Tuesday, May 22, 2007

 

Ressacas

A próxima jornada do Campeonato de Quiz de Cascata - organização de Jorge Azevedo Correia / Ursinho Bóbó - será no dia 15 de Junho. No mês de Julho a C.O. prevê organizar uma festa convívio, na Academia da Ajuda, durante a tarde de um Sábado. Será realizado um jogo amigável de Quiz com as equipas a serem constituídas por sorteio.

Labels: , ,


Monday, May 21, 2007

 

Crónica da Jornada: Ursinho escreve-se com sete letras

Decorreu sob o signo do sete e do equilíbrio a jornada de Maio do campeonato de QdC. A organização competiu ao Carlos Santos, acolitado pelo Pedro. E estão de parabéns os NNAPED.

Organizadores

Comece-se por dizer que o Carlos provou ser um engenheiro dos verdadeiros: rigoroso e metódico na condução do jogo, ultrapassando com segurança alguns precalços (quem diria que se tratavam de estreantes?); de um equilíbrio de fazer inveja a um fonambulista na divisão temática (apesar de alguns temas, introduzidos na jornada de Abril, terem primado pela ausência); arrojado e trabalhador quando subordinou o jogo ao "sete" - o que se revelou bem interessante. Talvez não tenha sido o suficiente para transformar o jogo num dos "sete quizzes-maravilhas do mundo", mas assegurou um jogo emocionante, divertido, com algumas excelentes perguntas que perdurarão na memória colectiva, dinâmico e que nunca foi aborrecido.

Como pontos negativos, destacamos a prova escrita - estava excelente, é verdade, mas, de tão longa e exigente, desgastou as equipas logo à partida. Compreende-se a tendência dos organizadores para se aprimorarem, louva-se o trabalho, entende-se a dificuldade em deixar de fora excelentes ideias, mas esta tendência recente para complexificar em demasia a prova escrita, desvirtuando o espírito dos regulamentos, deve ser criticada. Este blog encomendou já ao Filipe Girão, cuja organização foi eleita a melhor da época transacta, um artigo sobre este assunto. De resto, algumas perguntas claramente fora do nível de dificuldade (ver esta caixa de comentários) , e uma dualidade de critérios nas perguntas erradas, repetindo umas e não outras. Devido ao equilíbrio pontual que marcou o jogo, podem ter sido erros com influência no resultado. Mas não será justo destacar alguns pontos negativos, que ocorrem em todos os jogos, apenas por ter acontecido algo muito positivo e raro - o equilíbrio, com os seis primeiros a ficarem separados por 4 pontos, a mesma amplitude pontual com que iniciaram a terceira parte. Parecia o campeonato holandês. O saldo é claramente favorável.

Pódio

Foi o mais emocionante jogo da história do Campeonato, a grande distância de todos os outros. E com um desfecho que poucos esperariam - uma vitória dos Ursinho, um dos históricos do QdC, presentes já no Restaurante Terreiro do Paço, na última pergunta directa. Algo surpreendente, sabendo-se que desde meados da época passada estes tinham vindo a deslizar nas classificações obtidas. Sabendo tirar proveito do lugar que ocupavam na tabela, conseguiram recolher imensas cascatas nos dois primeiros níveis, em particular no segundo. Note-se que, à parte os Ursinho, as 5 restantes finalistas encontravam-se em seis mesas consecutivas - 14, 1, 3, 4 e 5. No nível III, foram quem mais pontuou, aproveitando bem duas perguntas directas relativamente acessíveis e recolhendo uma cascata. Pela preserverança e pela qualidade da equipa, foi uma vitória merecida dos Ursinho. Esperemos que os possa catapultar para resultados futuros ao nível deste e dos que fizeram no passado. A completar o pódio, dois clientes habituais: Mamedes e Cavaleiros, que ficam agora separados por um ponto na tabela geral, com vantagem para a turma apocalíptica - a qual, desta vez, nos pareceu ter razões para se queixar da fortuna nas perguntas directas que lhe calharam em sorte. Para os Mamedes, a tremenda frustração de perder um jogo na penúltima pergunta efectuada - voltaram a fazer justiça ao nome de baptismo.

