Tuesday, February 27, 2007

 

Se gostou deles no Quiz de Cascata...

Vai adorá-os agora...
TITA TEIXEIRA E FILIPE GIRÃO
NO
QUIZ DE FRIELAS

Esta Sexta-Feira

Confirmações para o email f_lip13@hotmail.com
ou
antonio.pascoalinho@clix.pt
ou ainda
com o Quim Coelho Osvaldo até quinta-feira
PRÉMIOS SURPRESA DESTA VEZ!

Labels: , , , ,


Friday, February 23, 2007

 

Cromos do Quiz (3)


Labels:


Thursday, February 22, 2007

 

Cromos do Quiz (2)


Labels:


Wednesday, February 21, 2007

 

Cromos do Quiz (1)


Labels:


Tuesday, February 20, 2007

 

Crónica

Debaixo de uma já costumeira chuva tremenda que desta vez entrou mesmo pelo telhado da Academia da Ajuda, realizou-se a segunda jornada do Campeonato 2007 de Quiz de Cascata. Inicial homenagem da Comissão Organizadora à Academia que tão bem nos tem recebido neste torneio e entrega dos prémios do blogue ao Rogério Costa e Jorge Páramos, cujas fotos serão publicadas a breve trecho. Houve ainda entrega dos trofeus de 2006 aos seis primeiros classificados.

Os campeões mostraram a sua fibra e ganharam sem espinhas. Estiveram sempre na frente em todas as fases, excepto no nível 1 no qual os Bom, Mau e Viloas, segundos classificados, assumiram temporariamente a liderança no marcador.

Os Cavaleiros desceram a profundezas inimagináveis, mas com a desculpa de jogarem sem motivação já que estavam impedidos de transformar um eventual boa prestação em pontos. De qualquer forma os Cavs têm uma marca e um prestígio a defender e um 13º lugar não é condizente com o que podem e sabem fazer.

Os Mineteiros confirmaram o bom arranque e os bons reforços, sendo, juntamente com os Fósseis e os Leporinos (outra boa surpresa), as únicas equipas a terem marcado presença em duas finais. O campeonato está definitivamente mais equilibrado e todos podem deixar cair pontos a qualquer altura. O Fósseis discretamente lá vão amealhando pontos.

Nas perdas de gás os Zbroing 747 e os Santas Noites. No caso dos primeiros uma queda de 2º para 14º lugar, mas ainda assim mantendo um honroso sexto lugar na Geral.

Os Ursinho parecem cada vez mais transformar-se numa espécie de Belenenses ou “Chelsea pré-Mourinho” do Quiz, uma equipa boa mas que nunca faz nada. Bem se podem queixar da falta de sorte já que as perguntas que dão a volta à sala no nível 2 parecem continuar a ter uma estranha tendência para cair na sua mesa jornada após jornada. Neste fim-de-semana foi impressionante... Equipa com mais pontos no nível 1 (dezasseis) para no nível seguinte fazer apenas 2 pontos?? Parece que vai haver mexidas na equipa.

Os Lagartixas fizeram jus ao epíteto de 4º grande e arrancaram um suado 4º posto, enquanto os Indomáveis SAD desta vez não saltaram para a final.

Impressionante recorde para o BMV neste jornada. Bem mereceram o segundo lugar. Foram os reis das cascatas. Apanharam nada menos que 14 perguntas em cascata! Mesmo puxando pela memória não me recordo de registo semelhante.

Apesar de um maior equilíbrio, se olharmos para o topo da tabela já lá está instalada de novo a “Santíssima Trindade” – Mamedes, Cavaleiros e Fósseis. Não haverá outras equipas capazes de lutar pelo pódio?

Duas breves notas. Este blogue não tem capacidade de gerir as classificações oficiais. Isso é uma tarefa da Comissão Organizadora ou desta em colaboração com os organizadores de cada jornada. A verdade é que foi graças ao blogue que o campeonato de 2006 teve registo e um vencedor. Esses registos, como muitos fizeram questão de criticar, eram imperfeitos. Eram sem dúvida. Mas este espaço informativo apenas apresenta os dados que vai recolhendo a muito custo com meios próprios. Por isso antes de começarem a disparar críticas às tabelas agora afixadas sugiro que candidatos se ofereçam para contar as classificações. Tenho todos os dados correctos deste campeonato. Da minha parte não posso acumular com as funções de Leal Conselheiro e Director do blogue a contagem dos pontos do campeonato. Até porque é coisa para a qual não tenho jeito nem paciência. Avancem candidatos ou a C.O. pense numa solução.

Na linha desta primeira nota a minha crítica à participação das equipas neste campeonato. As regras para se participar no torneio são claras e estão estabelecidas. É claro que não somos nós no blogue que fazemos as regras, mas se as equipas adoram andar a mudar de nome, de elementos, a entrar e a sair, a participar sem nome nem estarem inscritos, isso dá trabalho a actualizar no blogue, por isso se nos esquecemos aqui de escrever nomes de equipas com “u” ou com “o”, fazer numa semana tabelas com 13 equipas noutra com 16 equipas (para a semana sabe-se lá com quantas...), ou se nos esquecermos de pôr a extensão SAD numa equipa desculpem qualquer coisinha. O facto é que não há condições para jogar com 16 equipas. No máximo dos máximos quinze, sendo o ideal 13. Assim se quis deixar no regulamento, não à toa mas por muito bons motivos. Quem saiu do jogo de sexta-feira no fim chegou a casa às 4 da manhã!!

Labels:


 

Classificação Fevereiro 2007

Labels: , ,


Monday, February 19, 2007

 

Vencedores de Fevereiro

FERNANDOS MAMEDES


Crónica amanhã...

Labels: , ,


Friday, February 16, 2007

 

Faltam 10 horas

Adenda: Segundo informa o João em comentário, o número de equipas vai ser de 16 (já tínhamos avisado: não liguem aos regulamentos). Informa igualmente que ainda está a fazer o jogo: a nossa aposta sobe para 14 perguntas bronquedas. 16 equipas. Isto hoje vai durar. Tentaremos ainda publicar aqui, em tempo útil, uma lista de sítios onde poderão ir tomar o pequeno-almoço quando saírem da Academia. Aqueles que ficarem até ao fim podem ir novamente para O Mercado, almoçar.

1 - Disposição das mesas durante o jogo (só falta sortear os números das mesas, a ordem vai ser esta):
Moscatéis NNAPED Lagartixas Mamedes Indomáveis Fósseis Zbroing747 Cavaleiros Mineteiros Leporinos Ursinho Santas Noites BMV Laranja Golfinho

2 - O João terminou a feitura do jogo pelas 2:30 da manhã (de hoje). Menos de 10 erros é milagre.

3 - Concentração para o grande jantar de encerramento de 2006 às 20:00 no restaurante O Mercado. Na ementa, churrasco de picanha e secretos de porco ibérico. Às 22:00, partida para a Academia, onde o jogo terá início às 22:30. O Mercado fica na Rua Leão de Oliveira - muito fácil, está aqui o mapa. D'o Mercado para a Academia são 1,8 kms, 5 minutos (viamichelin)

4 - Mas itinerários, cada um segue o seu. Por favor, evitem é o que vos mostramos a seguir (correriam sérios riscos de chegar atrasados): um dos inspiradores vídeos de Matt Harding, ideal para combater o nervosismo próprio dos grandes jogos.

Labels: , , ,


 

Rogério em grande entrevista: "Quero ter tempo para pintar"


A algumas horas do jogo, publicamos a primeira grande, grande, grande entrevista de 2007, com uma das figuras mais controversas do Quiz de Cascata. Considerado por ele próprio como o melhor jogador de Quiz de sempre, ele próprio também se considera o melhor jogador de Quiz de sempre. Falamos de Rogério Costa, nascido Rogério Costa e que acabou por ficar conhecido por Rogério Costa. E que Rogério temos aqui? Um Rogério adocicado, domesticado, dirão alguns. Um Rogério ressocializado, dirão outros. Um Rogério hipócrita, dirão ainda outros. Fica ao vosso critério. Certo, certo, é que há uma palavra de elogio e encorojamento para quase todas as equipas. Aquela parte dos quizzes de bar é até um bocado enjoativa. Bem, divirtam-se.

Rogério, depois do grande falhanço que foi a vossa prestação no primeiro campeonato de Quiz de Cascata, julgas que a equipa está preparada para a nova época? Como foi a sensação de ter a vitória na mão e deitar tudo a perder?
Olha, se é para começares já com perguntas apaneleiradas, acaba-se já aqui a entrevista, estás a perceber? O ano passado já passou e só nos queremos concentrar na nova época. Para já, no primeiro jogo, limpámos aquilo de forma categórica, pese a incompetência do Nuno Vitoriano na feitura das perguntas.

Do Nuno Vitoriano? Ficámos todos com a sensação de que os erros eram da responsabilidade do Júlio...
Por amor de Deus, o Júlio faz quizes praticamente desde que nasceu. É óbvio que a responsabilidade só pode ser do careca. Quem não tem unhas, não devia tocar guitarra. De qualquer forma, e voltando à tua primeira pergunta, este ano não concederemos as facilidades do ano passado à concorrência. Quando tivermos uma vantagem confortável, iremos procurar ampliá-la, em vez de dar brindes à oposição. Se for necessário passaremos a ser ainda mais agressivos na defesa dos nossos interesses. O Frederico anda sempre com um bastão de baseball no carro.

