão regularmente, não existiriam pombos em Lisboa e a TVI passaria apenas missa ininterruptamente. Mas, não havendo nada disso, no entanto havia já quiz e nesta fábula se irão explicam alguns dos mistérios e das contingências que envolvem o panorama actual desta modalidade.
Os deuses, no intervalo de jogarem Mikado e fulminarem mortais, gostavam de exercitar as suas mentes, até mesmo os mais burros, sim porque a divindade não é sinónimo de inteligência. Para tal, recorriam aos misteres de Julius de Quizzonte, um semi-deus muito reverenciado à época e que explorava um templo muito em voga no equivalente à noite da altura.
Durante tempos incontáveis, Julius foi aperfeiçoando a arte de quiz, com a fleuma e sapiência necessária para que os deuses saissem satisfeitos, mas ao mesmo tempo se sentissem desafiados. Ninguém sabia bem a fórmula mágica para a harmonia, nem ninguém se preocupou em saber, nem mesmo quando Julius abusava do hidromel aditivado, pois só Julius tinha o dom de tornar sublime um quiz.
Contudo, sendo apenas um semi-deus, ainda por cima com uma vida nocturna extremamente activa, Julius estava sujeito às leis da mortalidade e chegou o dia em que o Pai Tempo lhe apareceu num sonho e disse “Vai chegando a tua hora Julius. Tens 30 Eládios (o equivalente a dias na altura) para cortar amarras da vida terrena, antes de partires para Monte Gordo, onde passarás a eternidade. Actua com saber e torna teu nome fonte de vida, mesmo depois da tua morte”.
Despindo-se da amargura que tal aviso poderia ter trazido, Julius, grato pela longa vida que tinha tido, chamou Dona Paulias, sua companheira de longa data e disse-lhe: “Usarei 27 Eládios para me despedir de todos aqueles que contribuíram para esta longa jornada. Guardarei dois para ti, pois as bhifanias que me preparaste desde que nos conhecemos assim o exigem e no último Eládio, transmitirei aos meus dois filhos a essência do Quiz, para que nele viva o meu espírito, mesmo depois do meu corpo já não estar presente”.
Assim foi, e durante esse tempo não faltou um Deus à sua despedida com Julius, uns deles descobrindo pela primeira vez o que era chorar, outros ainda com rectificações sobre quem tinha de facto vencido a Taça de Hércules na época anterior ou corrigindo o fabricante oficial dos pneus na carruagem de Apolo. Quando já só tinha no seu sopro de vida um Eládio, Julius pediu para chamarem os seus dois filhos, já que as forças o abandonavam e estava remetido ao seu leito.
Philosoffius e Scientia eram os seus nomes e se partilhavam infinitamente o amor que tinham pelo pai, não podiam ser mais distintos no seu ser. Por exemplo, ao contemplarem um quadro de Afrodite na revista MaxGod, Phil, como era chamado pelos amigos via ali um elogio da beleza, uma transcendência do terreno ao divino, de uma obra de fé que sublimava tudo o que existia, inpirava odes e lhe fazia um calor estranho no peito. Já Scientia, que achava diminutivos coisa apalermada, queria descobrir os factores e materiais que tornavam possível tal representação pictórica, Descobrir a fórmula certa, quer para tornar a representação de Afrodite óptima, quer o cálculo necessário para determinar a hora exacta a que as cores da mesma poderiam ser observadas na plenitude. Além disso, preocupava-o que as cores de Afrodite indiciassem uma exposição à radiação pouco natural. Mas, também descortinava o facto de ser uma gaja bem boa, coisa que não havia na academia onde explorava o seu desejo de saber. E era assim a vivência dos dois irmãos, destinados a ver uma e a mesma coisa de forma distinta, como duas faces de uma moeda que nunca se encontram, mas são parte do mesmo.
Julius conhecia os seus filhos melhor que ninguém e suas últimas palavras reflectiram isso mesmo:
- Filhos, chegado ao meu último Eládio convosco, sabeis que há algo que não pode ficar por dizer...
- Meu pai...-interrompeu Phil – fui eu que dizimei aquela mortal, o seu site anamalhoa.net era uma ofensa à arte e ao bom gosto...
- Sim, eu sei filho, mas não é isso – abreviou Julius – Quero dar continuidade aquele que considero o meu terceiro filho, o Quiz. Algo que já é tão imortal como os deuses e assim deverá continuar.
- Claro meu pai – sorriu Scientia – tal decisão é lógica e cientificamente inatacável. Irás partilhar o teu segredo connosco ou escolherás apenas um de nós para prosseguir o teu mister?
- Pensei muito meus filhos – disse Julius, enquanto a sombra se instalava no seu olhar – e não há forma sã de o fazer. Escolher um de vós o meu coração não deixa, passar aos dois um segredo, meu raciocínio não o permite. Sois tão diferentes que se viesse um Mantorras (o equivalente a um comboio na altura) na vossa direcção, tu Phil discorrerias sobre o efeito da modernidade na sociedade ou sobre o facto de por mais velozes que sejamos, nunca alcançaremos a beleza de um raio de Sol, ao passo que tu Scientia calcularias com precisão a velocidade e tempo que o Mantorras levaria a chegar até vós, enquanto enunciarias os princípios da combustão que lhe permitem vencer a inércia. No entanto, nenhum de vós se lembraria de se desviar da porra do Mantorras.
Phil e Scientia procuraram retorquir, sem no entanto conseguir esboçar palavras. O curare que Dona Paulia colocou nas suas bebidas, antecipando algum descontrolo, também ajudou.
- Por isso, chegada a hora da minha partida – avançou Julius – não será nenhum de vós, nem sequer ambos a deter o segredo do quiz perfeito. Deixá-lo-ei impregnado em algo tão imortal como os deuses e ao qual vocês, os vossos filhos e por aí em diante poderão ter acesso, mas sempre de forma breve e efémera, para que não julguem poder ser donos da razão.
- Diz-nos em quê meu Pai, para que possamos beber o cálice da tua sabedoria, nem que seja por um instante – exclamaram os dois filhos em uníssono.
- Nunca o poderão beber – foram as últimas palavras de Julius – porque é nas Bhifanias que estará a concórdia e a essência da perfeição do quiz.
E assim foi, que a partir daí, Philosoffius e Scientia continuaram a ter do mundo e de todas as coisas uma perspectiva diferente, tornando com o tempo os seus quizzes um reflexo da sua própria essência.
Mas tal não provocou a ira dos Deuses, embora cada qual tivesse o seu preferido e usasse a Deusosfera para proclamar isso mesmo aos quatro ventos. Pois enquanto não faltassem as Bhifanias da concórdia de Dona Paulias, tudo pareceria perfeito, nem que fosse só até começar a digestão.
Escusado será dizer que, depois dos deuses, por vezes há quizzes que parecem não haver bifana que os salve, mas há que acreditar...