Pontos

Os Zbroing, reforçado pelo regresso do ex-proscrito Tiago Serras Rodrigues, exibiram-se a bom nível, como é costume nos meses ímpares. Com os mesmos pontos, os Fósseis, que depois da vitória em Abril, perderam algum terreno para a liderança; e os Laranja, que continuam a justificar no campo o título de campeões do defeso: em 4 jogos, apuraram-se 3 vezes para a final.

De sete para baixo

A segunda parte deixou pelo caminho os BMV: depois de um excelente Nível I, onde foram os mais pontuados, claudicaram no seguinte. Uma melhoria em relação aos últimos dois jogos, mas ainda assim longe das perfomances normais. Também os Mineteiros, actuais quintos classificados, desiludiram um pouco desta vez - num local incómodo para apanhar cascatas no nível I, a perfomance nas directas não foi suficiente. Seguiram-se os Indomáveis SAD: os comandados de Marco Vaza continuam a ter dificuldades em exibir as credenciais que lhes permitiram, durante a época anterior, lutar pelo 4º lugar. Finalmente, uns irreconhecíveis Lagartixas, a quebrarem na recuperação de forma que vinham dando mostras nos últimos jogos.

Eliminações precoces

Como os Lagartixas, os Santas Noites: sem apresentarem um cinco completo, esta foi uma jornada para esquecer, em que nunca conseguiram entrar em jogo. Os Golfinhos continuam a acumular experiência, e com uns aceitáveis 9 pontos no nível I, apenas uma parte escrita mediana os impossibilitou de seguir em frente. Os Leporinos ficaram fora dos pontos pela terceira vez consecutiva, dando preocupantes sinais de quebra de forma. Com as tropas mercenárias a chegarem apenas a meio do nível I, actuaram com apenas três elementos boa parte do jogo - com a actual competividade do campeonato, é missão suicida. Finalmente, referência para a equipa da casa, os NNAPED: actuando a rodar elementos, em flagrante violação dos regulamentos, acabaram por ser desqualificados e atirados para o último lugar. Não fosse isso e teriam estado, no mínimo, na segunda parte. Mas na sexta-feira não seria a competição o que mais os preocuparia.

Sétimo parágrafo

Em suma: pela incerteza e pela emoção no resultado, pelo esforço, cuidado e trabalho colocado pelos organizadores, pela surpresa e justiça da vitória dos Ursinho, foi uma memorável jornada de Quiz.

Mais e Menos da Jornada

Mais - Ursinho Bóbó. Palavras para quê? Excluindo os meteóricos EVA, são a primeira equipa da selecção sub-30 a vencer uma jornada. Memorável prestação dos fássistas de serviço. Também poderia ser a emoção e equilíbrio do jogo.

Menos - Lagartixas. Apenas a decisão administrativa de desqualificar os NNAPED pro violação regulamentar lhes possibilitou a passagem à segunda fase. Um péssimo jogo para o 4º grande do QdC, que ainda por cima viram outra equipa que não uma das três do costume vencerem um jogo - e seriam os Lagartixas aqueles que em mais gente apostaria serem capazes de o fazer, até porque já estiveram perto várias vezes. A dificuldade em em repetir o cinco base tem vindo a impedir Filipe Bravo e compagnons de apresentarem a regularidade que os tornou temíveis.
Também poderia ser o sentido de oportunidade do Luís  - a primeira vez que falta a um jogo, os Ursinho vencem.

HO

Labels: , , ,


 

Prémio Oiiiçaammm - Pascoalinho e Humberto Silva continuam na liderança após jogo dos Mamedes


Jorge Páramos e Alexandre Gonçalves, os mamedinos responsáveis pela jornada de Abril, não convenceram o júri do Prémio Oiiçaammm - Prémio do Blog QdC para a Melhor Organização. Recolhendo uma nota global de 4,7 apenas superaram o jogo de Janeiro, da responsabilidade de Júlio Alves e Nuno Vitoriano. A melhor pontuação parcial foi a relativa à coerência dos níveis de dificuldade, com 5,4; a pior a que classifica a condução do jogo - 3,0. Na qualidade das perguntas, uma positiva à tangente.

Desta vez, fomos ouvir as razões de Vítor Magueijo, o cientista dos Mineteiros:

Condução de Jogo e Liderança: 3
Razão: Foi sempre difícil aos organizadores terem o jogo sob controlo, com culpas repartidas entre os próprios e a assistência. Mas a razão principal desta pontuação reside na demora de início do jogo.