Que palhaçada foi aquela que se passou no primeiro jogo desta época, mais concretamente na terceira fase, quando o João se ausentou da mesa para ir confraternizar com elementos da equipa Santas Noites?
O João teve uma postura extremamente altruísta nesse momento. Tomou consciência da prestação totalmente inútil que estava a ter e decidiu ausentar-se voluntariamente, contra a nossa vontade, de forma a não nos prejudicar com os seus tradicionalmente já lendários palpites idiotas. Foi, reafirmo, uma atitude de grande sacrifício, talvez uma das maiores da história da Humanidade. Assim de repente, só me lembro de dois altruístas que suplantam o João: Jesus, quando morreu na cruz para remissão dos nossos pecados e Jovo Simanic, na última jornada do campeonato de 93/94, quando passou a segunda parte toda a aquecer, sendo esquecido pelo bebedolas Toni, não chegando por isso a contabilizar nenhum minuto de utilização na campanha vitoriosa do Benfica. Um grande obrigado a todos eles, particularmente ao João.

Que é isso, meu? Peço desculpa pela insistência, mas a redacção deste blog soube que a ausência do João na última fase do jogo, se terá devido a fortes conflitos internos entre membros da vossa equipa. Tens algo a acrescentar em relação a isso?
Se calhar estás mais bem informado do que eu. Falando francamente, posso apenas acrescentar que o João estava extremamente bêbedo, e tinha trocado algumas palavras desagradáveis com quase todos os membros da equipa. O único que não discutiu com ele foi o sempre amável e irritantemente neutro Frederico. No fim, o João recusou-se a tirar a fotografia de grupo. Embora tenhamos optado por não tomar nenhuma atitude persecutória relativamente a essas atitudes, quando nos aprouver, e à porta fechada, poderemos fazê-lo. O novo regulamento é-nos favorável em vários aspectos e um desses aspectos reside no facto de já não podermos ser prejudicados por elementos da nossa própria equipa quando estiverem a organizar jogos. Por isso o João este ano não nos pode encavar e um pontinho já cá canta. Todos entendemos, por estarmos um ano mais velhos e mais sensatos, que a equipa tem de ser superior aos egos de cada um. Este ano vamos todos remar na mesma direcção. Os nossos problemas internos lidaremos com eles sempre da melhor maneira.

Quando se esperava o desmembramento da vossa equipa, e o eventual abandono de alguns de vós, optaram por manter o mesmo cinco inicial nesta nova época. Nunca se equacionou a alteração do núcleo da equipa? Quem são os vossos suplentes?
Não estou a mentir quando te respondo que pensei, nalguns momentos, abandonar a competição. Estar um ano inteiro a liderar o campeonato para depois o perder daquela maneira foi muito desagradável. Morremos na praia! Mas o meu amor por este desporto acabou por prevalecer. Passei alguns dias isolado de tudo e de todos a reflectir, mas penso que acabei por ajuizar bem. E espero ser um exemplo de longevidade para todos os que começam a dar os primeiros passos nesta modalidade. Aos 60 anos ainda hei de jogar a isto! O Carbajal foi a cinco mundiais, o Zoff foi campeão já quarentão e o Anthony Quinn foi pai com oitenta e tal anos. Porque não seguir-lhes o exemplo? Em relação ao desmembramento da nossa equipa, não sei se alguns deles também ponderaram abandonar a competição, ou mesmo mudar de equipa. Adianto que tive alguns convites, financeiramente mais vantajosos, mas segui o exemplo do grande belenense Feliciano que, na mesma situação e indo ganhar cem contos limpos para o Real Madrid, não hesitou em assinar novo contrato com o Belém. Além disso, custar-me-ia muito abandonar os meus companheiros. Já jogo com eles há muito tempo e sentiria a falta deles onde quer que estivesse. Excepto do Hugo, obviamente.
Os nossos suplentes são elementos de tremenda valia. Posso adiantar-te assim de repente nomes como os de Pedro Miranda, José Bramão, Sebastião Teixeira, Gonçalo Ponte, Tiago “Penetra” Cruz, Pedro Coito ou Miguel Graça. Existe ainda um elemento que para nós é fundamental, que é o Sérgio Costa, que foi nosso suplente na época passada, mas que este ano pediu para não o inscrevermos, de forma a poder ganhar mais minutos de utilização cedendo os seus préstimos a outras equipas. Foi ele um dos responsáveis pela boa prestação dos Leporinos no último jogo. Mas a qualquer momento, e atendendo a que o regulamento o permite, poderá ser convidado para jogar por nós numa jornada, uma vez que não foi inscrito por nenhuma equipa. É talvez o primeiro free agent desta modalidade, uma espécie de Cary Grant do Quiz.

Vê lá se dás respostas mais curtas. Para além da vossa equipa, quais os outros candidatos ao título desta época?
Pá, candidatos candidatos somos mesmo nós. Depois existem umas equipas que poderão dificultar-nos um pouco a tarefa. Os Fósseis do meu amigo Pascoalinho e os Mamedes, claro, e a espaços talvez apareçam outras equipas. Os Zbroing talvez se afirmem como um Sporting de Braga. Ou em vez deles talvez os Lagartixas ou os Indomáveis. Mas também acho que já está na altura dos BMV darem um salto qualitativo em termos de classificações. O Girão anda nisto há tempo suficiente para poder liderar a equipa de forma a aspirarem a vôos mais altos. A ver vamos como lhes corre este campeonato.

E as outras equipas, o que te parecem? O que achaste das prestações de cada equipa neste último jogo?
Os Lagartixas e os Indomáveis continuam a parecer-me um pouco irregulares, mas são equipas que já demonstraram, tal como os BMV e os Ursinho Bobó, poderem intrometer-se nos lugares da frente. Todas estas equipas já passaram várias vezes às terceiras fases de cascatas, e essa experiência pode ser-lhes valiosa. Neste último jogo, os Lagartixas jogaram sem o Filipe Bravo na primeira parte e julgo que isso foi-lhes prejudicial. Os Indomáveis continuam a claudicar perto do final. Queria aqui realçar uma coisa, que é válida especialmente para os BMV e para os Zbroing - tendo em conta uma discussão ridícula que tem subsistido nas caixas de comentários do blog - mas também o é para todas as outras equipas, inclusivamente a minha. Ganhar jogos na Barraca ou onde quer que seja, com quizes de 50 perguntas, é muito diferente de ganhar um quiz de cascata, em que se conjugam múltiplos factores. Também já fui ganhar jogos à Barraca e a outros sítios e no campeonato passado houve três vezes em que nem à terceira fase das cascatas a minha equipa conseguiu chegar. Portanto, estamos aqui a falar de coisas diferentes. O cânone para a feitura de um quiz de 50 perguntas é totalmente diferente do de um quiz de cascata.
Voltando às equipas, os Leporinos também têm alguma experiência nos quizes dos bares. Lembro-me deles dos tempos do Chá-Chá-Chá e nessa altura eram uma equipa que obtinha boas classificações. No último jogo estiveram bem. Os Não Negues À Partida estiveram muitíssimo desfalcados e os Laranja Mecânica estiveram sem pressão. Atenção a futuras prestações desta equipa. O Vitoriano, o Quim, O António “Patolino” e o Júlio constituem um bom núcleo duro. Os Mineteiros fizeram uma excelente prestação neste primeiro jogo e pareceu-me descortinar um bom jogador no reforço que trouxeram. Tenho a certeza que foi largamente responsável pela excelente prestação deles. Os Santas Noites estiveram bem e para já, neste primeiro jogo, o Artur não fez esquecer a Marta nos BMV. Os Fósseis estiveram ao seu nível, mas na terceira parte a nossa equipa esteve endiabrada. Só os Mamedes é que desiludiram ao não passarem à terceira fase. Uma palavra de apreço para os Ursinho Bobó que tiveram um azar tremendo nas perguntas da segunda fase de cascatas. Poderiam ter chegado mais longe. De saudar também o bom começo dos Zbroing.

Que te parece o novo regulamento?
Parece-me bem. A ver se este ano não há polémicas. De qualquer forma é preciso ter presente que o regulamento só por si não resolve tudo. É preciso um esforço de todas as equipas, aquando da realização dos seus jogos, para não cometerem erros na elaboração das perguntas, e para tentarem distribuí-las da forma mais equitativa, isenta e justa possível. Se isso acontecer sempre, juntamente com a adopção de um critério uniforme na condução do jogo, o regulamento acaba por ser meramente acessório.

O que falta a este campeonato para ser perfeito?
Julgo que não falta nada. As equipas começam a confraternizar cada vez mais entre si e isso é positivo. Parece que vem aí um patrocínio para os prémios, o que é excepcional. Parabéns a quem o conseguiu. Continuo a lamentar apenas a ausência do Miguel Maia. Nenhum Quiz é o mesmo sem ele. Faz falta a esta modalidade. Independentemente de alguns jogos no ano passado em que continuo a acreditar que a minha equipa foi prejudicada, a vitória dos Mamedes ganha ainda maior relevo por ter sido alcançada sem o Miguel.

Ficaste triste por não teres sido eleito a “fera” do torneio?
Obviamente que era mais giro ter ganho, mas faço minhas as palavras do Paulo dos Mamedes, quando se referiu aos critérios daquela votação. Ou se tem classe ou não se tem, e ele, quando abordado numa entrevista recente a respeito de ter a ter vencido, mostrou que tem. Parabéns sinceros para ele.