PS – De facto, era para publicar isto na 6ª, mas tamanho testamento retirou-me eládios de vida. Sim, é verdade, eles vivem.

Thursday, June 21, 2007

 

Arraial Quiz-Pride

Ponto de situação relativamente ao grande convívio quizzistic@ de Julho:

Quem?

Nós todos e mais alguns. É a altura ideal para levar @ conjûge, amantes, cães, a chata da vizinha e o tontinho d@ aldei@. A este arraial, até heterossexuais podem ir.

Quando?

A resolver. Por uma vez, cederemos ao democratismo. Há duas, e só duas, hipóteses em cima da mesa: dia 7, sábado (o 7 do 7 do 7), ou o dia 8, domingo. No primeiro, o programa social afigura-se preenchido para muitos (ou, no mínimo, para alguns). O segundo é véspera de dia de trabalho. O que poderá não ser muito grave visto que a ideia é iniciar as coisas pelo fim da tarde, não às 11 da noite. Por outr@ lad@, a Paulinha do bar não poderá estar no Domingo: o que é uma pena, essencialmente pelo facto em si, como acarretará um aumento da despesa. Até à próxima quart@-feir@ temos de decidir a data e comunicá-la à Academia. Propomos o seguinte: as inscrições estão abertas a partir de amanhã. Poderão inscrever-se exclusivamente para um dos dias ou para ambos. Indiquem preferência no segundo caso. Ficará o dia com maior número de inscritos, as preferências contam como meio ponto. Ou então sugiram outro sistema de escolher o dia. Horas, ainda antes do luso-fusco, não? Principalmente se for no domingo. Mas opinem.

Como?

Come-se. O quê? Sardinhas, entremead@, bro@ e salad@ com pimento assado e, com sorte, mais qualquer cois@. Também se bebe: comm@ d'habitude, no bar da Academia (não conseguiríamos comprar bebidas tão baratas).

Jogo?

Também. Equip@s sortead@s, em cascata mas com moldes ligeiramente diferentes: não há eliminações até ao fim; apenas dois níveis + 1 de música; à partida para o nível final as pontuações serão reduzidas a metade para estimular a competividade. Come-se primeiro, quiza-se no pós-prandial? Joga-se à chegada e repasta-se no balanço do jogo? Uma alegre e anárquica misturada? Aceitam-se sugestões bem fundamentadas.