Coerência dos níveis de dificuldade: 6
Razão: Não achei que existissem diferenças gritantes entre os níveis. Aceito o critério dos organizadores.

Qualidade das perguntas: 6
Razão: Mais ciência do que é habitual, o que vem colocar alguma justiça num quiz normalmente avesso a esta temática. Pessoalmente acho óptimo por razões óbvias. A nota só não é maior porque achei que as perguntas de ciência deviam ter sido mais cuidadas para evitar problemas com a plateia.

Nota global: 5
Razão: (3 + 6 + 6)/ 3 = 5!


Brevemente, publicaremos a classificação actualizada, com as notas do jogo do Eng. Carlos Santos e dos NNAPED. Aproveitamos para anunciar que o painel de jurados do Prémio Oiçam sofreu uma alteração, com efeitos já a partir da votação anunciada: por indisponibilidade, saiem Marco Vaza e Nuno Almeida, entrando Luís Cabaça dos Golfinhos e Gonçalo Pereira dos Zbroing 747.

Labels: ,


Sunday, May 20, 2007

 

Classificação Maio 2007

Labels: , ,


 

Progressismo de marcha-atrás (afinal, só foi surpresa para os desatentos)

Conservadores vencem eleições na Suécia pela primeira vez; privatizações, baixas de impostos e reforma do welfare state no programa

Conservadores vencem eleições locais britânicas, conquistando 165 Councils; Labour reduzido a 34 e Libdems a 25

Sarkozy vence eleições em França prometendo combater o legado, o espírito, os comportamentos e as ideias do Maio de 68, em nome da moral, trabalho e autoridade

Sondagem CNN/Life: pela primeira vez desde a introdução de Roe vs. Wade, uma maioria dos americanos afirma ser pro-life


Ursinho Bóbó, supostamente em processo de belenensesização, vencem jornada no Campeonato de Quiz de Cascata


[Brevemente neste blog: classificações, crónica da jornada, entrevistas, a foto dos vencedores, actualização do Prémio Oiçammm]

Labels: , , , , , , ,


Saturday, May 19, 2007

 

Ganharam os Ursinho! Realmente!


O que acontecerá primeiro: a restauração da monarquia nacional ou uma vitória dos Ursinho Bóbó numa jornada do campeonato?
Bom, bom, era acontecerem as duas ao mesmo tempo.


Luís Nunes, Abril de 2006

Finalmente, uma pergunta clássica nas entrevistas à vossa equipa: o que acontecerá primeiro - uma vitória dos Ursinho no Campeonato de QdC ou a Restauração da Monarquia Nacional?
Uma vitória dos Ursinho. Num país onde o herdeiro do Trono defende posições republicanas...


Jorge Azevedo Correia, Abril de 2007

No jogo mais emocionante de que há memória - posto que provavelmente ocupará durante muitos anos -, os Ursinho venceram na penúltima pergunta do encontro. Excelente organização de Carlos Santos e acólitos de batas brancas, com os pontos positivos a superarem largamente os negativos (sete palavras com sete letras nesta frase, que cabalismo). Mamedes e Cavaleiros no pódio; Zbroing, Fósseis e Laranja nos pontos. Uma grande jornada de Quiz de Cascata e entrada directa na galeria dos Heróis Quizzisticos para os quatro indómitos Ursinhos que romperam a tradição oligárquica do QdC nacional.

Labels: , ,


 

A dar as últimas? (2)


Pela primeira vez na história, um jogo de QdC não é vencido por uma das equipas da Santíssima Trindade. Parabéns Ursinho!

Labels: , , ,


 

A dar as últimas?

Monárquicos reaccionários vencem 5ª jornada do Campeonato de Quiz de Cascata. Parabéns Ursinho Bóbó!

Labels: , , , , , ,


Tuesday, May 15, 2007

 

Anúncio


Labels:


Monday, May 07, 2007

 

Quiz e Savoir faire – yes please ou rien ne va plus?