Rogério, aspirações para o futuro?
Olha, sei lá, continuar a ser igual a mim próprio. Vencer o campeonato e manietar o Alverca. Continuar a ter tempo para os meus passatempos. Vou talvez começar a pintar.

Labels: , , ,


Thursday, February 15, 2007

 

Período de reflexão: Quiz Renaissance

Visto que estamos na antecâmara de responder a perguntas, (e sendo dezenas delas e não apenas uma com duas opções), é justo que tenhamos, no salutar espírito dos estágios desportivos, um período de reflexão.

Para vos inspirar neste momento que se quer de harmonia e introspecção, damos a conhecer-vos este texto de Stacy Shiff (via johnthomsom). Está giro, sociologia da cultura e tal, o «Professor Pierre Bayard's best-selling "How to Talk About Books You Haven't Read» (a Clara Ferreira Alves anda a perder boas oportunidades de negócio), o inconciliável que é a modernidade com a exigência da literatura séria (tá giro, dentro do género do que o Bloom escreveu há 20 anos 100 vezes melhor, mas tá giro). E uma óptima notícia:

«By one estimate, 27 novels are published every day in America. A new blog is created every second. We would appear to be in the midst of a full-blown epidemic of graphomania. Surely we have never read, or written, so many words a day. Yet increasingly we deal in atomized bits of information, the hors d’oeuvres of education. We read not in continuous narratives but by linkage, the movable type of the 21st century. Our appetites are gargantuan, our attention spans anorectic. Small wonder trivia is enjoying a renaissance. We are very good on questions like why men fall asleep after sex and why penguins’ feet don’t freeze».

«We are no longer reading. We’re searching.», diz a Stacy. É o ar dos tempos, minha amora. Zeitgeist. Deixem-se de coisas chatas e compridas, o quiz é que é cultura. O futuro pertence-nos! Agora, dos pinguins tenho uma ideia, mas disso do sono é que não. É biológico e eu nunca soube nada?

Labels: , , , ,


 

Apresentação: Zbroing 747

Foram a equipa em destaque durante este mês no blog QdC. Finalizam esta série de entrevista s em que se pretendeu fazer uma apresentação geral dos conjuntos em compita. Depois de um segundo lugar na primeira jornada, os Zbroing pretenderão aproveitar o jogo de amanhã para reforçar o seu estatuto de candidatos e, aproveitando o facto de os Cavaleiros não pontuarem, tentarem o assalto à liderança. O entrevistado é o Sérgio Gouveia que, não colocando de parte uma vitória, admite que conquistar Myanmar também seria agradável. Mais sobre os Zrboing aqui, aqui e aqui.


Sérgio Gouveia: "Somos fresquinhos e esperamos um campeonato rasgadinho"

Nome da equipa: Zbroing 747
Classificação 2006: 10º
Blog: zbroing747.blogs.sapo.pt


Que plantel inscreveram?
O plantel possível. Seis homens, cada um especializado na sua área muito específica: um tem bigode, dois são casados, outro é da Figueira da Foz, ainda outro tem uma mota mas anda de carro e o último chama-se Gonçalo. São respectivamente o Padilha, o Serras Rodrigues, o Ciências, o Sérgio, o Megas e o Gonçalo.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Um campeonato rasgadinho, emoção, aquelas coisas. Por sermos fresquinhos conhecemos ainda mal a maior parte das equipas, mas diria que se o sorteio não nos deixar numa mesa entre Mamedes e Cavaleiros não ficamos muito aborrecidos. (a utilização dos termos fresquinho e rasgadinho é da exclusiva responsabilidade do autor e não implica os restantes membros Zbroing 747. E se não se souber quem é o autor também não vem mal ao mundo).


Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Fruirmo-nos e ganhar um jogo. Se virmos que é muito fácil poderemos ter vontade de ganhar mais. Ainda não decidimos bem, mas conquistar o Myanmar também era bom. E vá, lutar pela paz entre os povos.


Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
Achamos giro haver um regulamento. Aqueles de nós que são casados estão já a ser olhados de lado lá em casa. Novamente, por não termos acompanhado de muito perto a época passada não temos uma opinião formada neste tema fascinante. Iluministas que somos, no entanto, gostamos quando a lei reflecte os costumes e vontades gerais da comunidade. Se for esse o caso, baril.

NDR: As equipas Laranja Mecânica, Mineteiros e Fósseis não estão nestas apresentações porque não responderam. Tentaremos apresentá-las para o mês, juntamente com os Golfinhos e os Moscatéis.

Labels: , , ,


Wednesday, February 14, 2007

 

Apresentação: Os Cavaleiros do Apocalipse

Os Cavaleiros dispensam apresentações. O entrevistado, Fernando Silva, também. Por isso, optamos por destacar neste preâmbulo uma proposta apresentada pelo Fernando nesta entrevista, que merecerá atenção do blog durante o próximo mês: «Continuo a pensar que a época devia ser de Setembro a Junho. Esta situação pode resolver-se se este campeonato acabar em Outubro e o próximo decorrer entre Novembro e Julho. Neste caso o 4º campeonato já seria disputado no calendário normal». Ou seja, deve a época do QdC seguir o calendário civil, com "apertura e clausura" à sul-americana ou o calendário dos desportos de inverno, evitando-se a interrupção de verão? Um assunto que debateremos proximamente.

Fernando Silva: "Os favoritos somos nós, mas é preciso saber sobreviver na adversidade"

Nome da Equipa: Cavaleiros do Apocalipse

Que plantel inscreveram?
Penso que o plantel é o mesmo do ano passado. Na 1ª sessão jogámos com a equipa do costume. No que diz respeito aos convidados o "Mister" é que trata disso.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Os favoritos são os três do costume mas espero que este ano apareçam mais equipas a lutar pelos primeiros lugares. A 1ª jornada deu boas indicações que o título pode ser disputado por cinco ou seis equipas o que, a verificar-se, seria excelente. Relativamente aos favoritos dos favoritos, como todas as sondagens indicam, penso que somos nós. Mas isso é apenas um jogo de expectativas. No terreno podemos perder como aliás já aconteceu no ano passado.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Esperamos ser mais regulares que no ano passado. Ganhar jogos é importante mas ir sistemáticamente à final e conseguir 2ºs e 3ºs lugares em jogos que correm menos bem é a chave do título. O regulamento premeia mais a regularidade do que as vitórias ( uma equipa só com 2ºs e 3ºs pode perfeitamente ganhar) e a equipa dos Cavaleiros, à boa maneira portuguesa, foi uma equipa capaz do melhor e do pior no ano passado. Como praticante de um desporto mental duríssimo, sei que qualquer um tem um dia em que joga bem mas, os verdadeiros campeões, são aqueles que conseguem sobreviver na adversidade e transformar derrotas em vitórias (ou pelo menos em empates). No fundo qualquer actividade desportiva tem uma vertente económica: o importante é reduzir os danos.


Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
De um modo geral sim. Continuo a pensar que a época devia ser de Setembro a Junho. Esta situação pode resolver-se se este campeonato acabar em Outubro e o próximo decorrer entre Novembro e Julho. Neste caso o 4º campeonato já seria disputado no calendário normal.
Outro aspecto que merece ser considerado, e já abordei na questão anterior, é o facto da diferença pontual entre o 1º e o 2º dever ser, no meu entender, maior que entre o 2º e o 3º (por exemplo 10, 7, 5, 4, 3, 2, 1). Isto dava maior capacidade de recuperação às equipas atrasadas e tornava o campeonato mais competitivo uma vez que, uma equipa que ganhasse dois jogos seguidos, dava um pulo maior na classificação. Nos moldes em que está a pontuação uma equipa que ganhe algum avanço na primeira metade tem mais facilidade em gerir o final do campeonato.

Labels: , , , , ,


 

Junta de Freguesia da Ajuda é o patrocinador institucional do Campeonato de QdC

É um momento histórico para esta modalidade: este blog anuncia, em primeira mão, que a Junta de Freguesia da Ajuda é o patrocinador oficial do Campeonato de QdC. As negociações chegaram a bom termo durante este mês, contando assim o QdC com o apoio institucional deste orgão público.

Recordemos a ligação umbilical do Quiz, e em particular, do QdC, ao Bairro da Ajuda - não só é local de origem de alguns históricos jogadores, como a Academia Recreativa da Ajuda, colectividade de grande prestígio, se tem constituído como o terreno de jogo e de convívio dos quizzers - já vem de longe e aprofundou-se durante o último ano, com dezenas de quizzers a visitarem, mensalmente, a freguesia da Ajuda.

Assim, a Junta de Freguesia da Ajuda, presidida pelo Sr. Joaquim Granadeiro, resolveu levar mais longe esta identificação entre a histórica freguesia lisboeta e esta modalidade em franco desenvolvimento no nosso país. Doravante, poderemos dizer, sem tibiezas, que a Ajuda é a grande Casa do Quiz da Nação.

A freguesia da Ajuda é uma das mais antigas de Lisboa. Instituída no 1º quartel do séc. XVI, integrando vários núcleos populacionais da altura - Alcântara, Belém -, teve a sua primeira sede no Convento da Boa-Hora. Em 1852 a Freguesia da Ajuda ficou separada do Concelho de Lisboa passando a fazer parte do Concelho de Belém, onde se manteve até uma reforma posterior que voltou a incluí-la em Lisboa. Zona de forte influência belenense, particularmente no castiço Alto da Ajuda, lá podemos visitar alguns dos mais entusiasmantes momumentos e locais históricos de Lisboa.