@ menin@ danç@?

Oh si, vamos a bailar! Estão já contratados dois consagrados djs, de categoria internacional, doutorados em Leonel Nunes - em breve os anunciaremos neste blog. E há possibilidade de números de variedades. Nudismo e naturalismo? Haverá surpresas. Para já, não avançamos mais nada.

Onde?
No sítio do costume, mas ao ar livre. Excepto se a tradição se cumprir.

Quanto?

A Academia cederá, graciosamente, as instalações. Garantem assadores, nem que tenham de construir um em alvenari@ (a sério). Sobram, para lá dos géneros alimentícios (vide "Como?"), carvão, pratos, guardanapos & etc. e três renumerações: ao prestável indíviduo que se disponibilizar para tratar de assar sardinhas, ao auxiliar do bar e à senhora da limpez, ai, perdão, senhor@ d@ limpez@. No final da próxima semana, já teremos indicações certas dos valores, mas, a priori, os 5 euros do costume são mais que suficientes - desde que não sejamos poucos. Por isso, para já, 5 euros, mas desta vez com direito a festa, com sardinha e música e pimento assado e coisas sórdidas. E sem prémios deportivos. Actualizaremos o valor, um euro para cima ou para baixo, no início da semana do evento.

E trabalho?

'Tá controlado. Assim de repente, precisa-se de um tesoureiro: alguém que cobre as inscrições a quem estiver e depois pague as facturas a quem fez compras e depois apresente contas. Se remanescer do vil metal, vai para prémios do jogo seguinte. Voluntários para o mail. Depois, depende d@ clim@: se for preciso, por razões climáticas, carregar mesas, calha a todos. E um geek que trate de um sistema de rateio de jogadores por equipas lesto e expedito.

Apareço?

Primeiro, inscreve-te. Se não, só se quiseres mesmo muit@ e comeres da quota de um inscrito. Mas o ideal é a inscrição o mais rapidamente possível, porque muita coisa, a paz na Palestin@ e assim, está dependente do número de inscritos. Até à próxima terça-feira para quem quiser opinar sobre o dia; a quarta-feira de 4 de Julho será o prazo limite para inscrições.


O mail para as inscrições é este: festaquizdecascata@gmail.com
A caix@ de comentári@s dest@ post também serve.

Labels: , , , , ,


 

Arraial

Breve nota: não está nada a ser ultimado. Au contraire. Até ao fim da presente semana será efectuado um contacto com a Academia da Ajuda para avaliar da exequibilidade de realizar a prometida festa-convívio durante o mês de Julho; e em que condições. Logo que este factor primordial esteja apurado, daremos aqui notícias.

Labels: ,


 

Novelo por deslindar nas organizações para a segunda fase do campeonato

Chegados ao final do torneio de apertura, eis que surge uma nova polémica no campeonato de QdC. Desta vez, está em causa a organização dos jogos da fase final do campeonato. Um debate aturado sobre o assunto tem decorrido nesta caixa de comentários. A pergunta do mamede Jorge Páramos - "Polémica porquê? 4 equipas, 4 jogos ainda..." - exemplifica a perplexidade geral perante o surgir de mais este caso. Infelizmente, a realidade revela-se bem mais complexa e inextrincável - para perceber porquê recomendamos o claríssimo resumo elaborado pelo Filipe Bravo. Reduzindo a um aforismo: o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.

Neste momento a situação é (ou melhor, parece ser, tantas são as dúvidas) a seguinte: aos Lagartixas compete organizar um jogo, por imposição regulamentar. Pela mesma razão, o jogo não pode ser um dos três últimos. Ou seja, teria de ser o de Setembro. Mês em que estão indisponíveis para o realizar. E é atendível que não estejam, visto que se disponibilizaram para organizar um dos jogos da primeira volta, deparando-se com a indiferença da Comissão Organizadora.

A mesma C.O. que, no final do jogo de Maio, assegurou oficialmente a este blog a atribuição da organização de Setembro aos Zbroing 747. No entanto, segundo declarações do Pedro dos M. A., estes - depois de sucessivos adiamentos - teriam recebido, já em Março, a promessa de dois elementos da C.O. de que lhes competiria a organização do jogo de Setembro. Mas, ao que parece, os Zbroing 747 não estão dispostos a ceder o que entendem ser o seu direito (até porque também a esquadrilha aeronáutica se queixa de ter visto consecutivamente adiada a sua organização).