Depois de uma ausência de duas semanas, com férias pelo meio, em que suponho que a minha falta foi tão sentida como a de mais um talhante no departamento médico do Benfica, eis-me de volta às lides para mais uma crónica de 6a feira. Desta vez não há desculpas, porque já se viu que ganhei um certo gosto em escrever em todos os dias menos aquele que é suposto, por isso a coisa já derivou para o foro patológico.
O tema desta semana, para além de servir de comprovativo que os cursos no WallStreet Institute e na Alliance Française se calhar foram dinheiro deitado à rua, tem a ver com a utilidade do savoir faire durante um quiz de cascata. Se é um facto que no tradicional quiz de bar, a vertente social está mais presente, na cascata os instintos e animais competitivos (o “e” é mesmo propositado) muitas vezes acabam por vir ao de cima, liquidando por completo a vertente social do jogo, se é que ela existe é claro.
Não se pense aqui que isto é um conjunto de regras mariquinhas, ou uma abordagem da modalidade a la Paula Bobone. Deixo isso para os amantes da legislação, para os formalistas e para quem efectivamente perceba disto. Estas notas são mais do género “Dica da Semana”, mas sem desperdício de papel, apenas do vosso tempo.
Vou apenas deixar-vos algumas dicas de como o savoir faire quizzístico, pode melhorar imenso a vossa imagem nos principais palcos da modalidade (ou melhor, no único palco existente de momento). Não esperem no entanto que isso sirva para melhorar a vossa prestação nos jogos, já que tal tem a ver com factores que eu desconheço em absoluto.

Situação nº1 – O organizador do jogo parece ter aproveitado a ocasião para lixar a tua equipa, atribuindo-lhe inúmeras perguntas~carrossel e estando obviamente (nem que seja só para ti) a gozar o prato. Como vais reagir? Protestando vivamente e fazendo uma berraria sempre que possível? Abandonando a sala em protesto, fazendo juras de retaliação?

As hipóteses descritas são perfeitamente viáveis e aceitáveis, mas serão dignificantes? Não o creio. O toque de savoir faire passa por suportar o jogo com um sorriso, aceitar a coisa como um facto da vida, fazer questão de ser visto a cumprimentar e elogiar o organizador no fim do jogo (sem no entanto cair no sarcasmo ou no exagero). Depois é ir para o carro e atropelar o sacana quando ele sair do recinto. Neste caso, se atropelar elementos da equipa do mesmo, são danos colaterais perfeitamente aceitáveis. A sua imagem sai ilesa do assunto, não podendo o organizador dizer o mesmo.



Situação nº2 – Há um tipo numa equipa adversária que te trata como um amigo de longa data, que partilha histórias e factos que, no seu entender, vos tornam mais próximos, que gosta de discutir contigo todos os pequenos assuntos da cascata que possam surgir e que, uma vez mais no seu entender, tornam mais rica a vossa relação e este mundo que partilham. O que ele não sabe é que tu gostas mais de beber óleo de fígado de bacalhau aos litros do que privar com semelhante indígena, tal é a maneira como ele te revolta o estômago.
A tua reacção é: Foges dele como o demo da cruz, chegando a fingir-te muito interessado no placard do torneio de ping pong da Academia só para não o aturar? Tentas agredi-lo com um pacote de mostarda, enquanto aguardas por uma bifana num dos intervalos? Tentas trancá-lo no WC esperando que o aroma trate do resto?

Uma vez mais, todas estas soluções são viáveis, mas não só não resolvem o problema como têm uma notória falta de savoir faire. O caminho indicado é seres tu, num dado jogo, a ir ter com ele a fazer conversa, passar cada intervalo confraternizando com ele, pagando-lhe até uma cerveja ou uma bebida com gás, no caso de ele não se dar bem com o álcool e no final do jogo ir dar-lhe os parabéns pela sua prestação, mesmo que ele tenha respondido que a mulher do Eusébio é a Fauna. Depois, é ir para o carro, esperar que ele saia e atropelá-lo certificando-te, através do uso da marcha atrás, que ele não tem tempo de elogiar a tua condução.