De forma a contribuir para a identificação entre o Quiz e a Ajuda, este blog publicará regularmente, durante este ano, posts sobre a freguesia da Ajuda: a história, os locais de interesse, as associações, onde comer. Começaremos por um excelente restaurante açoreano que fica junto ao mercado e pelo formidável Palácio da Ajuda.


Entretanto, podemos ainda anunciar que este apoio se traduzirá na oferta dos troféus aos concorrentes. Isto inclui não apenas as medalhas que serão distribuídas na sexta-feira, relativas a 2006, como, e já a partir de Março, uma Taça para a equipa vencedora da jornada.


Não pode deixar este blog de endereçar à C.O., e, em particular, ao João Silva, os parabéns pela obtenção deste patrocínio, desejando que esta parceria perdure e seja frutuosa.

Labels: , , ,


Tuesday, February 13, 2007

 

Cinco perguntas a...João Silva

Como prometido, fomos falar com o João Silva, o organizador da próxima jornada. É ele o interveniente na tradicional rubrica 5 perguntas a... No fundo, há 2 coisas que o preocupam: confirmem a presença no jantar, principalmente as vítimas da poupança forçada de dois euros mensais durante o ano passado. Segundo, passar a ideia, patentemente falsa, de que está seguro de si - apesar de termos informações seguras que ontem, ao princípio da noite, ainda só tinha o nível II preparado. E há uma certeza com que não se devem preocupar: enquanto forem os membros da C.O. os responsáveis pelos jogos, aquela parte do regulamento que fala no estabelecimento de critérios apriorísticos não é para ter em conta.

João, depois de impores a ti próprio uma pausa sabática de um ano, em penitência por erros cometidos no quiz de 2006, estás de regresso como organizador. Algum nervosismo especial?
Estou completamente aterrorizado. Diria mais em pânico. Pior, sinto-me um Fernando Santos.

O ano passado o teu quiz distinguiu-se pelas perguntas cujas respostas eram nomes de equipas. Tens alguma surpresa para este ano?
Tenho. Vou realizar o jantar, dizer que são 30 euros por pessoa e ficar com o resto do dinheiro da malta.

O teu jogo vai seguir o critério de divisão por temas, a exemplo do ano passado?
Não haverá temas fixos, mas um cuidado para que respondam sempre aos mesmos temas( escolhidos de molde a falharem muito), só para ficarem em brasa.

Já decidiste o critério que vais utilizar?
Já. Eu mando, decido. Vocês aguentam-se.

Entretanto, como membro da C.O., sabemos que a 24 horas do prazo limite, as inscrições para o jantar ainda são poucas. Há até o risco de este ser anulado?
Há. Fico ainda com mais dinheiro pq vou alegar que tive de sinalizar 75% de 60 pessoas.

De resto, confirma-se que o jantar será n'O Mercado, em Alcântara. E mais: pela primeira vez na história o QdC será disputado por 15 equipas. Além das 13 presentes na primeira jornada, daremos as boas-vindas aos Golfinhos e saudaremos o regresso à competição dos Moscatel & Scones. E tratem é de confirmar as presenças no jantar.

Na rotativa: Apresentações dos Cavaleiros e dos Zbroing, com Fernando Silva e Sérgio Gouveia; a primeira grande entrevista de 2007 com Rogério Alves, perdão Costa: a análise a todas as equipas e a crise interna dos Cavaleiros; os itinerários para sexta-feira; a entrega dos prémios de 2006; 5 coisas a fazer para ter um bom resultado num jogo do Bigodes; e, já amanhã, cai finalmente o véu sobre o novo patrocinador do Campeonato de Quiz de Cascata.

Labels: , , , ,


Monday, February 12, 2007

 

Apresentação: N.N.A.P.E.D

NNAPED. É este o acrónimo utilizado por quem se quer referir à equipa do QdC com um nome mais extenso: os Não Negues À Partida uma Equipa que Desconheces. Depois de uma época em que, após um início tibuteante, estiveram envolvidos, até ao último momento, na discussão do chamado "campeonato de esperanças" já serão poucos os que se atreverão a fazer a negação - e ainda menos os que os desconhecem. Uma das equipas mais fortes em temas científicos - sendo também conhecidos como "a equipa dos médicos" e contando, para além das batas brancas, com engenheiros e geográfos no colectivo - ultrapassaram o défice de perguntas nessa área e terminaram a época passada no sextolugar ex-aequo com os Indomáveis e 19 pontos no bornal. Serão capazes de dar o salto em 2007 e envolverem-se na disputa das classificações cimeiras? Uma primeira jornada em que se apresentaram com um conjunto desfalcado não permite uma resposta conclusiva. Mas a ambição parece estar lá - basta ler esta entrevista ao Carlos Santos.


Carlos Santos: "É para arrasar, o nosso objectivo é o pódio.

Nome da Equipa: Não Negues À Partida uma Equipa que Desconheces [N.N.A.P.E.D.]
Classificação 2006: 7º lugar

Que plantel inscreveram?
Os mesmos, equipa que fica em sexto não se mexe! Foram inscritos 2 elementos novos, mas eles vão saltar para uma outra equipa..( a dos Golfinhos). Não precisamos de mais ninguém, o arraso vai ser total.


Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Alcançar o Pódio. Sem misericórdia! Os actuais campeões são os favoritos, no quiz e em qualquer modalidade. É sempre assim: os campeões têm de defender o seu titulo!

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Como disse anteriormente.. é para arrasar. O pódio é o objectivo!

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
É sempre bom haver regras, mas já sabemos que não as há… sem excepções!Assim, é esperar que sejam poucas as excepções.

Nas próximas duas apresentações teremos os Cavaleiros e os Zbroing 747.

Adenda: os Cavaleiros respondem ao parecer do Leal Conselheiro em comentário no post respectivo. Apesar acatarem a decisão, a contestação é forte: «Registamos, uma vez mais, e como parece ser regra consuetudinária e não escrita, que todas as decisões tomadas pelos poderes instituídos do QdC, sejam organizativos ou fiscalizadores, vão contra os interesses e legítimas expectativas da nossa equipa». Uma polémica que promete.

Labels: , , ,


 

Parecer do Leal Conselheiro n.º 1/2007

Data: 12 de Fevereiro de 2007

Do Pedido

Deu entrada em 8 de Fevereiro de 2007 um pedido de parecer por parte da equipa Cavaleiros do Apocalipse solicitando parecer do Leal Conselheiro, sobre a seguinte questão:Considerando que:

a) O jogo de Fevereiro será organizado pelo João Silva , ou seja, será o mês em que a organização compete aos Cavaleiros;

b) Que de acordo com o ponto 5 do art.º 15 do regulamento "Quando uma equipa organiza um jogo, os membros dessa mesma equipa podem jogar, mas não pontuam para o campeonato, nesse jogo.";

c) Que no art.º 14, é postulado que as pontuações a atribuir seguem este critério: " g) Sétimo e seguintes: Um ponto."

as equipas do organizador estão afastadas dos pontos abaixo do sétimo?

Da Decisão

Efectivamente o ponto 5 do artigo 15º do Regulamento aprovado em 19 de Janeiro de 2007 estatui claramente que perante a organização da própria equipa a mesma não poderá pontuar para o campeonato. Esta regra não fazia parte da proposta original, tendo sido proposta em fase posterior pela Comissão Organizadora.

Qual é pois o fundamento desta regra? Teremos forçosamente de concluir que o espírito desta regra é o de proteger a organização das suspeitas, muitas vezes infundadas, que se levantam sobre os jogos. Sobretudo quando a equipa em causa consegue uma boa prestação. Desse modo foi decidido que a equipa não pontuaria para o campeonato, o que jamais poderá suceder.

A natureza do ponto atribuído do sétimo lugar em diante tem uma natureza totalmente diferente. É um ponto distribuído equitativamente com um critério objectivo, isto, é, a presença da equipa. Não havendo qualquer motivo para suspeição na atribuição do ponto de presença não há qualquer motivo para retirar à equipa do organizador tal ponto, o qual é atribuído com mérito redobrado, já que a motivação dos outros pontos não está ao alcance.

A regra do n.º 5 do artigo 15º cede por exemplo também perante a vitória da equipa que participa no jogo, ou seja, a equipa, nos termos do regulamento, pode jogar e portanto ganhar. Pode receber o prémio do jogo nessa jornada. Pode ser considerada vencedora nessa noite. Simplesmente não pode é receber os 10 pontos inerente a esse lugar, os quais serão atribuídos ao segundo classificado e assim por diante.

Deve assim fazer-se uma interpretação restritiva do fraseado do artigo 15º, considerando que para efeitos desta disposição se entendem como pontos para o campeonato os pontos atribuídos entre o primeiro e sexto lugar da classificação geral. Aliás nos termos do preâmbulo ao Regulamento se diz que este serve o bem do jogo e não o contrário. Ora é de todo desejável que as equipas, clássicas ou não, se apresentem, a bem da competição. Recusar o ponto de participação que, repetimos, é um ponto objectivo, não estimularia em nada a participação no torneio.