No meio de tudo isto, o único aspecto que parece consensual é o de que a organização de Dezembro caberá aos BMV - apesar de estes preferirem manter o silêncio sobre o assunto. E, ao que sabe este blog, existem outras equipas que, na sombra, insinuaram já a sua vontade de organizar um jogo ainda em 2007 junto da C.O. Este blog tentou, repetidamente, durante a manhã de hoje, contactar a Comissão Organizadora, sem qualquer sucesso.

Adenda: Este blog recebeu há breves instantes um contacto da Comissão Organizadora. Em posição oficial, esta comunicou que a atribuição dos restantes quatro jogos será a seguinte: Setembro - Zbroing 747; Outubro - M. Apocalípticos; Novembro - Lagartixas; Dezembro - BMV. A C. O. declinou fazer comentários adicionais sobre a polémica gerada com esta situação e as possíveis reacções à divulgação deste calendário.

Adenda 2: Ler nos comentários deste post declarações do porta-voz dos Mineteiros, com novas informações sensíveis sobre esta matéria: "
É que não faz sentido nenhum pensar que as coisas possam ter mudado substancialmente e que aquilo que ficou acordado entre Mineteiros do Apocalipse, Zbroing 747 e um dos membros da C.O., em representação desta, tenha durado somente...uma hora."; segundo apurou este blog, há sérias incertezas sobre a legalidade do despacho da C.O., nomeadamente no que toca à decisão de outorgar aos Lagartixas a organização de Novembro. Um assunto para continuar a ser seguido neste blog.

Labels: , , ,


Tuesday, June 19, 2007

 

Crónica da 6ª Jornada


Última jornada antes do Verão, um Quiz já com sabor a férias. Apesar disso houve quem não estivesse com meias medidas. Falamos do Cavaleiros que de certeza não querem facilitar como aconteceu no ano passado. Espero que não se ofendam por este “pequeno-burguês de equipa do meio da tabela” voltar o sublinhar o facto, mas a prestação dos Cavaleiros foi impressionante. Vamos a factos? Os Cavaleiros ganharam com a inédita marca de 53 pontos. Com os 40 pontos que os Usinhos Bobó fizeram no segundo lugar dava para ganhar os quizzes de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril! As equipas globalmente fizeram praticamente todas (à excepção de uns irreconhecíveis Laranja Mecânica) mais pontos do que costumam fazer. Não me lembro de perguntas a dar a volta à sala no nível 1 e 2. Selecção de temas diferentes nas seis cascatas fáceis. O Quiz e a condução de jogo foram bem humoradas e corridas, por isso não há dúvidas que esta foi uma das melhores organizações de sempre. Um grande crítica contudo que lhe posso fazer (a esta e a outras) é o desprezo quase total pelas perguntas de música. Caramba! Já não peço casas de pegas brasileiras. Mas música. Nesse capítulo o António Pascoalinho e o Marco Vaza são as únicas pessoas que percebem de música no torneio.

Outra das decepções da noite foi o jogo dos Fósseis que neste momento têm não só os Cavs e os Mamedes a fugir perigosamente, mas também equipas como os Lagartixas, que tiveram de certeza uma noite emocionante e os Zbroing a morder os calcanhares.

O NNAPED começam a recuperar da tremideira inicial e finalmente a assumir-se como a boa equipa que são.

Do mais novos os Ursinho parecem ter encontrado um Cristiano Ronaldo do Quiz. Não se enganem que ele não ficaram mais espertos do dia para a noite! Nada disso finalmente foram ao mercado e completaram a lacuna que lhes faltava para apontar a vôos mais altos. Os Indomáveis tardam a arrancar. Neste momento os accionistas da SAD devem estar a questionar-se se não teria valido a pena continuar como equipa tradicional e bairrista. Os BMV e Santas Noites tiveram igualmente uma noite para esquecer e aguardam melhores performances.

O campeonato parece estar resumido a duas equipas, mas atenção também parecia resolvido há um ano atrás nesta altura e foi aí que os Cavs vacilaram, por isso nunca se sabe. Há equipas que podem parecer jogar para o 4º lugar que comecem a dar cartas em Setembro. Preparem-se para algumas surpresas que iremos revelando no blogue. Além disso deve sempre contar-se com o acordar de um gigante adormecido, os Fósseis.

Correndo o risco de lançar a polémica acho que se tivesse que meter dinheiro num vencedor do campeonato 2007 seria nos Zbroing 747, ficando os Mamedes e Cavaleiros logo em seguida. Penso que os Zbroing são os mais fortes neste momento.
Adenda - No capítulo da música mea culpa. Esqueci-me do Papa...

Labels: ,


Monday, June 18, 2007

 

CLASSIFICAÇÃO JUNHO 2007

Labels: , ,


Thursday, June 14, 2007

 

Labels:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?