Situação nº3 – És atropelado ao sair de um quiz de cascata por algum doido que se pôs em fuga. Tens uma vaga suspeita de que foi alguém que também joga, mas não tens a certeza de quem foi, mesmo depois de teres ligado do hospital para o gajo que te elogiou pela organização do jogo e para aquele teu grande amigo com quem estiveste à conversa naquela noite, sendo que nenhum deles quer arriscar uma hipótese.
A tua reacção é: Alugar um camião quando recuperares e varrer toda a gente que apareça na rua da Academia em noite de quiz? Contratar uns jovens gitanos para efectuarem uma remodelação facial num autor de uma dada crónica sobre quiz e atropelamentos?

Em qualquer destas hipóteses, a falta de savoir faire é evidente, já que a génese do problema se mantém. Nesse caso, há que perceber quem são os verdadeiros culpados e vais ver que não é o tipo que te atropelou, nem o tipo que disse para te atropelarem que são a resposta certa. Se não queres perder esta cascata para outros, tenta acertar no derradeiro culpado. Eu cá não acuso ninguém, pelo menos sem pagamento à vista.

Para outras questões sobre savoir faire e atropelamentos, utilize a caixa de comentários ou um consultório de quiz a disponibilizar brevemente.

 

Num mundo perfeito...

...não teríamos de publicar certas coisas. Como esta, a pedido do Nuno Vitoriano, o empreendedor por detrás dos Quizzes da Lapa:

Infelizmente as coisas não podem correr sempre da maneira que queremos. Devido a questões técnicas alheias à organização , os quizes no Bar Sound Club Lapa não terão ínicio no dia 8 de Maio, esperando que o 1º jogo possa acontecer na semana seguinte , no dia 15. Assim peço a vossa compreensão, mas tudo se há-de resolver brevemente. É pena , porque 6 equipes já tinham manifestado vontade de ir.
Durante a semana haverão novidades.

Segundo apurou este blog, o atraso deve-se a problemas com o sistema de exaustão de fumos, que obrigará o bar a fechar por uns dias para remodelação. Ou seja, uns indíviduos que não jogam quiz lá acham que os indíviduos que jogam quiz não são suficientemente inteligentes para decidirem por eles próprios qual o nível de fumos que estão dispostos a tolerar num sítio onde só vão porque querem e onde ninguém os obriga a estar. Esperemos então que cumpridas as exigências dos iluminados, possamos estar na estreia destes novos pub-quizzes já na próxima terça-feira. Para o saber, mantenha-se atento a este blog.

Adenda: "Para separar os homens dos meninos" o Sérgio Gouveia propõe-nos este teste. Apesar de ter mamado forte em Lovecraft e de a partir dos quinze anos exigir preencher as declarações de impostos de toda a gente que vagamente conhecesse (desejo abandonado na maioridade), este reaccionário rural ficou-se, com naturalidade, pelos 10,5%. Ainda assim, julgo que é um resultado suficientemente estimável para não ser votado a um completo ostracismo e desprezo. É, não é? Se não for, estou disposto a que me ensinem a jogar Vampire. Mentira... que a misantropia é tão boa como a geekiness para ganhar quizzes.

Labels: , , ,


Friday, May 04, 2007

 

Entrevista a Nuno Vitoriano: Sound Club Lapa - O Quiz intimista

O blog do QdC noticiou, em primeira mão, o início deste novo quiz em Lisboa. Há largos anos que conhecemos o Nuno Vitoriano, um dos mais entusiasas quizzers lisboetas. Pois será no bar Sound Club Lapa que a partir de terça-feira, dia 8 de Maio, que este nosso amigo se estreará como anfitrião de jogos de Quiz: não só de Pub Quiz, como dos primeiros jogos de Cascata realizados em bares.

Neste novo espaço de Alexandre Barbosa, uma das figuras míticas da movida da capital, Nuno Vitoriano e seus convidados farão o sem melhor para conquistar os habituées, curiosos e público que queira aderir a esta enriquecedora forma de lazer. Fomos então falar com o Nuno Vitoriano para saber mais detalhes do que poderemos esperar destas prometedoras noites de terça-feira:

Nuno, o que te levou a ti, um habituée em jogos de bar a passar para o "outro lado"?
Eu não me passei para outro lado, sosseguem as meninas que ainda estou solteiro e sou lésbico assumido. Seja como for já andava com a ideia de organizar um Qiuiz Semanal num espaço diferente e o novo Sound Club é o espaço ideal para jogar com menos pessoas , num ambiente diferente, sem sair da zona nevrálgica da noite de Lisboa, que é Santos. Espero que as pessoas adiram e que lá para o Outono possamos ter duas noites fortes de Quiz em Lisboa, aqui e na Barraca.