Neste termos decide-se que deve ser atribuído um ponto de participação à equipa que organiza em cada jornada, caso esta se apresente para jogar. Decide-se ainda atribuir um ponto de participação à equipa Laranja Mecânica no presente campeonato, em virtude da presença desta no último jogo de Janeiro.

O Leal Conselheiro
Luís Nunes

Labels:


Sunday, February 11, 2007

 

Apresentação: Lagartixas

São a equipa mais mediática do campeonato - diariamente pode-se ler o nome dos elementos nos jornais. Depois do quarto lugar da época anterior, com uma margem folgada para os perseguidores, há quem afirme estarem num processo irreversível de "belenensização ". Outros afirmam que se alguma vez a vitória numa jornada escapar a um dos três grandes, então esta cairá no regaço reptiliano. De uma equipa que prima pela regularidade, nunca tendo falhado a presença na fase final quando joga com um cinco completo, falamos, desta vez, com o Hugo Godinho. Ficam as opiniões e expectativas dos Lagartixas para 2007.

Hugo Godinho: "Esperamos intrometer a nossa cauda entre os "grandes" e os Indomáveis só o são à mesa"

Nome da equipa: Lagartixas de patas e caudas Ltda. [Lagartixas]
Classificação em 2006: 4º lugar
Blog da equipa: lagartixa-team.blogspot.com


Que plantel inscreveram?
Filipe Bravo, Hugo Godinho, Paula Lagarto, Patrícia Nunes, Ricardo Carvalho, Nuno Ortega, Kathleen Gomes, Maria José Oliveira, Tiago Petinga, Pedro Albuquerque, Bárbara Baldaia e Sónia Sapage.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
A grande favorita volta a ser, mais uma vez, qualquer equipa cujo plantel encontre um
ambiente o mais próximo possível de um frasco de formol (ah, ah, ah). E, claro, também aguardamos ansiosamente doses industriais de polémica, discussão e batotice para um convívio cada vez mais são e divertido.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Perspectivamos um ano de transição… esperando, finalmente, intrometer a nossa cauda entre os “grandes“ (ou pequenotes com jeito para virar páginas mais rapidamente que a própria sombra), obviamente muitos furos acima dessa sociedadezeca desportiva de meia tigela que dá pelo triste nome “verde-e-branco” de Indomáveis – de indomáveis só mesmo o seu comportamento à mesa…

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
Não que faça alguma diferença, mas concordamos genericamente.

Labels: , , , ,


 

Coisas que os novos regulamentos facilitam*

Por exemplo, que este blog possa divulgar, para conhecimento geral, que o jogo do João Silva no final da semana que hoje se inicia será muito baseado em jornais. Não necessariamente em actualidades, mas coisas que saíram em jornais e revistas nos últimos tempos. E nos próximos. Dos de hoje, nem por isso. Boa ajuda, não? Vá, não digam que vieram daqui.

Por isso, durante a próxima semana, nada de ler notícias, reportagem e opinião com diletantismo e leveza. Façam-o com a tensão de quem sabe que a cada parágrafo pode estar em jogo uma resposta.

Já agora, aproveitem o domingo chuvoso para escreverem ao João Silva a confirmarem a vossa presença no repasto de sexta-feira. Já só faltam 3 dias para o encerramento do prazo de inscrições.

*Art. 15º, §5 - Quando uma equipa organiza um jogo, os membros dessa mesma equipa podem jogar, mas não pontuam para o campeonato, nesse jogo.

Adenda: O João desmente esta informação e avisa que "não será um grande jogo".
Aqui.

Labels: , ,


Saturday, February 10, 2007

 

Apresentação: Santas Noites

Nóvel equipa que se estreia no campeonato, embora contando com alguns jogadores experientes nas suas fileiras, já aqui demos destaque aos Santas Noites - particularmente revelando episódios da sua fundação. É, ao que dizem os analistas, uma equipa que no futuro poderá estar na batalha pelos pontos e, quiçá, um pódio. Falamos novamente com Marta Mendes, que revelou algo mais sobre as expectativas santinas. Aproveitamos a ocasião para agradecer quão prestáveis todos foram em responder, de forma amável e paciente, às nossas perguntas.

Equipa: Santas Noites
Classificação 2006: -
Blog: santasnoites.blogspot.com

Que plantel inscreveram?
Ja respondi.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Ja respondi.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Ja respondi.

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
Concordo.

Entretanto, um pouco de crónica social: no gozo de merecidas férias, esteve entre nós o distinto quizzer e estimado leitor Zé Vicente "Santas Noites", a quem este blog envia um forte abraço e votos de continuação de um bom exílio belga.

Labels: , , , , ,


Friday, February 09, 2007

 

Miguel Maia desmente regresso imediato: "Depois de sete anos a quizar, estou em pousio"

Como tínhamos prometido aqui, conseguimos obter declarações exclusivas do Miguel Maia sobre a hipótese de retornar em breve à competição quizzistica, hipótese aventada pelo Alex dos Mamedes em entrevista a este blog.

Miguel Maia recebeu simpaticamente a nossa abordagem, e, conforme atestam as palavras do próprio, refuta, liminarmente, que o regresso num futuro próximo esteja nas suas cogitações - embora sem anunciar um ponto final definitivo na carreira. Com a calma e a bonomia que o caracterizam (fora dos terrenos de jogo, bem entendido), afirmou "nunca disse isso nem o contrário, por motivos pessoais que nada têm a ver com o jogo de quiz em si decidi manter-me afastado". Adiantou ainda que "nao tenho tido contacto com ninguém, portanto qualquer comentário que tenhas ouvido sobre eu regressar ou não é mentira, porque nunca falei disso com ninguem", no que pareceu uma tentativa de não lançar para a sua antiga equipa, os Mamedes, o anátema de uma contratação falhada.

As dúvidas que estas declarações poderiam provocar, nomeadamente a partícula "nunca disse isto nem o contrário", ficariam parcialmente esclarecidas quando o Miguel nos disse que "enquanto alguns elementos estiverem directa ou indirectamente relacionados com o quiz de casata, seja a organizar ou a jogar, dificilmente me verão por lá nos próximos meses ou anos". Vê-se assim confirmado o cepticismo de alguns quanto às reais possibilidades de vermos o Miguel a evoluir, ainda durante esta época, nas mesas da Ajuda.

Numa declaração bem sintomática do afastamento em relação a competições quizzisticas, Miguel Maia disse ainda que "por agora, estou completamente em pousio, ao fim de 7 anos a jogar e a organizar quizzes saturei completamente". Assim, os quizzes organizados pelo Miguel em diversos bares encontram-se provisoriamente interrompidos.

No entanto, questionado quanto às suas actuais capacidades, e depois de afirmar, num tom pesaroso e resignado que "eventualmente, já nem sei algumas capitais", Miguel Maia correspondeu da melhor forma ao desafio do nosso repórter, respondendo, sem tibiezas nem hesitações, à pergunta "qual a capital da Samoa Americana?". Prova de que quem sabe nunca esquece? Ou, pelo contrário, continuará o Miguel preocupado em manter a forma? Só o futuro nos poderá esclarecer. Certo é que o cinco inicial do Mamedes continuará, previsivelmente, a ser aquele que lhes garantiu o título de 2006

Labels: , , ,


Thursday, February 08, 2007

 

Apresentação: Os Leporinos

Após primarem por uma prolongada ausência na edição do ano passado, os Leporinos, velhos conhecidos dos quizzes de bares, surpreenderam pela positiva ao conseguirem um 5º lugar na primeira jornada - sem acusarem minimamente a falta de ritmo. Graças aos bons ofícios do Sérgio Costa - uma figura peculiar no mundo do quiz, sobre o qual falaremos com mais detalhe um dia destes, a quem uns chamam mercenário, e outros, mais benignamente "o primeiro free agent, o Cary Grant do quiz" -, fomos bem sucedidos no objectivos de vos ofererecer as opiniões do grande xamã Leporino, o César Manta.

César Manta: Menos de 20 pontos e os testículos do Milton irão rolar; o regulamento é coisa de meninas


Nome da Equipa: Leporinos
Classificação 2006: -

Que plantel inscreveram?
Se bem que pautada pelos elementos tradicionais, a nossa equipa apresenta algumas novidades e uma mescla de valores capazes de meter medo a um ou dois pugilistas turcos em fim de carreira. Assim, para além do poderoso clã Cardoso (Ana e Ricardo), Cristo (por falta de disponibilidade de Jesus, convocámos o Luís), Milton Pereira (um homem capaz de arriscar três ou quatro testículos por quiz) e eu próprio, contamos para já com 2 special guests, dos quais não possuímos o passe, mas que nos honrarão com a sua presença sempre que puderem: o Rodrigo Abreu, um sniper discreto e eficaz e o Sérgio, um mercenário destas lides, que alinhará connosco enquanto lhe conseguirmos arranjar embalagens de Conguitos, algo que nem sempre é fácil.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Uma vez que na edição passada optámos por voar abaixo do radar, algo que conseguimos plenamente já que ninguém deu pela nossa participação, pecamos pelo desconhecimento de boa parte das equipas, tirando alguns históricos. Por isso vamos aguardar, possivelmente até ao 10º quiz, antes de avançar com favoritos. Quanto ao campeonato, esperamos que seja de alto nível,competitivo e sem polémicas e que, a haver favorecimentos, sejam sempre a favor de uma equipa isenta e honesta, como por exemplo a nossa.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Para além de irmos tentar ser a equipa responsável pelo consumo da última carcaça disponível na Academia antes do meio do jogo, como forma de destabilizar os adversários, pretendemos ir para casa sempre no final do jogo, ou seja, jogar o 3º nível em todos os quizzes. Como tal, chegar os 20 pontos é a meta primordial. Acima disso, é tudo bem vindo. Abaixo disso, irão rolar cabeças ou, no caso do Milton, testículos.

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
Isso de regras e regulamentos são coisas de meninas. Mas, precavendo alguma tramóia, encarregámos a menina da nossa equipa de verificar o tal documento. Ao que parece, tem a consistência de uma lista telefónica e um valor cultural semelhante à dita cuja, pelo que por nós parece estar tudo bem.

Na rotativa: o patrocinador oficial do campeonato de QdC, as declarações de Miguel Maia sobre o regresso à competição, as apresentações dos Santas Noites e dos Lagartixas, o parecer que os Cavaleiros solicitaram ao Leal Conselheiro sobre os regulamentos.

Labels: , , , , ,


 

Deste já não se vão poder queixar

«Das partes negativas do jogo, e somente aquela que realmente interessa, quero lamentar o facto de, por minha culpa, a classificação ter sido adulterada. A minha equipa, Os Cavaleiros, foi prejudicada numa pergunta directa de nível 3, por a mesma ter sido mal elaborada.»
João Silva, no rescaldo ao jogo que organizou na segunda jornada do campeonato de 2006

Exactamente um ano depois de ter declarado «De qualquer forma e como faço parte da organização, não vou flagelar-me em público, com grande pena de Miguel e da minha equipa, mas vou auto-suspender a feitura dos jogos até 2007» eis que o João Silva, cumprindo estritamente o prometido, retorna à organização de jogos de Cascata. Esquecidas as peripécias do já distante mês de Fevereiro de 2006, saúda-se este regresso, que, dado o estatuto e carisma da personagem, ganha contornos quase sebastiânicos.

Não sabemos se estará nevoeiro (mas aceitam-se apostas dos ingénuos que julgam que enfrentarão algo menos que uma tempestade), mas a efeméride será assinalada com gala e circunstância: na mesma noite decorrerá o jantar de encerramento relativo ao Campeonato de 2006, em local ainda a definir, existindo duas opções, o Casarão em Queluz e O Mercado em Alcântara (do primeiro não encontramos site próprio adenda: afinal está aqui). Na ocasião serão distribuídos os troféus.

De seguida, mais uma emocionante jornada de quiz na Academia. Um jogo que se antevê intenso, com um número recorde de equipas e as perguntas sempre imaginativas do João Silva - o qual, nas palavras do Rogério em entrevista que brevemente publicaremos neste blog " este ano não nos pode encavar e um pontinho já cá canta." Para os mais desatentos: confirmação de presença até dia 14. E, nos próximos dias, aqui teremos as clássicas 5 perguntas a...João Silva.

Recordar é viver: crónica do jogo de Fevereiro de 2006

Labels: , , ,


 

Apresentações: BMV

A terceira equipa nesta série de apresentações são "O Bom, o Mau e as Viloas". Note-se que no cinco mais habitual "as Viloas" ficaram reduzias à "Viloa". Uma equipa onde jogam alguns dos quizzers com maior experiência, e que tentará reproduzir na Cascata as sucessivas vitórias que tem obtido nos quizzes de bares. O entrevistado é o Filipe Girão. Nas próximas entrevistas desta série teremos os Leporinos, Santas Noites, Lagartixas, NNAPED e Cavaleiros.

Filipe Girão: Queremos a nossa primeira vitória e os Fósseis são favoritos ao campeonato

Nome da Equipa: O Bom, o Mau e as Viloas [BMV]
Classificação 2006:
Blog: obmv.blogspot.com

Que plantel inscreveram?
Inscrevemos, a Tita, flip Menex, Artur Moura, flip myself, Tll (Jorge), Maria João Costa e Joana Xavier.


Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Um campeonato mais renhido, com maior variedade nas equipas que atingem a fase final, e talvez com uma vitória dos Fósseis no campeonato.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Esperamos conseguir ganhar a nossa primeira vitória num quiz de cascata e ficar numa melhor classificação final que a da época anterior.

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
As alterações ao regulamento parecem excelentes.

Labels: , , ,


Wednesday, February 07, 2007

 

Mike is back?

No dia 20 de Março de 1815, o «Ogre de Corse» entra triunfalmente em Paris. Menos de um ano depois do regresso dos Bourbons, havia abandonado a ilha de Elba, desembarcado na Provença e conquistado novamente o trono imperial. Napoleão estava de volta.

Hoje, nos primórdios do século XXI, a história repete-se. Parece que o regresso de Miguel Maia ao campeonato do Quiz de Cascata está iminente. Alexandre Gonçalves, em entrevista a este blog, admitiu, e, pela primeira vez, publicamente, que os Mamedes preparam o regresso deste destacado vulto. Há cerca de um ano, este blog descreveu-o assim: «...o Miguel é, no mínimo, um cardeal da cúria. “Meticuloso e obsessivo”, dizia-se, justificadamente, na reportagem da Pública. Decorava cartões de Trivial Pursuit, Atlas, via a MTV para saber nomes de bandas. Hoje, tem uma próspera indústria de jogos de quiz, espalhados pela área metropolitana de Lisboa. O homem capaz de fazer sombra ao google earth, gosta de heavy metal e de viagens e desgosta de tabaco e de whisky.»

Logo depois desse artigo, uma séria polémica - que chegou a provocar a emissão de um comunicado dos Cavaleiros - marcou o início de uma história que (quase) todos conhecem, acabando, meses depois, por vir a ser uma das causas do Caso Mamedes. Será que passados exactamente dozes meses da sua última participação num jogo de QdC, o Miguel estará de volta à Ajuda? Este blog foi saber como alguns quizzers - entre aqueles que melhor e há mais tempo o conhecem - avaliam o possível regresso do Miguel Maia. Fernando Silva, dos Cavaleiros, que jogou durante dezenas de Quizzes na equipa do Miguel Maia, mostrou-se céptico quanto às actuais mais-valias desportivas do Miguel, afirmando "não acredito que ele venha a ser muito participativo nos jogos propriamente ditos. Para mim, a ideia dos Mamedes ao inscrevê-lo é mais fazerem dele uma referência. O Miguel será uma espécie de Rainha de Inglaterra dos Mamedes."

Já o BomMauViloano Filipe Girão, outro veterano destas lides, e que também foi companheiro de equipa de Miguel Maia ainda nos tempos do Cha-cha-cha, referiu, sobre a actual forma e a capacidade para ser bem sucedido num regresso à alta-competição do Miguel que "apesar de já ter uma idade algo avançada para jogador, tal como o seu antigo parceiro João Brenha, penso que vai ser uma mais valia para os Mamedes. Fortíssimo em Geografia (afinal graças ao World Tour visitou mais de 100 países) e em inutilidades, alia ao seu natural conhecimento de Volleyball uma memória extraordinária e um mau feitio quase ordinário". Adiantou ainda ter algumas expectativas quanto a este come-back: "Vai ser divertido voltar a vê-lo na sideline a berrar com os árbitros novamente, e com um pouco de sorte, dar um par de estalos em algum jogador mais exaltado".

Falamos também com Rogério Costa, o qual optou por declarações mais cautelosas, dizendo-nos, em tom formal: "continuo a lamentar a ausência do Miguel Maia. Nenhum Quiz é o mesmo sem ele".

Napoleão teve o seu Waterloo. Bjorn Borg já não gelou ninguém. Mas a 5 de Novembro de 1994, em Las Vegas, Nevada, George Foreman recupera o título de campeão do mundo. 17 anos depois da retirada. Como será com o Miguel? Conseguirá reinserir-se na sua equipa? Adaptar-se-á às novas exigências de uma modalidade em crescimento acelerado? Optará por continuar o seu exílio? Isto é só para ir papar o jantar de sexta a oito? Perguntas que ficam em aberto - as respostas começam a esboçar-se a partir do próximo dia 16.

Adenda: Notícias de última hora! Após um aturado e épico esforço das nossas equipas de investigação, este blog conseguiu falar com o Miguel Maia. Foram recolhidas informações, e declarações do próprio Miguel, sobre a questão do seu regresso. A notícia está a ser editada e será publicada brevemente.

Labels: , , ,


 

Apresentação: Ursinho Bóbó

A segunda equipa nesta série de apresentações são os Ursinho Bóbó, uma das equipas mais carismáticas do Quiz de Cascata, onde pontifica o Director deste blog e Leal Conselheiro Luís Nunes. Foi com ele que realizamos a curta entrevista, através da qual ficamos a conhecer o estado de espírito daquela que já foi apelidada de "equipa mais reaccionária" sobre nova época.

Luís  Nunes: Mais filosofia, tauromaquia e monarquia, que o regulamento já é perfeito

Nome da Equipa: Ursinho Bóbó
Classificação 2006:

Que plantel inscreveram?
Jorge Azevedo Correia, Luis Tirapicos Nunes, Ana Rita Costa, Rita Gomes, Francisco Pereira Coutinho, Cristovão Norte, Carlos Sezões, Luis Melro, Nuno Faria, Carla Borges.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Mais rigor dos organizadores, mais perguntas de filosofia e tauromaquia e monarquia. Favoritos: Cavaleiros e Fósseis.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
Ficar nos top 6.