Que novidades poderão os participantes no quiz do Sound Clube encontrar em relação a outros quizzes?
Enganem-se os que acharem que vão ter um Quiz com 49 perguntas de Geografia. Vão ser jogos Generalistas, com vários temas e sempre a insistir nas actualidades (vejam as notícias), serão 40 perguntas nos jogos escritos. As equipas serão constituídas no máximo por 4 pessoas e receberão pontos de assiduidade e prémio. Não se trata de pontuar para um campeonato mas sim anotar a presença dos mais habituées. No final de cada ano as três equipes mais assíduas terão direito a surpresas. Haverá sempre música nos jogos , variando o número destas. Na 3ª terça de cada mês, um dos meus convidados, fará o jogo dessa noite,cujo repertório será da sua responsabilidade. E na última terça do mês, Cascata para os mais entusiastas!

Pelo que percebemos, um dos objectivos é captar novos públicos, nomeadamente junto da população universitária. Achas que será um alvo fácil de conquistar?
Eu trabalhei muitos anos com os Estudantes Universitários, na Produção deRecepções ao Caloiro e como pioneiro das Noites do Estudante, nas discotecas de Lisboa. Conheço bem o mercado e vou tentar divulgar por aí, mas isto não se trata de fazer festas com estudantes, trata-se de divulgar um conceito de diversão muito próprio, mas com muitas pernas para ter mais seguidores.

Quanto ao Sound Club da Lapa, achas que oferece condições ideais? E quanto a consumo e a preços?
O estabelecimento não é grande, é assaz diminuto, possuindo uma bela calçada Portuguesa interior e uma boa instalação sonora. Quanto a lugares sentados pelo menos 32 são certos, jogando 8 equipes sentadas numa fase inicial. Numa fase posterior vamos ver como alargaremos isto. Quanto a preços são os praticados noutros locais desta zona de Lisboa. Em relação ao Som destaque para a qualidade musical, estilo retro, pop rock, house, funk , com vártios Dj´s convidados todas as noites.

Que mensagem gostarias de deixar àqueles que estarão, depois de nos ler, a ponderar visitar-vos numa destas terças?
O meu principal objectivo é obviamente divulgar a modalidade. Depois que as pessoas se divirtam e que fiquem adeptas deste modo de lazer. Espero que o possam fazer.

Nós que conhecemos bem o Nuno Vitoriano, o empenho que coloca em tudo o que se envolve e a qualidade dos jogos em que é Quiz-Master, não temos dúvidas: o novo quiz do Sound Club da Lapa é altamente recomendado pelo Blog QdC. Não falte!

Labels: , , ,


Thursday, May 03, 2007

 

RadioQuiz - Gervais is a genius and a quiz-addicted



Discussão sobre as prestações no Pub Quiz. Imperdível.

Labels: , ,


 

VideoQuiz IX - Gervais is a genius and a quiz-addicted



O Gareth estava a preparar um quiz...

Labels: ,


 

Classificação Geral após a 4ª Jornada

Labels:


Tuesday, May 01, 2007

 

Crónica

Decorreu sob o signo da inovação e da diversidade temática a última jornada do Campeonato de QdC. A organização já foi devidamente escalpelizada nas análises às novidades introduzidas. A acrescentar ao que foi dito, dê-se nota de algumas deliciosas perguntas: um exemplo, a da qualidade humana do Mussorgsky. O jogo começou e acabou tardiamente; e, a comprovar o que tínhamos escrito na antevisão, as poderosas forças eco-religiosas impediram a tradicional chuvada.