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
Muito. O regulamento é perfeito.

Labels: , , ,


Tuesday, February 06, 2007

 

Apresentação: Os Mamedes

Iniciamos hoje uma série de posts com curtas apresentações das equipas participantes no Campeonato Anual de Quiz de Cascata. A um elemento de cada equipa foi feito um pequeno inquérito com quatro perguntas. Vamos começar por conhecer as respostas dos Campeões Mamedes. Seguir-se-ão, nos próximos cinco posts, Ursinho Bóbó, BMV, Leporinos, Santas Noites e Lagartixas. Dos Mamedes, fomos falar com o Alex, que entrou já no decorrer do campeonato passado e viria a revelar-se decisivo na conquista do título.

Alexandre Gonçalves: Miguel Maia talvez regresse à equipa e esperamos pontuações mais equilibradas

Nome da Equipa: Fernandos Mamedes
Classificação 2006:

Que plantel inscreveram?
Dada a hipótese de inscrever um número de pessoas virtualmente infinito, os Mamedes decidiram inscrever toda a humanidade, menos os que já estavam contratados por outras equipas, e ainda algumas figuras ficcionais. Mas como a folhinha do rol era pequenina, recordo estes: Sofia Santos, Jorge Páramos, Paulo "Pirolito", Pedro Lopes, Alexandre Gonçalves, Dinis Gokaydin, Gonçalo Franco, Tiago Filipe, além da Rita das Jolas e da avó dela. Creio que havia mais gente, talvez o Miguel Maia, mas isso têm de perguntar ao Jorge, ele é que faz os contratos.

Que perspectivam para este campeonato? Quem são os favoritos à vitória final?
Pelo que se viu na primeira jornada, há muitas equipas com capacidade para fazer boas pontuações em qualquer ocasião. Por isso as pontuações acumuladas devem ser mais equilibradas este ano. Os favoritos são os do costume e os outros que vão surpreender.

Quais as ambições e expectativas da vossa equipa?
As nossas ambições são ganhar para que algum olheiro de equipas de quiz britânicas repare em nós e nos contrate a peso de ouro. As expectativas são mais modestas, talvez fazer boa figura no campeonato e tentar entornar menos bohémias por noite.

Concordam, genericamente, com as modificações regulamentares?
Sim, genericamente sim, especialmente pela flexigurança que confere o Artigo 19º, e cuja inclusão no regulamento anterior teria evitado o "caso Mamedes".

Adenda: Brevemente divulgaremos o nome do patrocinador oficial do campeonato. Mantenha-se atento.

Labels: , , , ,


Friday, February 02, 2007

 

Santas Noites já têm Blog, o Páteo Saloio é à maneira e QdC prestes a fechar contrato com o primeiro patrocinador oficial

1. Grande jornada quizzistica e gastronómica (e, porque não dizê-lo, futebolística, não é Fred?) no amigável encontro mensal do Páteo Saloio . Dá que pensar como gente tão simpática se transforma, mensalmente e dentro das portas da Academia da Ajuda, em monstros aterradores e sanguinolentos. Vitória dos Fósseis, boa prestação dos Leporinos a chegarem num muito próximo segundo, o convidado-Leporino Sérgio Costa e o Laranja António Alves Cardoso "Patolino" aliaram-se à casa para agarrarem o último lugar do pódio, logo seguidos de muito perto pelos Santas Noites, uma joint-venture BMV/Cavaleiros e uma equipa paitrocinada pelo Joaquim "Coelho Osvaldo". Um dos jogos mais equilibrados de que temos memórias, e cujas perguntas disponibilizaremos, brevemente, aqui no blog do QdC. Entretanto, quem procurar um restaurante com excelente cozinha e preços muito em conta, bem pode ir conhecer o Páteo Saloio. A satisfação é garantida e é logo ali em Frielas. Encerra às terças.

2. Para o Joaquim envia este blog um abraço, com o desejo que depressa se recomponha definitivamente de um breve abalo, felizmente já ultrapassado.

3. Ontem foi dia do aniversário do Regícidio e de três figuras do universo quizzistico: os cavalheiros António Pascoalinho e João Silva e a senhorita Tita Teixeira. Todos eles dispensam apresentações, ficam os nossos votos de felicidades.

4. Começamos a semana com a publicação de uma entrevista à Marta Mendes dos Santas Noites. Pois esta nóvel equipa já tem um blog, onde contam a verdadeira história da fundação: "Terá sido algures entre a Igreja Maná e o LiDL de Alvalade que começou este ajuntamento. O que os une é, acima de tudo, o gosto por morcelas de arroz. Das suas infâncias sabe-se que as primeiras palavras que disseram foram Eládio Clímaco. São crentes do Dr. Sousa Martins e, por isso, frequentemente são avistados em romaria no Campo Mártires da Pátria. Praticantes fervorosos da cabra cega, chegaram mesmo a ser campeões regionais da modalidade" Vão lá ler o resto e conhecer a canção que adoptaram como hino oficial.

5. Finalmente, uma notícia bombástica, sobre a qual esperamos poder divulgar todos os detalhes durante este fim-de-semana. O Campeonato de Quiz de Cascata estará prestes a ter um patrocinador oficial. Em consequência do crescimento que esta modalidade tem demonstrado no último ano, foi possível à Comissão Organizadora angariar um primeiro patrocinador que, ao que sabemos, se responsabilizará pelo pagamento dos prémios do campeonato corrente e do campeonato do ano passado. É mais um passo muito significativo para este Campeonato e a melhor demonstração do prestígio e do interesse que o Quiz de Cascata vem a suscitar - analisem-se, por exemplo, as visitas deste blog. Durante as próximas horas divulgaremos mais pormenores sobre esta notícia que acabou de chegar à nossa redacção.

Labels: , , , ,


 

Quiz esta noite

Quem quiser jogar um quiz de cascata esta noite, faça favor de se dirigir ao restaurante Páteo Saloio. Poderão ir jantar, ou aparecer depois do jantar só para o jogo. Para os mais desatentos, aqui ficam as indicações de como lá chegar:

O restaurante chama-se Páteo Saloio e vou explicar aqui o caminho da mesma maneira que o Quim me explicou. Entra-se na Calçada do Carriche rumo à A8. Segue-se sempre em frente e encosta-se depois à direita quando se vê a placa que diz Frielas. Sai-se em Frielas e vira-se à direita. Passa-se debaixo de uma ponte e segue-se sempre em frente até uma rotunda. Contorna-se essa rotunda e sai-se para a esquerda da mesma, rumo a uma estrada já em Frielas com dois sentidos. O restaurante fica do lado esquerdo. É só ir com um pouco de atenção.

Thursday, February 01, 2007

 

20.000

Alguns dias depois do primeiro aniversário deste blog, eis que, ao soarem as 08:49:12 de hoje, um estimado quizzer acedeu, - via Tvcabo-portugal cable modem network, utilizando um tandem Explorer 7.x Windows XP -, ao nosso blog. Glória! Alguns dias depois destes senhores terem chegado aos 2 milhões de visitantes, eis que esta casa recebe o seu 20.000º visitante. É verdade, 20 mil, como as léguas submarinas ou as milhas da primeira corrida automóvel realizada em Itália. Glória!

Recuperamos o que escrevemos no balanço do primeiro campeonato: «Desconte-se o juízo em causa própria. Uma fantástica ideia do Luís Nunes. Converteu-se num sítio de consulta diária para todos os quizzers (e não só). Houve classificações, entrevistas, polémicas, jogos psicológicos, mas teve também o mérito de não se limitar ao simples acompanhamento do campeonato. Publicou artigos sobre o Stephen Fry e o River Quiz Cafe, peças acerca da etimologia das palavras, excelentes entrevistas, debates sobre a epistemologia da ciência e o relativismo pós-moderno, reflexões sobre o trivial pursuit, óptimas e fidelíssimas crónicas (algumas com pseudo-eruditas referências), bem conseguidas análises jurídicas, propostas de alterações a práticas, comunicados e cartas abertas, momentos altos e hilariantes de concursos televisivos, crónicas sociais, notícias sobre participações televisivas, propostas para a criação de uma federação nacional de quiz, piadas com o Frank Zappa, notícias sobre transferências ou o surgimento de novos quizzes em bares, sondagens e votações. Foi, essencialmente, bem-humorado. Às vezes com tanta subtileza que houve quem não o percebesse. E houve discussões acessas, umas mais elevadas que outras, nas caixas de comentários. Num país que sofre de um doentio horror ao confronto, são todas um bálsamo. Sendo especificamente dirigido a um público de 60 leitores, ter visitas diárias superiores a esse número. Há dois dias chegou às 169. Mais de 700 pageviews. É hoje a grande casa do Quiz da Nação.» (depois colocamos os links)

Estabilizados acima das 100 visitas diárias (ontem foram 167), o record continua a registar-se nos dias em que o Caso Mamedes esteve no auge. Tendo em conta que os praticantes nacionais de Quiz de Cascata não serão mais de 80 (contando com aqueles que, no mundo dos touros, se designam por espontâneos) estes são, sem dúvida, resultados impressionantes - e a melhor medida da divída de gratidão que temos para com os nossos leitores.

Não nos damos por satisfeitos. Esta espectacular modalidade tem condições para, a médio prazo, dar um enorme salto de popularidade - tipo Grande Salto em Frente, mas sem matar kulaks. Há entre nós gente da envergadura de um David Stern ou de um Joaquim Oliveira. Contarão, sempre, com o nosso apoio e a nossa vigilância: somos o quarto poder do mundo do quiz nacional e, apesar da ausência dos outros três, assumimos, sem tibiezas, essa responsabilidade. Estaremos sempre empenhados em fazer mais e melhor - e em breve apresentaremos algumas pertinentes benfeitorias.

Pergunta-se: e o futuro? O futuro é, clicheêmos, mais risonho que nunca. Maoista, mesmo, mas desta vez funcionará. Neste momento estamos com 1.980.000 visitas de atraso em relação ao Blasfémias, é certo. Mas somos dois anos mais novos. Tudo é possível. Quer o Quiz, quer o liberalismo clássico são duas manias anglo-saxónicas, com pouca saída entre os nativos. Nós temos o handicap de um Malato, eles o de um Abreu Amorim. Se há para aí uns 50 quizzers, também não haverá mais de uma centena de liberais. Eles acham que ninguém tem as respostas a tudo, nós sabemos que o Miguel Maia tentou e o que lhe aconteceu. Nós até podemos jogar em equipa, mas achamos que cada um deve dar as suas respostas e não gostamos de organizadores que tirem respostas a uns para dar a outros, só para equilibrar as coisas. Eles idem. E nós sempre podemos pedir uns subsídios e sonhar com um Ministério para os Jogos, Passatempos Recreativos e Lubrídios com Quesitos. Retomando o fio perdido, fiquemos com a resposta certa: amanhã pertence-nos. Podem começar a olhar para o retrovisor, rapazes.

Labels: , ,


 

Sérgio dos Zbroing 747 em entrevista: "Prezamos muito o insulto e queremos recuperar a obsessão autista de vencer a qualquer preço"

Já muito foi dito acerca deles. Apresentados como uma das equipas de nova geração que, a par de outras potências emergentes, prometem revolucionar os topos dos rankings quizzisticos, conseguirão os Zbroing 747, no próximo dia 17 de Fevereiro, live up to people's expectations? Dentro de duas semanas, quando estiverem entalados entre os Cavaleiros e os Fósseis, começaremos a ter a resposta. Para já, e como prometemos, fica uma entrevista com o Sérgio Gouveira, o Adam Sandler figueirense.

Como é que começaram a jogar quiz? Ao que apuramos só começaram a praticar esta modalidade na Barraca, não foi? (se não foi, reformulamos isto) Como é que se formou a vossa equipa?

Em Maio de 2006, um grupo de quatro encalhados da geração de 70 procurava avidamente um sentido para as suas vidas solitárias, e um escape para a poderosa vertigem competitiva que os consumia. Nem o poker nem o ténis, nem o insulto gratuito ou concursos de cerveja pareciam resolver qualquer um dos problemas. A salvação veio em forma de quiz, pelo mão do messias Alves na Barraca. Como há quem não possa ver uma camisa a um pobre, cedo se juntaram a nós vários amigos desencalhados, todas as quartas, de onde após selecção apurada saiu o Zbroing 747 do QdC, ainda e orgulhosamente com uma quota de 50% de encalhados. Miúdas nos Zbroing da cascata é que nem vê-las, o que não deixa de ser sintomático.

Antes disso, já gostavam destes jogos do maravilhoso conhecimento inútil?
Até por empatia pessoal, o inútil sempre nos fascinou. Na verdade o que procuramos exclusivamente é um modo de possuir trunfos para brilhar em reuniões sociais, atirando para o ar pequenos brilharetes inconsequentes que possam vir a impressionar e manipular mentes menos preparadas. Um pouco como cavaleiros Jedi, no fundo.

Sabemos que nas quartas da Barraca, têm apresentado resultados bastantes positivos. Ficaram surpreendidos com a vossa própria valia?
(risos) Hugo, Hugo, Hugo… Nada surpreendidos, antes pelo contrário, um nadinha desiludidos (no primeiro quiz fomos roubados com algum escândalo e ficámos em segundo). Do segundo ao quinto quiz conseguimos o tetra e a partir daí a história é sobejamente conhecida. A entrada no quiz da Barraca foi a todos os níveis espectacular, não é demais dizê-lo, mas teve custos elevados. Criámos inimigos, as nossas famílias sofreram ameaças, furaram-nos os pneus várias vezes. A certa altura, reconheço, a equipa perdeu fulgor. Começámos a ter espírito de equipa, desportivismo, boa onda, o que destruiu tudo o que esta equipa tinha de bom: vontade de vencer a qualquer preço, anti-socialidade, e aquela obsessão autista e bela de saber qual de nós mais tinha contribuído para a vitória.


Já na modalidade de Cascata, não têm estado nada mal para estreantes, mas mesmo assim longe dos mesmos resultados. Como aconteceu o processo da vossa entrada? Que balanço fazem até ao momento?
O nosso processo de entrada deu-se literalmente pela porta errada, dado que, chegados ao local (mais ou menos), atirámo-nos logo para o Académico da Ajuda, ligeiramente mais abaixo. Por um acaso ainda conseguimos chegar a horas.
O balanço é bom e assim. Este ano já passámos em 300% a magnífica prestação do ano passado, e, enfim, chegámos à conclusão que curtimos é fases finais, até para não acabarmos amizades uns com os outros. O João Velhote é uma pessoa que se aborrece, vá. Portanto ou nos livramos dele ou teremos que ir sempre à final.

Quais as principais diferenças que encontram entre uma modalidade e outra? Acham que na cascata o nível das equipas é mais elevado ou são vocês que se adaptam pior ao estilo de jogo?
O maior problema que encontrámos foi a eficácia das pessoas da Academia a substituir as cervejas. Dado que em nenhum momento estivemos de garrafa vazia na mão, a coisa descamba sempre mais cedo do que pensamos. A estratégia a adoptar terá de passar por responder bem a muito mais perguntas na primeira meia-hora.

E o ambiente tenso e competitivo da Academia, agrada-vos ou funciona como inibidor?
A competição é um lugar estranho. Desinibidos por natureza e livres de toda a tensão, fruimos, lá está!, a vida e todos os seus ambientes e não temos inimigos. Excepto, talvez, no caso particular do Tiago Serras Rodrigues (três nomes, por favor…) e da batalha que vem travando com os seus próprios dentes do siso, os quais, de tão malvados e tortos à nascença, desalinharam a restante dentição e empurraram os caninos para a frente. Por isso, enquanto mastiga, morde incauto e com frequência os próprios lábios. Dói-lhe muito e pragueja alto quando tal acontece. De resto, também é um gajo bastante calmo.


O nome da vossa equipa é bastante peculiar. Uma pergunta à jornalista musical: o que inspirou o baptismo? Que significa o nome?
Infelizmente a resposta completa a essa pergunta apenas se poderá exprimir numa língua morta, ou pelo menos numa quase em coma. Em Português poderemos apenas apresentar um curto resumo. Em meados dos anos 90, um pequeno grupo de iluminados encontrou-se por acaso num telhado de uma casa algures perto de Sintra e criaram uma religião. Modestos e muito humildes resolveram não adoptar a poligamia nem a devoção a um profeta, mas apenas aguardar pelo messias que caminhará sobre papel higiénico cor-de-rosa entre a Capela de Santo Amaro e a Cúpula do Palácio Burnay. Os devotos identificam-se facilmente devido ao hábito de insultar os satélites americanos que não desistem de os vigiar.

E quais são os pontos mais fortes e mais fracos da vossa equipa (por áreas de conhecimento)?
À excepção de um elemento, temos todos formação fascista, pelo que questões relativas às colónias portuguesas são triviais, mas qualquer tema relacionado com música hippie é imediatamente posto de lado.

Consultam o blog QdC? Qual a vossa opinião?
Consultamos, consultamos e concordamos entre nós que são todos loucos. O nosso maior objectivo ao chegar aqui não é nem o quiz, nem a cerveja barata, nem sequer o pódio glorioso. É entrar por essas caixas de comentários adentro. Prezamos muito o insulto, praticamos sempre que podemos e lamentamos frequentemente a arte que se perde. Daí o nosso grande aplauso. Se até já o Camilo Castelo Branco disparava belos epítetos ao critico Silva Pinto, tais como "pífio e latrinário jornaleiro" e "mariolas", não vejo o que nos possa impedir. Assim de cabeça (mentira, foi de consulta, foi de consulta) e entre a verborreia de epítetos utilizados por Camilo polémico, encontram-se também estes, que esperamos possam vir a ser de grande utilidade para todos: bonifrate, branco, lapúrdio, (...) [NDR: segue-se uma lista de duas dúzias de insultos camilianos, censurada para evitar que caia nas mãos do Rogério] macho de más manhas. Keep up the good work (estrangeiro).

Entretanto, na nossa redacção fervilhante ultimam-se projectos para o futuro. Brevemente iniciaremos a publicação de uma ronda de curtas entrevistas por todas as equipas, que permitirão conhecer a forma como esta época está perspectivada nos vários quarteis-generais. De momento só faltam as respostas dos Laranja Mecânica, Leporinos, Mineteiros, Fósseis e Cavaleiros (!!!). (Aviso: Despachem-se ou perdem o comboio da promoção. Nós somos severos e desumanos, como o Ministério das Finanças. Já começamos com a exposição dos faltosos à chacota pública.)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?