Depois de uma parte escrita que deixou tudo muito equilibrado, a primeira parte foi fértil em surpresas. Os Golfinhos falharam, pela primeira vez, a passagem à segunda fase. Em época de estreia, não macula o registo e, com tempo, as prestações irão ser melhores e mais regulares. Prestação miserável dos Zbroing, desfalcados pelos castigos disciplinares internos, como tinha noticiado este blog, com apenas 4 pontos conquistados - comprovando a maldição dos meses pares, onde ficam sempre pelo primeiro nível. Menos mal, mas muito aquém da sua valia - para mais quando contam com um especialista em ciências, estiveram os BMV, que a um segundo lugar acumulam três eliminações na primeira fase. Se o ano passado o problema estava nas más perfomances no terceiro nível, este ano o problema parece estar logo no primeiro. Com iguais dificuldades andam os Indomáveis SAD, que se vão arrastando em exibições tristonhas. Uma péssima parte escrita foi decisiva para mais uma eliminação prematura - parecem cada vez mais distantes daquela equipa que lutou pelo quarto lugar com os Lagartixas durante toda a época transacta.

A segunda parte eliminou os Leporinos, que ao ficarem, pela segunda vez consecutiva fora da final, baixaram do objectivo mínimo proposto, os dois pontos por jogo. Um episódico momento de má forma do colectivo de César Manta. Os Santas Noites, a alinharem com o melhor cinco, comprovam que nessas condições conseguem ser uma equipa regular. Não surpreenderá ninguém uma estreia nos pontos a breve prazo. Os Laranja e os Ursinho ficaram a um pequeno passo da final - isto num jogo que, com tanta ciência, não lhes seria favorável. Duas prestações regulares, onde um ligeiro atraso no nível I acabou por se tornar fatal. De qualquer maneira, os Laranja, mesmo desfalcados de Joaquim "Coelho" Osvaldo, acabaram por marcar dois preciosos pontos.

Os Mamedes foram jogar a sério e assim foram a primeira equipa organizadora a apurar-se para o nível final (de facto, conseguiram ser os primeiros a ultrapassar o nível inicial). Aí chegados, já não foi possível disfarçar os efeitos das ausências de Jorge e Alex. Jogo regular, ao seu estilo, dos Lagartixas. Parecem ter reencontrado a regularidade que os tornou no "quarto grande" - agora falta jogar mais vezes com o cinco principal para tentarem a estreia no lugar mais alto do pódio. Excelente prestação dos NNAPED, a provarem a subida de forma que já insinuaram no jogo anterior. A equipa dos médicos, aproveitando muito bem a sua posição na sala e as cascatas do nível fácil, regressou ao seu melhor nível e faz a melhor prestação da temporada - mesmo jogando sem a equipa completa. No pódio, e tal como os anteriores, aproveitando bem a abundância de ciências, os Mineteiros do Apocalipse. Com um novo reforço, também cientista, fizeram um excelente jogo, comprovando ser a equipa que mais melhorou durante o defeso. Quem os viu e quem os vê. E saltaram para o quinto lugar da geral, em igualdade pontual com os Lagartixas. Os Cavaleiros voltaram a pagar caro os típicos péssimos inícios de prova - mesmo tendo obtido, novamente, mais do dobro dos pontos de qualquer adversário na terceira parte, já não foram a tempo de chegar ao triunfo.

Magnífico triunfo dos Fósseis - o primeiro da época para a equipa paleocêntrica. Um extraordinário segundo nível, onde acertaram todas as directas e ainda quatro cascatas, decidiu desde logo as coisas. Com isto, e já tendo todos organizado os seus jogos, ficam os três primeiros separados por quatro pontos, com a liderança a caber aos Cavalerios. Em perspectiva, um campeonato tão renhido com o da época passada.

Mais e Menos da Jornada

Mais - A homenagem a D. Paula, a nossa anfitrião mensal. Já era tempo de se fazer justiça à Paulinha das bifanas. Uma excelente ideia dos organizadores, coroada com um sentido, espontâneo e mais que justo aplauso de toda a sala.

Menos - Zbroing 747. No fundo da sala, Sérgio Gouveia e Tiago Serras Rodrigues assistiam ao jogo. Que terão sentido aqueles homens enquanto assistiam à débacle que vitimou a sua equipa? Culposo arrependimento? Infame regozijo? Escreveu-se neste blog: Determinados a colocar um ponto final numa luta interna que ameaçava degenerar no desabar da equipa, optaram os líderes aeronáuticos pela decisão aqui divulgada, prescindindo de dois dos principais activos do colectivo, mesmo que isso venha a custar uma perfomance menos conseguida na sexta-feira. Custou mesmo. E muito caro.

Labels: ,


 

Classificação Abril 2007

Labels: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?